SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO Nº 018/97
DE 07 DE ABRIL DE 1997
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Dispõe sobre Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Nível Mestrado.
O Reitor da Fundação Universidade do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 04 de abril de 1997,
D E L I B E R A:
Artigo 1º -
Aprovar a estrutura do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Nível Mestrado, conforme anexo.
Artigo 2º -
A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Fundação Universidade do Rio Grande,
em 07 de abril de 1997.
Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia
PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÍVEL MESTRADO
1 - DISCIPLINAS
1.1 Biotecnologias e Biodiversidade, DCMB, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Antônio Libório Philomena. Ementa: Conceitos de tecnologia, biotecnologia e biodiversidade. Histórico. Avanços na área de biotecnologia. Aspectos éticos, energéticos e econômicos. Métodos de medir biodiversidade. Situação Global. Valores da biodiversidade. Micro, meso e macrocosmos: experimentos, modelos e simulação. Engenharia genética. Produtos farmacêuticos. Melhoria de solos. Aumento da produção. Recuperação ambiental e reconstrução de ecossistemas. Agricultura, silvicultura e aquacultura. Redução de impactos ambientais pela biotecnologia. Comparação entre biotecnologia e engenharia ecológica. Perspectivas e utopias.
1.2. Metodologia do Ensino Superior, DECC, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Ernâni Lampert. Ementa: A disciplina, numa abordagem política-pedagógica, se propõe através da investigação analisar criticamente e de forma contextualizada a legislação, a teoria e a prática do fazer pedagógico no ensino superior.
1.3. Educação Ambiental Marinha, DECC, optativa, 3 créditos, Professora responsável Dra. Judith Cortesão. Ementa: A disciplina visa iniciar os alunos numa teoria e numa prática de divulgadores e formadores da/em educação ambiental marinha. Abordar-se-á a evolução dos paradigmas filosóficos e sociais da nossa era e essa parte teórica (apoiada continuamente na pesquisa de campo e no diálogo com comunidades) completar-se-á por um treinamento assíduo em trabalho de equipe. A avaliação levará em conta a capacidade do aluno a trabalhar em grupo assim como de associar uma visão global dos cenários mundiais com a agilidade em identificar e discutir alternativas viáveis de ações sinérgicas locais. Algumas unidades básicas são: Evolução dos paradigmas e educação ambiental; Dinâmica da sociedade no decurso do século XX; O Planeta Água, o Planta Oceano: de Estocolmo à ECO 92; A ONU e o Direito do Mar, e as Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE); Um mundo uno; Formação de formadores e de agentes locais em educação ambiental e aprimoramento das tecnologias patrimoniais costeiras e marinhas; Política nacional e Internacional de Educação para o Mar.
1.4. Filosofia da Natureza e Fundamentos Filosóficos da Ecologia, DECC, optativa, 3 créditos, Professor responsável Dr. Ricardo Timm de Souza. Ementa: A Filosofia como crítica da Totalidade. Revisão dos fundamentos e de história do pensamento ocidental. A noção de "natureza", desde a Antigüidade are os tempos atuais. Leitura de textos basilares da história da Filosofia, com especial ênfase na Filosofia da Natureza. O século XX filosófico. Os fundamentos filosóficos da Ecologia. Crítica da visão totalizante da Ecologia e da Natureza. Proposta de uma noção não-totalizante de Ecologia.
1.5. Dissertação de Mestrado, DECC, optativa, 2 créditos, Professor Responsável Dr. Sírio Lopez Velasco. Ementa: A dissertação de Mestrado: objetivo, conteúdo e forma. Como fazer uma dissertação de Mestrado? Troca de idéias sobre os projetos de dissertação e as dissertações em fase inicial de elaboração visando o seu aprimoramento metodológico-estrutural.
