SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 025/2002
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 18 DE ABRIL DE 2002
Dispõe sobre alteração curricular nos Cursos de Pedagogia.
A Vice-Reitora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de abril de 2002,
D E L I B E R A:
Art. 1º - Alterar os nomes dos Cursos de Pedagogia, que passam a denominar-se: CURSO DE PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL e CURSO DE PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO INFANTIL.
Art. 2º - Alterar os currículos dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil, bem como os Quadros de Equivalência das disciplinas, conforme os
anexo I e anexo II desta Deliberação.
Art. 3º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor a partir do 1º semestre de 2002, para todos os estudantes dos Cursos, revogadas as disposições em contrário.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 18 DE ABRIL DE 2002
MARIA ELISABETH GOMES DA SILVA ITUSARRY
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO INFANTIL
- Excluir dos QSL dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil, as seguintes disciplinas
Disciplina |
Código |
Localização no QSL |
Caráter |
Lotação |
Estatística I |
01027 |
2º Per. |
Obrigatória |
DMT |
Medidas Educacionais I |
09216 |
4º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Psicomotricidade II |
09186 |
4º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Educação Artística I |
06120 |
5º Per. |
Obrigatória |
DLA |
Recreação e Jogos |
09188 |
5º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Estrutura e Func. do Ens. 1º e 2º graus |
09165 |
5º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Educação de Excepcionais I |
09215 |
5º Per. |
Optativa |
DECC |
Educação Artística II |
06121 |
6º Per. |
Obrigatória |
DLA |
Problemas de Aprendizagem |
09183 |
7º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Pensamento Social Cristão |
09027 |
6º Per. |
Optativa |
DECC |
Metodologia Ensino 2º grau |
09059 |
6º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Biologia Educacional |
09160 |
1º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Estatística Aplicada à Educação |
01029 |
3º Per. |
Obrigatória |
DMT |
Prática de Ensino em Escola de 2º Grau - Psicologia |
09132 |
8º Per. |
|
DECC |
Prática de Ensino em Escola do 2º Grau - Didática |
09133 |
8º Per. |
|
DECC |
Prática de Ensino em Escola de 2º Grau - Sociologia |
09131 |
8º Per. |
|
DECC |
- Excluir do QSL do Curso de Pedagogia - Educação Infantil, as seguintes disciplinas:
Disciplina |
Código |
Localização no QSL |
Caráter |
Lotação |
Metodologia da Pré-Escola I |
09169 |
6º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Org. e Func. Da Pré-Escola |
09180 |
6º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Fund. da Educ. Pré-Escolar |
09167 |
6º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Nutrição e Higiene |
18004 |
7º Per. |
Obrigatória |
DENF |
Metodologia da Pré-Escola II |
09170 |
7º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Prática de Ensino em Pré-Escola |
09193 |
8º Per. |
|
DECC |
- Excluir do QSL do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as seguintes disciplinas:
Disciplina |
Código |
Localização no QSL |
Caráter |
Lotação |
Metodol. da Comunicação e Expressão I |
09171 |
6º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Metodol. de Ciências I |
09173 |
6º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Metodol. de Estudos Sociais I |
09175 |
6º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Metodol. de Ciências II |
09174 |
7º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Metodol. da Comunicação e Expressão II |
09172 |
7º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Metodol. de Estudos Sociais II |
09176 |
7º Per. |
Obrigatória |
DECC |
Prática de Ensino em Escola de 1º Grau |
09224 |
8º Per. |
|
DECC |
- Criar e incluir nos QSL dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil as seguintes disciplinas:
VIVÊNCIAS CORPORAIS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 30 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 4º período
Caráter: obrigatória
Ementa: História do Corpo. Linguagem do corpo e as interações pedagógicas, lúdicas e educativas. Sentidos e significados da linguagem corporal. Técnicas proprioceptivas e exterioceptivas.
INFÂNCIA E CULTURA I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 3º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Estudo da Infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: articulações possíveis.
