Nº 011 - Dispõe sobre a criação do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 011/2002

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 1º DE MARÇO DE 2002

 

Dispõe sobre a criação do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.

 

A Vice-Reitora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 1º de março de 2002,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º - Criar o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA, conforme estrutura em anexo.

Art. 2º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta, revogadas as disposições em contrário.

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 1º DE MARÇO DE 2002

 

 

MARIA ELISABETH GOMES DA SILVA ITUSARRY

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

I – Caracterização do Curso

Tipo do Curso: especialização

Modalidade do Curso: Regular – Tempo parcial

Carga horária total: 600 horas

Número total de créditos: 40 créditos.

Clientela: Profissionais de saúde de nível superior, Enfermeiros e Médicos, que preferencialmente desempenhem sua funções em equipe básica de saúde das regiões sul e centro do Estado do Rio Grande do Sul.

Número de vagas: 34 (trinta e quatro), 17 médicos e 17 enfermeiros

Período de realização: 04/2002 à 04/2003

Cronograma

ETAPA

Semana

1

Semana

2

Semana

3

Semana

4

Semana

5

Semana

6

Semana

7

Divulgação/ Inscrição

 

 

 

 

 

 

 

Seleção

 

 

 

 

 

 

 

Matrículas

 

 

 

 

 

 

 

Encaminhamento relatório

 

 

 

 

 

 

 

II – Relação de disciplinas do Curso

Disciplina: Processo saúde/enfermidade

Responsável: professores Jaime Carlos Bech Nappi e Maria Antonieta Lavoratti

Carga horária total: 30 horas

Número de créditos: 02

Duração: 2 semanas

Ementa: Evolução do conceito de saúde. Fatores condicionantes da saúde. Características e princípios da atenção às necessidades de saúde. Necessidades em saúde dos indivíduos e comunidades. O social e a saúde. O processo saúde/enfermidade.

Disciplina: Sistemas de saúde – Sistema Único de Saúde; Estratégia de Saúde da Família

Responsável: professores Romeu Selistre, Juvenal Dias da Costa e Gladis Richa Kalil

Carga horária total: 45 horas

Número de créditos: 03.

Duração: 3 semanas.

Ementa: Atenção Integral à Saúde: modelos de atenção, níveis de atenção, conceito de saúde para todos e Atenção Primária de Saúde. Bases constitucionais e legais do SNS – SUS, Estratégia de Saúde da Família: Portaria MS 1886, de 17/12/97, Normas e diretrizes do PACS e PSF, SUS – lei 8080 e lei 8142, NOB 96/01 e portarias relativas ao PSF, NOAS 2001, SIA/SUS como preencher FFA, FAC, e BPA, SIAB – Sistema de Informações de Atenção Básica, políticas de regionalização, a municipalização, características da atenção à saúde no RGS. Bases operativas para o trabalho na Estratégia de Saúde da Família: aspectos conceituais, mapeamento e territorialização, modelo de atenção, organização do trabalho, composição da equipe, o dia a dia da equipe, organização de reuniões, a agenda, os informes.

Disciplina: Introdução à Estatística, à Epidemiologia e a Informação em Saúde

Responsável: professores Raul Mendoza Sassi, Jaime Carlos Bech Nappi, Ângela Machado

Carga horária total: 60hs

Número de créditos: 04

Duração: 04 semanas.

Ementa: Estatística em Saúde: a estatística e os sistemas de saúde, os sistemas de estatística de saúde, apresentação de dados, organização dos sistemas de estatísticas de saúde. Informação em Saúde: Sistema de Informação Geográfica, acesso e utilização dos sistemas de informação (Internet). Epidemiologia em Saúde: Epidemiologia – conceitos gerais; história; usos da Epidemiologia; tipos de estudos epidemiológicos, medidas de ocorrência. medidas de associação; causalidade; tipos de estudos epidemiológicos; viés e fatores de confusão; validade e repetibilidade; articulação do enfoque epidemiológico, clínico e de saúde coletiva em relação com a comunidade e com a família como centro. Sistemas de vigilância epidemiológica e sanitária: conceito, atividades básicas; notificação; grupos prioritários para a vigilância epidemiológica; vigilância epidemiológica de doenças imunopreviníveis;

