Nº 041 - Dispõe sobre a criação do Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira Contemporânea aplicada ao Ensino Fundamental e Médio - Nível Especialização.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 041/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Dispõe sobre a criação do Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira Contemporânea aplicada ao Ensino Fundamental e Médio - Nível Especialização.

 

A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 12 de dezembro de 2003, Ata 405,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Criar o Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira Contemporânea aplicada ao Ensino Fundamental e Médio, conforme estrutura em anexo.

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA:

As disciplinas do Curso de Pós-Graduação Literatura Brasileira Contemporânea com 30 h/a correspondem a dois (2) créditos e aquelas com 45 h/a, a três (3) créditos.

Todas as disciplinas são de caráter obrigatório, inclusive o "Trabalho de Conclusão" do Curso.

As correspondências entre disciplinas, carga horária, créditos e professores responsáveis estão discriminadas no quadro seguinte:

DISCIPLINAS

CRÉDITOS

CH

PROFESSORES

TÍTULO

Fundamentos de Teoria da Literatura

02

30h/a

Janaína Bacelo

Mestre

Formação do/a leitor/a

02

30h/a

Vera Sperotto Bemfica

Mestre

Literatura Infanto-Juvenil

03

45h/a

Maria Leny Baumgarten

Especialista

Rumos da Literatura Brasileira

Contemporânea I: o romance

03

45h/a

Maria Tereza Selistre

Doutora

Literatura e outras artes: interfaces

02

30h/a

Aimée Bolamos

Doutora

Literatura e gênero

03

45h/a

Eliane Terezinha. A. Campello

Doutora

Metodologia do Ensino da Literatura

03

45h/a

Eliane Terezinha A. Campello

Doutora

 

Elaine Silva

Mestre

Rumos da Literatura Brasileira Contemporânea II: o conto e a crônica

03

45h/a

Néa Castro

Doutora

Rumos da Literatura Brasileira Contemporânea III: a poesia

03

45h/a

Raquel Rolando Souza

Doutora

Trabalho de Conclusão

 

 

 

30h/a

Maria Tereza Selistre

Doutora

 

Eliane T. A. Campello

Doutora

02

Raquel Rolando Souza

Doutora

 

Elaine Silva

Mestre

 

Mary Jane Franco

Mestre

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO

 

Elaboração de um "Projeto de Ensino", cujo conteúdo verse sobre uma unidade de Literatura Brasileira Contemporânea, adequada para aplicação no nível fundamental e médio.

O projeto será resultado das reflexões propostas pelo conjunto de disciplinas do Curso e terá por objetivo problematizar, pensar e reformular a prática de ensino da Literatura.

A meta é propor uma atividade com vistas à interação entre professor e estudante num processo ensino/aprendizagem de construção do conhecimento na área dos estudos literários que favoreçam uma educação participativa e questionadora.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL EM DISCIPLINAS

360 h/a acrescidas de 30 h/a para a elaboração do trabalho de conclusão.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do processo ensino/aprendizagem será realizada de acordo com os critérios determinados pelos professores de cada uma das disciplinas.

Será adotado o sistema de atribuição de graus numéricos, variando de zero a dez (0 a 10).

A aprovação por disciplina exigirá grau maior ou igual a 6,0 (seis vírgula zero) e média aritmética global no conjunto das disciplinas de 7,0 (sete vírgula zero), com a integralização dos 25 (vinte e cinco) créditos.

Os estudantes deverão ter no mínimo 75% de presença em cada disciplina.

 

CERTIFICADO

O certificado de conclusão do Curso será expedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, para os estudantes que tiverem obtido aprovação nos 25 (vinte e cinco) créditos das disciplinas e freqüência mínima de 75% em cada disciplina, durante o período de execução do curso.

 

COORDENAÇÃO

A coordenação do Curso de Especialização em Literatura Brasileira Contemporânea ficará a cargo da professora convidada Eliane Terezinha A. Campello, com a supervisão do professor Carlos Alexandre Baumgarten e com a colaboração da professora Raquel Rolando Souza.

Caberá à coordenação:

 

  • organizar a funcionalidade do projeto;

 

 

  • realizar a divulgação do Curso;

 

 

  • prever local e recursos humanos e materiais;

 

 

  • supervisionar as atividades docentes;

 

 

  • coordenar as atividades do Curso;

 

 

  • realizar a avaliação geral do projeto.

