SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 042/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Matemática.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 12 de dezembro de 2003, Ata 405,
D E L I B E R A:
Art. 1º Aprovar as alterações no currículo do Curso de Matemática, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
- Definir a duração, carga horária total do Curso, turno de funcionamento e vagas para o Processo Seletivo, conforme segue:
Duração mínima: 4 anos
Duração máxima: 7 anos
Carga horária total do curso: 2.800 h/a
Ingresso à noite: anos ímpares
Ingresso à tarde: anos pares
Vagas para o Processo Seletivo: 40
- Distribuir a carga horária do Curso, conforme segue:
200 horas Atividades Complementares fora do horário de aula
200 horas de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental (120 horas durante o turno de funcionamento e 80 fora)
200 horas de Estágio Supervisionado no Ensino Médio (120 horas durante o turno de funcionamento e 80 fora)
400 horas de Práticas Pedagógicas distribuídas em:
60h Educação Matemática I |
60h Educação Matemática II |
60h Geometria I |
60h Didática |
30h História da Matemática |
10h Fundamentos de Matemática |
10h em Geometria Analítica |
10h Elementos Sociológicos da Educação |
10h Elementos de Cálculo I |
10h Elementos Filosóficos da Educação |
10h Álgebra Linear |
10h Elementos de Cálculo II |
10h Probabilidade e Estatística |
10h PolíticasPúblicas |
10h Álgebra |
10h Geometria II |
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10h Psicologia da Educação |
10h Elementos de Matemática Financeira |
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Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas
- Criar e incluir no QSL do Curso as disciplinas abaixo, com suas respectivas características:
1ª série
Disciplina: Educação Matemática I
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: II
Caráter: obrigatório
Ementa: Desenvolvimento de projetos de aprendizagem com ênfase na construção dos conjuntos numéricos N, Z, Q, R, C. Sistemas de numeração. Equações algébricas. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em educação matemática. Aspectos qualitativos e quantitativos da pesquisa.
Disciplina: Geometria Analítica
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 180 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Sistemas lineares, matrizes e determinantes. Vetores no plano e no espaço. Produto escalar, produto vetorial e produto misto. A reta. O plano. Transformações Lineares no plano. Isometrias. Curvas planas e curvas cônicas. Cilindros, cones e superfícies de rotação. Superfícies regradas. Superfícies Quádricas. Curvas no espaço.
Disciplina: Fundamentos de Matemática
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Teoria de conjuntos. Lógica Matemática. Funções. Conjuntos enumeráveis e não enumeráveis. Indução Matemática. Seqüências e séries de números reais.
Disciplina: Produção Textual
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga Horária Total: 60 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.
Disciplina: Psicologia da Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
2ª série
Disciplina: Educação Matemática II
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: II
Caráter: obrigatório
Ementa: Desenvolvimento de projetos de aprendizagem com ênfase nas funções elementares e análise combinatória. Relação ensino x aprendizagem nos cursos de Licenciatura. O papel da pesquisa na ação pedagógica do professor de matemática. Perspectivas atuais de pesquisa em educação matemática. Resolução de problemas e criatividade. Etnomatemática. Informática na Educação. Modelagem Matemática.
Disciplina: Elementos de Cálculo I
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 180 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Limite, continuidade, derivação e integração de funções de uma variável. Limite, continuidade, derivação e integração de funções de várias variáveis.
Disciplina: Geometria I
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 180 horas/anual
Sistema de Avaliação: II
Caráter: obrigatório
Ementa: Tecnologias educacionais para o ensino de geometria. A teoria de Van Hiele. Geometria de transformações. Uso de material concreto para o ensino de geometria. Manipulação de figuras. Representação e planificação de sólidos. Reconstrução e resignificação de conceitos geométricos. Morfologia das figuras planas. Traçado das figuras planas. Relações entre elementos das figuras planas. Morfologia dos sólidos geométricos. Relações e aplicações entre sólidos. Geometria Fractal.
Disciplina: Didática
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Discussão sobre os conceitos e importância da Didática. Construção da identidade profissional do professor e suas múltiplas bases. Análise do processo de aprender e ensinar: professor/aluno/saberes. Organização do projeto político-pedagógico ( níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo ( paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise crítica das orientações curriculares nacionais para a educação.
3ª série
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Lotação: Departamentos de Matemática e de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 200 horas/anual
Sistema de Avaliação: II
Caráter: obrigatório
Ementa: Análise e discussão da organização estrutural e funcional do sistema educacional brasileiro com ênfase na educação básica. Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental.
