Nº 020 - Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais Alterada cfe.  Del. 010/2007, da 5ª Câmara, 30/11/2007)

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

DELIBERAÇÃO Nº 020/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 23 DE JUNHO DE 2003

 

Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais.

 

A Vice-Reitora Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 23 de junho de 2003,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Implantar as seguintes alterações no Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais, a partir de 2004, conforme segue:

    1. Alterar o nome do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais para: Curso de Artes Visuais - Licenciatura
    2. Excluir do QSL do Curso as seguintes disciplinas:

01082 – Fundamentos do Desenho Geométrico

06191 – Oficina de Língua Portuguesa

06206 – Atelier de Projetos Individuais

06219 – História das Artes Visuais III

06337 – Oficina de Artes Gráficas

09231 – Estrutura e Funcionamento do Ensino do 1º e 2º graus

09233 – Psicologia da Educação

09400 – Didática Geral – Artes Visuais

09401 – Prática de Ensino em Artes Visuais Fundamental e Médio

09402 – Estágio Supervisionado em Artes Visuais – Ensino Fundamental e Médio

    1. Alterar as características das disciplinas abaixo, conforme segue:

06195 – Seminário de Cultura Brasileira que passa a ser optativa

06217 – História das Artes Visuais I que passa a ter a seguinte Ementa: Panorama da civilização, no campo das artes, das origens ao século XIX;

06218 – História das Artes Visuais II que passa a ter a seguinte Ementa: Reconhecimento da arte e das diferentes vanguardas do século XX, até as décadas de 60/70;

06339 – Oficina de Escultura que passa a ser localizada no 3º ano;

06342 – Oficina de Pintura que passa a ser localizada no 4º ano

06189 – Oficina de Desenho I

Carga horária semanal: de 05 horas/ aula para 04 horas/ aula

Carga horária total: 120 h/a

Créditos: 08

06193 – Oficina de Desenho II

Carga horária semanal: de 05 horas/ aula para 04 horas/ aula

Carga horária total: 120 h/a

Créditos: 08

06339 – Oficina de Escultura

Carga horária semanal: de 05 horas/ aula para 04 horas/ aula

Carga horária total: 120 h/a

Créditos: 08

 

    1. Incluir no QSL do Curso a disciplina 06199 – Oficina de Gravura I

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Regime de Oferta: anual

Sistema de Avaliação: II

Carga horária semanal: 03 h/a

Carga horária total: 90 h/a

Créditos: 06

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 1º ano

 

      Ementa: Processos e técnicas diversas de gravura. Instrumentos e tintas. Pesquisa de matrizes e suportes. Impressão manual e mecânica. Monocromia e policromia.
    1. Criar e incluir no QSL do Curso as seguintes disciplinas:

Fundamentos da Representação Gráfica

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Matemática

Regime de oferta: anual

Sistema de Avaliação: II

Carga horária semanal: 03 h/a

Carga horária total: 90 h/a

Créditos: 06

Localização no QSL:: a partir da 2ª série

Caráter: optativa

Ementa: Desenho instrumental; técnicas fundamentais no desenho à mão livre; perspectiva; construções geométricas e sua aplicação na composição artística.

Expressão Visual em Superfície e Volume

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Regime de Oferta: anual

Sistema de Avaliação: II

Carga horária semanal: 03 h/a

Carga horária total: 90 h/a

Créditos: 06

Localização no QSL:: 1º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: Estudos de cor e composição em suportes bidimensionais e tridimensionais.

Arte Brasileira

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Letras Artes

Regime de oferta: anual

Sistema de Avaliação: I

Carga horária semanal: 03 h/a

Carga horária total: 90 h/a

Créditos: 06

Localização no QSL:: 3º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: Artes visuais – tendências brasileiras contemporâneas – tendências regionais.

Oficina de Criação Infográfica

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Letras Artes

Regime de oferta: anual

Sistema de Avaliação: II

Carga horária semanal: 03 h/a

Carga horária total: 90 h/a

Créditos: 06

Localização no QSL:: 2º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: Evolução da produção gráfica e infográfica. Conceitos básicos. Criação gráfica e infográfica.

DISCIPLINAS DA BASE COMUM PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

Produção Textual

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Regime de oferta: anual

Sistema de avaliação: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Carga horária total: 60 h/a

Créditos: 04

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.