 

 

METODOLOGIA

O Curso será desenvolvido através de atividades teórico-práticas diversificadas, enfatizando-se: a consulta bibliográfica, a leitura e o conhecimento da realidade de ensino da Literatura Brasileira nas instituições educacionais públicas e particulares.

Serão, além disso, utilizadas estratégias e meios instrumentais variados, segundo as características das disciplinas, dos objetivos a serem alcançados e da clientela a que se destinam.

Serão realizadas aulas expositivas, seminários e trabalhos escritos, além de palestras e conferências complementando e/ou aprofundando as diversas disciplinas do Curso.

O Curso será desenvolvido em 390 horas, contendo nove disciplinas obrigatórias que perfazem 360 horas e a disciplina complementar - Trabalho de conclusão do curso - , com 30 horas.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

FUNDAMENTOS DE TEORIA DA LITERATURA

Apresentação do conceito, natureza e função da literatura na sua dupla acepção: arte e ciência. Os gêneros literários: épico, lírico e dramático. Teoria da narrativa: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo. Análise de textos literários, a partir das categorias selecionadas, enfatizando sua aplicabilidade ao trabalho com a literatura no ensino fundamental e médio.

FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A

A leitura e a formação: a leitura como formação - relação reprodutiva de uma realidade dada, e a relação produtiva (imaginação ligada à capacidade produtiva da linguagem - , a formação como leitura - relação de escuta com o texto, sujeito leitor como alguém disposto a ouvir; pensar a formação como um devir plural e criativo, como idéia intempestiva que pode trazer algo novo; experiência de leitura como acontecimento da pluralidade: jogo aberto, não finalizado; o que nos passa, nos forma, nos transforma (construção de sentido); a questão do letramento; a questão do ensinar no sentido de deixar aprender; biblioteca como espaço de formação; a leitura como algo que forma e transforma o/a leitor/a.

LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES

Explicitar e reavaliar as relações entre literatura e teatro, literatura e cinema e literatura e outras linguagens não-verbais. Análise e debates de textos ficcionais que tematizem essas relações. Aplicabilidade das interfaces entre a literatura e as demais séries artísticas ao ensino fundamental e médio.

LITERATURA E GÊNERO

A literatura de autoria feminina. A constituição do cânone literário brasileiro e a supressão e/ou a intervenção da escritora na crítica e na historiografia. A escritura: expressão e resistência. Leitura e análise literária de textos ficcionais de autoria feminina e sua adequação a situações de ensino. Relações de gênero no ensino de literatura no fundamental e médio.

LITERATURA INFANTO-JUVENIL

A introdução da literatura na pré-escola. A literatura nas séries iniciais do ensino Fundamental. O trabalho com a literatura nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental. O lugar da literatura frente aos interesses cognitivos e estéticos do/a educando/a. A literatura como trabalho sistemático no âmbito do Ensino Médio.

METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA

Métodos, objetivos e técnicas pedagógicas aplicadas ao ensino da literatura nos níveis fundamental, médio e superior. A leitura da literatura na formação do/a aluno-leitor/aluna-leitora. O espaço da literatura no ensino: possibilidades e restrições. Transdisciplinaridade: reavaliar as relações entre Literatura e Língua Portuguesa, Literatura e História e Literatura, mídia e tecnologias contemporâneas.

RUMOS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA I: O ROMANCE

A evolução do gênero na Literatura Brasileira. As mudanças dos elementos estruturais e na temática do romance brasileiro - de 1970 a 1990.

RUMOS DA LITERATURA BRASILEIRA II: O CONTO E A CRÔNICA

conto brasileiro: tipologia. A afirmação do conto nas décadas de 60 e 70. As contribuições de Dalton Trevisan, Ruben Fonseca, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar e outros. A crônica: conceito e limites do gênero. Tipologia da crônica: a crônica jornalística, a crônica-conto, a crônica-poema. Principais contribuições: Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Luiz Fernando Veríssimo, Patrícia Bins entre outros.

RUMOS DA LITERATURA BRASILEIRA III: A POESIA

A poesia e os movimentos de vanguarda pós anos 50: o Concretismo; o Neo-concretismo; a Poesia Práxis; Poema Processo; o Tropicalismo; o Grupo Tendência; Violão de Rua; a Poesia Marginal. O ensino de poesia na escola.