Nº 025 - Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 025/2002

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 18 DE ABRIL DE 2002

 

Dispõe sobre alteração curricular nos Cursos de Pedagogia.

 

A Vice-Reitora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de abril de 2002,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º - Alterar os nomes dos Cursos de Pedagogia, que passam a denominar-se: CURSO DE PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL e CURSO DE PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO INFANTIL.

Art. 2º - Alterar os currículos dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil, bem como os Quadros de Equivalência das disciplinas, conforme os

anexo I e anexo II desta Deliberação.

Art. 3º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor a partir do 1º semestre de 2002, para todos os estudantes dos Cursos, revogadas as disposições em contrário.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 18 DE ABRIL DE 2002

 

MARIA ELISABETH GOMES DA SILVA ITUSARRY

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO INFANTIL

 

  1. Excluir dos QSL dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil, as seguintes disciplinas

Disciplina

Código

Localização no QSL

Caráter

Lotação

Estatística I

01027

2º Per.

Obrigatória

DMT

Medidas Educacionais I

09216

4º Per.

Obrigatória

DECC

Psicomotricidade II

09186

4º Per.

Obrigatória

DECC

Educação Artística I

06120

5º Per.

Obrigatória

DLA

Recreação e Jogos

09188

5º Per.

Obrigatória

DECC

Estrutura e Func. do Ens. 1º e 2º graus

09165

5º Per.

Obrigatória

DECC

Educação de Excepcionais I

09215

5º Per.

Optativa

DECC

Educação Artística II

06121

6º Per.

Obrigatória

DLA

Problemas de Aprendizagem

09183

7º Per.

Obrigatória

DECC

Pensamento Social Cristão

09027

6º Per.

Optativa

DECC

Metodologia Ensino 2º grau

09059

6º Per.

Obrigatória

DECC

Biologia Educacional

09160

1º Per.

Obrigatória

DECC

Estatística Aplicada à Educação

01029

3º Per.

Obrigatória

DMT

Prática de Ensino em Escola de 2º Grau - Psicologia

09132

8º Per.

 

DECC

Prática de Ensino em Escola do 2º Grau - Didática

09133

8º Per.

 

DECC

Prática de Ensino em Escola de 2º Grau - Sociologia

09131

8º Per.

 

DECC

 

 

  • Excluir do QSL do Curso de Pedagogia - Educação Infantil, as seguintes disciplinas:

 

Disciplina

Código

Localização no QSL

Caráter

Lotação

Metodologia da Pré-Escola I

09169

6º Per.

Obrigatória

DECC

Org. e Func. Da Pré-Escola

09180

6º Per.

Obrigatória

DECC

Fund. da Educ. Pré-Escolar

09167

6º Per.

Obrigatória

DECC

Nutrição e Higiene

18004

7º Per.

Obrigatória

DENF

Metodologia da Pré-Escola II

09170

7º Per.

Obrigatória

DECC

Prática de Ensino em Pré-Escola

09193

8º Per.

 

DECC

 

 

  • Excluir do QSL do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as seguintes disciplinas:

 

Disciplina

Código

Localização no QSL

Caráter

Lotação

Metodol. da Comunicação e Expressão I

09171

6º Per.

Obrigatória

DECC

Metodol. de Ciências I

09173

6º Per.

Obrigatória

DECC

Metodol. de Estudos Sociais I

09175

6º Per.

Obrigatória

DECC

Metodol. de Ciências II

09174

7º Per.

Obrigatória

DECC

Metodol. da Comunicação e Expressão II

09172

7º Per.

Obrigatória

DECC

Metodol. de Estudos Sociais II

09176

7º Per.

Obrigatória

DECC

Prática de Ensino em Escola de 1º Grau

09224

8º Per.

 

DECC

 

 

  • Criar e incluir nos QSL dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil as seguintes disciplinas:

 

 

VIVÊNCIAS CORPORAIS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 30 h/a

Créditos: 2

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 4º período

Caráter: obrigatória

Ementa: História do Corpo. Linguagem do corpo e as interações pedagógicas, lúdicas e educativas. Sentidos e significados da linguagem corporal. Técnicas proprioceptivas e exterioceptivas.

 

INFÂNCIA E CULTURA I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 3º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Estudo da Infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: articulações possíveis.

 

A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 30 h/a

Créditos: 2

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Principais concepções que abordam a questão da Educação Física e da Criança na sociedade ocidental. Análise da corporeidade e do movimento humano nos espaços educativos.

