SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO Nº 034/96
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 10 DE JUNHO DE 1996
Dispõe sobre a criação do Curso de Pós-Graduação PROJETOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO.
O Vice-Reitor da Fundação Universidade do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 07 de junho de 1996,
D E L I B E R A:
Artigo 1º -
Criar o Curso de Pós-Graduação PROJETOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM - Nível Especialização, conforme estrutura em anexo.
Artigo 2º -
Credenciar as Professoras MARIA SALETTE SARTORI, MARIA ANTONIETA LAVORATTI, MARTA RIERGERT BORBA e VANDA JARDIM, para ministrarem disciplinas no Curso.
Artigo 3º -
Implantar o referido Curso, a partir da concordância, expressa em Ata, do Colegiado do Departamento de Medicina Interna.
Artigo 4º -
A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.
Fundação Universidade do Rio Grande,
em 10 de junho de 1996.
Prof. Vicente Mariano da Silva Pias
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROJETOS ASSISTENCIAIS EM ENFERMAGEM
a) DISCIPLINAS, CARGAS HORÁRIAS, CRÉDITOS E EMENTAS
MOMENTO 1 - BÁSICO - 135 HORAS
Objetivo:
Revisão e apreensão de conceitos fundamentais ao pensamento político da Enfermagem diante do Sistema de Saúde e Sociedade no Brasil.
1. Políticas de Saúde. Sociedade e a Enfermagem no Brasil
- 30 hs/02 créditos
Perspectivas da enfermagem face a evolução histórico-social das políticas de saúde no Brasil.
2. A Enfermagem no Sistema de Saúde
- 30 hs/02 créditos
A Enfermagem e a sua inserção no Sistema de Saúde: onde se situa, quem ela é, o que faz, seus pressupostos, ações e compromissos com a sociedade.
3. Construção e Evolução do Pensamento na Enfermagem
- 30 hs/02 créditos
Abordagem do pensamento teórico na assistência da enfermagem e suas tendências de evolução na busca da unidade possível diante da diversidade dos modos de olhar as concepções do mundo.
4. Comunicação no Cotidiano da Enfermagem I
- 15 hs/ 01 crédito
Desenvolvimento do processo de auto-expressão e sua instrumentalidade no cotidiano profissional.
5. Seminário de Projetos Assistenciais I
- 30 hs/ 02 créditos
Estudos de elementos básicos para a estrutura de um trabalho científico, exercício temático de elaboração de diagnóstico da situação de inserção de enfermagem em instituições assistenciais de saúde.
MOMENTO 2 - INSTRUMENTAL - 165 HORAS
Objetivo:
Redimensionamento de instrumentalização de enfermeiros na construção de pensamentos, teorizações e referenciais metodológicos na assistência à saúde.
1. Teorias e Marcos Conceituais na Enfermagem
- 45 hs/03 créditos
Visões paradigmáticas emergentes e evoluções teóricas para uma assistência crítico-criativa no mundo da enfermagem.
2. O Referencial Teórico e a Sistematização da Assistência de Enfermagem
- 45 hs/03 créditos.
Identificação e apropriação de referenciais teóricos na sistematização de processos metodológicos da prática assistencial de enfermagem.
3. Comunicação no Cotidiano de Enfermagem II
- 30 hs/02 créditos
Reflexão e contribuição à transformação das práticas a partir de compreensão do processo criativo e do uso do imaginário na prática profissional de enfermagem.
4. Processo de Ensinar/Aprender em Enfermagem
- 30 hs/02 créditos
Estudo da dimensão educativa da assistência de enfermagem como aspecto inerente ao desenvolvimento do processo de trabalho visualizado na sua dimensão qualitativa junto aos usuários de Serviços de Saúde.
5. Seminário de Projetos Assistenciais II
- 15 hs/01 crédito
Elaboração de ensaio sobre literatura de enfermagem pertinente à construção de estruturas conceituais apropriadas ao desenvolvimento de práticas crítico-criativas no cotidiano da assistência à saúde.
