Nº 044 - Dispõe sobre a definição do instrumento de avaliação docente pelos discentes e o momento de aplicação. Revogada pela Resolução nº 021/2006

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

 

DELIBERAÇÃO Nº 044/97

DE 16 DE OUTUBRO DE 1997

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

Dispõe sobre a definição do instrumento de avaliação docente pelos discentes e o momento de aplicação.

 

O Reitor da Fundação Universidade do Rio Grande, na qualidade de Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 10 de outubro de 1997,

 

D E L I B E R A:

 

Artigo 1º -

Aplicar o Instrumento de Avaliação Docente pelos Discentes, conforme anexo, a todos os Docentes do Magistério de Ensino Superior e do Magistério de Primeiro e Segundo Graus da Fundação Universidade do Rio Grande, no 2º semestre de 1997, para validação do Instrumento.

Artigo 2º -

Delegar às Pró-Reitorias a coordenação de todas as etapas do processo.

Artigo 3º -

Aplicar o Instrumento na primeira quinzena de junho e novembro para os docentes de disciplinas semestrais e primeira quinzena de novembro para os docentes de disciplinas anuais.

Artigo 4º -

Responsabilizar as Comissões de Curso e a Direção do Colégio Técnico Industrial "Prof. Mario Alquati" pela aplicação do Instrumento de Avaliação Docente pelos Discentes.

Artigo 5° -

Solicitar ao Conselho Universitário que a avaliação Docente pelos Discentes passe a viger, para fins de progressão funcional, a partir do 1° semestre de 1998.

Artigo 6

° - A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Fundação Universidade do Rio Grande,

em 16 outubro de 1997.

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

AVALIAÇÃO DOCENTE

Prezado(a) estudante

AVALIAR É QUALIFICAR.

A participação discente é fundamental na avaliação da FURG.

Esse procedimento visa à contribuição para a melhoria do ensino na Universidade, através da análise crítica de aspectos positivos e negativos do desempenho docente, identificando eventuais deficiências e falhas.

Expresse livremente sua avaliação.

Não se identifique.

I – IDENTIFICAÇÃO

Professor(a):...........................................................................................................................

Disciplina:........................................................................Código:........................Turma:..........

II - DESEMPENHO ACADÊMICO DOCENTE:

Faça um "X" (xis) na coluna que melhor expresse a sua opção em escala crescente de valorização:

 

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

01. No início do ano (disciplinas anuais) ou do semestre (disciplinas semestrais), o professor apresentou, discutiu e implementou o Plano de Ensino da disciplina: ementa; conteúdo a ser desenvolvido; objetivos da disciplina; método de ensino (atividades discentes e docentes), bibliografia (indicação de fontes de consulta ou estudo), sistema e instrumentos de avaliação da aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02. O professor demonstra habilidade para organizar as aulas e torná-las atraentes, utilizando linguagem clara e compreensível para os alunos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03. O professor torna evidentes os fundamentos teóricos (científicos, socio-políticos e/ou técnicos) do conteúdo ministrado, demonstrando domínio e atualização do conhecimento, envolvimento e entusiasmo no desenvolvimento da disciplina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

04. O professor estabelece interação entre a teoria, a prática e/ou os aspectos da realidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05. O professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada, aceita críticas, opiniões e sugestões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

06. O professor mostra-se receptivo às necessidades dos alunos e cooperativo na solução de suas dificuldades com a disciplina; é acessível/disponível para orientação extra-classe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

07. O professor promove o interesse dos alunos pela disciplina, incentivando-os à investigação teórica e/ou prática, ao questionamento, à realização de leituras complementares, à participação em grupos de estudo, encontros, congressos e outras atividades extra-classe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

08. O professor elabora avaliações compatíveis (coerentes) com o conteúdo desenvolvido, discute e analisa os resultados com os alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Complemente, se julgar necessário, a avaliação do desempenho do professor.