Nº 026 - Dispõe sobre o Plano do Curso de Técnico em Projetos Elétricos.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 026/2001

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 31 DE MAIO DE 2001

 

Dispõe sobre o Plano do Curso de Técnico em Projetos Elétricos.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 29 de maio de 2001,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Aprovar o Plano do Curso de Técnico em Projetos Elétricos do Colégio Técnico Industrial "Prof. Mario Alquati", conforme estrutura em anexo.

Art. 2º A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 31 DE MAIO DE 2001

 

 

CARLOS RODOLFO BRANDÃO HARTMANN

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE TÉCNICO EM PROJETOS ELÉTRICOS

 

O plano do curso de Técnico em Projetos e Instalações Elétricas, está estruturado da seguinte forma:

01

Habilitação:

Carga Horária:

Estágio:

Técnico em projetos e Instalações Elétricas

1200 horas

400 horas

02

Qualificação:

Carga Horária

Instalador Elétrico Predial

600 horas

03

Qualificação:

Carga Horária:

Instalador Elétrico Industrial

930 horas

04

Qualificação:

Carga Horária:

Projetista Elétrico

1200 horas

O Curso proposto está estruturado em quatro módulos semestrais: I- Básico; II- Instalações Elétricas Prediais; III- Instalações Elétricas Industriais; IV- Projetos Elétricos e Estágio Supervisionado. O aluno tem a possibilidade de concluir o Curso num período de dois anos.

 

I

 

Módulo Básico

 

 

300 horas

 

 

II

 

Instalações Elétricas Prediais

 

300 horas

 

 

III

 

Instalações Elétricas Industriais

 

330 horas

 

 

IV

 

Projetos Elétricos

 

270 horas

 

Os módulos foram baseados nas funções e subfunções do processo produtivo identificadas, procurando cada módulo desenvolver um conjunto completo de competências e habilidades necessárias para a execução de determinada atividade da subárea de Instalações que corresponde a uma subdivisão da área Indústria.

Todos os módulos objetivam possibilitar aos alunos a construção das competências necessárias ao exercício de sua profissão. Para tanto, será dada ênfase na prática, realizada através de exercícios, trabalhos e projetos, em atividades individuais ou em grupos de trabalho.

MÓDULO I- BÁSICO

Este módulo caracteriza-se por não apresentar terminalidade. Além das apropriações de competências específicas e necessárias para o aproveitamento dos módulos posteriores, este módulo tem, também, a função de nivelamento considerando a heterogeneidade das turmas.

MÓDULO II- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS

Este módulo habilita o aluno a atuar profissionalmente na área de instalações elétricas prediais que compreendem circuitos de iluminação e tomadas, pequenos motores, alarmes e automação predial.

MÓDULO III- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS

Este módulo habilita o aluno a atuar profissionalmente na área de instalações elétricas industriais que compreendem circuitos de iluminação e tomadas, motores, transformadores, redes de transmissão e distribuição de energia

MÓDULO IV- PROJETOS ELÉTRICOS

Este módulo habilita o aluno a atuar profissionalmente na área de projetos de instalações elétricas prediais e industriais compreendendo circuitos de iluminação e tomadas, máquinas elétricas em geral, redes de transmissão e distribuição de energia e automação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

De acordo com a legislação do Colégio o estágio profissional supervisionado é obrigatório sendo desenvolvido num período mínimo de três meses com uma carga horária correspondente a um terço da carga total do curso, ou seja, quatrocentas horas. O estágio poderá ser desenvolvido em empresas públicas ou privadas desde que envolva atividades relacionadas à habilitação profissional do estagiário.

POSSIBILIDADES DE PERCURSOS

O Curso de Técnico em Projetos e Instalações Elétricas apresenta uma única possibilidade de percurso que corresponde a ingressar no Módulo I e cursar seqüencialmente todos os quatro módulos oferecidos e o estágio para a obtenção do diploma de técnico.

Módulo I + Módulo II = Instalador Elétrico Predial

Módulo I + Módulo II + Módulo III = Instalador Elétrico Industrial

Módulo I + Módulo II + Módulo III + Módulo IV = Projetista Elétrico

Módulo I + Módulo II + Módulo III + Módulo IV + Estágio = Técnico em Projetos e Instalações Elétricas

Diplomas e certificados serão expedidos pelo Colégio de acordo com as qualificações e habilidades apresentadas neste Plano de Curso. O diploma concederá habilitação técnica aos alunos que concluírem todo o percurso formativo definido na Organização Curricular. Certificados de qualificação profissional serão conferidos aos discentes que obtiverem competências e habilidades correspondentes às desenvolvidas por determinados módulos ou conjunto de módulos. Estes diplomas e certificados terão nominação de acordo com as possibilidades de percurso acima referidas.