Nº 048 - Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Letras Português/Francês.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 048/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

 

 

Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Letras Português/Francês.

 

 

 

A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federdo Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 15 de dezembro de 2003, Ata 406,

 

 

 

D E L I B E R A:

 

 

 

Art. 1º Aprovar as alterações no currículo do Curso de Letras Português/Francês, conforme  AnexoI e  AnexoII.

 

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

 

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

 

  • Excluir as seguintes disciplinas do QSL DO Curso de Letras Português/ Francês

 

Cód.

Disciplinas

06239

Leitura e Produção de Textos I

09910

Práticas Desportivas

06240

Leitura e Produção de Texto II

06280

O Teatro de Moliére

06281

Anne Hébert e a Escritura Feminina

06282

Hubert Aquin e a Estética da Incoerência

06316

Leitura e Conversação em Francês (semestral)

06318

Escritoras Contemporâneas de Língua Francesa

09256

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

09262

Estágio Supervisionado em Língua Francesa e Literaturas

09253

Prática de Ensino I em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

09261

Prática de Ensino em Língua Francesa e Literaturas

09288

Organização e Funcionamento da Escola Brasileira

09252

Didática Geral Letras

09255

Psicologia da Educação- Letras

 

 

  • Aprovar o seguinte Plano de Implantação:

 

 

Criar e Incluir as seguintes disciplinas do QSL do Curso de Letras Português/Francês:

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: I

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não-lingüístico.

 

METODOLOGIA DO ENSINO DO PORTUGUÊS

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de Avaliação: I

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 3º ano

Caráter: optativo

Oferecimento: a partir de 2006

Ementa: Aplicação de novas metodologias de ensino. Avaliação e produção de material didático. Avaliação de desempenho discente: indicadores e critérios.

 

 

ELEMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de Avaliação: I

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

Ementa: A visão da educação nas teorias sociológicas e na política da educação; Sociologia da educação no Brasil; os desafios da educação ante a cidadania.

 

ELEMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de Avaliação: I

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

Ementa: Reflexão filosófica acerca de homem, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação.

 

POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: I

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2005

Ementa: Análise e discussão das Políticas Públicas de Educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro, bem como sua articulação com as demais Políticas Sociais.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: I

Carga horária total: 120 h/a

Carga horária semanal: 4 h/a

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2005

Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

 

DIDÁTICA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: I

Carga horária total: 120 h/a

Carga horária semanal: 4 h/a

Localização no QSL: 3º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2006

Ementa: Discussão sobre os conceitos e importância da Didática. Construção de identidade profissional do professor e suas múltiplas bases. Análise do processo de aprender e ensinar: professor/estudante/saberes. Organização do projeto político-pedagógico (níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo (paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise crítica das orientações curriculares nacionais para educação

 

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: II

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

Ementa: Organização e elaboração do trabalho científico.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: II

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 4º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2007

Ementa: Elaboração de um trabalho monográfico vinculado a um dos campos do conhecimento contidos no eixo de formação específica.

 

 

  • Alterar o caráter da seguinte disciplina:

 

06274 – Culturas Francófonas optativa.

 

 

  • Alterar a localização das seguintes disciplinas no QSL

 

06300 - Fonologia do Português 2º ano

06279 – Conversação em Francês 4o ano

 

 

  • Alterar a carga horária das seguintes disciplinas obrigatórias:

 

Língua Francesa I

 

  • carga horária semanal: 5 h/a

 

 

  • carga horária total: 150 h/a

 

 

Língua Francesa II

Língua Francesa III

 

  • carga horária semanal: 6 h/a

 

 

  • carga horária total: 180 h/a

 

 

Língua Francesa IV

 

  • carga horária semanal: 6 h/a

 

 

  • carga horária total: 180 h/a

 

 

Lingüística I

 

  • carga horária semanal: 2 h/a

 

 

  • carga horária total: 60 h/a

 

 

Teoria da Literatura I

Teoria da Literatura II

 

  • carga horária semanal: 2 h/a

 

 

  • carga horária total: 60 h/a

 

 

Língua Portuguesa II

Língua Portuguesa III

Língua Portuguesa IV

 

  • carga horária semanal: 4 h/a

 

 

  • carga horária total: 120 h/a

 

 

 

  • Alterar a carga horária do Curso de Letras Português/Francês:

 

Carga horária total do curso: 3.420h/a

 

  • Disciplinas obrigatórias específicas: 2.280 h/a

 

 

  • Disciplinas optativas: 120 h/a

 

 

  • Disciplinas obrigatórias da base comum: 420 h/a

 

 

  • Atividades complementares: 200 h/a

 

 

  • Estágio supervisionado: 400 h/a

 

- Práticas Pedagógicas: 400 h/a

 

 

  • Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 4 (quatro) anos e máximo, em 7 (sete) anos.

