SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 043/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Dispõe sobre alterações curriculares dos Cursos de História - Licenciatura Plena e História - Bacharelado.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 12 de dezembro de 2003, Ata 405,
D E L I B E R A:
Art. 1º Aprovar as alterações nos currículos dos Cursos de História - Licenciatura Plena e História - Bacharelado, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
- Alterar o nome do curso de História Licenciatura Plena para História - Licenciatura;
- Excluir dos QSL dos Cursos de História - Licenciatura e História Bacharelado, as seguintes disciplinas:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CARÁTER |
LOTAÇÃO |
10092 |
Antropologia |
Obrigatória |
DBH |
06028 |
Português Básico I |
Obrigatória |
DLA |
06029 |
Português Básico II |
Obrigatória |
DLA |
09012 |
Introdução à Metodologia Científica |
Obrigatória |
DECC |
10091 |
História da Idade Média |
Obrigatória |
DBH |
10094 |
História Moderna I |
Obrigatória |
DBH |
10097 |
História Moderna II |
Obrigatória |
DBH |
10020 |
História do Brasil Colônia |
Obrigatória |
DBH |
10099 |
História Econômica Geral e do Brasil |
Obrigatória |
DBH |
10102 |
História Contemporânea I |
Obrigatória |
DBH |
10103 |
História Contemporânea II |
Obrigatória |
DBH |
10021 |
História do Brasil Império |
Obrigatória |
DBH |
10022 |
História do Brasil República |
Obrigatória |
DBH |
10098 |
História do Rio Grande do Sul |
Obrigatória |
DBH |
10101 |
História da América |
Obrigatória |
DBH |
10017 |
História do Brasil Contemporâneo |
Obrigatória |
DBH |
10122 |
História da América Contemporânea |
Obrigatória |
DBH |
10117 |
Automação Aplicada a História |
Obrigatória |
DBH |
10115 |
Etnologia Brasileira |
Optativa |
DBH |
05060 |
Introdução à Geografia dos Continentes |
Optativa |
DBH |
- Excluir do QSL do Curso de História Licenciatura as seguintes disciplinas:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CARÁTER |
LOTAÇÃO |
09196 |
Introdução à Filosofia |
Obrigatória |
DECC |
09198 |
Filosofia da História |
Obrigatória |
DECC |
09197 |
Introdução à Sociologia |
Obrigatória |
DECC |
10013 |
Introdução à História I |
Obrigatória |
DBH |
10014 |
Introdução à História II |
Obrigatória |
DBH |
09978 |
Organização e Funcionamento da Escola Brasileira |
Obrigatória |
DECC |
09201 |
Psicologia da Adolescência |
Obrigatória |
DECC |
09202 |
Psicologia da Aprendizagem |
Obrigatória |
DECC |
10147 |
Metodologia do Ensino de História |
Obrigatória |
DBH |
09203 |
Didática Geral |
Obrigatória |
DECC |
09205 |
Didática Aplicada à História |
Obrigatória |
DECC |
09989 |
Prática de Ensino em História / Ensino Fundamental |
Obrigatória |
DECC |
09990 |
Prática de Ensino em História / Ensino Médio |
Obrigatória |
DECC |
09991 |
Estágio Supervisionado em História / Ensino Fundamental e Médio |
Obrigatória |
DECC |
- Excluir do QSL do Curso de História Bacharelado as seguintes disciplinas:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CARÁTER |
LOTAÇÃO |
10116 |
Metodologia da História |
Obrigatória |
DBH |
10096 |
Historiografia Geral |
Obrigatória |
DBH |
10123 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica |
Obrigatória |
DBH |
10100 |
Historiografia Nacional e Regional |
Obrigatória |
DBH |
10106 |
Trabalho de Graduação |
Obrigatória |
DBH |
- Incluir, nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado, as seguintes disciplinas:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CARÁTER |
LOTAÇÃO |
05182 |
Geografia e Gênero |
Optativa |
DGEO |
05185 |
Introdução à Geografia Cultural |
Optativa |
DGEO |
05180 |
Impactos ambientais |
Optativa |
DGEO |
05115 |
Antropologia da Pesca |
Optativa |
DGEO |
06347 |
Produção Textual |
Obrigatória |
DLA |
09904 |
Ginástica |
Optativa |
DECC |
09906 |
Musculação |
Optativa |
DECC |
09905 |
Basquete |
Optativa |
DECC |
09912 |
Capoeira |
Optativa |
DECC |
09908 |
Futebol de 7 |
Optativa |
DECC |
09902 |
Vôlei |
Optativa |
