SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO No 021/93
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 11 DE AGOSTO DE 1993
Dispõe sobre a aprovação das Normas para Seleção e Ingresso ao Curso de Mestrado e Doutorado em Oceanografia Biológica.
O Vice-Reitor da Universidade do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 06 de agosto de 1993, nesta data,
D E L I B E R A:
Artigo 1o -
Pela aprovação das Normas de Seleção e Ingresso ao Curso de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (Mestrado e Doutorado), em anexo.
Artigo 2º -
A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Universidade do Rio Grande
em 11 de agosto de 1993.
Prof. Vicente Mariano da Silva Pias
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
NORMAS DE SELEÇÃO PARA O INGRESSO AO
MESTRADO E DOUTORADO NO CURSO DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA
DA COMISSÃO DE SELEÇÃO (COMSEL)
- A Comissão de Seleção será constituída por sete docentes do Curso, escolhidos e renovados de acordo com o seu Regimento, sendo cinco titulares e dois suplentes.
- A Comissão escolherá anualmente um Presidente e um Secretário e fará atas das reuniões, as quais serão entregues à CCPG.
Compete à COMSEL:
- Elaborar as atas das reuniões e encaminhá-las a CCPG;
- Fixar os locais, datas e horários do Processo de Seleção no País;
- Contatar e designar como responsáveis pela aplicação simultânea das provas de seleção de Mestrado em outros locais, docentes pertencentes aos quadros de Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos;
- Elaborar as provas de inglês e os gabaritos correspondentes;
- Formular as perguntas para as provas escritas e preparar os respectivos gabaritos;
- Avaliar os candidatos e decidir sobre a admissão dos aprovados, de acordo com os procedimentos e critérios definidos por estas normas;
- Comunicar o resultado final da avaliação e admissão dos candidatos a CCPG.
DA INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO E DOUTORADO
- São candidatos os portadores de diploma superior em áreas afins ao Curso (a critério da CCPG).
- Os seguintes documentos devem ser encaminhados por ocasião da inscrição dos candidatos:
- Curriculum vitae (segundo modelo disponível);
- Histórico Escolar (disciplinas cursadas e graus obtidos);
- Diploma de Curso Superior ou atestado de provável conclusão para o Curso de Mestrado, Diploma de Curso Superior e diploma ou certificado de conclusão de Mestrado para o Doutorado;
- Duas fotos 3X4;
- Duas referências acadêmicas enviadas pelos signatários, diretamente à Secretaria do Curso (modelo disponível);
- Para o Curso de Doutorado: Carta de aceite do orientador comunicando a linha de pesquisa na qual será inserido o trabalho de tese: plano de trabalho da tese, contendo título, objetivos, justificativas e viabilidade;
- Certificado de conhecimento de inglês, apenas para os candidatos estrangeiros.
DA ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS GERAIS DA SELEÇÕ PARA O MESTRADO
O Exame de Seleção dos Candidatos Brasileiros; dos Candidatos Estrangeiros com Residência temporária ou permanente, e de outros candidatos estrangeiros.
- "Tradução de um texto científico do inglês para o português", com finalidade de avaliar a capacidade do candidato de compreensão da bibliografia científica neste idioma. Este item do exame tem caráter eliminatório.
- "Prova escrita em Língua Portuguesa", com finalidade de avaliar o conhecimento básico do candidato nas áreas definidas pela CCPG.
- "Avaliação do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae", com finalidade de classificar comparativamente os candidatos aprovados no item b.
Interpretação de um Texto Científico em Inglês
- O candidato deverá elaborar, por escrito, no tempo máximo estabelecido pela COMSEL, por escrito, uma tradução livre do texto em inglês.
- Será permitido aos candidatos o uso de dicionário.
- A avaliação será realizada, independentemente, por dois membros da Comissão de Seleção e a nota de cada candidato será a média aritmética das duas notas assim atribuídas.
- Cada avaliador deverá comparar a resposta com o gabarito, qualificando em uma escala de zero a dez pontos, a porcentagem do gabarito contido na resposta do candidato.
- Será aprovado, o candidato que obtiver nota no mínimo igual a sete pontos.
A Prova Escrita
- A Comissão de Seleção informará aos candidatos, a definição das áreas de conhecimento sobre as quais versará a prova escrita. A COMSEL sugerirá a bibliografia básica e enviará as últimas três provas de inglês e conhecimentos como guia de estudos aos candidatos.
- Cada uma das respostas será avaliada independente por dois membros da COMSEL. A nota de cada resposta será a média aritmética das duas notas assim atribuídas.
- A nota será calculada de acordo com o número de perguntas e o peso relativo de cada uma, conforme os critérios e procedimentos definidos pela COMSEL. A Prova Escrita terá um valor total de 10 pontos.
- Será considerado aprovado na Prova Escrita o candidato que obtiver no mínimo 6,5 pontos.
