SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO Nº 034/2000
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 18 DE SETEMBRO DE 2000
Dispõe sobre PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR RS: CURSO DE PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião extraordinária do dia 15 de setembro de 2000,
D E L I B E R A:
Artigo 1º -
A Fundação Universidade Federal do Rio Grande, em convênio com a Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar, através do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR RS, oferecerá naquele município o CURSO DE PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS, com início em setembro de 2000, para docentes que atendam os requisitos previstos no projeto.
Artigo 2º -
A execução ficará sob a responsabilidade da FURG através da Pró-Reitoria de Graduação, Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, Departamento de Letras e Artes e da Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, através da Secretaria Municipal de Educação.
Artigo 3º -
A coordenação pedagógica do Projeto de Ensino será da Comissão de Curso de Pedagogia e do Coordenador Geral do Projeto de Ensino oferecido em Santa Vitória do Palmar.
Artigo 4º -
A seleção dos candidatos ao curso far-se-á mediante os seguintes requisitos:
- ser professor leigo atuante na rede pública municipal de ensino;
- ter formação de ensino médio completo ou equivalente;
- estar atuando como docente em séries iniciais do ensino fundamental, em escola pública municipal, no início do curso e durante toda a sua realização;
- tempo superior a oito anos, a contar do início do curso, para requerer a aposentadoria.
Artigo 5º -
O curso será atendido por docentes e bolsistas, pertencentes à FURG, ou especialmente contratados, desde que apresentem habilitação para tal, ficando a responsabilidade da seleção com os Departamentos envolvidos no processo, juntamente com a Coordenação Pedagógica do Curso.
Artigo 6º -
O Curso desenvolver-se-á em períodos intensivos e com orientação à distância de acordo com os blocos constantes no anexo desta Deliberação.
Artigo 7º
- A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Fundação Universidade Federal do Rio Grande,
em 18 de setembro de 2000
Carlos Alberto Eiras Garcia
PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS
CURSO DE PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS
DURAÇÃO TOTAL 3210 h/aula
BLOCO UM
Atividades |
CH |
|
Fundamentos da Educação I Estudo do conhecimento científico, abordando delimitação da realidade a ser explicada, determinação do sujeito da realidade (indivíduo, grupo e classe social) e do conhecimento crítico e elaboração dos conceitos e categorias, ordenação do conhecimento. Psicologia da Educação I Ensaio sobre o objeto da psicologia da educação: o sujeito da interação (reconstrução de trajetórias) Teoria e Prática Pedagógica I Estudo da organização do processo de ensino a partir da prática pedagógica dos professores-alunos, enfocando especialmente seu papel frente ao planejamento do processo ensino-aprendizagem, à luz da organização do trabalho escolar Metodologia do Estudo Estudo das técnicas de leitura, marcação, fichamento e resumo de textos, e de elaboração discursiva de trabalhos acadêmicos Leitura e Produção de Textos Domínio da norma culta e produção de textos |
45
45
45
45
45 |
|
SUB-TOTAL |
225 |
|
Etapa em serviço |
|
|
Observação das Relações na Escola I Observação das relações sociais mais amplas constituídas da realidade educacional e escolar |
90 |
|
SUB-TOTAL |
90 |
|
TOTAL |
315 |
BLOCO DOIS
Atividades |
CH |