1.6. Ética, DECC, optativa, 3 créditos, Professor responsável Dr. Sírio Lopez Velasco. Ementa: Os problemas das perspectivas teológica, positivista-analítica e existencialista e o impasse atual da Ética. A necessidade e a inexistência de uma Ética de abrangência planetária face a crise sócio-ecológica atual. Fundamentos lógicos do pensamento: formas corretas de raciocínio. A tentativa de elaboração de uma Ética ( da Produção, da Libertação) como ética universalizável: fundamentos lógicos, normas, crítica da condição humana atual e propostas para o futuro.
1.7. Políticas Educacionais e Questões Ambientais, DECC, optativa, 3 créditos, Professora Responsável Dra. Eva Lizety Ribes. Ementa: A política e a formação do ser político. A pobreza política como forma de dominação. Políticas educacionais. O papel do Estado e da sociedade civil na formulação e execução das políticas educacionais. O atendimento escolar universal e de qualidade como forma de oportunizar o exercício da cidadania numa relação harmônica com o meio ambiente. Preservação e utilização dos recursos naturais como forma de melhoria da qualidade de vida.
1.8. Educação e Meio Ambiente, DECC, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Wilhelm Walgenbach. Ementa: Conceitos Básicos em Educação Ambiental. Apresentação de três aportes básicos em Pedagogia: A Teoria da Educação Material, A Teoria da Educação Formal e a Teoria da Educação Categorial (serão mostrados como esses aportes são essenciais também para a discussão atual em Educação Ambiental. Com base na Teoria da Educação Categorial será desenvolvido um material curricular para Educação Ambiental).
1.9. Seminário de Educação Ambiental, DECC, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Wilhelm Walgenbach. Ementa: Seminário de Pesquisa: Cooperação interdisciplinar em pesquisa ambiental e em Educação Ambiental. (Os problemas ecológicos são muito complexos, por isso torna-se necessário um trabalho interdisciplinar. Para que a interdisciplinaridade não seja uma simples adição de conhecimentos disciplinares, deverão ser desenvolvidos meios teoréticos para a integração das diferentes partes do conhecimento. A Teoria de Sistemas constitui-se num meio para o trabalho interdisciplinar e é também uma base da pesquisa ambiental realizada na FURG. Será feito um inventário dos trabalhos de pesquisa e será objetivado o aperfeiçoamento do trabalho interdisciplinar com base na Teoria dos Sistemas).
1.10. Ecossistemas Costeiros, DOc, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Paulo Roberto Armanini Tagliani. Ementa: A região costeira; definição e limites. Visão sistemática da região costeira. Organização estrutural e funcional dos ecossistemas costeiros: importância ecológica, importância sócio-econômica, importância cultural. Usos e impactos nos ecossistemas costeiros. Planejamento de uso dos ecossistemas costeiros: aspecto técnico-científico, aspecto educacional, aspecto político. Tendências para o futuro: Informação e Educação.
1.11. Fundamentos Científicos da Ecologia, DOc, optativa, 3 créditos. Professor Responsável Dr. Milton Lafourcade Asmus. Ementa: Conceito de Ecologia. Modelos ecológicos. Conceito de Ecossistema. Exemplos de ecossistemas. Classificação de ecossistemas. A energia nos sistemas ecológicos. A teoria da complexidade. Energia, dinheiro e civilização. Ciclos de populações. Ecologia de comunidades. Desenvolvimento e evolução no Ecossistema. Ecologia de sistemas. A crise ambiental global.
1.12. Arte e Ecologia, DLA, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Carlos Alexandre Baumgarten. Ementa: Arte e Sociedade. Arte e ideologia. O discurso artístico e o discurso político: unidade e diversidade. As manifestações artísticas e a questão ambiental na história da arte ocidental: dos gregos à modernidade. A focalização da natureza através de diferentes formas simbólicas de representação: a linguagem cinematográfica, a linguagem teatral, a linguagem literária e a linguagem musical. Arte e ecologia hoje: comprometimento e alienação. Cultura popular e cultura de massa: a discussão do problema ambiental. O discurso ecológico e sua repercussão no âmbito das manifestações artísticas contemporâneas.
