Nº 047 - Dispõe sobre o Curso de Mestrado em Clínica Médica.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

 

DELIBERAÇÃO Nº 047/96

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 16 DE SETEMBRO DE 1996

 

Dispõe sobre o Curso de Mestrado em Clínica Médica.

 

O Reitor em da Fundação Universidade do Rio Grande , na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 13 de setembro de 1996,

 

D E L I B E R A:

 

Artigo 1º -

Aprovar a estrutura do Curso de Mestrado em Clínica Médica, conforme anexo.

Artigo 2º -

Credenciar os Professores Mestres TABAJARA LUCAS DE ALMEIDA, FERNANDO AMARANTE SILVA e ELI SINNOT SILVA para atuarem como professores no curso a que se refere o Artigo 1º.

Artigo 3º -

Alterar o Regimento do Curso de Mestrado em Clínica Médica em seu artigo 32 o qual passa a ter a seguinte redação: "O aluno deverá perfazer um total de 52 créditos sendo 40 em disciplinas obrigatórias e 12 em disciplinas optativas, com média final de valor igual ou superior a B, para habilitar-se a defender a tese. Parágrafo Único: O aluno fará uma prova de qualificação de caráter didático como condição prévia à defesa de tese."

Artigo 4º -

A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.

 

Fundação Universidade do Rio Grande,

em 16 de setembro de 1996.

 

Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

(a via original encontra-se assinada)

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE MESTRADO EM CLÍNICA MÉDICA

 

1. DISCIPLINAS:

1.1.

Introdução a Computação, DMAT, obrigatória, 30h, 2 créditos. Ementa: Histórico. Processamentos de Dados. Evolução dos dispositivos de cálculos. Computadores. Classificação. Programação. Uso de microcomputadores. Utilização de um processador de texto. Uso de computadores de grande porte. Acesso aos bancos de dados da FURG. Aplicação em áreas de conhecimento específica.

1.2.

Tópicos em Saúde Coletiva, DMI, obrigatória, 80h, 4 créditos. Ementa: Análise demográfica de uma população. Análise das necessidades de saúde (ïndice de insatisfação das necessidades básicas). Perfil epidemiológico. Organização de serviço de saúde.

1.3.

Estatística I, DMAT, obrigatória, 30h, 2 créditos. Ementa: Conceitos básicos: medidas de posição e dispersão. Distribuição de probabilidades. Teoria da amostragem. Teoria da estimação. Teoria da decisão. Análise de variância simples e dupla. Teoria da correlação. Teoria da regressão. Testes não paramétricos.

1.4.

Antropologia Social, DMI, obrigatória, 30h, 2 créditos. Ementa: Cultura e Indivíduo, Sociedade. Raça e Cultusa. Controle do ambiente físico, social e sobrenatural. Arte e jogos. Antropologia brasileira.

1.5.

Educação Médica I, DMI, obrigatória, 30h, 2 créditos. Ementa: Objetivos do aprendizado.

1.6.

Educação Médica II, DMI, obrigatória, 30h, 2 créditos. Ementa: Avaliação quantitativa e qualitativa do aprendizado.

1.7.

Filosofia da Ciência, DECC, obrigatória, 30h, 2 créditos. Ementa: Problemas das pespectivas teológica, positivista e existencialista. Abordagem crítica da ética do discurso. Elaboração de uma ética da rpodução. Questões da ética médica.

1.8.

Epidemiologia Clínica, DMI, obrigatória, 30h, 2 créditos. Ementa: Anormalidade. Diagnóstico. Freqüência. Risco. Prognóstico. Tratamento. Prevenção. Acaso. Doenças raras. Causalidade.

1.9.

Bases Fisiológicas da Prática Médica, DCF, obrigatória, 60h, 4 créditos. Ementa: Esclarecimento e análise de conceitos fisiológicos envolvidos na interpretação de trabalhos científicos e condutas na área médica.

1.10.

Orientação Bibliográfica, DBH, obrigatória, 15h, 1 crédito. Ementa; Organização de um arquivo bibliográfico. Utilização das publicações de referência. Sistema de bibliotecas médicas nacional. Acesso a bancos de dados bibliográficos.

1.11.

Didática em Ambulatório, DMI, obrigatória, 90h, 6 créditos. Ementa: Atividade prática em ambulatório de Clínica Médica, central ou periférico. Análise crítica da prática docente.

1.12.

Didática em Enfermaria, DMI, obrigatória, 120h, 8 créditos. Ementa: Atividade prática na enfermaria com alunos e supervisão docente. Análise crítica da prática docente.

1.13.

Controvérsias em Medicina Interna, DMI, obrigatória, 45h, 3 créditos. Ementa: Discussões preparadas com revisões bibliográficas a propósito de novos conhecimentos e técnicas terapêuticas.

1.14.

Imunologia Básica, DMI, optativa, 30h, 2 créditos. Ementa: Imunidade inata e adquirida. Células envolvidas na resposta imune. Imunoglobulinas e receptores de células T. Cooperração celular na resposta imune. Resposta imune mediada por células. Regulação da resposta imune. Tolerância imunológica. Sistema do complemento. Mecanismos de proteção contra patógenos. mecanismos de proteção no câncer.

