Nº 059 - Dispõe sobre alterações na estrutura do Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização - Revogada pela Deliberação nº 003/2003.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 059/2002

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 16 DE SETEMBRO DE 2002

 

Dispõe sobre alterações na estrutura do Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 13 de setembro de 2002,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º - Alterar a denominação do Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização para: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Art. 2º - Excluir as disciplinas abaixo, da estrutura do Curso:

01008P - Fundamentos de Computação

01045P - Informática e Telemática na Educação Matemática

Art. 3º - Criar e incluir na estrutura do Curso, as seguintes disciplinas:

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

LOTAÇÃO: Departamento de Matemática

CÓDIGO: a determinar

DURAÇÃO: Semestral

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h/a

CRÉDITOS: 04

CARÁTER: Obrigatório

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Débora Laurino Maçada e Ivete Martins Pinto.

EMENTA: Conceitos gerais sobre sistemas de computação, sistemas operacionais e editores de texto. Algoritmos: conceitos e construção sistemática de programas. Modularização de programas, Implementação utilizando-se de ambientes computacionais para a aprendizagem. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem, utilizando ambientes e ou softwares educacionais.

 

TELEMÁTICA E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

LOTAÇÃO: Departamento de Matemática

CÓDIGO: a determinar

DURAÇÃO: Semestral

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h/a

CRÉDITOS: 04

CARÁTER: Obrigatório

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Débora Laurino Maçada

EMENTA: Contexto atual da educação à distância. Educação à distância apoiada por redes de computadores. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem utilizando recursos de tecnologia da informação e comunicação.

Art. 4º - Alterar as ementas das disciplinas do Curso, abaixo listadas:

FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA

CÓDIGO: 01043P

EMENTA: As concepções sobre o ensino de álgebra. Os conjuntos infinitos: o enumerável e o não enumerável. Números racionais e irracionais. Resolução de problemas. Interpretação de gráficos. Oficinas de trigonometria. A utilização da geometria para a reconstrução da álgebra do ensino fundamental. A estrutura de grupo numa visão geométrica. Aspectos geométricos da multiplicação.

TECNOLOGIAS DE ENSINO

CÓDIGO: 01044P

EMENTA: Pesquisa e análise de softwares e ambientes educacionais para o ensino de matemática. Desenvolvimento de projetos educacionais utilizando tais tecnologias.

FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA

CÓDIGO: 01046P

EMENTA: O ensino de geometria atualizado: concepções e tendências. Geometria e Percepção. Teoria de Van Hiele. A geometria no geoplano. Reconstruindo a geometria através de quebra-cabeças. Geometrias Não-Euclidianas.

 

Art. 5º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 16 DE SETEMBRO DE 2002

 

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)