DECC |
09901 |
Futsal |
Optativa |
DECC |
- Incluir, no QSL do Curso de História Licenciatura, as seguintes disciplinas:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CARÁTER |
LOTAÇÃO |
09438 |
Elementos Filosóficos da Educação |
Obrigatória |
DECC |
09437 |
Elementos Sociológicos da educação |
Obrigatória |
DECC |
09435 |
Psicologia da Educação |
Obrigatória |
DECC |
09436 |
Políticas Públicas da Educação |
Obrigatória |
DECC |
09434 |
Didática |
Obrigatória |
DECC |
- Criar e incluir nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado as seguintes disciplinas:
Disciplina: Antropologia
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Semestral
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 45 h/a
Créditos: 3
Semestre/Ano: 2º / 2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 1º ano
Ementa: Histórico da Antropologia, caracterizando seu processo recente: método, ramificações e multidisciplinaridade, a partir das concepções teóricas da evolução biológica e humana. Relações entre sociedade, indivíduo e cultura.
Disciplina: História Antiga Oriental e Clássica
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária:150 h/a
Créditos: 5
Semestre/Ano: 1º / 2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 1º ano
Ementa: Analisa os processos históricos, salientando e analisando as esferas políticas, econômicas e sócio-culturais das civilizações que se estruturaram ao nordeste da África, litoral do mar Mediterrâneo, Oriente Médio e Europa. Estuda as seguintes sociedades: Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícia, Pérsia, Grécia e Roma, delimitada cronologicamente pela queda do Império Romano do Ocidente. Trata das práticas de ensino e pesquisa em História Antiga Oriental e Clássica.
Disciplina: História Medieval
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 90 h/a
Créditos: 3
Semestre/Ano: 1º / 2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º ano
Ementa: Analisa aspectos do mundo romano-germânico que se amalgamaram durante a época medieval produzindo a civilização ocidental, bem como as transformações político-econômicas ocorridas na Europa Ocidental entre o século V e o século XV. Analisa transformações ocorridas no mundo Islâmico-bizantino que se desenvolveram no oriente medieval. Trata das práticas de ensino e pesquisa em História da Idade Média.
Disciplina: História Moderna
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 150 h/a
Créditos: 05
Semestre/Ano: 1º /2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 3º ano
Ementa: A transição do feudalismo para o capitalismo: formação do Estado Moderno, política mercantilista, absolutismo monárquico, movimentos religiosos, produção cultural e vida cotidiana. Formação do sistema capitalista: revolução industrial e revoluções burguesas. O ideário moderno: iluminismo, liberalismo e nacionalismo. Produção de material didático das temáticas abordadas.
Disciplina: História do Pensamento Econômico
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: semestral
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 45 h/a
Créditos: 03
Semestre/Ano: 1.º semestre / 2004
Caráter: Optativo
Localização no QSL: a partir do 1º semestre do 3º ano
Ementa: O liberalismo clássico: Adam Smith e os utilitaristas. A escola econômica francesa: fisiocratas. As teorias econômicas do século XIX: marxistas e marginalistas. A construção da política do Estado do bem estar social e as questões econômicas do século XX.
Disciplina: História Econômica
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: semestral
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 45 h/a
Créditos: 03
Semestre/Ano: 2.º semestre /2004
Caráter: Optativo
Localização no QSL: a partir do 2ºsemestre do 3º ano
Ementa: A política econômica do mercantilismo e a constituição da empresa colonial. Capitalismo e projetos de construção de políticas nacionais. Capitalismo concorrencial e imperialismo. Fordismo, taylorismo e o welfare state. Acumulação flexível e globalização.