Disciplina: O Processo de Trabalho - Planejamento em Saúde

Responsável: professores Marta Vaz, Wilson Lunardi. Filho, Valéria Lunardi

Carga horária total: 45horas

Número de créditos:03

Duração: 03 semanas

Ementa: Ética, interdisciplinariedade, rotina de trabalho, comunicação, informação, o processo de trabalho em saúde, planejamento normativo; planejamento estratégico – PES; MAPP, processo de planejamento, o planejamento em saúde no cotidiano.

Disciplina: Abordagem comunitária – A família como parte da comunidade

Responsável: professores Ângela Machado, Gladis Richa Kalil

Carga horária total: 30 horas

Número de créditos: 02

Duração: 02 semanas.

Ementa: A família como sistema. Comunidade. Qualidade de vida e satisfação das necessidades; Problemas da comunidade e padrões de risco/dano; Análise e abordagem da comunidade; Conhecimento de processos e métodos para a organização comunitária, com vistas a promoção de saúde. Participação social na promoção da saúde. Canais de participação social e estratégias mobilizadoras; O processo de participação como objeto de ação e sujeito de gestão. Conhecimento de processos e métodos para a organização comunitária, com vistas a promoção da saúde. Informação – priorização. Negociação – concertação; Implementação; Controle – avaliação;

Disciplina: Educação em saúde

Responsável: Kátia Ott Tavares, Ângela Machado.

Carga horária total: 60 horas

Número de créditos: 04

Duração: 04 semanas.

Ementa: Referenciais teóricos para a Educação em Saúde. Pressupostos básicos para a Educação em Saúde na estratégia de saúde da família. Planejamento e organização de ações educativas na estratégia de saúde de família:

Disciplina: Seminário integrativo de conteúdos - avaliação

Responsável: todos os coordenadores de módulo

Carga horária total: 8 horas.

Duração: 01 semana.

Disciplina: Saúde mental

Responsável: Profa. Eliane Pinho Azambuja

Carga horária total: 30 horas

Número de créditos: 02

Duração: 02 semanas.

Ementa: Aspectos sistêmicos da saúde mental. Prevenção, diagnóstico e tratamento em saúde mental.

Disciplina: Urgências e emergências clínicas e cirúrgicas

Responsável: professores Nalú Kerber, Newton Luiz Numa Peixoto Primo, Miguel Ângelo Martins de Castro

Carga horária total: 60 horas

Número de créditos: 04

Duração: 03 semanas.

Ementa: Estado de mal asmático – crise asmática. RCP. Crise convulsiva. Choque. Insuficiência cardíaca. Cetoacidose diabética. Exame inicial do trauma, prioridades no atendimento, suporte da vida, acesso venoso, imobilização e transporte de pacientes. Tipos de feridas e cuidados com as mesmas, fios de sutura e cicatrização. Queimaduras. Fraturas. Traumatismo crâneo-encefálico. Traumatismo abdominal. Traumatismo torácico. Choque elétrico. Ferimentos por arma branca e de fogo.

Disciplina: Atenção integral à saúde da criança no contexto familiar

Responsável: professores Juraci de Almeida Cesar, Vera Lúcia Oliveira Gomes, José Carlos dos Santos .

Carga Horária total: 60 horas

Número de créditos:04

Duração: 03 semanas

Ementa: Promoção da saúde da criança. Supervisão da saúde da criança. Assistência à criança. Atendimento à criança doente de 1 semana a 2 meses de idade. Atendimento à criança doente de 2 meses a 5 anos. Saúde escolar. Saúde oral.

