Nº 005 - Dispõe sobre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Revoga a Deliberação nº 007/2000

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 005/2002

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 21 DE JANEIRO DE 2002

 

Dispõe sobre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

 

A Vice-Reitora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de janeiro de 2002,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º - Aprovar a mudança da denominação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Curso de Mestrado em Enfermagem, Saúde e Qualidade de Vida para PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM – Área de concentração: ENFERMAGEM E SAÚDE.

Art. 2º - Aprovar a nova estrutura do CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM – Área de concentração: ENFERMAGEM E SAÚDE, conforme o anexo desta Deliberação.

Art. 3º - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta, revogadas a Deliberação-COEPE nº 007/2000 e as disposições em contrário.

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 21 DE JANEIRO DE 2002

 

 

MARIA ELISABETH GOMES DA SILVA ITUSARRY

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

ESTRUTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • CURSO:

Mestrado em Enfermagem – Área de concentração: Enfermagem e Saúde

  • CARGA HORÁRIA:

450 horas em disciplinas

  • CRÉDITOS:

30 Créditos em disciplinas

 

06 Créditos em trabalhos de conclusão

 

  • INSCRIÇÕES:

 

      Anual: em 2002: janeiro; próximas: (set-out)

 

  • SELEÇÃO:

 

      Anual: em 2002: fevereiro; próximas:(nov-dez)

 

  • INÍCIO:

 

      2002

 

  • APROVAÇÃO:

 

    Será considerado aprovado o aluno que cumprir com a totalidade das seguintes condições:
    • Ter freqüência e nota mínima, conforme o que dispõe o Regimento dos Programas de Pós-Graduação;
    • Completar os 30 créditos em disciplinas e os 06 créditos em trabalhos de conclusão.

CORPO DOCENTE

PROFESSOR

TITULAÇÃO

INSTITUIÇÃO

Aloísio Ruscheinski

Doutor/USP

FURG

Ana Luiza Muccillo Baisch

Doutora/Bordeaux - França

FURG

Maria Cristina Flores Soares

Doutora/Paris VI - França

FURG

Marta Regina Cezar Vaz

Doutora/UFSC

FURG

Nágila Caporlíngua Giesta

Doutora/UFRGS

FURG

Pedro Lúcio de Souza

Doutor/UFMG

FURG

Tabajara Lucas de Almeida

Doutor/UFSM

FURG

Valéria Lerch Lunardi

Doutora/UFSC

FURG

Wilson Danilo Lunardi Filho

Doutor/UFSC

FURG

Rosita Saupe

Doutora/USP

UFSC (aposentada)

Zuleica Maria Patricio

Doutora/UFSC

UFSC (aposentada)

 

ESTRUTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM – Área de Concentração: ENFERMAGEM E SAÚDE

 

DISCIPLINAS: LOTAÇÃO, CRÉDITOS, CARÁTER E EMENTAS

CONCEITOS DE SAÚDE E SEUS NEXOS NO TRABALHO DA ENFERMAGEM/SAÚDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 4

Caráter: Obrigatória

Ementa: Formulações teóricas e conceituais de saúde e de adoecimento. Processos de decodificação das formulações no trabalho da enfermagem/saúde. Saberes tecnológicos orientadores do trabalho e seus nexos nas estruturas conceituais de saúde e adoecimento de seres humanos em diferentes ambientes ecossistêmicos.

CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO DA ENFERMAGEM/SAÚDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 4

Caráter: Obrigatória

Ementa: Principais abordagens teóricas da educação; características, contribuições, estratégias metodológicas. Criticas e implicações para a função educativa do profissional de enfermagem/saúde, como balizadores para a elaboração de uma proposta teórico - metodológica norteadora das ações educativas do profissional de enfermagem/saúde junto à sua clientela, seja indivíduos, grupos ou comunidade.

METODOLOGIA DA PESQUISA NA ENFERMAGEM/SAÙDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 4

Caráter: Obrigatória

Ementa: A pesquisa como componente do trabalho da enfermagem/saúde. O tema de pesquisa. A formulação do problema. Estratégias de pesquisa. Delineamento de pesquisa. Hipóteses e variáveis. Modelos de pesquisa. Métodos de coleta, de análise, tratamento e interpretação de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Relatório da pesquisa

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM/SAÙDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 4

Caráter: Obrigatória

Ementa: Tendências atuais e principais correntes do pensamento da moderna administração. Métodos e ferramentas da gestão administrativa e sua incorporação à área da enfermagem/saúde. Formas inovadoras de organização do trabalho; qualidade de atenção à saúde; repercussões na qualidade de vida dos usuários e dos prestadores de serviço.

O trabalho da enfermagem/saúde como trabalho coletivo em contextos sócio-históricos do trabalho genérico. Os diferentes processos de trabalho e o trabalho em saúde e seus componentes em diferentes ambientes sociais: indivíduo, família, trabalho, escolas, grupos específicos e comunidade em geral. O trabalho em saúde e tecnologias como expressão objetiva de subjetividades.