Disciplina: História Brasileira I
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 210 h/a
Créditos: 07
Semestre/Ano: 1º /2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 3º ano
Ementa: Análise empírica e teórico-metodológica acerca da construção do conhecimento sobre a formação histórica brasileira à época colonial e durante o Estado Nacional Monárquico, com ênfase ao estudo da expansão marítimo-comercial européia, a administração colonial, a formação das fronteiras, a organização econômico-social, a edificação do Estado Nacional e as estruturas sócio-políticas e econômicas do Brasil Monárquico. Práticas pedagógicas.
Disciplina: História Brasileira II
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 180 h/a
Créditos: 06
Semestre/Ano: 1º 2005
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 4º ano
Ementa: Análise empírica e teórico-metodológica acerca da construção do conhecimento sobre a formação histórica brasileira desde a formação do Estado Nacional Republicano até a contemporaneidade do país, com ênfase à formação e consolidação do modelo republicano, a República Oligárquica, a Era Vargas, a República Populista, os Governos Militares e a nova redemocratização. Práticas pedagógicas.
Disciplina: História Regional I
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 90 h/a
Créditos: 03
Semestre/Ano: 1º/2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 3º ano
Ementa: Caracterização e análise da formação histórica do Rio Grande do Sul a partir do povoamento Pré-Colonial. Fundamentos da trajetória histórica Rio-grandense ao longo dos períodos Colonial e Imperial. Práticas pedagógicas.
Disciplina: História Regional II
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema de Avaliação: II
Carga Horária: 90 h/a
Créditos: 06
Semestre/Ano: 1/2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 4º ano
Ementa: Análise da formação histórica do Rio Grande do Sul nos períodos da República Velha, Era Vargas, ditadura e democratização. Caracterização da Historiografia do Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX dando ênfase às tendências historiográficas voltadas à construção da identidade regional/nacional a partir da tensão brasilidade e platinidade. Práticas pedagógicas.
Disciplina: Historiografia
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 90 h/a
Créditos: 03
Semestre/Ano: 1/2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º ano
Ementa: Análise das características gerais da trajetória historiográfica na Antigüidade Greco-Romana, Medieval, Moderna e Contemporânea. Aborda os principais enfoques temáticos e interpretativos da Historiografia Brasileira ao longo dos períodos Colonial, Imperial e Republicano.
Disciplina: História Americana I
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: I
Carga horária: 120 h/a
Créditos: 04
Semestre/ano: 1º/ 2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 3º ano
Ementa: Trata de organização, desenvolvimento e funcionamento do Sistema Colonial nas Américas. Trata ainda de noções da América Pré-Colombiana e suas sobrevivências na formação das Américas. Cuida do processo de independência nas Américas, a Formação do Estado na América Latina, o desenvolvimento político, social e econômico da América Anglo-Saxônica nos século XVIII e XIX e a organização e funcionamento do Estado Oligárquico. Práticas pedagógicas.
Disciplina: História Americana II
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: I
Carga horária: 120 h/a
Créditos: 04
Semestre/ano: 1º/ 2005
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 4º ano
Ementa: Esta disciplina tratará da Crise do Capitalismo Liberal e a formação do Capitalismo Monopolista nas Américas; do Estado Oligárquico, do Estado Populista e do Estado Democrático Moderno na América Latina; dos Estados Unidos no final do séc. XIX e no séc. XX; dos anos 70, 80 e 90 nas Américas. Práticas pedagógicas.
Disciplina: História Contemporânea
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: I
Carga horária: 150 h/a
Créditos: 05
Semestre/ano: 1º/2005
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 4º ano
Ementa: Estudo do desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX. Análise da evolução política e social dos mesmos séculos, o Imperialismo, os conflitos europeus e mundiais, as grandes revoluções, os movimentos nazi-fascistas e comunistas, as democracias-liberais, os problemas internacionais de ambos os séculos e as tendências atuais. Práticas pedagógicas.
