Nº 057 - Dispõe sobre a criação de disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 057/2002

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 19 DE AGOSTO DE 2002

 

Dispõe sobre a criação de disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 09 de agosto de 2002,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º - Criar e incluir no rol de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, as disciplinas abaixo com suas respectivas características:

ABORDAGEM ECOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

LOTAÇÃO : DECC

CÓDIGO : a determinar

DURAÇÃO : semestral

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

CARGA HORÁRIA: 45 h

CARÁTER : optativo

PRÉ-REQUISITO: não há

EMENTA: A psicologia de desenvolvimento e as concepções de desenvolvimento humano: a interdependência/interação entre seres humanos e seus ambientes. Conceitos básicos da ecologia/bioecologia do desenvolvimento humano na proposta de Urie Bronfenbrenner. Os sistemas ecológicos de influência. Elementos do ambiente: as estruturas interpessoais, os papéis e as instituições como contextos de desenvolvimento. Sistemas de influência socialmente tóxicos ao desenvolvimento: a questão dos riscos socioculturais & oportunidades na visão ecológica. Possibilidades de pesquisa e a implementação de políticas públicas em educação ambiental a partir do modelo ecológico.

ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

LOTAÇÃO : DECC

CÓDIGO : a determinar

DURAÇÃO : semestral

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

CARGA HORÁRIA: 45 h

CARÁTER : optativo

PRÉ-REQUISITO: não há

EMENTA: O enfoque sócio-histórico e a teoria de Vygotsky. Pressupostos teórico-metodológico e filosófico. Categorias e conceitos fundamentais. Tendências contemporâneas da abordagem sócio-histórica. Contribuições para a formação de professores e implicações para a Educação Ambiental.

HISTÓRIA DA IDÉIA DE NATUREZA E DE EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE

,

LOTAÇÃO : DBH

CÓDIGO : a determinar

DURAÇÃO : semestral

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

CARGA HORÁRIA: 45 h

CARÁTER : optativo

PRÉ-REQUISITO: não há

EMENTA: Trata de estudos referentes à construção de uma representação da natureza, como também de educação na modernidade ocidental. Os estudos farão uma articulação entre essas construções, determinando as implicações dessas elaborações simbólicas no que tange ao trabalho específico do educar, como uma arte de edificação de uma nova natureza no homem e suas imbricações com a visão de natureza que domina os processos educativos e sociais na modernidade.

Art. 2º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 19 DE AGOSTO DE 2002

 

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)