SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 003/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 27 DE JANEIRO DE 2003
Dispõe sobre o Curso de Pós-Graduação em Matemática - Especialização.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 24 de janeiro de 2003,
D E L I B E R A:
Art. 1º - Aprovar a estrutura do Curso de Pós-Graduação em Matemática - Especialização, para Professores do Ensino Fundamental e Médio, em funcionamento na sede da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, conforme anexo.
Art. 2º - Aprovar o oferecimento do Curso de que trata o art. 1º, fora da sede da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, nas mesmas condições em que é desenvolvido em Rio Grande.
Art. 3º - Aprovar a inclusão, nos Requisitos Mínimos para Aprovação, da exigência da elaboração de trabalho de conclusão de curso, para a turma que iniciou o Curso em 2002, ainda em andamento.
Art. 4º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data e revoga as Deliberações-COEPE nº 018/94, nº 064/96, nº 027/97, nº 008/2001 e nº 059/2002.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 27 DE JANEIRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - ESPECIALIZAÇÃO
1.1- ESTRUTURA CURRICULAR
Disciplinas Obrigatórias |
C H |
Cred. |
Prof. Responsável |
Informática na Educação |
60 h |
4 |
Profa. Dra. Débora Laurino Maçada Profa. MSc. Ivete Martins Pinto |
Metodologia |
60 h |
4 |
Profa MSc. Sheyla Costa Rodrigues Prof. MSc. Luiz Augusto A. Moraes |
Tecnologias de Ensino |
60 h |
4 |
Prof. Dr. Mário Rocha Retamoso Prof. MSc. José Carlos Pinto Leivas |
Fundamentos de Álgebra |
60 h |
4 |
Prof. MSc. José Carlos Pinto Leivas |
Fundamentos de Geometria |
60 h |
4 |
Prof. MSc. José Carlos Pinto Leivas |
Telemática e Educação a Distância |
60 h |
4 |
Profa. Dra. Débora Laurino Maçada |
Será obrigatória a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, sem cômputo de carga horária.
1.2- CARGA HORÁRIA TOTAL EM DISCIPLINAS: 360 horas-aula
1.3- AVALIAÇÃO: A avaliação do estudante expressar-se-á em termos de aproveitamento, freqüência e carga horária. Serão adotados os sistemas de atribuição de graus numéricos, variando de zero a dez para as disciplinas e de conceitos APROVADO OU REPROVADO para o Trabalho de Conclusão de Curso.
1.4- REQUISITOS MÍNIMOS PARA APROVAÇÃO:
- Aproveitamento igual e/ou superior a 7,0 em cada disciplina.
- Aprovação no trabalho de conclusão de curso.
- Integralização das 360 horas em disciplinas
- Freqüência mínima de 75 % em cada disciplina.
1.5- CERTIFICADOS: Será conferido certificado para o estudante que atender plenamente o item "requisitos mínimos para aprovação".
1.6- COORDENAÇÃO DO CURSO: Departamento de Matemática - Prof. MSc. José Carlos Pinto Leivas
1.7- EMENTAS DAS DISCIPLINAS:
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: Conceitos gerais sobre sistemas de computação, sistemas operacionais e editores de texto. Algoritmos: conceitos e construção sistemática de programas. Modularização de programas. Implementação utilizando-se de ambientes computacionais para a aprendizagem. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem, utilizando ambientes e ou softwares educacionais.
METODOLOGIA (01042P): A responsabilidade política na educação. O trabalho do professor de Matemática. As técnicas de ensino de Matemática à luz de uma ideologia humanizadora. A sociedade: tecnologia, conhecimento, produção do conhecimento centros de pesquisa, escolas, universidades. Pesquisa, conhecimento e transmissão de conhecimento.
TECNOLOGIAS DE ENSINO (01044P): Pesquisa e Análise de softwares e ambientes educacionais para o ensino de matemática. Desenvolvimento de projetos educacionais utilizando tais tecnologias.
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA (01043P): As concepções sobre o ensino de álgebra. Os conjuntos infinitos: o enumerável e o não enumerável. Números racionais e irracionais. Resolução de problemas. Interpretação de gráficos. Oficinas de trigonometria. A utilização da geometria para a reconstrução da álgebra do ensino fundamental. A estrutura de grupo numa visão geométrica. Aspectos geométricos da multiplicação.
FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA (01046P): O ensino de geometria atualizado: concepções e tendências. Geometria e Percepção. Teoria de Van Hiele. A geometria no geoplano. Reconstruindo a geometria através de quebra-cabeças. Geometrias Não-Euclidianas.
TELEMÁTICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Contexto atual da educação a distância apoiada por redes de computadores. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem utilizando recursos de tecnologia da informação e comunicação.