Disciplina: Atenção integral à saúde da mulher no contexto familiar

Responsável: professores Ivete Ghinato Daoud, Nalú Kerber

Carga horária total: 60 horas

Número de créditos: 04

Duração: 03 semanas

Ementa: Pré-natal de baixo-risco. Noções de pré-natal de alto risco. Assistência ao parto normal. Assistência ao puerpério. Prevenção do câncer de colo uterino. Prevenção do câncer de mama. Doenças sexualmente transmissíveis. Noções de planejamento familiar. Noções de climatério. Síndromes ginecológicas.

Disciplina: Atenção integral à saúde do adulto e do adolescente no contexto familiar

Responsável: professores Raul Mendoza Sassi, Gabriela Mendoza, Eliane Azambuja, Aída Meirelles.

Carga horária total: 75 horas

Número de créditos: 05

Duração: 04 semanas

Ementa: Relação entre o profissional de saúde e o cliente adulto. A análise e a interpretação dos sintomas. O tratamento e a cura: Aspectos gerais da dor. Anorexia náuseas e vômitos. Constipação e diarréia. Palidez e anemia. Acompanhamento clínico do paciente neurológico. Principais alterações da respiração e da circulação. Principais distúrbios hormonais. Principais problemas dermatológicos. Distúrbios produzidos por venenos, mordeduras e picadas. Doenças causadas por agentes biológicos. Saúde do adolescente.

Disciplina: Atenção integral à saúde do trabalhador e do idoso no contexto familiar

Responsável: professores Nalú Kerb, Teda Marlene Pelzer, Gustavo Adolpho Primo Penna

Carga horária total:45 horas

Número de créditos:03

Duração: 02 semanas.

Ementa: Aspectos biológicos, sociais e psicológicos do envelhecimento. Abordagem integral à saúde do idoso. Doenças ocupacionais. Legislação vigente sobre saúde do trabalhador.

III – Corpo Docente

DOCENTE

DEPARTAMENTO

TITULAÇÃO

DISCIPLINA

Aída Luz Bortheiry Meirelles

Dep. de Medicina Interna

Doutor

Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Adolescente

Ângela Machado

Dep. de Enfermagem

Especialista

Educação em Saúde

Abordagem Comunitária – a família como parte da comunidade

Introdução à Estatística, à Epidemiologia e à Informação em Saúde

Eliane Pinho Azambuja

Dep. de Enfermagem

Mestre

Saúde Mental

Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Adolescente

Gladis Richa Kalil

Medicina Social/UFPEL –colaboradora

Mestre

Sistemas de saúde SUS/ PSF

Abordagem Comunitária – a família como parte da comunidade

Gustavo Adolpho Primo Penna

 