Elementos Sociológicos da Educação

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Regime de oferta: semestral

Sistema de avaliação: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Carga horária total: 30 h/a

Créditos: 02

Localização no QSL: 1º semestre do 1º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: A visão nas teorias sociológicas e na sociologia política da educação; Sociologia da educação no Brasil; Os desafios da educação ante a cidadania, democracia, participação, trabalho e mercado, análise da relação entre ideologia e conhecimento, cultura e movimentos sociais.

Elementos Filosóficos da Educação

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Regime de oferta: semestral

Sistema de avaliação: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Carga horária total: 30 h/a

Créditos: 02

Localização no QSL: 2º semestre do 1º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: Reflexão filosófica a cerca de homem, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação.

Didática

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Regime de oferta: anual

Sistema de avaliação: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Carga horária total: 120 h/a

Créditos: 08

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: Discussão sobre os conceitos e importância da Didática. Construção da identidade profissional do professor e suas múltiplas bases. Análise do processo de aprender e ensinar: professor/aluno/saberes. Organização do projeto político-pedagógico (níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo (paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise crítica das orientações curriculares nacionais para educação.

Psicologia da Educação

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Regime de oferta: anual

Sistema de avaliação: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Carga horária total: 120 h/a

Créditos: 08

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

Políticas Públicas da Educação

Código: a determinar

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Regime de oferta: anual

Sistema de avaliação: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Carga horária total: 60 h/a

Créditos: 04

Localização no QSL: 3º ano

Caráter: obrigatória

Ementa: Análise e discussão da Política Pública de Educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro, bem como sua articulação com as demais política sociais.

Educação Estética no Ensino Formal e Informal

Código: a determinar

Lotação: DECC

Regime de Oferta: semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária Semanal: 03 h/a

Carga Horária Total: 45 h/a

Créditos: 03

Caráter: Optativa

Localização no QSL: a partir do 2º ano

Ementa: Discussão filosófica dos limites e possibilidades de elaboração de teorias das experiências estéticas cotidianas, vivenciadas em contextos formais e informais de ensino visando a educação estética enquanto formação de seres integrais, educados para a criatividade, imaginação, sonho, devaneio, alegria, utopia, prazer e liberdade.

Educação Estética Através de Vídeo-Debates

Código: a determinar

Lotação: DECC

Regime de Oferta: semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária Semanal: 03 h/a

Carga Horária Total: 45 h/a

Créditos: 03

Caráter: Optativa

Localização: a partir do 2º ano

Ementa: Investigação dos limites e possibilidades educativas de experiências estéticas através de leituras e debates de vídeos e filmes, compreendendo suas inserções em contextos nos quais foram e são produzidos e vivenciados em contextos formais e informais de ensino visando a educação estética enquanto formação de seres integrais, educados para a criatividade, imaginação, sonho, devaneio, alegria, utopia, prazer e liberdade.

Educação Estética Através da Leitura Dramática

Código: a determinar

Lotação: DECC

Regime de Oferta: semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária Semanal: 03 h/a

Carga Horária Total: 45 h/a

Créditos: 03

Caráter: Optativa

Localização no QSL: a partir do 2º ano

Ementa: Investigação dos limites e possibilidades educativas de experiências estéticas através de leituras e expressões dramáticas, compreendendo suas inserções em contextos nos quais foram e são produzidos e vivenciados em contextos formais e informais de ensino visando a educação estética enquanto formação de seres integrais, educados para a criatividade, imaginação, sonho, devaneio, alegria, utopia, prazer e liberdade.

Oficina de Poesia

Código: a determinar

Lotação: DECC

Regime de Oferta: semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária Semanal: 03 h/a

Carga Horária Total: 45 h/a

Créditos: 03

Caráter: Optativa

Localização no QSL: a partir do 2º ano

Ementa: Investigação dos limites e possibilidades educativas de experiências estéticas através de leituras e criações de poesias escritas e sonoras, compreendendo suas inserções em contextos nos quais foram e são produzidos e vivenciados em contextos formais e informais de ensino visando a educação estética enquanto formação de seres integrais, educados para a criatividade, imaginação, sonho, devaneio, alegria, utopia, prazer e liberdade.