MOMENTO 3 - OPERACIONAL ESPECÍFICO - 165 HORAS
Objetivo:
Desenvolvimento do processo de assistir em enfermagem referindo paradigmas para a transformação das condições de vida e trabalho no cotidiano da saúde.
1. Processo de Trabalho em Enfermagem
- 30 hs/02 créditos
Estudo da evolução do trabalho humano, seus modos de produção, relações e condições de vida de trabalhadores de saúde referidos os determinantes do processo de trabalho em enfermagem e suas possibilidades como uma prática social.
2. A ética do Trabalho em Enfermagem
- 15 hs/01 crédito
Exercícios de reflexão com leituras e experiências assistenciais em busca de uma ética centrada na humanização do homem no âmbito do processo de trabalho em enfermagem.
3. Instrumentação Científica na Prática Assistencial
- 30 hs/02 créditos
Desenvolvimento de experiências de opção e seleção de alternativas de instrumental científico para a assistência de enfermagem face a construção de atitudes de indagação e pesquisa como uma dimensão dessa prática.
4. Instrumentalização Didática na Assistência de Enfermagem
- 30 hs/02 créditos
Desenvolvimento de experiências educativas com a própria equipe de enfermagem, face à construção de atitudes críticas e pesquisa na prática assistencial que desenvolvem.
5. Comunicação no Cotidiano de Enfermagem III
- 15 hs/01 crédito
Vivências de focalização e descobertas de espaços da alegria de construir experiências e conceitos no âmbito do processo cotidiano de assistir em enfermagem.
6. Seminário de Projetos Assistenciais III -
hs/03 créditos
Elaboração de proposta de prática assistencial de caráter problematizador e convergente às questões e transformações possíveis no seu processo de trabalho de enfermagem.
MOMENTO 4 - VALIDAÇÃO DE PROJETOS ASSISTENCIAIS - 165 HORAS
Objetivo:
Definição e implementação de Projetos de Enfermagem consistentes com inovações no cotidiano das práticas nas Instituições de Saúde.
1. Seminário de Elaboração de Projetos Assistenciais
- 30 hs/02 créditos
Composição de um texto de análise teórico-metodológica do projeto assistencial desenvolvido, indicando seus aspectos de validação e suas possibilidades de avanços no âmbito da prática assistencial de enfermagem
2. Desenvolvimento do Projeto de Prática Assistencial
- 135 hs/09 créditos
Consolidação de proposta que desenvolva experiências concretas de assistência junto à equipe e cliente na ótica de um processo de trabalho à luz da problematização, prazeroso com abertura de novas possibilidades desta prática na dimensão educativa.
b) CORPO DOCENTE
NOME |
INSTITUIÇÃO |
TITULAÇÃO |
Ari Nunes Assunção |
UFPEL |
Mestrado |
Denildes Lemos |
UFPEL |
Mestrado |
Maria Salete Sartori |
UFPEL |
Especialista |
Enedina Soares |
FURG |
Doutorado |
Luciane Kantorski |
UFPEL |
Mestrado |
Maira B. Thofehrn |
UFPEL |
Mestrado |
Marlene T. Pelzer |
FURG |
Mestrado |
Maria Antonieta Lavoratti |
FURG |
Especialista |
Maria Beatriz Dias |
UFPEL |
Mestrado |
Maria da Graça Santana |
UFPEL |
Mestrado |
Marta Regina C. Vaz |
FURG |
Doutorado |
Marta R. Borba |
FURG |
Especialista |
Rita Heck |
UFPEL |
Mestrado |
Valéria L. Lunardi |
FURG |
Mestrado |
Vanda Jardim |
UFPEL |
Especialista |
Vera Lúcia Gomes |
FURG |
Mestrado |
Wilson Lunardi Filho |
FURG |
Mestrado |
c) O aluno deverá satisfazer os seguintes requisitos para sua aprovação no curso:
- Integralização de 42 créditos (630 horas).
- Freqüência mínima de 85% em cada disciplina.
- Nota mínima 7,0 em cada disciplina.
- Elaboração e apresentação de uma monografia.