Nº 043 - Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Letras - Português/ Espanhol.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 043/2002

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 19 DE JUNHO DE 2002

 

Dispõe sobre alteração curricular no curso de Letras - Português/Espanhol.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 14 de junho de 2002,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º - Excluir do QSL do Curso as disciplinas optativas, abaixo relacionadas:

06288 - Conversação em Espanhol I

06289 - Conversação em Espanhol II

06290 - Conversação em Espanhol III

06291 - Conversação em Espanhol IV

Art. 2º - Criar e incluir no QSL do Curso, as disciplinas abaixo relacionadas:

METODOLOGIA DO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Carga Horária: 2 h/a

Créditos: 4

Carga Horária Total: 60 h/a

Sistema de Avaliação: II

Caráter: Optativo

Localização no QSL: 2º ano

Ementa: Diferentes metodologias, técnicas e meios de ensino do Espanhol como língua estrangeira, visando à produção de experiências na língua-alvo dentro da sala de aula e na comunidade não-universitária. Planejamento de aulas segundo os pressupostos teóricos contemporâneos das teorias de aprendizagem de línguas estrangeiras estudadas no 2º ano da graduação.

SEMINÁRIO DE LITERATURA HISPÂNICA CONTEMPORÂNEA

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Duração: anual

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Carga Horária Total: 60 h/a

Sistema de Avaliação: II

Caráter: Optativo

Localização no QSL: 4o ano

Ementa: Visão de conjunto do processo de desenvolvimento da narrativa contemporânea hispânica, enfatizando o estudo das suas tendências principais através da análise de textos.

Art. 3º - Reduzir a carga horária e alterar as ementas das disciplinas abaixo relacionadas:

06283 - LÍNGUA ESPANHOLA I

Carga horária semanal: 6 h/a

Carga Horária Total: 180 h/a

Clientela alvo: alunos do primeiro ano

Implantação: 2003

Ementa: Sistema fonético e fonológico do espanhol. A sua representação gráfica. Confronto com seus correspondentes no português. Início da produção oral. Iniciação à leitura e produção de textos em espanhol. Aquisição de recursos básicos.

06284 - LÍNGUA ESPANHOLA II

Carga horária semanal: 6 h/a

Carga Horária Total: 180 h/a.

Clientela alvo: alunos do segundo ano

Implantação: 2004

Ementa: Sistema morfossintático do espanhol. Aprofundamento na aquisição de estratégias de compreensão e expressão oral e escrita. Os verbos irregulares.

06285 - LÍNGUA ESPANHOLA III

Carga horária semanal: 4 h/a

Carga Horária Total: 120 h/a.

Clientela alvo: alunos do terceiro ano

Implantação: 2005

Ementa: Sistema semântico-pragmático do espanhol. Aprimoramento no uso das estratégias de compreensão e expressão oral e escrita. O dicionário.

06286 - LÍNGUA ESPANHOLA IV

Carga horária semanal: 4 h/a

Carga Horária Total: 120 h/a.

Clientela alvo: alunos do quarto ano

Implantação: 2006

Ementa: Análise contrastiva da gramática do português e do espanhol: da idéia à língua. A tradução.

Art. 4º - Alterar as Ementas das disciplinas a seguir relacionadas:

06294 - CULTURA HISPÂNICA

Ementa: Visão de conjunto do processo de identidade da cultura hispânica com ênfase em seus traços definidores, assim como em diversas manifestações de sua cultura artística e seu pensamento, para uma caracterização geral desse amplo universo cultural.

06298 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DO ESPANHOL

Ementa: Pesquisa na área de ensino de língua estrangeira (LE). Interdisciplinariedade entre a Lingüística e outras ciências sociais. Principais teorias de aprendizagem. Papel do aluno e do professor na abordagem de ensinar línguas estrangeiras. Línguas em contato. Línguas fronteiriças. Papel da língua materna no ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE)."Interlíngua". Conflitos gerados pela diversidade lingüística.

06287 - LITERATURA ESPANHOLA

Ementa: Visão diacrônica da literatura espanhola do medievo até hoje, com ênfase na modernidade literária. Estudo de textos que dão perfil a esse conjunto literário.

06249 - LITERATURA HISPANO-AMERICANA

Ementa: Visão de conjunto do processo de integração da literatura hispano-americana e das principais tendências da modernidade literária, com ênfase no estudo de figuras e textos representativos da literatura contemporânea.

06311 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA

Ementa: Estudos complementares da língua espanhola através de atividades de recepção e reprodução que incluam aspectos específicos da fonologia e fonética espanhola, desde as unidades mínimas à frase.

06312 - LEITURA DE TEXTOS EM ESPANHOL

Ementa: Desenvolvimento de estratégias de leitura de textos autênticos e originais, de tipologia variada, em língua espanhola.

06313 - PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESPANHOL

Ementa: Desenvolvimento de habilidades de produção escrita de diferentes tipos de textos em língua espanhola: cartas, resumos, resenhas, narrações ficcionais.

06315 - TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA

Ementa: Estudo de diferentes aspectos da língua espanhola que venham a suprir possíveis lacunas do currículo e que suscitem interesse do aluno na sua condição de futuro docente de espanhol (Pontos controversos da gramática, contrastes com as estruturas do português, etc.).

06292 - TRADUÇÃO EM ESPANHOL I

Ementa: Organização de situações de ensino-aprendizagem que desenvolvam no aluno habilidades de tradução da língua espanhola para a língua portuguesa de textos informativos e comerciais.

06293 - TRADUÇÃO EM ESPANHOL II

Ementa: Organização de situações de ensino-aprendizagem que desenvolvam no aluno habilidades de tradução da língua espanhola para a língua portuguesa de textos técnicos, textos sobre especificações e instruções de uso.

Art. 5º - A distribuição de carga horária para integralização do curso passa a ser a seguinte:

Carga horária de disciplinas obrigatórias: 2880 horas/aula

Carga horária de disciplinas optativas: 390 horas/aula

Carga horária total: 3270 horas/aula

Art. 6º - Implantar as alterações de que trata a presente Deliberação, gradativamente, uma série a cada ano a partir do Processo Sletivo 2003.

Art. 7º - Determinar que os estudantes regulares ingressos até 2002, se reprovados em disciplinas que tiveram redução de carga horária, deverão complementar a carga horária total do curso com disciplinas optativas.

Art. 8º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 19 DE JUNHO DE 2002

 

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)