A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 30 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Principais concepções que abordam a questão da Educação Física e da Criança na sociedade ocidental. Análise da corporeidade e do movimento humano nos espaços educativos.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA EDUCACIONAL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 60 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 4º período
Caráter: obrigatória
Ementa: A pesquisa e suas especificidades fundamentais relacionadas a uma prática profissional crítica e consciente. As relações político-filosóficas entre produção de pesquisa e a sociedade. As principais questões teóricas e abordagens na área da Metodologia Científica..
A ARTE NA EDUCAÇÃO I
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 5º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Introdução a arte da criança e do adolescente. O grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas do espontaneismo ao conteudismo. A estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar. Imitação e cópia como problemas de aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
A ARTE NA EDUCAÇÃO II
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente. Figuração espontânea. A passagem da figuração icônica para escrita. Desenho, escrita e pré-alfabetização integrados. A construção do conhecimento pelo caminho da arte. A oficina de arte: o fazer artístico e a educação estética.
PSICOLOGIA DO JOGO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 5º período
Caráter: obrigatória
Ementa: História do jogo infantil. Contribuições teóricas. Importância dos jogos e sua classificação. Jogos educativos. Formação do Professor. Ludoteca, espaço lúdico.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 2º período
Caráter: optativa
Ementa: Evolução histórica, definições e princípios norteadores da Educação Especial no Brasil. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e de condutas típicas. Modalidades de atendimentos e formação de recursos humanos na Educação Especial. A inclusão do portador de necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Legislação brasileira sobre Educação Especial.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: As abordagens teóricas das dificuldades de aprendizagem na infância. O papel do educador na prevenção e intervenção nas situações de dificuldades de aprendizagem. A inter-relação professor-aluno-escola-família e sociedade.
METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Ensino Médio: organização curricular, clientela. Caracterização das disciplinas de formação pedagógica para o Ensino Médio Modalidade Normal. Planejamento e Avaliação. Dinâmica do processo ensino-aprendizagem.
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO I
Lotação: Departamento de Matemática
Código: a determinar
Carga horária: 60 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 5º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Determinação de tamanhos de amostras. Descrição de dados quantitativos. Decisão sobre dados contínuos e categóricos. Regressão e correlação.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA - ENSINO MÉDIO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 90h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 8º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações práticas subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIDÁTICA - ENSINO MÉDIO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 90h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 8º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações práticas subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA - ENSINO MÉDIO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 90h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 8º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações práticas subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem
- Incluir as seguintes disciplinas nos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil:
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA BRASILEIRA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09288
Carga horária: 60 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 5º período
Caráter: obrigatória
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Lotação: Departamento de Matemática
Código: 01063
Carga horária: 30 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 1º período
Caráter: obrigatória
- Criar e incluir no QSL do Curso de Pedagogia - Educação Infantil as seguintes disciplinas:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Implicações das políticas públicas no Brasil para a Educação Infantil. Definições legais e diretrizes curriculares para a educação de zero a seis anos.
CUIDADO E EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 60 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Estudo dos princípios fundamentais que articulam cuidado e educação como objetivos indissociáveis no cotidiano das instituições educativas que atende crianças de zero a seis anos. Experiências teórico/práticas.
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 90 h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: As contribuições teórico-metodológicas de Rousseau, Froebel, Montessori, Freinet, Kamii, Vygotski, Benjamin e os eixos norteadores para o trabalho pedagógico na Educação Infantil; concepções atuais para a educação infantil: a complementaridade do cuidado e educação.
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 90 h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: O currículo na educação infantil e aspectos específicos da prática pedagógica com crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas. Organização do cotidiano: tempo, espaço e atividades. A constituição do grupo e o papel da educadora. Propostas pedagógicas com crianças de zero a seis anos e atividades de pré-estágio.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Estudo das concepções e significados da infância. Contribuições da História, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Pedagogia e Filosofia. História da Infância e da Educação Infantil no Brasil e em outros países..
COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 75 h/a
Créditos: 5
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: O cotidiano e a prática pedagógica na educação infantil e as diversas formas de linguagem da criança. Práticas pedagógicas em educação infantil.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 210 h/a
Créditos: 14
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 8º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Assessoramento e avaliação do desempenho do estudante em Estágio Supervisionado na Educação Infantil.
