SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 004/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 27 DE JANEIRO DE 2003
Dispõe sobre o Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira - Especialização.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 24 de janeiro de 2003,
D E L I B E R A:
Art. 1º - Aprovar a estrutura do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira - Especialização, em funcionamento na sede da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, conforme anexo.
Art. 2º - Aprovar o oferecimento do Curso de que trata o art. 1º, fora da sede da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, nas mesmas condições em que é desenvolvido em Rio Grande.
Art. 3º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data e revoga a Deliberação-COEPE nº 016/95.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 27 DE JANEIRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA - ESPECIALIZAÇÃO
1.1- ESTRUTURA CURRICULAR
Disciplinas Obrigatórias |
C H |
Cred. |
Prof. Responsável |
Fundam. Sociológicos da Educação |
45 h |
3 |
Prof. Dr. Aloísio Ruscheinsky |
Fundam. Psicológicos da Educação |
45 h |
3 |
Profa Dra Ivalina Porto Nicola |
Fundam. Filosóficos da Educação |
45 h |
3 |
Prof. Dr. Pablo René Estévez Profa Dra Ana Maria Fonseca |
Metodologia da Pesquisa |
45 h |
3 |
Prof. Dr. Ernani Lampert Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida |
História da Educação Brasileira |
45 h |
3 |
Profa Dra Eva Lizety Ribes |
Didática |
45 h |
3 |
Prof. Dr. Ernani Lampert |
Leitura Orientada I |
45 h |
3 |
Colegiado |
Leitura Orientada II |
45 h |
3 |
Prof. Dr. Ernani Lampert |
Monografia |
30 h |
2 |
Orientador |
1.2- CARGA HORÁRIA TOTAL EM DISCIPLINAS: 360 horas-aula
1.3- AVALIAÇÃO: A avaliação do estudante expressar-se-á em termos de aproveitamento, assiduidade e número de horas-aula. Serão adotados o sistema de atribuição de graus numéricos, variando de zero a dez para algumas disciplinas e o sistema de conceitos: APROVADO ou REPROVADO em outras.
1.4- REQUISITOS MÍNIMOS PARA APROVAÇÃO:
- Aproveitamento igual e/ou superior a 6,0 em cada disciplina.
- Média global das disciplinas igual e/ou superior a 7,0.
- Aprovação na monografia e nas Leituras Orientadas I e II.
- Mínimo de 75 % de freqüência em cada disciplina.
- Integralização de 26 créditos.
1.5- CERTIFICADOS: Será conferido certificado para o estudante que atender plenamente o item "requisitos mínimos de aprovação".
1.6 COORDENAÇÃO DO CURSO: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento - Prof. Dr. Ernani Lampert.
1.7- EMENTAS DAS DISCIPLINAS
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO: A abordagem dos fundamentos sociológicos deverá: percorrer a teoria sociológica no que se refere à interpretação da educação; relacionar cultura, ideologia e educação; examinar a análise sociológica subjacente às teorias pedagógicas; rever a trajetória da sociologia da educação no Brasil.
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO: Raízes filosóficas e biológicas da psicologia fisiológica; as contribuições da psicologia atual. Métodos de pesquisa em psicologia fisiológica. Estrutura e funcionamento do Sistema Nervoso. Bases fisiológicas da sensação e percepção. Bases fisiológicas dos processos motores. Anatomia e fisiologia da memória. Bases fisiológicas da aprendizagem perceptual, da aprendizagem estímulo-resposta e da aprendizagem relacional. Bases fisiológicas dos processos de comunicação verbal, leitura e escrita. Bases fisiológicas dos distúrbios de aprendizagem.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO: Reflexão dos fundamentos filosóficos da educação a partir do exame dos grandes temas da filosofia em geral e, em particular, de temas relevantes da filosofia da educação.
METODOLOGIA DA PESQUISA: Estudo dos principais métodos de pesquisa educacional, relacionando ideologia e conhecimento, enfocando as metodologias decorrentes da dialética, positivismo, fenomenologia e historicismo, buscando os métodos de coleta de dados adequados à pesquisa.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A história da educação no Brasil a partir da análise do contexto político-econômico-sócio-cultural, contemplando as principais correntes do pensamento educacional brasileiro.
DIDÁTICA: Estudo da educação tendo em vista as relações entre fins pedagógicos e fins sociais, da didática enquanto área do saber na formação do professor, do ensino tendo em vista a relação de unidade entre teoria e prática e de conhecimento como conhecimento da realidade.