Nº 044 - Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Letras Português/Espanhol - Noturno.

 

-SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 044/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

 

 

Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Letras Português/Espanhol - Noturno.

 

 

 

A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 12 de dezembro de 2003, Ata 405,

 

 

 

D E L I B E R A:

 

 

 

Art. 1º Aprovar as alterações no currículo do Curso de Letras Português/Espanhol - Noturno, conforme  Anexo .

 

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

 

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

 

  • Excluir as seguintes disciplinas do QSL do Curso de Letras Português/Espanhol - Noturno:

 

Código

Disciplina

Caráter

Lotação

09256

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Obrigatório

DECC

09262

Estágio Supervisionado em Língua Espanhola e Literaturas

Obrigatório

DECC

09253

Prática de Ensino I em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Obrigatório

DECC

09261

Prática de Ensino em Língua Espanhola e Literaturas

Obrigatório

DECC

09288

Organização e Funcionamento da Escola Brasileira

Obrigatório

DECC

09252

Didática Geral - Letras

Obrigatório

DECC

09255

Psicologia da Educação - Letras

Obrigatório

DECC

09910

Práticas Desportivas

Optativo

DECC

06239

Leitura e Produção de Textos I

Optativo

DLA

06240

Leitura e Produção de Textos II

Optativo

DLA

 

 

  • Criar e Incluir as seguintes disciplinas no QSL do Curso de Letras Português/ Espanhol - Noturno

 

 

CONVERSAÇÃO EM ESPANHOL I

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 02 h/a

Localização no QSL: 3º ano

Caráter: optativo

Oferecimento: a partir de 2006

Ementa: Desenvolvimento das estratégias lingüísticas, pragmáticas e discursivas necessárias para resolver situações básicas do dia-a-dia.

 

CONVERSAÇÃO EM ESPANHOL II

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de avaliação: I

Carta horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 02 h/a

Localização no QSL: 4º ano

Caráter: optativo

Oferecimento: a partir de 2007

EMENTA: Desenvolvimento do uso consciente das estratégias próprias dos diferentes tipos de discurso para conseguir uma comunicação eficaz.

 

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 02 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

EMENTA: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não-lingüístico.

 

METODOLOGIA DO ENSINO DO PORTUGUÊS

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária semanal: 02 h/a

Localização no QSL: 3o

Caráter: optativo

Oferecimento: a partir de 2006

Ementa: Aplicação de novas metodologias de ensino. Avaliação e produção de material didático. Avaliação de desempenho discente: indicadores e critérios.

 

ELEMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

Ementa: A visão da educação nas teorias sociológicas e na política da educação; Sociologia da educação no Brasil; os desafios da educação ante a cidadania, democracia, participação, trabalho e mercado; análise da relação entre ideologia e conhecimento, cultura e movimentos sociais.

 

ELEMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

Ementa: Reflexão filosófica acerca de homem, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação.

 

POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2005

Ementa: Análise e discussão das Políticas Públicas de Educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro, bem como sua articulação com as demais Políticas Sociais.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 120 h/a

Carga horária semanal: 4 h/a

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2005

Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

 

DIDÁTICA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de avaliação: I

Carga horária total: 120 h/a

Carga horária semanal: 4 h/a

Localização no QSL: 3º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2006

Ementa: Discussão sobre os conceitos e importância da Didática. Construção de identidade profissional do professor e suas múltiplas bases. Análise do processo de aprender e ensinar: professor/estudante/saberes. Organização do projeto político-pedagógico (níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo (paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise crítica das orientações curriculares nacionais para educação.

 

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de avaliação: II

Carga horária total: 60 h/a

 

 

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2004

Ementa: Organização e elaboração do trabalho científico.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: II

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 2 h/a

Localização do QSL: 4º ano

Caráter: obrigatório

Oferecimento: a partir de 2007

Ementa: Elaboração de um trabalho monográfico vinculado a um dos campos do conhecimento contidos no eixo de formação específica.