1.13. Princípios de Sistemas, D. Física, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Arion de Castro Kurtz dos Santos. Ementa: As ciências e o movimento de "sistemas" e pensamento a nível de sistema. Causação e formulações do princípio causal. Relação entre variáveis, objetos, eventos e processos. Os princípios de Sistemas Forrester: causação e introdução à causa e efeito e o conceito de retroalimentação. A idéia de animar diagramas causais no computador a partir das equações de redes neurais e o sistema de modelagem computacional VISQ (Variáveis que Interagem de modo Semi-Quantitativo). Dos diagramas causais para os diagramas de fluxo. Simulação, Estrutura e Comportamento. Simulação com " STELLA for Windows". Utilização de VISQ e STELLA em Ecologia e Educação Ambiental.
1.14. Economia e Tecnologia Ecológica, D.Física optativa, 3 créditos, Professor responsável MsC. Artur Santos Dias de Oliveira. Ementa: Noções básicas de Economia. A relação entre custo ambiental e benefício ambiental com relação à preservação e ao saneamento ambiental. O Darwinismo ambiental. A crítica ao capitalismo e sua visão de meio ambiente. A mudança de paradigmas: a visão ecológica da tecnologia. Tecnologias apropriadas ao saneamento ambiental.
1.15. A Educação Ambiental e o Destino de Resíduos, D.Física, optativa, 3 créditos, Professor Responsável MsC. Artur Santos Dias de Oliveira. Ementa: O homem no ambiente. Os resíduos naturais. Os resíduos culturais. Os resíduos como fim da cultura. Os lixões como testemunha de uma cultura. A caracterização dos resíduos. O nível de urbanização e a quantidade de resíduos. Os resíduos sólidos e o saneamento ambiental. Os resíduos líquidos e o saneamento ambiental. A reciclagem natural. A reciclagem cultural. A construção do conhecimento e a forma de agir na comunidade. A preparação da sociedade para um novo modelo.
1.16. Pesquisa em Educação, D.Física, optativa, 3 créditos, Professor Responsável Dr. Arion de Castro Kurtz dos Santos. Ementa: Como pesquisar. A escolha da questão de pesquisa. Técnicas de construção de questionários: questões objetivas, dissertativas e questionário do tipo Likert. Fidedignidade e Validade. Codificação de questionários. Análise de questões abertas: procura por dimensões com significado teórico nos dados. A entrevista estruturada, semi-estruturada e não estruturada. A observação. Delineamentos de Pesquisa. Aspectos práticos da escolha dos delineamentos. Delineamentos pré-experimentais e quase experimentais. Delineamentos experimentais. Fontes de invalidade internas e externas. Estatística paramétrica. Estatística não-paramétrica. Análise fatorial. Análise de grupamentos.
2 - PROFESSORES E ORIENTADORES DO CURSO
(QUADRO PERMANENTE)
2.1 - Ernâni Lampert, Doutor, DECC
2.2 - Eva Lizety Ribes, Doutora, DECC
2.3 - Dorilda Grolli, Mestre, DECC
2.4 - Ricardo Timm de Souza, Doutor, DECC
2.5 - Sírio Lopez Velasco, Doutor, DECC
2.6 - Antônio Libório Philomena, Doutor, DCMB
2.7 - Milton Lafourcade Asmus, Doutor, Doc
2.8 - Paulo Roberto Armanini Tagliani, Doutor, Doc
2.9 - Carlos Alexandre Baumgarten, Doutor, DLA
2.10 - Arion de Castro Kurtz dos Santos, Doutor, D. Física
2.11 - Artur Santos Dias de Oliveira, Mestre, D. Física
(PROFESSORES VISITANTES)
2.12 - Judidh Cortesão, Doutora, DECC
2.13 - Wilhelm Walgenbach, Doutor, DECC.