SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 005/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 27 DE JANEIRO DE 2003
Dispõe sobre o Curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Especialização.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 24 de janeiro de 2003,
D E L I B E R A:
Art. 1º - Criar o Curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Especialização, para oferecimento na sede da Fundação Universidade Federal do Rio Grande ou fora dela, de acordo com a estrutura em anexo.
Art. 2º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 27 DE JANEIRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
(
a via original encontra-se assinada)
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO
1 - ESTRUTURA CURRICULAR, DOCENTES RESPONSÁVEIS, TITULAÇÃO, CARGA HORÁRIA, LOTAÇÃO DAS DISCIPLINAS E EMENTAS
Módulo 1-
Alfabetização Digital Responsáveis: MSc. Ivete Martins Pinto - D. Matemática Dra. Silvia Botelho - D. de Física Lotação da disciplina: D. de Física Carga horária: 60 h-a - 4 créditos |
Ementa : Perspectiva histórica da informática. Uso do console e digitação de textos. Conceitos de sistemas de arquivos. Elementos de ambientes gráficos. Fundamentos da Internet e seus serviços. Formatação de textos (hipertextos e documentos). Programas de desenho. |
Dinâmica de Projetos de Aprendizagem Responsáveis: Dra. Débora Laurino Maçada - D. Matemática MSc. Sheyla Costa Rodrigues - D. de Ed. e Ciências do Comportamento Lotação da disciplina: D. de Matemática Carga horária: 60 h-a - 4 créditos |
Ementa : Estudo da metodologia de Projetos de Aprendizagem no contexto atual da educação a distância apoiada pelas tecnologias da informação e comunicação. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem utilizando recursos da tecnologia da informação e da comunicação. |
Módulo 2 -
Pesquisa na Prática Educacional Responsáveis: MSc. Guiomar Freitas Soares - D. de Ed. e Ciências do Comportamento Dra. Paula Costa Ribeiro - D. de Ed. e Ciências do Comportamento Lotação da disciplina: D. Ed. e Ciências do Comportamento Carga horária: 30 h-a - 2 créditos |
Ementa: Pesquisa como princípio educativo e o professor como pesquisador. Pesquisa e construção do conhecimento. Pesquisa no cotidiano escolar. |
Ambientes de Aprendizagem Digital Responsáveis: MSc. Ivete Martins Pinto - D. Matemática Dra. Débora Laurino Maçada - D. Matemática Lotação da disciplina: D. de Matemática Carga horária: 60 h-a - 4 créditos |
Ementa: Análise, discussão e apresentação de situações problemas utilizando ambientes de aprendizagem digital em que o aluno constrói os conhecimentos através da dinâmica de Projetos de Aprendizagem. Conceito, construção e modularização sistemática de programas. |
Tecnologias da Informação e Comunicação e o Saber Docente Responsáveis: MSc. Sheyla Costa Rodrigues - D. de Ed. e Ciências do Comportamento Dra. Paula Costa Ribeiro - D. de Ed. e Ciências do Comportamento Lotação da disciplina: D. de Ed. e Ciências do Comportamento Carga horária: 30 h-a - 2 créditos |
Ementa: Papel do professor na sistematização dos conhecimentos e dos princípios teóricos subjacentes ä prática docente e na utilização das tecnologias da informação e da comunicação. As tecnologias da informação e da comunicação inseridas no currículo escolar. Reflexão sobre modos de intervenção das tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano escolar, compreendendo-as como processo de ampliação dos ambientes de aprendizagem. |
Módulo 3
Ecologia Cognitiva Digital Responsáveis: Dra. Silvia Botelho - D. de Física Dra. Débora Laurino Maçada - D. Matemática Lotação da disciplina: D. de Matemática Carga horária: 60 h-a - 4 créditos |
Ementa: Busca e classificação de informações utilizando os recursos da Internet, Internet virtual. Alternativas de sistemas de software para a educação. Software livre. Pesquisa, análise e implantação de software para a educação a distância. |
Seminário Integrador Responsáveis: MSc. Sheyla Costa Rodrigues - D. de Ed. e Ciências do Comportamento MSc. Guiomar Freitas Soares - D. de Ed. e Ciências do Comportamento Lotação da disciplina: D. de Ed. e Ciências do Comportamento Carga horária: 60 h-a - 4 créditos |
Ementa: Orientação para a produção textual, coletiva, envolvendo os trabalhos desenvolvidos nas escolas. Apresentação pública dos trabalhos. |
Será exigida uma monografia envolvendo o trabalho realizado com os projetos de aprendizagem desenvolvidos nas escolas.
2- CARGA HORÁRIA TOTAL EM DISCIPLINAS: 360 horas-aula
3- AVALIAÇÃO: A avaliação do estudante expressar-se-á em termos de aproveitamento, freqüência e carga horária. Serão adotados os sistemas de atribuição de graus numéricos, variando de zero a dez para as disciplinas e o de conceitos: APROVADA ou REPROVADA para a monografia.
4- REQUISITOS MÍNIMOS PARA APROVAÇÃO:
- Aproveitamento igual e/ou superior a 7,0 em cada disciplina.
- Aprovação na monografia que será avaliada por uma banca de 3 professores do curso.
- Integralização das 360 horas em disciplinas
- Freqüência mínima de 75 % em cada disciplina.
5 - CERTIFICADO: Será conferido certificado para o estudante que atender o item "requisitos mínimos de aprovação".
6 COORDENAÇÃO DO CURSO: Departamento de Matemática Profas. Dra Débora Laurino Maçada e MSc. Ivete Martins Pinto e Departamento de Educação e Ciências do Comportamento - Profª. MSc. Sheyla Costa Rodrigues.