 

 

 

  • Manter em 25 o número de vagas e o turno da noite para funcionamento do Curso de Letras- Português/ Francês.

 

 

 

  • Ampliar para 400 h/a e regulamentar as Práticas Pedagógicas.

 

 

As atividades referentes às Práticas Pedagógicas serão desenvolvidas ao longo do Curso e regulamentadas no âmbito da Comissão de Curso.

 

 

  • Instituir e regulamentar o Estágio Curricular obrigatório de 400h/a:

 

As 400 h/a de estágio curricular supervisionado a partir da segunda metade do curso, estão distribuídas nas seguintes atividades:

- Estágio Supervisionado I - 200 h/a no 3º ano do Curso:

Conhecimento do âmbito escolar, a gestão escolar, discussão do plano político-pedagógico da escola.

- Estágio Supervisionado II - 200 h/a no 4º ano do Curso:

Projeto de estágio, planejamento de aulas, execução do estágio.

Observação: A lotação do Estágio Supervisionado será compartilhada, sendo 200 h/a para o DECC e 200h/a para o DLA.

 

 

  • Ampliar para 200h/a e regulamentar os Estudos Complementares e/ou Independentes:

 

As atividades complementares serão congressos, seminários, encontros e outros eventos relacionados à área de Letras, além de monitorias, bolsas voluntárias e disciplinas não previstas na estrutura curricular do Curso e que, a critério da ComCur, contribuam para a formação acadêmica e/ou profissional do estudante. Essas atividades passarão de 60 horas para 200 horas.

 

 

  • Instituir e regulamentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

A partir do 2º ano, o estudante deverá dar inicio ao projeto de TCC, podendo ser uma monografia sobre língua, literatura ou prática pedagógica da língua e da literatura.

Observação: O detalhamento das regulamentações acima será de competência da Comissão de Curso, resguardado o regulamentado em nível institucional (Regimento, Plano Institucional, Projeto Político-Pedagógico).

 

 

  • Aprovar o plano de adaptação para os estudantes do Curso de Letras Português/ Francês:

 

 

  • Os estudantes que ingressaram no curso através do Processo seletivo 2003 poderão permanecer no QSL vigente no ano de ingresso. Aqueles que não concluírem o curso até o ano letivo de 2006 deverão se adaptar ao novo QSL.

 

 

  • Os estudantes que ingressarem no processo Seletivo de 2004, estarão automaticamente já inseridos no novo QSL.

 

 

 

 

  • Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:

 

CÓD.

DISC ATUAL

QSL

CRÉ

TIPO

CÓD.

NOVA DISCIPLINA

QSL

CRÉD

TIPO

06268

Língua Francesa I

1° ano

16

Obrig.

Determinar

Língua Francesa I

1° ano

10

Obrig.

06224

Lingüística I

1º ano

06

Obrig.

Determinar

Lingüística I

1º ano

04

Obrig.

06227

Teoria da Literatura I

1º ano

06

Obrig.

Determinar

 

Teoria da Literatura I

1º ano

04

Obrig.

09255

Psic. Educação- Letras

1º ano

06

Obrig.

Determinar

Psic. Da Educação

2º ano

08

Obrig.

06300

Fonologia do Português

1º ano

04

Obrig.

06300

Fonologia do Português

2º ano

04

Obrig.

06253

Língua Francesa II

2º ano

14

Obrig.

Determinar

Língua Francesa II

2º ano

12

Obrig.

06221

Língua Portuguesa II

2º ano

10

Obrig.

Determinar

Língua Portuguesa II

2º ano

08

Obrig.

09288

Organização e Funcionamento da Escola Brasileira

2º ano

04

Obrig.

Determinar

Políticas Públicas

da Educação

2º ano

04

Obrig.

 

 

06228

Teoria da Literatura II

2º ano

06

Obrig.

Determinar

Teoria da Literatura II

2º ano

04

Obrig.

09252

Didática Geral - Letras

2º ano

04

Obrig.

Determinar

Didática

3º ano

08

Obrig.

06254

Língua Francesa III

3º ano

14

Obrig.

Determinar

Língua Francesa III

3º ano

12

Obrig.

06222

Língua Portuguesa III

3º ano

10

Obrig.

Determinar

Língua Portuguesa III

3º ano

08

Obrig.

06255

Língua Francesa IV

4º ano

10

Obrig.

Determinar

Língua Francesa IV

4º ano

12

Obrig.

06223

Língua Portuguesa IV

4º ano

10

Obrig.

Determinar

Língua Portuguesa IV

4º ano

08

Obrig.

 

 

  • Aprovar o Plano de Extinção.

 

 

  • Aprovar o QSL e o rol de disciplinas optativas do Curso de Letras Português/ Francês.

 

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