Disciplina: Teoria da História
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: I
Carga horária: 150 h/a
Créditos: 05
Semestre/ano: 1º/2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 1º ano
Ementa: Análise dos fundamentos teóricos das concepções historicistas, positivista, presentista, movimento dos Annales, Materialismo histórico e dialético, Nova história e das perspectivas irracionalistas do conhecimento histórico. Reflexão sobre tempo, temporalidade, narratividade e cientificidade do saber histórico.
Disciplina: Metodologia da História
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: I
Carga horária: 90 h/a
Créditos: 03
Semestre/ano: 1º/2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º ano
Ementa: Estudo de questões relativas ao projeto de pesquisa e sua elaboração: princípios e problemas práticos da execução de projetos de pesquisa em História. Introdução do acadêmico nos meandros da pesquisa quantitativa e qualitativa praticada no âmbito das Ciências Humanas.
- Criar e incluir no QSL do Curso de História Licenciatura as seguintes disciplinas:
Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Fundamental I
Lotação: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Duração: Semestral
Sistema de Avaliação: II
Carga Horária: 90 h/a
Créditos: 06
Semestre/Ano: 1º /2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 1º semestre do 3º ano
Ementa: Abordagem da dinâmica educacional em seu contexto mais amplo, permitindo conhecer, pesquisar e relatar o universo escolar (ou similar ao ensino fundamental) e sua inserção na comunidade;
Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Médio I
Lotação: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Duração: Semestral
Sistema de Avaliação: II
Carga Horária: 90 h/a
Créditos: 06
Semestre/Ano: 2º /2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º semestre do 3º ano
Ementa: Abordagem da dinâmica educacional em seu contexto mais amplo, permitindo conhecer, pesquisar e relatar o universo escolar (ou similar ao ensino médio) e sua inserção na comunidade;
Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Fundamental II
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Semestral
Sistema de Avaliação: II
Carga Horária: 120 h/a
Créditos: 08
Semestre/Ano: 1º /2005
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 1º semestre do 4º ano
Ementa: Experimentação docente a partir da observação, do planejamento e da vivência junto à realidade do ensino fundamental ou similar.
Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Médio II
Lotação: Departamento: Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Semestral
Sistema de Avaliação: II
Carga Horária: 105 h/a
Créditos: 07
Semestre/Ano: 2º /2005
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º semestre do 4º ano
Ementa: Experimentação docente a partir da observação, do planejamento e da vivência junto à realidade do ensino médio ou similar.
Disciplina: Trabalho de Conclusão do Curso
Lotação: Departamento: Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Semestral
Sistema de Avaliação: II
Carga Horária: 45 h/a
Créditos: 03
Semestre/Ano: 2º /2005
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º semestre do 4º ano
Ementa: Elaboração de monografia na área de História e/ou ensino de História, de natureza teórica ou prática. Elaboração de relatório ou texto científico com contribuição significativa para a produção do conhecimento histórico.
Disciplina: Metodologia do Ensino de História
Lotação: Departamento: Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema de Avaliação: I
Carga Horária: 90 h/a
Créditos: 03
Semestre/Ano: 1º /2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º ano
Ementa: Análise do ensino de história; o papel do professor de História. O cotidiano e a realidade escolar. A dinâmica do processo de ensinar/aprender em História. Técnicas de construção de materiais de ensino para utilização em sala de aula; análise do livro didático. Práticas pedagógicas.
- Criar e incluir no QSL do Curso de História Bacharelado as seguintes disciplinas:
Disciplina: Práticas de Pesquisa
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: II
Carga horária: 240 h/a
Créditos: 08
Semestre/ano: 1º/2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º ano
Ementa: Iniciação do aluno no campo da pesquisa, envolvendo-o concretamente em projeto de investigação desenvolvido por integrante do corpo docente do curso.
Disciplina: Seminários de Pesquisa
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: II
Carga horária: 180 h/a
Créditos: 06
Semestre/ano: 1º/2004
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 3º ano
Ementa: Conceitos e métodos que definem as linhas temáticas presentes no currículo, envolvendo o conjunto de professores do curso.
Disciplina: Trabalho de Graduação
Lotação: Departamento Biblioteconomia e História
Código: a determinar
Duração: Anual
Sistema da avaliação: II
Carga horária: 300 h/a
Créditos: 10
Semestre/ano: 1º/2005
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 4º ano
Ementa: Elaboração de um trabalho temático, tendo por base pesquisas documentais, bibliográficas e/outras, sob a supervisão de um professor orientador.