 

FUNDAMENTOS DA PESQUISA EDUCACIONAL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 60 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 4º período

Caráter: obrigatória

Ementa: A pesquisa e suas especificidades fundamentais relacionadas a uma prática profissional crítica e consciente. As relações político-filosóficas entre produção de pesquisa e a sociedade. As principais questões teóricas e abordagens na área da Metodologia Científica..

 

A ARTE NA EDUCAÇÃO I

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 5º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Introdução a arte da criança e do adolescente. O grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas – do espontaneismo ao conteudismo. A estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar. Imitação e cópia como problemas de aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

A ARTE NA EDUCAÇÃO II

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente. Figuração espontânea. A passagem da figuração icônica para escrita. Desenho, escrita e pré-alfabetização integrados. A construção do conhecimento pelo caminho da arte. A oficina de arte: o fazer artístico e a educação estética.

 

PSICOLOGIA DO JOGO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 5º período

Caráter: obrigatória

Ementa: História do jogo infantil. Contribuições teóricas. Importância dos jogos e sua classificação. Jogos educativos. Formação do Professor. Ludoteca, espaço lúdico.

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 2º período

Caráter: optativa

Ementa: Evolução histórica, definições e princípios norteadores da Educação Especial no Brasil. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e de condutas típicas. Modalidades de atendimentos e formação de recursos humanos na Educação Especial. A inclusão do portador de necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Legislação brasileira sobre Educação Especial.

 

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: As abordagens teóricas das dificuldades de aprendizagem na infância. O papel do educador na prevenção e intervenção nas situações de dificuldades de aprendizagem. A inter-relação professor-aluno-escola-família e sociedade.

 

METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Ensino Médio: organização curricular, clientela. Caracterização das disciplinas de formação pedagógica para o Ensino Médio – Modalidade Normal. Planejamento e Avaliação. Dinâmica do processo ensino-aprendizagem.

 

ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO I

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga horária: 60 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 5º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Determinação de tamanhos de amostras. Descrição de dados quantitativos. Decisão sobre dados contínuos e categóricos. Regressão e correlação.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA - ENSINO MÉDIO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 90h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 8º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações práticas subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIDÁTICA - ENSINO MÉDIO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 90h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 8º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações práticas subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA - ENSINO MÉDIO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 90h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 8º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações práticas subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem

 

 

  • Incluir as seguintes disciplinas nos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil:

 

 

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA BRASILEIRA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09288

Carga horária: 60 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 5º período

Caráter: obrigatória

 

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Lotação: Departamento de Matemática

Código: 01063

Carga horária: 30 h/a

Créditos: 2

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 1º período

Caráter: obrigatória

 

 

  • Criar e incluir no QSL do Curso de Pedagogia - Educação Infantil as seguintes disciplinas:

 

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Implicações das políticas públicas no Brasil para a Educação Infantil. Definições legais e diretrizes curriculares para a educação de zero a seis anos.

 

CUIDADO E EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 60 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Estudo dos princípios fundamentais que articulam cuidado e educação como objetivos indissociáveis no cotidiano das instituições educativas que atende crianças de zero a seis anos. Experiências teórico/práticas.

 

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 90 h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: As contribuições teórico-metodológicas de Rousseau, Froebel, Montessori, Freinet, Kamii, Vygotski, Benjamin e os eixos norteadores para o trabalho pedagógico na Educação Infantil; concepções atuais para a educação infantil: a complementaridade do cuidado e educação.

 

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 90 h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: O currículo na educação infantil e aspectos específicos da prática pedagógica com crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas. Organização do cotidiano: tempo, espaço e atividades. A constituição do grupo e o papel da educadora. Propostas pedagógicas com crianças de zero a seis anos e atividades de pré-estágio.

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Estudo das concepções e significados da infância. Contribuições da História, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Pedagogia e Filosofia. História da Infância e da Educação Infantil no Brasil e em outros países..

