Nº 050 - Dispõe sobre o Plano de último oferecimento das disciplinas do Curso de Pedagogia - Habilitação Magistério do Ensino Médio e Implantação do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 050/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 23 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Dispõe sobre o Plano de último oferecimento das disciplinas do Curso de Pedagogia - Habilitação Magistério do Ensino Médio e Implantação do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite.

 

A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 23 de dezembro de 2003, Ata 407,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Aprovar o Plano do último oferecimento das disciplinas do Curso de Pedagogia - Habilitação Magistério do Ensino Médio - Modalidade Normal e a Implantação do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite, conforme Anexo .

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 23 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

  • Aprovar o Plano do último oferecimento das disciplinas para o Curso de Pedagogia - Magistério do Ensino Médio - Modalidade Normal - Código 070 - Base/Ingresso/2003

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

OFERECIMENTO

 

1o e 2o Períodos

 

09275

Sociologia

2005

09276

Filosofia

2005

09277

Psicologia I

2005

09278

História da Educação

2005

09279

Didática III

2005

09280

Psicofisiologia I

2005

09281

Introdução à Pesquisa

2005

06028

Português Básico I

2005

 

Práticas Desportivas

2009

 

 

 

 

3o e 4o Períodos

 

09282

Sociologia da Educação

2006

09283

Filosofia da Educação

2006

09284

Psicologia do Desenvolvimento

2006

09285

Psicologia da Aprendizagem I

2006

09286

Didática IV

2006

09287

Pesquisa da Prática Pedagógica I

2006

09300

Filosofia da Arte

2006

01063

Introdução à Computação

2006

 

 

 

 

5o e 6o Períodos

 

09288

Org. e Func. da Escola Brasileira

2007

09997

Metodologia do Ensino Médio I

2007

09290

Pesquisa da Prát. Pedagógica II

2007

09291

Vivências Corporais I

2007

09292

Psicopedagogia do Excepcional

2007

09294

Problemas de Aprendizagem I

2007

09301

Políticas Educacionais

2007

09302

Dinâmica de Grupo

2007

09011

Relações Humanas

2007

01151

Informática na Educação

2007

09305

Pensamento Pedagógico Brasileiro

2007

 

Língua Estrangeira

2007

 

 

 

 

7o e 8o Períodos

 

09293

Seminário de Monografia

2009

09304

Educação e Trabalho

2009

09306

Psicopedagogia do Adulto I

2009

09296

Educação e Sociedade

2009

09298

Educação de Adultos

2009

09993

Est.Sup.Didática - Ensino Médio

2009

09996

Est.Sup.Filosofia - Ensino Médio

2009

09995

Est.Sup.Sociologia – Ensino Médio

2009

09994

Est.Sup.Psicologia – Ensino Médio

2009

 

 

  • Aprovar o Plano de Implantação do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Noite

 

DISCIPLINAS NOVAS

CÓDIGO

INÍCIO DE OFERECIMENTO

Filosofia da Educação

09283

1 e 2/2004

Sociologia da Educação

09282

1 e 2/2004

Psicologia da Educação

A designar

1 e 2/2004

História da Educação Brasileira

A designar

1 e 2/2004

Didática V

A designar

1 e 2/2004

Produção Textual

A designar

1 e 2/2004

Atividades Integradoras I

A designar

1 e 2/2004

Fund. E Metod. da Pesq. Em Educação

A designar

1 e 2/2005

Políticas Públicas de Educação

A designar

1 e 2/2005

Psicologia da Infância e da Adolescência

A designar

1/2005

Corporeidade e Movimento

A designar

1/2005

Didática VI

A designar

1 e 2/2005

Psic. Educ. dos Portadores de Neces. Espec.

A designar

1 e 2/2005

Ética Profissional

09166

1/2005

Atividades Integradoras II

A designar

1 e 2/2005

Infâncias, Culturas e Educação

A designar

2/2005

Educação de Jovens e Adultos

A designar

2/2005

His. e Metod. da Alfabetização I

A designar

1/2006

Ens.da Língua Port. nos A. I. I

A designar

1/2006

Ens. de Ciências Sociais nos A. I.

A designar

1/2006

Arte e Ling. na Educação

A designar

1/2006

Estágio I

A designar

1/2006

His. e Metod. da Alfabetização II

A designar

2/2006

Ens. da Língua Port. nos A. I. II

A designar

2/2006

Ens. de Ciências Nat. nos A . I.

A designar

2/2006

Currículo e Metod. dos A. I. I

A designar

2/2006

Estágio II

A designar

2/2006

Literat. Infanto-Juvenil

A designar

1/2007

Ens. da Matemática nos A. I.

A designar

1/2007

Currículo e Metod. dos A. I. II

A designar

1/2007

Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa

A designar

1/2007

Invest. E Prática nos Campos da EJA

A designar

1/2007

Estágio III

A designar

1/2007

Trab. de Conclusão de Curso

A designar

2/2007

Estágio IV

A designar

2/2007

Sem. de Prop. Pedagógicas

A designar

2/2007

 

  • Criar e Incluir as seguintes disciplinas e atividades do QSL do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental -Noite:

 

Primeiro Ano

DISCIPLINAS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09283

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Duração: anual

Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09282

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Duração: anual

Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de Avaliação : I

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 6

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio – político – culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.