- Alterar o caráter das disciplinas, de obrigatórias para optativas, nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado, como segue:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
01063 |
Introdução à Computação |
10144 |
História da Ásia |
10003 |
História da África |
- Alterar, exclusivamente, o número de créditos das disciplinas, nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CRÉDITOS |
09197 |
Introdução à Sociologia |
03 |
10112 |
História Ibérica |
03 |
10114 |
Antropologia Social |
03 |
10143 |
Hist. do Município do Rio Grande |
03 |
10146 |
Cultura Brasileira e Identidade Nacional |
03 |
10142 |
Hist. do Cotidiano Brasileiro |
03 |
10110 |
Hist. do Pensamento |
03 |
- Aprovar a criação das "Atividades Complementares", para os Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado, regulamentadas internamente pela ComCur de História.
- Aprovar a carga horária dos cursos, como segue:
História - Licenciatura: Disciplinas obrigatórias = 1880 h/a
Disciplinas optativas = 225 h/a
Estágios supervisionados = 405 h/a
Práticas pedagógicas = 400 h/a
Atividades complementares = 200 h/a
Carga Horária Total = 3110 h/a
Tempo de integralização: mínimo = 4 anos
máximo = 7 anos
História - Bacharelado: Disciplinas obrigatórias = 2040 h/a
Disciplinas optativas = 315 h/a
Práticas de pesquisa = 675 h/a
Atividades complementares = 200 h/a
Carga Horária Total = 3230 h/a
Tempo de integralização: mínimo = 4 anos
máximo = 7 anos
- Manter o turno da tarde como o turno preferencial de oferecimento dos cursos, resguardando-se a disponibilidade em outro turno para cursar os estágios.
- Manter o regime acadêmico de matrícula por disciplina.
- Aprovar os seguintes planos de equivalência de disciplinas:
PLANO DE EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS
QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA 092189
HISTÓRIA - LICENCIATURA
DISCIPLINA NOVA |
DISCIPLINA ATUAL |
Historia Antiga Oriental e Clássica |
Historia Antiga Oriental e Clássica (10086) |
História Medieval |
História da Idade Media (10091) |
História Moderna |
Historia Moderna I (10094) + História Moderna II (10097) |
História Contemporânea |
História Contemporânea I (10102) + História Contemporânea II (10103) |
História Brasileira I |
História do Brasil Colônia (10020) + História do Brasil Império (10021) |
História Brasileira II |
História do Brasil República (10022) + História do Brasil Contemporâneo (10017) |
História Americana I |
História da América (10101) |
História Americana II |
H. da América Contemporânea (10122) |
Historiografia |
Introdução à História I + Introdução à História II |
Metodologia da Historia |
Metodologia da História ( 10116) |
Metodologia do Ensino em História |
Metodologia Ensino História (10121) |
Didática |
Didática Geral (09203) |
DISCIPLINA NOVA |
DISCIPLINA ATUAL |
Historia Regional I |
H. do Rio Grande do Sul (10098) |
Historia Regional II |
H. do Rio Grande do Sul (10098) |
Produção Textual |
Português Básico I (06028) + Português Básico II (06029) |
Elementos Filosóficos da Educação |
Introdução à Filosofia (09196) |
Elementos Sociológicos da Educação |
Introdução a Sociologia (09197) |
Psicologia da Educação |
Psicologia da Adolescência (09201) + Psicologia da Aprendizagem (09202) |
Políticas Públicas da Educação |
Org. e Func. da Escola Brasileira (09978) |
Antropologia |
Antropologia (10092) |
Teoria da História |
Historiografia Nacional e Regional (10100) |
PLANO DE EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS
QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA 094189
HISTÓRIA - BACHARELADO
DISCIPLINA NOVA |
DISCIPLINA ATUAL |
Historia Antiga Oriental e Clássica |
Historia Antiga Oriental e Clássica (10086) |
História Medieval |
História da Idade Media (10091) |
História Moderna |
Historia Moderna I (10094) + História Moderna II (10097) |
História Contemporânea |
História Contemporânea I (10102) + História Contemporânea II (10103) |
História Brasileira I |
História do Brasil Colônia (10020) + História do Brasil Império (10021) |
História Brasileira II |
História do Brasil República (10022) + História do Brasil Contemporâneo (10017) |
História Americana I |
História da América (10101) |