Especialista

Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e do Idoso

Ivete Ghinato Daoud

Dep. de Enfermagem

Mestre

Atenção Integral à Saúde da Mulher

Jaime Carlos Bech Nappi

Dep. de Medicina Interna

Doutor

Processo Saúde/ Enfermidade

Introdução à Estatística, à Epidemiologia e à Informação em Saúde

José Carlos dos Santos

Dep. Materno-Infantil

Especialista

Atenção Integral à Saúde da Criança

Juraci de Almeida César

Dep. Materno-Infantil

Mestre

Atenção Integral à Saúde da Criança

Juvenal Dias da Costa

Medicina Social/UFPEL – colaborador

Doutor

Sistemas de Saúde SUS/ PSF

Kátia Teresinha Ott Tavares

Dep. de Enfermagem

Mestre

Educação em Saúde

Maria Antonieta Lavoratti

Dep. de Enfermagem

Especialista

Processo Saúde/ Enfermidade

Maria Gabriela Mendoza Sassi

Dep. Materno-Infantil

Mestre

Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Adolescente

Marlene Teda Pelzer

Dep. de Enfermagem

Mestre

Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e do Idoso

Marta Regina Cezar Vaz

Dep. de Enfermagem

Doutor

Processo de Trabalho & Planejamento

Miguel Ângelo Martins de Castro

Dep. de Cirurgia

Doutor

Urgências e Emergências

Nalú da Costa Kerb

Dep. de Enfermagem

Mestre

Urgências e Emergências

Atenção Integral à Saúde da Mulher

Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e do Idoso

Newton Luís Numa Peixoto Primo

Dep. de Medicina Interna

Mestre

Urgências e Emergências

Raul Mendoza Sassi

Dep. de Medicina Interna

Mestre

Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Adolescente

Introdução à Estatística, à Epidemiologia e à Informação em Saúde

Romeu Selistre Sobrinho

Dep. de Medicina Interna

Especialista

Sistemas de Saúde SUS/PSF

Valéria Lerch Lunardi

Dep. de Enfermagem

Doutor

Processo de Trabalho & Planejamento

Vera Lúcia Oliveira Gomes

Dep. de Enfermagem

Mestre

Atenção Integral à Saúde da Criança

Wilson Danilo Lunardi Filho

Dep. de Enfermagem

Doutor

Processo de Trabalho & Planejamento

IV – Estrutura Curricular

Área 1: Abordagem coletiva

Carga horária total: 270 horas

Número to tal de créditos: 18

Módulo I

Disciplinas

Semana

1

Semana

2

Semana

3

Semana

4

Semana

5

Semana

6

Processo saúde/enfermidade

Concen-tração

Disper-são

 

 

 

 

Sistemas de saúde

 

 

Concen-tração

Concentração

Dispersão

 

Relatório de avaliação

 

 

 

 

 

 

Módulo II – Metodologias para o conhecimento da situação de saúde e das necessidades da comunidade das famílias para o planejamento territorial e compreensão do Processo de trabalho.

Carga horária total: 105 horas

Número to tal de créditos: 07

Disciplinas

Semana

6

Semana

7

Semana

8

Semana

9

Semana

10

Semana

11

Semana

12

Semana

13

Introdução à estatística

Concen-tração

Concen-tração

Concen-tração

Disper-são

 

 

 

 

Processo de trabalho

 

 

 

 

Concen-tração

Concen-tração

Disper-são

 

Relatório de avaliação

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo III – A abordagem comunitária e a educação em saúde como instrumentos de apoio à mobilização social.

Carga horária total: 90 horas

Número to tal de créditos: 06

Disciplinas

Semana

13

Semana

14

Semana

15

Semana

16

Semana

17

Semana

18

Semana

19

Abordagem comunitária

Concen-tração

Concen-tração

 

 

 

 

 

Educação em saúde

 

 

Concen-tração

Concen-tração

Concen-tração

Disper-são

 

Seminário integrativo

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de avaliação

 

 

 

 

 

 

 

Área 2: Abordagem clínica individual

Carga horária total: 330 horas

Número total de créditos: 22

Módulo IV

Disciplinas

Semana

19

Semana

20

Semana

21

Semana

22

Semana

23

Semana

24

Semana

25

Semana

26

Semana

27

Saúde mental

Teórico

Prático

 

 

 

 

 

 

 

Urgência/emergência

 

 

Teórico

Prático

Prático

 

 

 

 

Atenção à criança

 

 

 

 

 

Teórico

Prático

Prático

 

Relatório de avaliação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo V

Disciplinas

Semana

27

Semana

28

Semana

29

Semana

30

Semana

31

Semana

32

Semana

33

Semana

34

Semana

35

Semana

36

Atenção à mulher

Teórico

Prático

Prático

 

 

 

 

 

 

 

Atenção ao adulto e adolescente

 

 

 

Teórico

Teórico

Prático

Prático

 

 

 

Atenção ao idoso e trabalhador

 

 

 

 

 

 

 

Teórico

Prático

 

Relatório de avaliação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Critérios de avaliação: Será considerado aprovado no Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família o profissional/aluno que apresentar freqüência de 75% em todos os módulos, alcançar conceito satisfatório em todos os módulos (nota = 7.0) e no trabalho de conclusão.