 

 

  • Alterar o caráter da seguinte disciplina:

 

 

 

Disciplina: Cultura Hispânica

Código: 06294

Caráter: optativo

 

 

 

  • Alterar a localização das seguintes disciplinas no QSL do Curso de Letras Português/ Espanhol - Noturno:

 

 

Disciplina: Fonologia do Português

Código: 06300

Localização: 2º ano

 

Disciplina: Cultura Hispânica

Código: 06294

Localização: 3º ano

 

Disciplina: Metodologia do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira

Código: a determinar

Localização:3º ano

 

 

 

  • Alterar a carga horária das seguintes disciplinas obrigatórias:

 

 

Disciplina: Língua Espanhola I

Código: a determinar

Carga horária semanal: 05 h/a

 

Disciplina: Língua Espanhola II

Código: a determinar

Carga horária semanal: 06 h/a

 

Disciplina: Língua Espanhola III

Código: a determinar

Carga horária semanal: 04 h/a

 

Disciplina: Língua Espanhola IV

Código: a determinar

Carga horária semanal: 04 h/a

 

Disciplina: Lingüística I

Código: a determinar

Carga horária semanal: 02 h/a

 

Disciplina: Teoria da Literatura I

Código: a determinar

Carga horária semanal: 02 h/a

 

Disciplina: Teoria da Literatura II

Código: a determinar

Carga horária semanal: 02 h/a

 

Disciplina: Língua Portuguesa II

Código: a determinar

Carga horária semanal: 04 h/a

 

Disciplina: Língua Portuguesa III

Código: a determinar

Carga horária semanal: 04 h/a

 

Disciplina: Língua Portuguesa IV

Código: a determinar

Carga horária semanal: 04 h/a

 

 

  • Alterar a carga horária total e os créditos da seguinte disciplina:

 

 

Disciplina: Metodologia do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira

Código: a determinar

Duração: semestral

Carga horária: 30 h/a

 

 

  • Alterar a carga horária do Curso de Letras Português/ Espanhol - Noturno:

 

 

Carga horária total do curso: 3.300h/a

 

 

  • Disciplinas obrigatórias específicas: 2.160 h/a

 

 

  • Disciplinas optativas: 120 h/a

 

 

  • Disciplinas obrigatórias da base comum: 420 h/a

 

 

  • Atividades complementares: 200 h/a

 

 

  • Estágio supervisionado: 400 h/a

 

 

  • Práticas Pedagógicas: 400 h/a

 

 

 

  • Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 4 (quatro) anos e máximo em 7 (sete) anos.

 

 

 

  • Manter em 25 (vinte e cinco) o número de vagas para o Curso de Letras Português/ Espanhol - Noturno.

 

 

 

  • Ampliar para 400 h/a as Práticas Pedagógicas:

 

 

As atividades referentes às práticas pedagógicas serão desenvolvidas ao longo do Curso e regulamentadas no âmbito da Comissão de Curso.

Essas práticas serão realizadas com acompanhamento pedagógico dos professores ministrantes das disciplinas.

A ComCur registrará as atividades realizadas mediante entrega de relatórios, emitidos pelos professores responsáveis, no final de cada ano letivo.

 

 

  • Aprovar a instalação e a regulamentação do Estágio Curricular obrigatório de 400h/a:

 

 

As 400 h/a de estágio curricular supervisionado, a partir da segunda metade do curso, estão distribuídas nas seguintes atividades:

 

- Estágio Supervisionado I - 200 h/a no 3º ano do Curso:

Conhecimento do âmbito escolar, a gestão escolar, discussão do plano político-pedagógico da escola.

 

- Estágio Supervisionado II - 200 h/a no 4º ano do Curso:

Projeto de estágio, planejamento de aulas, execução do estágio.

 

Observação: A lotação do Estágio Supervisionado será compartilhada, sendo 200 h/a para o DECC e 200h/a para o DLA.