Disciplina: Geometria II
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Geometria de Euclides: a origem da geometria; método axiomático. Geometria da incidência: revisão de lógica; teoremas e demonstrações. Axiomas de Hilbert: falhas dos axiomas de Euclides. Geometria sem o axioma das paralelas de Euclides. História do axioma das paralelas. A descoberta de Geometrias Não Euclidianas: a geometria hiperbólica. Consistência da geometria hiperbólica e modelos de geometria. Implicações filosóficas da descoberta de geometrias não euclidianas.
Disciplina: Elementos de Cálculo II
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 180 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Derivada direcional. Gradiente. Curvas parametrizadas. Integrais de linha. Teorema de Green. Seqüências e séries numéricas. Séries de potências. Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e aplicações. Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem e aplicações. Método de Euler. Método de Runge-Kutta.
Disciplina: História da Matemática
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: II
Caráter: obrigatório
Ementa: Projetos de pesquisa que envolvam os temas: origens primitivas da Matemática; registros da Matemática do Egito e Mesopotâmia; origens greco-romanas; a idade da Matemática grega; a Matemática indu-arábica; os tempos de Fermat, Descartes, Newton e Leibniz; a era Bernoulli; a Matemática de Euler; os tempos de Gauss e Cauchy; aspectos histórico-matemáticos dos séculos XX e XXI.
Disciplina: Políticas Públicas da Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 60 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.
4ª série
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Lotação: Departamentos de Matemática e Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 200 horas/anual
Sistema de Avaliação: II
Caráter: obrigatório
Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Médio.
Disciplina: Álgebra Linear
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 60 horas/semestral
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Espaços vetoriais. Transformações lineares. Auto-valores e auto-vetores. Operadores diagonalizáveis.
Disciplina: Álgebra Abstrata
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga Horária Total: 60 horas/semestral
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Operações binárias. Estruturas algébricas. Grupos grupos de permutações, de simetrias do triângulo e do quadrado. Anéis- o anel dos inteiros. Corpos - o corpo dos racionais. Polinômios de uma variável.
Disciplina: Elementos Filosóficos da Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 30 horas/semestral
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Reflexão filosófica a cerca de homem, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação.
Disciplina: Elementos Sociológicos da Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 30 horas/semestral
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: A visão da educação nas teorias sociológicas e na sociologia política da educação; sociologia da educação no Brasil; os desafios da educação ante a cidadania, democracia, participação, trabalho e mercado; análise da relação entre ideologia e conhecimento, cultura e movimentos sociais.
- Incluir no QSL do Curso, as seguintes disciplinas:
4ª série
Disciplina: Probabilidade e Estatística na Matemática
Lotação: Departamento de Matemática
Código: 01081
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Inalterada
Disciplina: Elementos de Matemática Financeira
Lotação: Departamento de Matemática
Código: 01093
Carga Horária Total: 60 horas/semestral
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Inalterada
Disciplina: Física I/EQA
Lotação: Departamento de Física
Código: 03073
Carga Horária Total: 120 horas/anual
Sistema de Avaliação: I
Caráter: obrigatório
Ementa: Inalterada
- criar e incluir no QSL do Curso, as seguintes disciplinas:
Obs.: Todas as disciplinas optativas oferecidas ao Curso não contam carga horária mínima e serão oferecidas fora do turno de funcionamento do Curso.
Disciplina: Psicologia da Educação dos Portadores de Necessidades Especiais
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 60 horas/semestral
Sistema de Avaliação: I
Caráter: optativo
Ementa: Aspectos gerais da excepcionalidade. Definição e caracterização do excepcional do ponto de vista: intelectual, sensorial, não sensorial, ortopédico, criança intratável e desvios sociais contornáveis. Dinâmica das relações familiares, ajuda e aconselhamento aos pais.
Disciplina: Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária Total: 60 horas/semestral
Sistema de Avaliação: I
Caráter: optativo
Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EJA. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EJA no contexto contemporâneo em países da América Latina.
Disciplina: Abordagem Multidisciplinar das Dependências Químicas
Lotação: Departamento de Ciências Fisiológicas
Código: a determinar
Carga Horária Total: 45 horas/semestral
Sistema de Avaliação: II
Caráter: optativo
Ementa: Estudo das drogas pscicoativas: conceitos básicos; classificação e mecanismo de ação; prevenção ao uso de drogas psicoativas; noções básicas do tratamento do dependente químico; legislação pertinente.
- Incluir no QSL do Curso, as seguintes disciplinas optativas:
Variáveis Complexas Código 01098; Inalterada
Estatística Matemática Código 01169; Inalterada
História da Educação Código 09278; Inalterada
Análise Código 01099; Inalterada
Topologia Geral Código 01100; Inalterada
Geometria Diferencial Código 01090; Inalterada
Dinâmica de Grupos Código 09302; Inalterada
Tópicos de geometria Código 01158; Inalterada
- Aprovar o seguinte Plano de Adaptação para os estudantes em curso:
Estudantes matriculados na primeira série em 2003 - situação em 2004
Reprovados na primeira série
è enquadrar no curso novo- primeira série em 2004, com aproveitamento de estudos decididos pela Comissão de Curso.