Fundamentos da Educação II Estudo das concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosófico-sociológicas; categorias que orientam o ato pedagógico; relação entre filosofia e prática pedagógica. Psicologia da Educação II Estudo da gênese do sujeito cognitivo (desenvolvimento e aprendizagens) e implicações na escola. Teoria e Prática Pedagógica II Estudo da organização do processo de ensino a partir da prática pedagógica dos professores-alunos, enfocando especialmente os princípios teórico-metodológicos que se refletem na relação professor-aluno e os procedimentos cognitivos para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. Sistema Educacional Brasileiro I Políticas públicas de educação e a organização e funcionamento do ensino fundamental e médio do sistema educacional brasileiro, considerando aspectos legais, curriculares e sócio-políticos da educação. Fundamentos de Língua Portuguesa Lingüística; dicotomias lingüísticas básicas: a dupla articulação da linguagem. Fonética e fonologia. Fonemas e grafemas: núcleos problemáticos. Morfema. Padrões frasais básicos |
45
45
45
45
45 |
SUB-TOTAL |
225 |
Etapa em serviço |
|
Observação das Relações na Escola II Observação das relações sociais mais amplas constitutivas da realidade educacional e escolar |
90 |
SUB-TOTAL |
90 |
TOTAL |
315 |
BLOCO TRÊS
Atividades |
CH |
|
Fundamentos da Educação III Discussão das concepções (categorias e conceitos de base) e das práticas dos professores-alunos, e crítica das relações intrínsecas entre elas. Psicologia da Educação III Caracterização e possibilidades frente ao sujeito cognitivo, interfaces da construção e produção do conhecimento Teoria e Prática Pedagógica III Estudo da organização do processo de ensino a partir da prática pedagógica dos professores-alunos, enfocando especialmente a avaliação escolar e seus pressupostos, com vistas ao redimensionamento do trabalho docente. Sistema Educacional Brasileiro II Organização e funcionamento das instituições escolares de ensino fundamental relacionadas com as políticas públicas de educação e considerando aspectos legais, curriculares e sócio-políticos do contexto escolar Fundamentos de Teoria da Literatura Infantil A literatura infantil: conceito, natureza e funções. O texto infantil: a literatura oral e a literatura escrita. A poesia infantil e seus elementos constituintes. A narrativa infantil e seus elementos constituintes. O texto literário infantil e a ilustração. |
45
45
45
45
45 |
|
SUB-TOTAL |
225 |
|
Etapa em serviço |
|
|
Observação das Relações na Escola III Observação e conceituação à luz dos estudos já realizados, relações constitutivas da realidade escolar |
90 |
|
SUB-TOTAL |
90 |
|
TOTAL |
315 |
BLOCO QUATRO
Atividades |
CH |
|
Fundamentos da Educação IV Análise dos processos históricos imediatos e mais amplos, estudando métodos, conceitos e categorias permanentes, centrando tais averiguações na relação entre economia, política e educação (tópicos em destaque: capitalismo, contradições sociais, relações de produção, valor, mercadoria, região, territorialização, relações de trabalho rurais e urbanas) Metodologia do Ensino para Séries Iniciais I Estudo dos pressupostos teóricos e práticos para o ensino nas séries iniciais e das teorias de ensino-aprendizagem para as séries iniciais; desenvolvimento de habilidades de pensamento que levem professores e alunos a um processo de construção e/ou produção de conhecimento. Alfabetização I Estudo da aquisição da linguagem escrita nos seus diferentes enfoques: psicológico, psicolingüístico, sócio-lingüístico e lingüístico propriamente dito, destacando a concepção de alfabetização na educação infantil. Fundamentos e Metodologia de Educação Física para o Ensino nas Séries Iniciais I Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de educação física nas séries iniciais. A corporeidade na escola e o ensino de educação física Seminário de Teoria e Prática Pedagógica I Discussões sobre a proposta de elaboração do projeto político-pedagógico das escolas. |
45
45
45
30
30 |
|
SUB-TOTAL |
210 |
|
Etapa em serviço |
|
|
Tarefas Complementares I Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Práticas de Ensino |
90
120 |
|
SUB-TOTAL |
210 |
|
TOTAL |
420 |
BLOCO CINCO
Atividades |
CH |
|
