Nº 048 - Dispõe sobre a reformulação do Curso de Mestrado em Clínica Médica.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

 

DELIBERAÇÃO Nº 048/96

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 16 DE SETEMBRO DE 1996

 

Dispõe sobre a reformulação do Curso de Mestrado em Clínica Médica. .

 

O Reitor em da Fundação Universidade do Rio Grande , na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 13 de setembro de 1996,

 

D E L I B E R A:

 

Artigo 1º -

Alterar a estrutura e o Regimento do Curso de Mestrado em Clínica Médica, conforme anexo.

Artigo 2º -

Aprovar o oferecimento de 09 (nove) vagas para ingresso no Curso de Mestrado em Clínica Médica, que terá início em setembro de 1996.

Artigo 3º -

Alterar o quadro docente do Curso, conforme segue:

 

  • excluir do quadro de orientadores e/ou colaboradores os Professores ALCINO ALCÂNTARA (DMI) e ADALTO BIANCHINI (DCF).

 

 

  • incluir no quadro de orientadores os Professores ÂNGELA SOUZA WYSE (Dr. FURG/DCF), RICARDO CARITAT THEODULOZ ( Dr. VISITANTE FURG/DMI) e HUGO VILLAR TEIJEIRO (Dr. VISITANTE FURG / DMI).

 

 

  • incluir no quadro de colaboradores os Professores JURACI CÉZAR ALMEIDA (MsC. FURG / DMAT-INF), RAUL MENDONZA SASSI (MsC. FURG / DMI) e SÉRGIO PACHECO SOUTO (MsC. FURG / DMI).

 

Artigo 4º -

A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.

 

 

Fundação Universidade do Rio Grande,

em 16 de setembro de 1996.

 

Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

 

ALTERAÇÃO DA ESTRUTURA E DO REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM CLÍNICA MÉDICA

 

1- reduzir o quadro de disciplinas obrigatórias para 28 créditos;

2- o aluno deverá cursar 4 créditos entre o elenco de disciplinas optativas;

3- incluir as seguintes disciplinas obrigatórias:

3.1- Metodologia Científica, DECC, 30h, 2 créditos, Ementa: Ciência e conhecimento, Teoria e Lei, Hipóteses, Teses, Projeto de Pesquisa, Relatório de pesquisa, Projeto de Teses.

3.2- Teoria e Métodos da Administração Científica (Serviços de Saúde), DMI, 30h, 2 créditos, Ementa: Teoria Geral da Administração. Escolas de Administração. Teoria dos Sistemas. Processo de Administração. Planejamento. Organização. Administração de Recursos. As Organizações de Saúde.

3.3- Teoria e Métodos da Atenção à Saúde, DMI, 30h, 2 créditos, Ementa: Teoria da Saúde. Conceito de Saúde-Enfermidade. Atenção Integral à Saúde. Requisitos da Atenção à Saúde. Conceito de Sistema de Saúde. Modelos de Atenção. Modalidades da Atenção à Saúde.

4- alterar o número de créditos das seguintes disciplinas, mantendo suas ementas:

4.1- Antropologia Social, DMI, para 01 crédito;

4.2- Educação Médica I, DMI, para 01 crédito;

4.3- Educação Médica II, DMI, para 01 crédito;

5- alterar a denominação e o número de créditos das seguintes disciplinas, mantendo suas ementas:

5.1- Didática na Enfermaria passa a denominar-se Prática Didática II, DMI, com 04 créditos;

5.2- Didática no Ambulatório passa a denominar-se Prática Didática I, DMI, com 04 créditos;

6- alterar a denominação das seguintes disciplinas:

6.1- Estatística para Métodos Estatísticos I, DMAT, com 02 créditos;

6.2-Orientação Bibliográfica para Informação em Ciências da Saúde, DBH, com 01 crédito;

7- excluir as disciplinas obrigatórias Introdução à Computação (DMAT) e Tópicos em Saúde Coletiva (DMI);

8- excluir as disciplinas optativas Custos em Unidades de Saúde (DMI), Tisiologia Básica (DMI), Asma (DMI), Tabagismo (DMI), Fisiopatologia da Absorção Intestinal (DMI), Imunologia Básica (DMI) e Imunologia Clínica (DMI);

9- incluir as seguintes disciplinas optativas:

9.1- Economia em Saúde, DMI, 30h, 02 créditos, Ementa: Despesas e custos. Custos diretos e indiretos. Custo por leito, patologia e unidade. Cálculo de custos. Utilização dos custos para a tomada de decisões. Análise custo-benefício e custo-efetividade no processo de decisão médica. Sistemas de financiamento da saúde. Sistemas de alocação de recursos financeiros. O financiamento da saúde no Brasil: fontes, recursos, distribuição atual e histórica. A saúde como bem social.

9.2- Tópicos em Doenças Infecto-Parasitárias, DMI, 30h, 02 créditos, Ementa: Disciplina de conteúdo variável com as necessidades do aluno.

9.3- Tópicos em Pneumologia, DMI, 30h, 02 créditos, Ementa: Disciplina de conteúdo variável de acordo com as necessidades do aluno.

9.4- Tópicos em Gastroenterologia, DMI, 30h, 02 créditos, Ementa: Disciplina de conteúdo variável com as necessidades do aluno.

9.5- Tópicos em Medicina Intensiva, DMI, 30h, 02 créditos, Ementa: Disciplina de conteúdo variável com as necessidades do aluno.

9.6- Biologia Molecular em Medicina, DCF, 30h, 02 créditos, Ementa: Conceitos envolvidos nas técnicas de DNA recombinante tendo em vista sua aplicação para a compreensão da fisiopatologia das doenças.

9.7- Patologia Geral, DPAT, 15h, 01 crédito, Ementa: Modelos experimentais de alterações patológicas. Patologia Óssea.

9.8- Laboratório em Endocrinologia, DMI, 30 h, 02 créditos, Ementa: Evolução dos Imunoensaios. A interpretação de Testes Diagnósticos. Diagnóstico Laboratorial do Diabetes Mellitus. Diagnóstico Laboratorial das Doenças Tireoideanas. Diagnóstico Laboratorial dos Tumores de Ilhotas Pancreáticas. Diagnóstico Laboratorial da Deficiência de Hormônio do Crescimento. Diagnóstico Laboratorial de Cushing, Acromegalia, Doenças das Paratireóides. Protocolo dos Testes Funcionais mais comuns. A Biologia Molecular nos Diagnósticos em Endocrinologia.

10- alterar os artigos 18 e 32 do regimento do Curso de Mestrado em Clínica Médica, que passam a ter a seguinte redação:

Artigo 18:

Terão acesso ao Curso de Mestrado em Clínica Médica os candidatos selecionados que possuam Diploma de Médico, nacional ou estrangeiro e Residência na Área de Clínica Médica, ou no mínimo dois anos de docência efetiva na área de Clínica Médica, ou Especialidade reconhecida em Clínica Médica.

Parágrafo Único:

Situações especiais serão analisadas pela COMCUR DE MESTRADO EM CLÍNICA MÉDICA.

Artigo 32:

O aluno deverá perfazer um total de 32 créditos, sendo 28 em disciplinas obrigatórias e 4 em disciplinas optativas, com média final de valor igual ou superior a B, para habilitar-se a defender a tese.

Parágrafo Único:

O aluno fará uma prova de qualificação de caráter didático como condição prévia à defesa de tese.