Nº 027 - Dispõe sobre Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização - Revogada pela Deliberação nº 003/2003.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

 

DELIBERAÇÃO Nº 027/97

DE 13 DE MAIO DE 1997

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

Dispõe sobre Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização.

 

O Reitor da Fundação Universidade do Rio Grande, na qualidade de Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 09 de maio de 1997,

 

D E L I B E R A:

 

Artigo 1º -

Aprovar o oferecimento do Curso de Pós-Graduação em Matemática - Nível Especialização, conforme estrutura em anexo.

Artigo 2º -

A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.

 

 

Fundação Universidade do Rio Grande,

em 13 de maio de 1997.

 

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO

 

Curso:

Pós-Graduação Lato sensu em Matemática

Nível:

Especialização

Unidade

Coordenadora:

Departamento de Matemática

Inscrições:

Junho de 1998

Seleção:

Julho de 1998

Matrículas:

Julho de 1998

Início do Curso:

Agosto de 1998

Fim do Curso:

Junho de 1999

Carga horária:

360 horas

Número de Vagas:

Máximo de 15

Mínimo de 10

 

Corpo Docente:

PROFESSOR TITULAÇÃO DISCIPLINA

Nelson Duarte Filho Doutor Fundamentos da Computação

Luiz de Moraes Mestre Metodologia

José Leivas Mestre Fundamentos de Álgebra

Fundamentos de Geometria

Tarcísio Pereira Doutor Tecnologias de Ensino

Débora Maçada Mestre Informática e Telemática

na educação de Matemática

 

Ementa da Disciplinas:

 

  • Fundamentos de Computação ( 60 horas):

 

Conceitos gerais sobre sistemas de computação, sistemas operacionais e editores de textos. Algorítmos: conceitos e construção sistemática. Transcrição de algorítmos para as linguagens de programação Pascal e Fortran. Estruturas de dados: vetores e registros. Modularização e sua implementação: funções e procedimentos. Arquivos Práticas em Laboratório. Exemplos e exercícios sobre assuntos ligados à Matemática.

 

  • Metodologia (60 horas):

 

A responsabilidade política da educação. O trabalho do professor de Matemática. As técnicas do ensino de Matemática à luz de uma ideologia humanizadora. A sociedade: tecnologia, conhecimento, produção do conhecimento - os centros de pesquisa, escolas, universidades. Pesquisa, conhecimento e transmissão do conhecimento.

 

  • Tecnologias de Ensino (60 horas):

 

Uma linguagem de programação de alto nível, Pascal. As limitações numéricas do Pascal e o conceito de congruência. Grupos cíclicos finitos. Gráficos em Pascal: escol, mudança de variável ordem de grandeza, a definição de um universo numérico limitado. Construções geométricas na tela do computador. Erro e aproximação. Contabilidade dos cálculos em computação numérica, computação abstrata. Computação como prática de liberdade versus mistificação da realidade.

 

  • Fundamentos de Álgebra (60 horas):

 

A construção algébrica de N, Z, Q, R e C. Resolução de problemas. Interpretação de gráficos. Oficinas de trigonometria.

 

  • Fundamentos de Geometria (60 Horas):

 

Os problemas do ensino da geometria. Porque utilizar transformações geométricas no ensino da geometria. Geometria utilizando transformações geométricas. Coordenadas na reta e no plano. Vetores. Lugares geométricos na reta e no plano.

 

  • Informática e Telemática na educação Matemática (60 horas):

 

Contexto atual da informática na educação nos países de 1º e 3º mundo. Ambientes computacionais para aprendizagem (Mega Logos). Softwares educacionais para o ensino de Matemática. Ensino à distância apoiado por redes de computadores.