  1. Alterar a carga horária do curso para:

Disciplinas obrigatórias – BASE COMUM

420 h/a

Disciplinas obrigatórias específicas – artes visuais

1 830 h/a

Disciplinas optativas

LIVRE

Atividades pedagógicas complementares

200 h/a

Estágio

400 h/a

Práticas Pedagógicas

400 h/a (distribuídas nas disciplinas)

CARGA HORÁRIA TOTAL

2 850 h/a

 

  • Aprovar como atividades pedagógicas complementares (200 horas):

Laboratório de Estética

Lotação: ComCur de Educação Artística

Carga Horária Total: 100 h/a ao longo do curso

Atelier de Projetos Individuais

Lotação: ComCur de Educação Artística

Carga Horária Total: 100 h/a ao longo do curso

  • Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Práticas Pedagógicas

As práticas pedagógicas serão desenvolvidas ao longo do curso com atividades pedagógicas na rede pública, na comunidade e organizações sociais (como entidades filantrópicas de um modo geral), como: observação, acompanhamento, promoção e realização de atividades, cursos ou projetos de ensino, pesquisa e extensão, inseridas nas disciplinas do curso e estudos complementares. Essas práticas serão realizadas com acompanhamento pedagógico dos professores ministrantes das disciplinas relacionadas. A ComCur registrará as atividades realizadas mediante entrega de relatórios, emitidos pelos professores responsáveis, no final de cada ano letivo. A distribuição será feita, conforme segue:

Metodologia do Estudo em Arte: 20 h/a

Oficina de Desenho I – 20 h/a

Expressão Visual em Superfície e Volume – 20 h/a

História das Artes Visuais I – 20 h/a

Oficina de Gravura I – 20 h/a

Oficina de Desenho II – 20 h/a

Fundamentos e Oficinas de Arte-Educação I – 50 h/a

História das Artes Visuais II – 20 h/a

Oficina de Fotografia – 20 h/a

Oficina de Desenho III – 20 h/a

Fundamentos e Oficinas de Arte-Educação II – 50 h/a

Arte Brasileira – 20 h/a

Oficina de Escultura – 20 h/a

Seminário de Arte Contemporânea – 20 h/a

Oficina de Pintura – 20 h/a

Oficina de Criação Infográfica – 20 h/a

Cinema e Vídeo – 20 h/a

  • Instituir o estágio curricular obrigatório com uma carga horária de 400 horas:
    1. Estágio I - 200 horas, no 3º ano do curso e Estágio II – 200 horas, no 4º ano do curso;
    2. A unidade de lotação dos estágios deverá ser definida até 21 de outubro de 2003.

X. Aprovar o plano de adaptação curricular, de acordo com o detalhamento que segue:

    1. Os alunos que em 2004 estiverem aptos a cursar o 2º ano passarão automaticamente para o novo QSL e deverão cursar as disciplinas Elementos Sociológicos da Educação e Elementos filosóficos da Educação;
    2. Os alunos que estiverem aptos a cursar, respectivamente, o 3º, o 4º e o 5º ano em 2004, continuarão no QSL antigo.

XI. Aprovar o plano de extinção das disciplinas abaixo:

06206 – Atelier de Projetos Individuais – com oferecimento até 2007

06219 – História das Artes Visuais III – com oferecimento até 2005

09402 – Estágio Supervisionado em Artes Visuais – Ensino Fundamental e Médio – com oferecimento até 2007.

XII. Aprovar o plano de equivalência, conforme o abaixo descrito:

DISCIPLINA ATUAL

DISCIPLINA NOVA

06191 Oficina de Língua Portuguesa

Produção Textual

09233 Psicologia da Educação

Psicologia da Educação (Base Comum)

09400 Didática Geral – Artes Visuais

Didática

09231 Estrutura e Funcionamento do 1º e 2º Graus

Políticas Públicas da Educação

06189 Oficina de Desenho I

Expressão Visual em Superfície e Volume

 

XIII. Aprovar o plano de implantação das seguintes disciplinas:

2004 – 1° semestre - Elementos Sociológicos da Educação – DECC

2004 – 2° semestre - Elementos Filosóficos da Educação – DECC

2004 – anual – Produção Textual – DLA

2004 – anual – Expressão Visual em Superfície e Volume – DLA

2004 – anual – Oficina de Criação Infográfica – DLA

2004 – anual – Didática – DECC

2004 – anual – Psicologia da Educação – DECC

2005 – anual – Políticas Públicas da Educação – DECC

2005 – anual – Arte Brasileira – DLA

XIV. Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do curso em 4 anos e máximo em 7 anos.

XV. Definir para o Curso de Artes Visuais – Licenciatura o regime acadêmico seriado anual com funcionamento nos turnos da manhã e tarde alternados.

XVI. Definir em 30 (trinta) o número de vagas para o Curso de Artes Visuais – Licenciatura.

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

em 23 de junho de 2003

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)