 

 

  • Aprovar a ampliação para 200h/a e a regulamentação dos Estudos Complementares e/ou Independentes:

 

 

As atividades complementares serão congressos, seminários, encontros e outros eventos relacionados à área de Letras, além de monitorias, bolsas voluntárias e disciplinas não previstas na estrutura curricular do Curso e que, a critério da ComCur, contribuam para formação acadêmica e/ou profissional do estudante. Essas atividades passará de 60 horas para 200 horas.

 

 

 

  • Aprovar a implantação e a regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

 

A partir do 2º ano, o estudante deverá dar inicio ao projeto de TCC, podendo ser uma monografia sobre língua, literatura ou prática pedagógica.

 

Observação: As regulamentações acima serão de competência da Comissão de Curso, resguardado o regulamentado em nível institucional (Regimento, Plano Institucional, Projeto Político-Pedagógico).

 

 

  • Aprovar o plano de adaptação para os estudantes do Curso de Letras Português/ Espanhol - Noturno:

 

 

 

  • Os estudantes que ingressaram no curso através do Processo seletivo 2003 poderão permanecer no QSL vigente no ano de ingresso. Aqueles estudantes que trancarem a matrícula ou forem reprovados deverão reiniciar seus estudos no currículo novo. Aqueles que não concluírem o curso até o ano letivo de 2006 deverão se adaptar ao novo QSL.

 

 

  • Os estudantes que ingressarem no Processo Seletivo de 2004, estarão automaticamente inseridos no novo QSL.

 

 

 

  • Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:

 

 

CÓD.

DISC. ATUAL

QSL

CRÉD.

TIPO

CÓD.

NOVA DISC.

QSL

CRÉD

TIPO

06283

Língua

Espanhola I

1º ano

06

Obrigatória

a determinar

Língua Espanhola I

1º ano

05

Obrigatória

06224

Lingüística I

1º ano

03

Obrigatória

a determinar

Lingüística I

1º ano

02

Obrigatória

06227

Teoria da

Literatura I

1º ano

03

Obrigatória

a determinar

Teoria da Literatura I

1º ano

02

Obrigatória

09255

Psicologia

Da Educação

– Letras

1º ano

03

Obrigatória

a determinar

Psicologia da Educação

2º ano

04

Obrigatória

06300

Fonologia

do Português

1º ano

02

Obrigatória

06300

Fonologia do Português

2º ano

02

Obrigatória

06284

Língua

Espanhola II

2º ano

07

Obrigatória

a determinar

Língua Espanhola II

2º ano

0 6

Obrigatória

06221

Língua Portuguesa II

2º ano

05

Obrigatória

a determinar

Língua Portuguesa II

2º ano

04

Obrigatória

09288

Organização Func. da Escola Brasileira

2º ano

02

Obrigatória

a determinar

Políticas Públicas da Educação

2º ano

02

Obrigatória

 

 

06228

Teoria da

Literatura II

2º ano

03

Obrigatória

a determinar

Teoria da Literatura II

2º ano

02

Obrigatória

09252

Didática

Geral – Letras

2º ano

02

Obrigatória

a determinar

Didática

3º ano

04

Obrigatória

06294

Cultura

Hispânica

2º ano

02

Obrigatória

06294

Cultura Hispânica

3º ano

02

Optativa

06285

Língua

Espanhola III

3º ano

07

Obrigatória

a determinar

Língua Espanhola III

3º ano

04

Obrigatória

06222

Língua

Portuguesa III

3º ano

05

Obrigatória

a determinar

Língua Portuguesa III

3º ano

04

Obrigatória

06286

Língua

Espanhola IV

4º ano

05

Obrigatória

a determinar

Língua Espanhola IV

4º ano

04

Obrigatória

06223

Língua

Portuguesa IV

4º ano

05

Obrigatória

a determinar

Língua Portuguesa IV

4º ano

04

Obrigatória

 

 

  • Aprovar o Plano de Extinção.

 

 

  • Aprovar o QSL e o rol de disciplinas optativas do novo Curso de Letras Português/Espanhol – Noturno, conforme Quadros I e II