SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO Nº 027/97
DE 13 DE MAIO DE 1997
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Dispõe sobre Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização.
O Reitor da Fundação Universidade do Rio Grande, na qualidade de Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 09 de maio de 1997,
D E L I B E R A:
Artigo 1º -
Aprovar o oferecimento do Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização, conforme estrutura em anexo.
Artigo 2º -
A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.
Fundação Universidade do Rio Grande,
em 13 de maio de 1997.
Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia
PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO
Curso:
Pós-Graduação Lato sensu em Matemática
Nível:
Especialização
Unidade
Coordenadora:
Departamento de Matemática
Inscrições:
Junho de 1998
Seleção:
Julho de 1998
Matrículas:
Julho de 1998
Início do Curso:
Agosto de 1998
Fim do Curso:
Junho de 1999
Carga horária:
360 horas
Número de Vagas:
Máximo de 15
Mínimo de 10
Corpo Docente:
PROFESSOR TITULAÇÃO DISCIPLINA
Nelson Duarte Filho Doutor Fundamentos da Computação
Luiz de Moraes Mestre Metodologia
José Leivas Mestre Fundamentos de Álgebra
Fundamentos de Geometria
Tarcísio Pereira Doutor Tecnologias de Ensino
Débora Maçada Mestre Informática e Telemática
na educação de Matemática
Ementa da Disciplinas:
- Fundamentos de Computação ( 60 horas):
Conceitos gerais sobre sistemas de computação, sistemas operacionais e editores de textos. Algorítmos: conceitos e construção sistemática. Transcrição de algorítmos para as linguagens de programação Pascal e Fortran. Estruturas de dados: vetores e registros. Modularização e sua implementação: funções e procedimentos. Arquivos Práticas em Laboratório. Exemplos e exercícios sobre assuntos ligados à Matemática.
- Metodologia (60 horas):
A responsabilidade política da educação. O trabalho do professor de Matemática. As técnicas do ensino de Matemática à luz de uma ideologia humanizadora. A sociedade: tecnologia, conhecimento, produção do conhecimento - os centros de pesquisa, escolas, universidades. Pesquisa, conhecimento e transmissão do conhecimento.
- Tecnologias de Ensino (60 horas):
Uma linguagem de programação de alto nível, Pascal. As limitações numéricas do Pascal e o conceito de congruência. Grupos cíclicos finitos. Gráficos em Pascal: escol, mudança de variável ordem de grandeza, a definição de um universo numérico limitado. Construções geométricas na tela do computador. Erro e aproximação. Contabilidade dos cálculos em computação numérica, computação abstrata. Computação como prática de liberdade versus mistificação da realidade.
- Fundamentos de Álgebra (60 horas):
A construção algébrica de N, Z, Q, R e C. Resolução de problemas. Interpretação de gráficos. Oficinas de trigonometria.
- Fundamentos de Geometria (60 Horas):
Os problemas do ensino da geometria. Porque utilizar transformações geométricas no ensino da geometria. Geometria utilizando transformações geométricas. Coordenadas na reta e no plano. Vetores. Lugares geométricos na reta e no plano.
- Informática e Telemática na educação Matemática (60 horas):
Contexto atual da informática na educação nos países de 1º e 3º mundo. Ambientes computacionais para aprendizagem (Mega Logos). Softwares educacionais para o ensino de Matemática. Ensino à distância apoiado por redes de computadores.