Nº 004 - Dispõe sobre o Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira - ESPECIALIZAÇÃO.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 004/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 27 DE JANEIRO DE 2003

 

Dispõe sobre o Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira - Especialização.

 

A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 24 de janeiro de 2003,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º - Aprovar a estrutura do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira - Especialização, em funcionamento na sede da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, conforme anexo.

Art. 2º - Aprovar o oferecimento do Curso de que trata o art. 1º, fora da sede da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, nas mesmas condições em que é desenvolvido em Rio Grande.

Art. 3º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data e revoga a Deliberação-COEPE nº 016/95.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 27 DE JANEIRO DE 2003

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA - ESPECIALIZAÇÃO

1.1- ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias

C H

Cred.

Prof. Responsável

Fundam. Sociológicos da Educação

45 h

3

Prof. Dr. Aloísio Ruscheinsky

Fundam. Psicológicos da Educação

45 h

3

Profa Dra Ivalina Porto Nicola

Fundam. Filosóficos da Educação

45 h

3

Prof. Dr. Pablo René Estévez

Profa Dra Ana Maria Fonseca

Metodologia da Pesquisa

45 h

3

Prof. Dr. Ernani Lampert

Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida

História da Educação Brasileira

45 h

3

Profa Dra Eva Lizety Ribes

Didática

45 h

3

Prof. Dr. Ernani Lampert

Leitura Orientada I

45 h

3

Colegiado

Leitura Orientada II

45 h

3

Prof. Dr. Ernani Lampert

Monografia

30 h

2

Orientador

1.2- CARGA HORÁRIA TOTAL EM DISCIPLINAS: 360 horas-aula

1.3- AVALIAÇÃO: A avaliação do estudante expressar-se-á em termos de aproveitamento, assiduidade e número de horas-aula. Serão adotados o sistema de atribuição de graus numéricos, variando de zero a dez para algumas disciplinas e o sistema de conceitos: APROVADO ou REPROVADO em outras.

1.4- REQUISITOS MÍNIMOS PARA APROVAÇÃO:

  • Aproveitamento igual e/ou superior a 6,0 em cada disciplina.
  • Média global das disciplinas igual e/ou superior a 7,0.
  • Aprovação na monografia e nas Leituras Orientadas I e II.
  • Mínimo de 75 % de freqüência em cada disciplina.
  • Integralização de 26 créditos.

1.5- CERTIFICADOS: Será conferido certificado para o estudante que atender plenamente o item "requisitos mínimos de aprovação".

1.6 – COORDENAÇÃO DO CURSO: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento - Prof. Dr. Ernani Lampert.

1.7- EMENTAS DAS DISCIPLINAS

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO: A abordagem dos fundamentos sociológicos deverá: percorrer a teoria sociológica no que se refere à interpretação da educação; relacionar cultura, ideologia e educação; examinar a análise sociológica subjacente às teorias pedagógicas; rever a trajetória da sociologia da educação no Brasil.

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO: Raízes filosóficas e biológicas da psicologia fisiológica; as contribuições da psicologia atual. Métodos de pesquisa em psicologia fisiológica. Estrutura e funcionamento do Sistema Nervoso. Bases fisiológicas da sensação e percepção. Bases fisiológicas dos processos motores. Anatomia e fisiologia da memória. Bases fisiológicas da aprendizagem perceptual, da aprendizagem estímulo-resposta e da aprendizagem relacional. Bases fisiológicas dos processos de comunicação verbal, leitura e escrita. Bases fisiológicas dos distúrbios de aprendizagem.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO: Reflexão dos fundamentos filosóficos da educação a partir do exame dos grandes temas da filosofia em geral e, em particular, de temas relevantes da filosofia da educação.

METODOLOGIA DA PESQUISA: Estudo dos principais métodos de pesquisa educacional, relacionando ideologia e conhecimento, enfocando as metodologias decorrentes da dialética, positivismo, fenomenologia e historicismo, buscando os métodos de coleta de dados adequados à pesquisa.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A história da educação no Brasil a partir da análise do contexto político-econômico-sócio-cultural, contemplando as principais correntes do pensamento educacional brasileiro.

DIDÁTICA: Estudo da educação tendo em vista as relações entre fins pedagógicos e fins sociais, da didática enquanto área do saber na formação do professor, do ensino tendo em vista a relação de unidade entre teoria e prática e de conhecimento como conhecimento da realidade.