DIDÁTICA V

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.

ATIVIDADES

ATIVIDADES INTEGRADORAS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Atividade interdisciplinar

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

Segundo Ano

DISCIPLINAS

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.

PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: A constituição do indivíduo sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Necessidades básicas da criança e do adolescente ao longo do seu processo de desenvolvimento vital. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual.

CORPOREIDADE E MOVIMENTO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EJA.

DIDÁTICA VI

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico – políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para os Anos Iniciais.

PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.

ÉTICA PROFISSIONAL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09166

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Principais concepções éticas. Possibilidades e limites da ética enquanto foro íntimo (subjetivo e privado) e foro coletivo. A ética no processo de produção e reprodução do conhecimento científico e tecnológico, e suas implicações nas relações de trabalho. A ética profissional como princípio que rege a conduta funcional das profissões Concepção filosófica de liberdade. A ética profissional como fator fundamental à construção da identidade e da valorização da pessoa. A construção de uma ordem social-profissional fundada em valores éticos.

INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – articulações possíveis.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EJA. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EJA no contexto contemporâneo em países da América Latina.

PSICOLINGÜÍSTICA

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código:06165

Carga Horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: Obrigatório

Duração: Semestral

Ementa: Aspectos gerais sobre: o nível semântico e o nível sintático. Os processos de aquisição da linguagem. Implicações pedagógicas.

ATIVIDADES

ATIVIDADES INTEGRADORAS II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Duração: anual

Atividade interdisciplinar

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

Terceiro Ano

DISCIPLINAS

HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A correção da linguagem escrita. O ensino da gramática, na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual nos Anos Iniciais.

ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Estudo das concepções e significados das ciências sociais. Dimensões interdisciplinares e metodológicas dos conhecimentos da geografia e da história articuladas com o cotidiano. Inter-relação teoria e prática nas propostas educativas no currículo dos Anos Iniciais.

ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente; o grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas; a estereotipia gráfica  e sua repercussão na aprendizagem escolar; Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente; a oficina de arte: O fazer artístico  e a educação estética.

HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares As especificidades da alfabetização nos Anos Iniciais e na EJA. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos Anos Iniciais e da EJA.

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna. Análise de livros didáticos.

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como os pedagógicos, visando melhor domínio e compreensão da problemática do ensino de ciências naturais. Análise da estrutura curricular, contextualização e interdisciplinaridade, construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de ciências naturais para os anos iniciais,

CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Estudo do currículo e das metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.

ATIVIDADES

ESTÁGIO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

ESTÁGIO II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Quarto Ano

DISCIPLINAS

LITERATURA INFANTO - JUVENIL

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Contextualização da literatura infanto-juvenil. Características estruturais do texto narrativo. A narrativa e a poesia infanto-juvenis e o ensino. A produção contemporânea.

ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Aprofunda os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática nos Anos Iniciais . Discute o conhecimento matemático na vida cotidiana. Trabalha o ensinar - aprender matemática a partir da resolução de situações problemas. Estuda o surgimento do número, o sistema de numeração decimal e as operações com números naturais.

CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 2

Sistema de Avaliação: I

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos anos iniciais.

SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Produção textual crítico reflexivo, fundamentada em atividades teórico-experienciais na área educativa.

INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA NOS CAMPOS DA EJA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Ementa: Analisa ações educativas da EJA. Compreende a especificidade desta modalidade de ensino. Acompanha a atividade docente educador no cotidiano da alfabetização.

ATIVIDADES:

ESTÁGIO III

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas no cotidiano dos Anos Iniciais: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminha a proposta de atividade prática de sala de aula.

ESTÁGIO IV

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 15 h/a

Créditos:15

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Realiza a prática docente nos Anos Iniciais. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.

SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de Avaliação: II

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Duração: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

GINÁSTICA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09904

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Oferecimento: a partir de 2006

EDUCAÇÃO E TRABALHO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de Avaliação: I

Oferecimento: a partir de 2006

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de Avaliação: I

Oferecimento: a partir de 2006

PSICOPEDAGOGIA DO ADULTO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09187

Carga Horária semanal: 2 h/a

Créditos: 2

Sistema de Avaliação: I

Oferecimento: a partir de 2006

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Lotação: Departamento de Matemática

Código: 01063

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 2

Sistema de Avaliação: I

Oferecimento: a partir de 2006

 

  • Aprovar a carga horária do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Noite:

 

Disciplinas Obrigatórias: 1775 h/a

Disciplinas Optativas: 60 h/a

Atividades Complementares: 200 h/a

Práticas Pedagógicas: 400 h/a

Estágio Supervisionado: 405 h/a

Carga Horária Total do Curso: 2840 h/a

 

  • Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 8 (oito) semestres e máximo em 14 (quatorze) semestres e a carga horária semanal máxima em 32 h/a e a mínima em 14 h/a.

 

 

  • Definir em 40 (quarenta) o número de vagas para o Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Noite.

 

 

  • Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas em todas as disciplinas do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Noite.

 

 

  • Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 405 h/a

 

Estágio I 5º período 60 h/a

Estágio II 6º período 60 h/a

Estágio III 7º período 60 h/a

Estágio IV 8º período 225 h/a

 

  • Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso.

 

Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.

 

  • Aprovar o QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite, conforme Quadro I.