 

COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 75 h/a

Créditos: 5

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: O cotidiano e a prática pedagógica na educação infantil e as diversas formas de linguagem da criança. Práticas pedagógicas em educação infantil.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 210 h/a

Créditos: 14

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 8º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Assessoramento e avaliação do desempenho do estudante em Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

 

    1. Criar e incluir no QSL do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as seguintes disciplinas:

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos do ensino da Língua Portuguesa. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos do ensino das Ciências Naturais. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos do ensino das Ciências Sociais. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 6º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Dimensões metodológicas do ensino. Conceitos e princípios básicos da construção da leitura e escrita. Articulação teoria-prática. Prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Aprofundamento de referenciais teórico-metodológicos numa perspectiva construtiva do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 45 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Localização no QSL: 7º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Compreensão do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Organização do conhecimento articulando as diferentes áreas. As múltiplas formas de linguagem no processo de construção do conhecimento. Prática de pré-estágio nos anos iniciais

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária: 210 h/a

Créditos: 14

Sistema de avaliação: II

Localização no QSL: 8º período

Caráter: obrigatória

Ementa: Assessoramento e avaliação do desempenho do estudante em Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

    1. Alterar a ementa das seguintes disciplinas dos Cursos de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogia - Educação Infantil:

 

PSICOLOGIA GERAL I

Código: 09217

Ementa: A Psicologia como ciência. O estudo do comportamento humano e dos fenômenos psicológicos. Necessidades e motivos humanos. A construção da identidade do Eu nos diversos contextos através do ciclo vital. Teorias da personalidade.

 

RELAÇÕES INTERPESSOAIS I

Código: 09189

Ementa: Psicologia Social: concepções de homem, sujeito, subjetividade, indivíduo-grupo. Temáticas da Psicologia Social: atividade, consciência, alienação, pensamento, linguagem e emoções. Identidade. Identidade do professor.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Código: 09039

Ementa: Fundamentos da Psicologia da Educação e suas relações com as demais ciências da educação. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem: inatismo, ambientalismo e interacionismo.

 

PSICOFISIOLOGIA

Código: 09184

Ementa: Psicologia fisiológica: métodos de análise e síntese, objetivos e importância. Sistema nervoso: princípios similares dos sistemas sensoriais, neurônios e interconexões sinápticas. Atividade cerebral superior: funções mentais e psíquicas. O dinamismo e a integração dos movimentos e da postura.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

Código: 09040

Ementa: As principais abordagens psicológicas de desenvolvimento e aprendizagem na Educação infantil: psicanalítica, cognitiva, sócio-histórica e comportamental, suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem nos diferentes contextos.

 

PSICOMOTRICIDADE I

Código: 09185

Ementa: Teorias e concepções da Psicomotricidade. Correlações funcionais e correlacionais. Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade e sua organização psicológica e psicossocial.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III

Código: 09041

Ementa: As principais abordagens psicológicas de desenvolvimento e aprendizagem na pré-adolescência: psicanalítica, cognitiva, sócio-histórica e comportamental, suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem nos diferentes contextos.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO IV

Código: 09042

Ementa: As principais abordagens psicológicas de desenvolvimento e aprendizagem na adolescência: psicanalítica, cognitiva, sócio-histórica e comportamental, suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem nos diferentes contextos.

 

PSICOPEDAGOGIA DO ADULTO

Código: 09187

Ementa: Concepções e teorias do desenvolvimento. Análise do desenvolvimento humano: adulto jovem, médio e velho. A problemática da educação de adultos na realidade brasileira. Problemas relativos à operacionalização do ensino supletivo. Educação permanente.

 

RELAÇÕES INTERPESSOAIS II

Código: 09190

Ementa: Instituição escolar. Processos grupais. Relações e práticas sociais na escola e nos diversos contextos: escola-família-comunidade e sociedade.

 

    1. Alterar para o 1º período, a localização da disciplina 09187 - Psicopedagogia do Adulto, nos QSL dos Cursos de Pedagogia - Educação Infantil e Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

 

    1. Passar de obrigatória para optativa a disciplina de Prática Desportiva, dos QSL dos Cursos de Pedagogia - Educação Infantil e Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

 

    1. A carga horária e número de créditos das disciplinas obrigatórias do Curso de Pedagogia - Educação Infantil, passam a ser de 2760 h/a - 184 créditos

 

    1. Manter a carga horária mínima e número de créditos das disciplinas optativas dos Cursos de Pedagogia - Educação Infantil e Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em 45 h/a - 3 créditos.

 

    1. A carga horária e o número de número de créditos totais das disciplinas do Curso de Pedagogia - Educação Infantil, passam a ser de 2805 h/a - 187 créditos

 

    1. A carga horária e número de créditos das disciplinas obrigatórias do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental passam a ser de 2835 h/a - 189 créditos

 

    1. A carga horária e número de créditos totais das disciplinas do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, passam a ser de 2880 h/a - 192 créditos.

 

  1. Aprovar os quadros de equivalência de disciplinas dos Cursos, conforme Anexos II III.