- Criar e incluir no QSL do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as seguintes disciplinas:
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos do ensino da Língua Portuguesa. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos do ensino das Ciências Naturais. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos do ensino das Ciências Sociais. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 6º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos da construção da leitura e escrita. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 7º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Compreensão do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Organização do conhecimento articulando as diferentes áreas. As múltiplas formas de linguagem no processo de construção do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária: 210 h/a
Créditos: 14
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 8º período
Caráter: obrigatória
Ementa: Assessoramento e avaliação do desempenho do estudante em Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Alterar a ementa das seguintes disciplinas dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil:
PSICOLOGIA GERAL I
Código: 09217
Ementa: A Psicologia como ciência. O estudo do comportamento humano e dos fenômenos psicológicos. Necessidades e motivos humanos. A construção da identidade do Eu nos diversos contextos através do ciclo vital. Teorias da personalidade.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS I
Código: 09189
Ementa: Psicologia Social: concepções de homem, sujeito, subjetividade, indivíduo-grupo. Temáticas da Psicologia Social: atividade, consciência, alienação, pensamento, linguagem e emoções. Identidade. Identidade do professor.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Código: 09039
Ementa: Fundamentos da Psicologia da Educação e suas relações com as demais ciências da educação. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem: inatismo, ambientalismo e interacionismo.
PSICOFISIOLOGIA
Código: 09184
Ementa: Psicologia fisiológica: métodos de análise e síntese, objetivos e importância. Sistema nervoso: princípios similares dos sistemas sensoriais, neurônios e interconexões sinápticas. Atividade cerebral superior: funções mentais e psíquicas. O dinamismo e a integração dos movimentos e da postura.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Código: 09040
Ementa: As principais abordagens psicológicas de desenvolvimento e aprendizagem na Educação infantil: psicanalítica, cognitiva, sócio-histórica e comportamental, suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem nos diferentes contextos.
PSICOMOTRICIDADE I
Código: 09185
Ementa: Teorias e concepções da Psicomotricidade. Correlações funcionais e correlacionais. Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade e sua organização psicológica e psicossocial.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III
Código: 09041
Ementa: As principais abordagens psicológicas de desenvolvimento e aprendizagem na pré-adolescência: psicanalítica, cognitiva, sócio-histórica e comportamental, suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem nos diferentes contextos.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO IV
Código: 09042
Ementa: As principais abordagens psicológicas de desenvolvimento e aprendizagem na adolescência: psicanalítica, cognitiva, sócio-histórica e comportamental, suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem nos diferentes contextos.
PSICOPEDAGOGIA DO ADULTO
Código: 09187
Ementa: Concepções e teorias do desenvolvimento. Análise do desenvolvimento humano: adulto jovem, médio e velho. A problemática da educação de adultos na realidade brasileira. Problemas relativos à operacionalização do ensino supletivo. Educação permanente.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS II
Código: 09190
Ementa: Instituição escolar. Processos grupais. Relações e práticas sociais na escola e nos diversos contextos: escola-família-comunidade e sociedade.
- Alterar para o 1º período, a localização da disciplina 09187 - Psicopedagogia do Adulto, nos QSL dos Cursos de Pedagogia - Educação Infantil e Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
- Passar de obrigatória para optativa a disciplina de Prática Desportiva, dos QSL dos Cursos de Pedagogia - Educação Infantil e Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
- A carga horária e número de créditos das disciplinas obrigatórias do Curso de Pedagogia - Educação Infantil, passam a ser de 2760 h/a - 184 créditos
- Manter a carga horária mínima e número de créditos das disciplinas optativas dos Cursos de Pedagogia - Educação Infantil e Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em 45 h/a - 3 créditos.
- A carga horária e o número de número de créditos totais das disciplinas do Curso de Pedagogia - Educação Infantil, passam a ser de 2805 h/a - 187 créditos
- A carga horária e número de créditos das disciplinas obrigatórias do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental passam a ser de 2835 h/a - 189 créditos
- A carga horária e número de créditos totais das disciplinas do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, passam a ser de 2880 h/a - 192 créditos.
- Aprovar os quadros de equivalência de disciplinas dos Cursos, conforme Anexos II III.