1.15.

Imunologia Clínica, DMI, optativa, 45h, 3 créditos. Ementa: Imunodeficiências primárias e secundárias. Aspectos imunológicos das doenças difusas do tecido conjuntivo. Doenças cutâneas. Hipersensibilidade a drogas e alimentos. Doenças infecciosas e parasitárias.

1.16.

Custos em Unidades de Saúde, DMI, optativa, 30h, 2 créditos. Ementa: Despesas e custos. Custos diretos e indiretos. Custo por leito, patologia e unidade. Cálculo de custos. Utilização dos custos para a tomada de decisões.

1.17.

Medicina Social, DMI, optativa, 15h, 1 crédito. Ementa: Saúde e sociedade. Conteúdo da Medicina Social. Modelos de Atenção à Saúde. Enquetes sociais. Saúde comparada.

1.18.

Fisiopatologia da Absorção Intestinal, DMI, optativa, 30h, 2 créditos. Ementa: Digestão dos polissacarídeos, bioquímica e fisiologia. Noções gerais das dissacaridases, déficit primário e secundário. Clínica e hereditariedade. Absorção dos monossacarídeos. Quadros clínicos.

1.19.

Fisiopatologia do Diabetes, DMI. optativa, 30h, 2 créditos. Ementa: Aspectos atuais da fisiologia do diabetes mellitus. Controle da cetogênese. Metabolismo periférico da glicose em situações de resistência à insulina. Autoimunidade e diabetes tipoI. dislipidemias e intolerância a carbohidratos. base molecular das complicações crônicas.

1.20.

Tisiologia Básica, DMI, optativa, 45h, 3 créditos. Ementa: A TBC humana como problema clínico e de saúde coletiva. Bases etiopatogênicas. Formas clínicas, em especial tóraco-pulmonares. Prevenção, diagnóstico e prognóstico. Tratamento quimioterápico e educação.

1.21.

Manipulação Pré e Pós-operatória do Paciente Cirúrgico, DC, optativa, 45h, 3 créditos. Ementa: Avaliação pré-operatória do paciente sadio. Avaliação do risco cirúrgico. Paciente obeso e cirurgia. Hematologia e hemostasia pré-cirúrgicas. Cirurgia no paciente com doença renal e distúrbio eletrolítico, conduta. Nutrição parenteral e cirurgia. Profilaxia da doença tromboembólica. Profilaxia antimicrobiana. Reações e interações medicamentosas no paciente submetido a cirurgia. Fatores de risco cardíaco em pacientes sbmetidos a cirurgia não cardíaca. Fatores de risco pulmonares em cirurgia. Monitorização do paciente gravemente enfermo. Técnicas cirúrgicas em cirurgias mais frequentes. O impacto emocional da cirurgia e o valor do consentomento informado.

1.22.

Asma, DMI, optativa, 30h, 2 créditos. Ementa: Epidemiologia. Etiopatogenia. Fisiopatologia. Análise crítica da metodologia diagnóstica e terapêutica. educação do asmático, sua família e a população em geral.

1.23.

Tabagismo, DMI, optativa, 30h, 2 créditos. Ementa: O tabagismo como problema prioritário de saúde coletiva. Epidemiologia, etiopatogenia. Fisiopatologia das conseqüências do tabagismo. Métodos de controle do tabagismo. Níveis de educação. Atitude do médico e repercussão social de sua postura.

1.24.

Inteligência Artificial em Medicina, DMAT, optativa, 30h, 2 créditos. Ementa: Aplicações clínicas do computador. O auxílio à decisão médica. Lógica convencional. Algoritmos. Árvores binárias, grafos e listas. sistemas baseados na probabilidade estatística.

1.25.

Farmacologia Geral, DCF, optativa, 15h, 1 crédito. Ementa: Farmacocinética. Farmacodinâmica. Princípios terapêuticos.

1.26.

Tópicos de Farmacologia Especial, DCF, optativa, 15h, 1 crédito. Ementa: será desenvolvido a partir dos temas de teses para cada aluno.

 

2. CORPO DOCENTE:

2.1.

Giovanni Baruffa, Doutor, DMI;

2.2.

Jaime Bech-Nappi, Doutor, DMI;

2.3.

Alcino Alcântara, Doutor, DMI;

2.4.

Luis Suárez Halty, Doutor, DMI;

2.5.

Miguel Ângelo de Castro, Doutor, DC;

2.6.

Aida Meirelhes Castro, Doutor, DMI;

2.7.

Luis Carbajal, Doutor, Facultad de Medicina, Montevideo, Uruguai;

2.8.

Adalto Bianchini, Doutor, DCF;

2.9.

Jorge Castro Benitez, Doutor, DCF;

2.10.

Sírio Velasco, Doutor, DECC;

2.11.

Tabajara Lucas de Almeida, Mestre, DMAT;

2.12.

Antônio Sparvoli, Doutor, DMI;

2.13.

Fernando Amarante Silva, Mestre, DCF;

2.14.

Nelson Lopes Duarte Filho, Doutor, DMAT;

2.15.

Eli Sinnot Silva, Mestre, DCF.