CONCEPÇÕES TEÓRICAS DO TRABALHO DA ENFERMAGEM

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: O saber da enfermagem. Processo de desenvolvimento de teorias e sua evolução. O estado da arte no desenvolvimento de teorias. Principais teorias de enfermagem e o processo de enfermagem.

ESTUDOS INDEPENDENTES

Departamento: Enfermagem

Créditos: 2

Caráter: Optativa

Ementa: Desenvolvimento e aprofundamento de temas específicos de interesse de 1 ou 2 alunos do curso, com docente especialista na área, como auxílio para a formulação de referenciais pertinentes ao trabalho final de dissertação.

ÉTICA NO TRABALHO DA ENFERMAGEM/SAÚDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: Pensamentos éticos dominantes na saúde. Bioética focalizando a autonomia, a beneficência e a justiça. Ética codificada. Ética e a problematização da prática assistencial. Dilemas éticos e estratégias para o seu enfrentamento.

EXPLORAÇÃO CLÍNICA E EPIDEMIOLÓGICA NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: Fundamentos epistemológicos da clínica. O método clínico como instrumento para o trabalho da saúde. Estruturação conceitual, métodos e estratégias. Estudos seletivos e estimativas. Fundamentos epistemológicos da epidemiologia. O método epidemiológico como instrumento para o trabalho da saúde. Estruturação conceitual, métodos e estratégias. Estudos seletivos e estimativos.

MODELAGEM INSTRUMENTAL APLICADA À ENFERMAGEM/SAÚDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 6

Caráter: Optativa

Ementa: Aprofundamento e aplicação de conhecimento para a construção de um marco teórico e metodológico para a elaboração de um modelo em assistência. Formulação, implementação e avaliação de modelos inovadores assistenciais, educativos e organizacionais para a intervenção no trabalho da enfermagem/saúde e no processo saúde-doença. Elaboração do relatório dos resultados da implementação do modelo desenvolvido, com análise crítica, com vistas a sua divulgação e utilização por outros profissionais.

PROGRAMAS E POLÍTICAS DE SAÚDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: Programas de saúde como instrumento do trabalho e sua vinculação com as políticas de saúde e de adequação aos diferentes contextos sócio-eco-culturais. Análise crítica e propostas de implementação de programas de saúde no processo de trabalho em saúde. Políticas sociais e de saúde: necessidades sociais e formulação de políticas de saúde. Sistemas de Saúde.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: Conceito de qualidade de vida no trabalho. Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho. O prazer no trabalho como elemento essencial da qualidade de vida. Conhecimentos existentes sobre as implicações do uso de inovações tecnológicas no mundo do trabalho para a compreensão global do fenômeno em seus vários aspectos, de forma integrada e à luz de uma leitura crítica.

SAÚDE E CONTEXTO SÓCIO-ECO-CULTURAL

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: Relações entre cultura e ecologia no processo de saúde e adoecimento, nos diferentes ambientes sociais: indivíduo, família, trabalho, escolas, grupos específicos e comunidade em geral. O trabalho em saúde, suas inter-relações e possibilidades de intervenção para a adequação da vida humana.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: Análise dos conceitos de saúde e qualidade de vida. A construção de uma visão integrada dos conceitos saúde e qualidade de vida. Abordagem de aspectos promotores do equilíbrio e da harmonia do desenvolvimento humano em sua interação com o ecossistema.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Departamento: Enfermagem

Créditos: 3

Caráter: Optativa

Ementa: Importância e impacto dos Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias de Informação (TI) no processo de planejamento e tomada de decisões nas organizações e no sistema de saúde.

TÓPICOS ESPECIAIS

Departamento: Enfermagem

Créditos: 2

Caráter: Optativa

Ementa: Planejamento, organização e implementação de seminários temáticos concernentes às questões do trabalho em saúde, relacionadas ao seu compromisso ético-político com o processo de saúde e adoecimento nos diferentes espaços sociais: indivíduo, família, trabalho, escolas, grupos específicos e comunidade em geral.

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA – 01052P

Departamento: Matemática

Créditos: 2

Caráter: Optativa

Ementa: Teoria da amostragem. Simula鈬o na teoria da amostragem. Teoria da estima鈬o. Simula鈬o na teoria da estima鈬o. Teoria da decis縊: conceitos b疽icos. Simula鈬o na teoria da decis縊. Testes de m馘ias e propor鋏es (param騁ricos e n縊 param騁ricos). Testes com vari疱eis categicas. Testes com distribui鋏es discretas. Testes de coeficientes de regress縊 e correla鈬o (param騁ricos e n縊 param騁ricos). Controle estat﨎tico de qualidade para vari疱eis. Controle estat﨎tico de qualidade para atributos.