Nº 025 - Dispõe sobre o Plano do Curso de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 025/2001

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 31 DE MAIO DE 2001

 

Dispõe sobre o Plano do Curso de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 29 de maio de 2001,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Aprovar o Plano do Curso de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado do Colégio Técnico Industrial "Prof. Mario Alquati", conforme estrutura em anexo.

Art. 2º A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 31 DE MAIO DE 2001

 

 

CARLOS RODOLFO BRANDÃO HARTMANN

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

 

Quadro 1- Habilitação e Qualificações.

01

Habilitação:

Carga Horária:

Estágio:

Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado

1200 horas

400 horas

02

Qualificação:

Carga Horária:

Mecânico de Refrigeração Pequeno e Médio Porte

600 horas

03

Qualificação:

Carga Horária:

Mecânico de Ar Condicionado

900 horas

04

Qualificação:

Carga Horária:

Operador de Sistemas de Refrigeração Industrial

1200 horas

A organização curricular do Curso é composta de módulos, conforme o Quadro 2, e estabelece que o aluno terá um único percurso de formação, devendo cursar inicialmente o Módulo Básico para após cursar seqüencialmente os módulos A, B e C.

 

Quadro 2- Módulos.

 

Módulo Básico

 

 

 

 

 

 

300 horas

 

Módulo A

 

Mecânica de Refrigeração Pequeno e Médio Porte

 

300 horas

 

Módulo B

 

Mecânica de Sistemas de Ar Condicionado

 

 

300 horas

 

Módulo C

 

Operação de Sistemas de Refrigeração Industrial

 

300 horas

Constituição dos módulos:

MÓDULO BÁSICO

O módulo básico será subdividido em Núcleo Comum (100 h) e Base Profissional (200 h).

NÚCLEO COMUM - deverá desenvolver competências e habilidades voltadas a Gestão, Administração, Qualidade e Meio Ambiente.

BASE PROFISSIONAL: deverá preparar o aluno para ingressar no próximo módulo, fornecendo uma base científica sólida e fundamental para o seu pleno desenvolvimento e sucesso nos módulos seguintes.

Para isso, este módulo deverá ser desenvolvido através do intenso uso de laboratórios e aulas experimentais, tornando a busca do conhecimento uma atividade interessante e contextualizada, formando uma base científica sólida e duradoura para a vida acadêmica e profissional do educado.

MÓDULO A - MECÂNICA DE REFRIGERAÇÃO PEQUENO E MÉDIO PORTE

Este módulo terá duração de 300 h, e deverá desenvolver competências voltadas ao desenvolvimento de projetos, instalação e montagem, planejamento, controle e execução de manutenção de sistemas de refrigeração de pequeno e médio porte, refrigeração doméstica, comercial, pequenas câmaras frigoríficas, transporte frigorificado, etc.

Deverão ser priorizadas as atividades voltadas a resolução de problemas, desenvolvimento de projetos, utilização de material técnico disponibilizado por empresas como catálogos e manuais técnicos, tabelas práticas etc., sempre com intenso uso de laboratórios, visitas técnicas a empresas locais e da região, palestras e mini cursos.

MÓDULO B - MECÂNICA DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO

Este módulo terá duração de 300h, e deverá desenvolver competências voltadas ao desenvolvimento de projetos de sistemas de ar condicionado central, instalação e montagem, planejamento, controle e execução de manutenção de sistemas de ar condicionado de janela.

Deverão ser priorizadas as atividades voltadas a resolução de problemas, desenvolvimento de projetos, utilização de material técnico disponibilizado por empresas como catálogos e manuais técnicos, tabelas práticas etc., sempre com intenso uso de laboratórios, visitas técnicas a empresas locais e da região, palestras e mini cursos.

MÓDULO C - OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL

Este módulo terá duração de 300h, e deverá desenvolver competências voltadas ao desenvolvimento de projetos, manutenção autônoma, operação e supervisão de sistemas de refrigeração industrial.

Deverão ser priorizadas as atividades voltadas a resolução de problemas, desenvolvimento de projetos, utilização de material técnico disponibilizado por empresas como catálogos e manuais técnicos, tabelas práticas, etc., sempre com intenso uso de laboratórios, visitas técnicas e a empresas locais e da região, palestras e mini cursos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

De acordo com a legislação do Colégio o estágio profissional supervisionado é obrigatório sendo desenvolvido num período mínimo de três meses com uma carga horária correspondente a um terço da carga total do curso, ou seja, quatrocentas horas. O estágio poderá ser desenvolvido em empresas públicas ou privadas desde que envolva atividades relacionadas à habilitação profissional do estagiário.

Certificados e diplomas expedidos aos concluintes do curso:

O aluno poderá receber certificados intermediários ao final de cada módulo, com exceção do módulo básico, tendo os seguintes requisitos para a emissão de cada certificado:

Certificado de Mecânico de Refrigeração de Pequeno e Médio Porte

Þ Módulo Básico + Módulo A.

Certificado de Mecânico de Ar Condicionado

Þ Módulo Básico + Módulo A + Módulo B.

Certificado de Operador de Sistemas de Refrigeração Industrial

Þ Módulo Básico + Módulo A + Módulo B + Módulo C.

Diploma de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado

Þ Módulo Básico + Módulo A +Módulo B + Módulo C + Estágio.