SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO Nº 029/97
DE 13 DE MAIO DE 1997
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Dispõe sobre reformulação do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Nível Mestrado.
O Reitor da Fundação Universidade do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 09 de maio de 1997,
D E L I B E R A:
Artigo 1º -
Incluir o PROF. DR. ALOÍSIO RUSCHEINSKI no quadro permanente de docentes do Curso, como professor orientador.
Artigo 2° -
Incluir as seguintes disciplinas na grade curricular do Curso:
- Filosofia, Economia e Antropologia da Educação Ambiental
- - caráter obrigatório - 03 créditos - responsáveis: Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza e Prof. Dr. Sírio Lopes Velasco - DECC.
Ementa:
- A partir da preocupação interdisciplinar que permeia a filosofia do Curso de Mestrado em Educação Ambiental, a disciplina tem como objetivo a integração de elementos e perspectivas oriundos das diferentes ciências envolvidas, no sentido da construção de um patamar epistemológico mínimo para a compreensão das relações e mútuas implicações que se estabelecem entre as diferentes variáveis que compõem a problemática ambiental;
- Fundamentos, Políticas e Pesquisa em Educação Ambiental
- - caráter obrigatório - 03 créditos - responsáveis: Profª Drª Eva Lizety Ribes, Profª. Msc. Dorilda Grolli e Prof. Dr. Ernani Lampert - DECC.
Ementa:
- A inter-relação de fundamentos, pesquisa e política em educação ambiental como suporte teórico para análise da situação existente, para proposição de novas pesquisas e para formulação de novas políticas. Reflexões que permitam identificar os fundamentos que dão sustentação às práticas existentes e eleger fundamentos para embasar práticas futuras;
- Fundamentos de Ecologia de Sistemas
- - caráter obrigatório - 03 créditos - responsável: Prof. Dr. Milton Lafourcade Asmus - Doc.
Ementa:
- Sistemas. Dinâmica de retroalimentação. Modelos e simulação. Estruturas dos sistemas. Sistemas ecológicos e símbolos. Os fluxos de matéria e energia através dos ecossistemas. Níveis tróficos e a qualidade da energia. Produção e o princípio da força máxima. Modelos de crescimento. Sistemas oscilantes. Tipos de ecossistemas. O oceano. Estuários. Banhados. Sistemas agrícolas. Sistemas urbanos. Energia e economia. Aplicações computacionais;
- Sociologia e Meio Ambiente
- - caráter optativo - 03 créditos - responsável: Prof. Dr. Aloísio Ruscheinski - DECC.
Ementa:
- A disciplina de abordagem sociológica se propõe examinar diferentes paradigmas de interpretação, considerando a problemática ambiental sob ponto de vista cultural e sócio-político. Sociologia da cultura e do consumo. O fenômeno urbano. Teoria dos movimentos sociais. Cultura política, meio ambiente e Estado. Questões de ecologia política: planejamento participativo e cidadania. Mudanças na qualidade de vida, ambientalismo e conservantismo. Movimentalismo ecológico e institucionalização das mobilizações;
- Educação Popular e Ecologia
- - caráter optativo - 03 créditos - responsável: Profª Msc. Dorilda Grolli - DECC.
Ementa:
- História e perspectivas teórico-críticas da educação popular na América Latina - repensando paradigmas, potencialidades e problemas. Momentos epistemológicos educativos e organizativos da Educação Popular no Brasil. Vinculação entre Educação Popular e Educação Ambiental.
Artigo 3º -
A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.
Fundação Universidade do Rio Grande,
em 13 de maio de 1997.
Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia
PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)