Estudo do Currículo por Ciclos de Formação Estudo dos princípios norteadores que caracterizam o Currículo por Ciclos de Formação e dos aspectos implicados na elaboração do conhecimento nas séries iniciais. Alfabetização II Estudo da aquisição da linguagem escrita, destacando a importância da pré-escola; discussão da alfabetização na visão tradicional priorizando os métodos e processos de ensino da leitura e da escrita; o analfabetismo e a alfabetização de adultos. Com destaque para o método Paulo Freire. Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa para Ensino nas Séries Iniciais A fonologia e a aprendizagem da escrita: - sílabas e junturas. A escola e a variação lingüística; linguagem oral x linguagem escrita. Tipos de ensino: descritivo prescritivo, produtivo. Estudos decorrentes do processo de produção e recepção de textos. Coesão e coerência em textos escritos. Produção, análise e avaliação de textos espontâneos. Gramática textual. Fundamentos e Metodologia de Estudos das Relações Sociais para o Ensino nas Séries Iniciais I Abordagem epistemológica do estudo das relações sociais, priorizando as particularidades da observação e conceituação das realidades imediatas; os conceitos de regionalização e história de curta duração, e as referências que o professor deve construir para orientar o processo de ampliação do conhecimento das relações sociais por parte das crianças. Análise da experiência vivida com a docência dos Estudos Sociais. Estudo da constituição dos Estudos Sociais como disciplina das séries iniciais. Reconstrução e reorientação de categorias básicas históricas e geográficas (tempo, espaço, relações sociais) com vistas ao tratamento que o professor deve dar ao conteúdo nas séries iniciais. Seminário de Teoria e Prática Pedagógica II Discussão e análise de ampliação das propostas elaboradas no Projeto Político-Pedagógico das escolas. |
45
45
60
60
15 |
|
SUB-TOTAL |
225 |
|
Etapa em serviço |
|
|
Tarefas Complementares II Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Prática de Ensino |
90
120 |
|
SUB-TOTAL |
210 |
|
TOTAL |
435 |
BLOCO SEIS
Atividades |
CH |
|
Estudo da Transdisciplinaridade no Livro Didático Estudo das técnicas de confecção e estruturação dos livros didáticos e referenciais para a análise e avaliação transdiciplinar da organização pedagógica e dos objetivos colocados pelos autores. Fundamentos e Metodologia das Ciências para Ensino nas Séries Iniciais Construção de conceitos de ciências através de atividades que desenvolvam habilidades de pensamento Fundamentos e Metodologia da Literatura para o Ensino nas Séries Iniciais A formação do leitor: o papel da escola na formação do leitor. A leitura da literatura: metodologias possíveis. A literatura infantil: autoritarismo versus emancipação. A literatura infantil brasileira. Fundamentos e Metodologia da Matemática para o Ensino nas Séries Iniciais I Características do conhecimento matemático. Teorias da aprendizagem matemática. Princípios metodológicos do ensino da Matemática. Fundamentos e Metodologia da Educação Física para Ensino nas Séries Iniciais II A importância e significado do movimento e da educação física na vida das crianças. Os jogos e brincadeiras infantis como elementos primordiais na construção da cultura corporal da criança. Seminário de Teoria e Prática Pedagógica III Apresentação, discussão e avaliação da ações pedagógicas desenvolvidas de acordo com a proposta do projeto político-pedagógico de cada escola. |
45
60
45
45
45
15 |
|
SUB-TOTAL |
255 |
|
Etapa em serviço |
|
|
Tarefas Complementares III Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Prática de Ensino |
90
120 |
|
SUB-TOTAL |
195 |
|
TOTAL |
465 |
BLOCO SETE
Atividades |
CH |
|
