SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO Nº048/97
DE 18 DE NOVEMBRO DE 1997
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Engenharia Civil.
O Vice-Reitor da Fundação Universidade do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 07 de novembro de 1997,
D E L I B E R A:
Artigo 1º -
Aumentar a carga horária da disciplina (04092) - ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA de 90h (3horas-aula semanais) para 120h (4horas-aula semanais).
Artigo 2º -
Aprovar a nova ementa da disciplina (04083) RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, que passa a ser:
Introdução à Resistência dos Materiais. Tensões. Deformações. Propriedades Mecânicas dos Materiais. Lei de Hooke. Esforço Normal. Torção: seção circular, seção não circular. Flexão Pura. Flexão Oblíqua. Flexão Composta. Cisalhamento Puro. Energia de Deformação. Tensões em Vigas. Deformações em Vigas. Análise de Tensões. Análise de Deformações. Teorias de Ruptura. Analogias de Mohr. Problemas Hiperestáticos. Teoremas de Energia de Deformação. Princípio dos Trabalhos Virtuais: Aplicação a Estruturas Estaticamente Indeterminadas. Flambagem.
Artigo 3º -
Aprovar a nova ementa da disciplina (04088) TEORIA DAS ESTRUTURAS II, que passa a ser:
Equação dos três momentos. Métodos das Forças: Aplicação a Vigas Contínuas, a Pórticos, a Grelhas, a Arcos. Simplificações para Estruturas Simétricas. Cálculo de Deformações: Carregamento Externo, Variação de Temperatura, Recalque de Apoio. Método das Deformações: Aplicações às Estruturas sem Deslocabilidades Externas. Aplicações às Estruturas com Deslocabilidades Externas. Simplificações para estruturas simétricas. Processo de Cross. Introdução à Análise Matricial de Estruturas: Conceitos Fundamentais; Características de Rigidez e Flexibilidade das Estruturas; Métodos da Rigidez; Método da Flexibilidade. Estudo das Cargas Móveis: Linhas de Influência para as Estruturas Isostáticas; Linhas de Influência para as Estruturas Hiperestáticas.
Artigo 4º -
Implantar as alterações de que tratam os artigos 1º, 2º e 3º, a partir de 1998 atingindo todos os alunos ainda não aprovados nestas disciplinas.
Artigo 5º -
A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.
Fundação Universidade do Rio Grande,
em 18 de novembro de 1997.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)