Estudantes da segunda série em 2004 - situação em 2005
Reprovados em mais de 25% da segunda série
è enquadrar no curso novo - segunda série em 2005.
Reprovados até 25% avança para a terceira série com as seguintes situações.
Reprovação em:
Álgebra I - faz como dependência Geometria Analítica na 1ª série do novo QSL.
Elementos de Cálculo I - faz como dependência a de mesmo nome na 2ª série do novo QSL.
Probabilidade e Estatística na Matemática cursa em outro curso.
Didática - faz como dependência a de mesmo nome na 2ª série do novo QSL.
Geometria Descritiva III não existe equivalência cursar Geometria Mongeana oferecida às Engenharias.
Estudantes da terceira série em 2005- situação em 2006
Reprovados em mais de 25% da terceira série
è enquadrar no curso novo- terceira série em 2006.
Reprovados até 25% avança para a quarta-série com as seguintes situações.
Reprovação em:
Educação Matemática - faz como dependência as de mesmo nome na 1ª e 2a. série no novo QSL.
Elementos de Cálculo II faz como dependência a de mesmo nome na 3ª série do novo QSL.
Introdução à Análise e Topologia aguarda o oferecimento de optativas equivalentes: Análise e Topologia Geral.
Fundamentos Filosóficos da Ciência cursa a mesma em outro curso.
Estudantes da quarta série em 2006- situação em 2007
Qualquer reprovação deverá cursar a equivalência estabelecida em 2007, quando ocorre a extinção total do quadro.
- Definir o seguinte Plano de Extinção de disciplinas:
As disciplinas serão extintas da seguinte forma:
2004 as da 1ª série
2005 as da 2ª série.
2006 as da 3ª série.
2007 as da 4ª série.
- Definir a seguinte descrição para os critérios de equivalência entre componentes do currículo proposto e o antigo
Código |
Currículo em extinção |
Currículo proposto |
01074 |
Fundamentos de Matemática |
A de mesmo nome |
01075 |
Geometria Euclidiana |
Geometria I + Geometria II |
01078 |
Geometria Descritiva III |
Geometria Mongeana(engenharia) |
01079 |
Álgebra I |
Geometria Analítica |
01080 |
Elementos de Cálculo I |
A de mesmo nome |
01081 |
Probabilidade e Estatística na Matemática |
Probab. e Estatisica(engenharia) |
01084 |
Métodos Numéricos e Ciência da Computação |
Métodos Numéricos(engenharia) |
01087 |
História da Matemática |
A de mesmo nome |
01088 |
Introdução a Análise e Topologia |
Optativas: Topologia Geral + Análise |
01089 |
Elementos de Cálculo II |
A de mesmo nome |
01090 |
Geometria Diferencial |
Optativa: Geometria Diferencial |
01164 |
Educação Matemática |
Educação Mat. I + Ed. Mat. II |
03058 |
Iniciação à Física |
Iniciação à Física em outro curso |
009222 |
Fundamentos Filosóficos da Educação |
Elementos Filosóf. da Educação |
09225 |
Didática Geral Matemática |
Didática |
09236 |
Fundamentos Filosóficos da Ciência |
A de mesmo nome em outro curso |
09247 |
Psicologia da Educação-Matemática |
Psicologia da Educação |
09978 |
Organização e Funcion. Da Escola Brasil. |
Políticas Públicas da Educação |
09982 |
Est. Sup. Em Mat. No Ensino Fundamental |
Estágio. Supervisionado I - Matemática |
09983 |
Est. Sup. Em Mat. No Ensino Médio |
Estágio Supervisionado II- Matemática |
OBS.: As disciplinas Geometria Descritiva III, Métodos Numéricos e Ciência da Computação, não tendo equivalência no Quadro Novo, poderão ser cursadas uma única vez em cursos que tenham esta disciplina.
As disciplinas Iniciação à Física, Probabilidade e Estatística na Matemática e Fundamentos Filosóficos da Ciência poderão ser cursadas ainda uma vez em outro curso.
A disciplina Introdução à Análise e Topologia, não tem equivalência direta no quadro novo, deverão ser cursadas as disciplinas optativas Análise e Topologia Geral.
A disciplina Geometria Diferencial, não tem equivalência no quadro novo, devendo ser cursada a optativa Geometria Diferencial.
- Regulamentação do Estágio Supervisionado
Regulamento no âmbito da ComCur.
- Regulamentação das Práticas Pedagógicas
Regulamento no âmbito da ComCur.
- Regulamentação das atividades complementares
Regulamento no âmbito da ComCur.
- Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
Regulamento no âmbito da ComCur.
- Manter inalteradas as demais características do Curso.