Alfabetização III A alfabetização na visão psicogenética: Piaget & Emília FERREIRO. Estudo de propostas pedagógicas com base na psicogênese da língua escrita. Fundamentos e Metodologia da Matemática para o Ensino nas Séries Iniciais II Conteúdos matemáticos desenvolvidos nas séries iniciais: operações não matemáticas; o número; transformações aditivas; transformações multiplicativas; proporcionalidade; exploração do espaço físico. Fundamentos e Metodologia da Educação Artística para o Ensino nas Séries Iniciais Experiências estéticas e artísticas e o ensino da arte nas séries iniciais. Reflexão em torno dos fundamentos teóricos metodológicos que envolvem o ensino da arte nas séries iniciais. O ensino da arte e a prática de linguagens específicas: música, teatro e artes plásticas. Fundamentos e Metodologia da Educação Física para o Ensino nas Séries Iniciais III A confecção dos materiais pedagógicos: jogos e brinquedos. Seminário de Teoria e Prática Pedagógica IV Apresentação, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas de acordo com a proposta do Projeto Político-Pedagógico de cada escola. |
45
45
60
30
30 |
|
SUB-TOTAL |
210 |
|
Etapa em serviço |
|
|
Tarefa Complementares IV Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Prática de Ensino |
90
120 |
|
SUB-TOTAL |
210 |
|
TOTAL |
420 |
BLOCO OITO
Atividades |
CH |
|
Fundamentos e Metodologia de Estudos das Relações Sociais para o Ensino nas Séries Iniciais II Reconstrução da prática vivida no ensino da disciplina de Estudos Sociais. Constituição da disciplina de Estudos Sociais, reconsiderando o desenvolvimento das noções de espaço, tempo e relações sociais. Metodologia do Ensino para as Séries Iniciais II Articulação das diferentes áreas do conhecimento, considerando os domínios estético, discursivo, espacial, temporal, lógico-matemático, corporal e investigativo. Fundamentos da Educação V Elaboração conceitual a ser realizada pelos professores-alunos, a partir de conceitos/categorias estudados, da discussão oportunizada no decorrer do curso. Confronto dos estudos com a prática pedagógica e respectivos limites, e das trocas de experiências. Seminário de Avaliação das Práticas de Ensino Apresentação, análise, discussão e avaliação do relator de experiência nas práticas de ensino, defesa de trabalho monográfico. |
60
120
45
180 |
|
SUB-TOTAL |
405 |
|
Etapa em serviço |
|
|
Tarefas Complementares V Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação e teoria e prática em sala de aula; trabalho monográfico. |
120 |
|
SUB-TOTAL |
120 |
|
TOTAL |
525 |
QUADRO SUMÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS
Fundamentos da Educação I, II, III, IV, V |
(45, 45, 45, 45, 45) 225 h/aula |
Psicologia da Educação I, II, III |
( 45, 45, 45) |
135 h/aula
Metodologia do Estudo
45 h/aula
Teoria e Prática Pedagógica I, II, III
(45, 45, 45)
135 h/aula
Sistema Educacional Brasileiro I, II
(45, 45)
90 h/aula
Fundamentos de Teoria da Literatura Infantil
45 h/aula
Fundamentos de Língua Portuguesa
45 h/aula
Leitura e Produção de Textos
45 h/aula
Estudo da Transdisciplinaridade do Livro Didático
45 h/aula
Estudo do Currículo por Ciclos de Formação
45 h/aula
Metodologia do Ensino para Séries Iniciais I,II
(60, 120)
180 h/aula
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa para o Ensino nas Séries Iniciais
60 h/aula
Fundamentos e Metodologia da Educação Artística para Ensino nas Séries Iniciais
60 h/aula
Fundamentos e Metodologia de Educação Física para o Ensino nas Séries Iniciais I, II, III
(30, 45, 30)
105 h/aula
Fundamentos e Metodologia da Literatura para o Ensino nas Séries Iniciais
45 h/aula
Fundamentos e Metodologia da Matemática para o Ensino nas Séries Iniciais I, II
(45, 45)
90 h/aula
Fundamentos e Metodologia das Ciências para o Ensino nas Séries Iniciais
60h/aula
Fundamentos e Metodologia de Estudos das Relações Sociais para o Ensino nas Séries Iniciais I,II
(60, 60)
120 h/aula
Alfabetização I, II, III
(45, 45, 45)
135 h/aula
Observação das Relações na Escola I, II, III
(90, 90, 90)
270 h/aula
Tarefas Complementares I, II, III, IV, V
(90, 90, 90, 90, 120)
480 h/aula
Práticas de Ensino
( 120, 120, 120, 120)
480 h/aula
Seminário de Avaliação das Práticas de Ensino
180 h/aula
Seminário de Teoria e Prática Pedagógica I, II, III, IV
(30, 15, 15, 30)
90 h/aula
TOTAL
3210 h/aula