História Americana II |
H. da América Contemporânea (10122) |
Historiografia |
Historiografia Geral (10096) |
Metodologia da Historia |
Metodologia da História (10116) |
Historia Regional I |
H. do Rio Grande do Sul (10098) |
Historia Regional II |
H. do Rio Grande do Sul (10098) |
Produção Textual |
Português Básico I (06028) + Português Básico II (06029) |
Antropologia |
Antropologia (10092) |
Teoria da História |
Historiografia Nacional e Regional (10100) |
- Aprovar o seguinte plano de extinção das disciplinas:
PLANO DE EXTINÇÃO DAS DISCIPLINAS DOS
QUADROS DE SEQÜÊNCIA LÓGICA DOS CURSOS DE HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA E HISTÓRIA BACHARELADO
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CURSOS |
ÚLTIMA OFERTA |
10086 |
História Antiga Oriental e Clássica |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10091 |
História da Idade Média |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10094 |
História Moderna I |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10097 |
História Moderna II |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10102 |
História Contemporânea I |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10103 |
História Contemporânea II |
092 / 094 |
1º semestre letivo de 2004 |
10020 |
História do Brasil Colônia |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10021 |
História do Brasil Império |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10022 |
História do Brasil República |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10017 |
História do Brasil Contemporâneo |
092 / 094 |
1º semestre letivo de 2004 |
10101 |
História da América |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10122 |
História da América Contemporânea |
092 / 094 |
1º semestre letivo de 2004 |
10099 |
História Econômica Geral e do Brasil |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
06028 |
Português Básico I |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
06029 |
Português Básico II |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
09012 |
Introdução à Metodologia Científica |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10098 |
História do Rio Grande do Sul |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10092 |
Antropologia |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
05060 |
Introdução à Geografia dos Continentes |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10096 |
Historiografia Geral |
094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10100 |
Historiografia Nacional e Regional |
094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10116 |
Metodologia da História |
094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10123 |
Métodos e Técnicas Pesquisa Histórica |
094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10106 |
Trabalho de Graduação |
094 |
2º semestre letivo de 2004 |
10013 |
Introdução à História I |
092 |
2º semestre letivo de 2003 |
10014 |
Introdução à História II |
092 |
2º semestre letivo de 2003 |
09978 |
Org. e Func. da Esc. Brasileira |
092 |
2º semestre letivo de 2003 |
10121 |
Metodologia do Ensino de História |
092 |
2º semestre letivo de 2003 |
09203 |
Didática Geral |
092 |
2º semestre letivo de 2003 |
09205 |
Didática Aplicada à História |
092 |
2º semestre letivo de 2003 |
09989 |
Prát. Ensino História/ Ens. Fundamental |
092 |
1º semestre letivo de 2004 |
09990 |
Prát. Ensino História/ Ens. Médio |
092 |
1º semestre letivo de 2004 |
09991 |
Estágio Sup. Hist. Ens. Fund. e Médio |
092 |
2º semestre letivo de 2004 |
09196 |
Introdução à Filosofia |
092 |
2º semestre letivo de 2003 |
ÚLTIMO PERÍODO DE OFERECIMENTO DE DISCIPLINAS
EM CARÁTER OBRIGATÓRIO
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CURSOS |
ÚLTIMA OFERTA |
10144 |
História da Ásia |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
10003 |
História da África |
092 / 094 |
1º semestre letivo de 2004 |
10117 |
Automação Aplicada à História |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
01063 |
Introdução à Computação |
092 / 094 |
2º semestre letivo de 2003 |
- Aprovar os quadros de seqüência lógica ( Anexo I ), com o respectivo rol de disciplinas optativas ( Anexo II ).