Avaliação do Histórico Escolar
Ao Histórico Escolar do candidato, será atribuído o número de pontos equivalente à média aritmética das notas das disciplinas aprovadas, normalizadas em uma escala de 1 a 10.
Avaliação do Curriculum Vitae
- O Curriculum Vitae será avaliado mediante a análise dos documentos submetidos e serão considerados entre outros, os seguintes itens: experiência profissional, produção científica, participação em congressos, estágios, cursos de aperfeiçoamento e o tempo decorrido na formação.
- Cada membro da COMSEL analisará individualmente todos os currículos e atribuirá uma nota inteira de 1 a 10 aplicando um critério comparativo. A nota final de cada candidato será a média aritmética. As notas deverão ser calculadas antes da correção das provas escritas.
Nota final do Exame de Seleção, classificação e admissão
dos candidatos aprovados.
- A nota final do exame será calculada pelo somatório dos seguintes elementos:
- Setenta por cento do número de pontos obtidos na prova escrita;
- Dez por cento do número de pontos obtidos na avaliação do histórico escolar;
- Vinte por cento do número de pontos obtidos na avaliação do Curriculum Vitae.
Os candidatos aprovados serão classificados de acordo com as notas finais do exame. Os candidatos serão admitidos no Curso, dentro das restrições do número de vagas disponíveis, por ordem de classificação.
No caso de empate entre as notas finais do exame, terá direito a ingresso o candidato que obtiver maior número de pontos na prova escrita.
DA ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS GERAIS DA SELEÇÃO
PARA O DOUTORADO
Candidatos brasileiros, estrangeiros com residência temporária ou permanente no País serão selecionados avaliando seu potencial acadêmico para estudos a nível de doutorado na área de Oceanografia Biológica e sua capacidade de ler compreensivamente e redigir um resumo de um texto científico em língua inglesa:
- "Tradução de textos científicos".
Cada candidato deverá realizar duas traduções: uma do inglês para o português e outra do português para o inglês, sendo permitido aos candidatos o uso de dicionário.
Cada membro da COMSEL deverá comparar a resposta com os gabaritos, qualificando em uma escala de zero a dez pontos, a porcentagem contida na resposta do candidato. A nota final será a média aritmética das notas assim atribuídas. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota no mínimo igual a sete pontos. Esta prova é de caráter eliminatório.
- Apresentação pelo candidato, do plano de trabalho proposto e análise crítica de um trabalho científico, na área de Oceanografia Biológica.
O desempenho de cada candidato será avaliado com uma nota de zero a dez, e a nota final deste item será a média aritmética das atribuídas por cada membro da COMSEL. Serão considerados aprovados os candidatos que atingirem a nota mínima de sete.
- Curriculum Vitae
Cada membro da Comissão de Seleção analisará independentemente o Curriculum Vitae de cada candidato que será avaliado com uma nota de zero a dez, através dos documentos submetidos considerando três itens:
- Históricos escolares da graduação e o mestrado, outros cursos e oficinas (workshops) não curriculares ( 0 a 3 pontos);
- Produção científica incluindo resumos, trabalhos publicados e submetidos, relatórios de bolsas, etc. (0 a 4 pontos);
- Atividades profissionais, docentes, serviços, prêmios, etc., e todas aquelas atividades que não possam ser incluídas nos dois primeiros itens (0 a 3 pontos). A nota final será a média aritmética das notas atribuídas por cada membro da COMSEL.
- Admissão e Classificação
Os candidatos aprovados nos itens 1 e 2 do título, DA ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS GERAIS DA SELEÇÃO PARA DOUTORADO, serão classificados através da média dos pontos obtidos nos itens 2 e 3 do mesmo título.
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
- Após a finalização da Seleção, a COMSEL informará a CCPG os pontos obtidos pelos candidatos e a nominata dos classificados através de Ata, num prazo máximo de 24 horas.
- Após a entrega da Ata a CCPG divulgará a relação dos candidatos classificados por ordem de classificação, no prazo máximo de 24 horas. Além deste procedimento, todos os candidatos selecionados no Curso serão notificados.
DA ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS GERAIS DA SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS SEM RESIDÊNCIA NO PAÍS
- A seleção de candidatos estrangeiros será baseada na documentação apresentada: diplomas, históricos escolares, curriculum vitae, cartas de recomendação, produção científica, etc. Os critérios de avaliação serão os mesmos que os utilizados para os candidatos no País.
- A seleção seguirá um cronograma de fluxo contínuo. O ingresso se dará no início dos períodos letivos.
- A seleção ficará sujeita a disponibilidade de orientação na área de interesse do candidato.
- Candidatos estrangeiros sem residência no País poderão optar pela seleção através dos procedimentos descritos no capítulo III.
- A CCPG deverá homologar a seleção dos candidatos estrangeiros.
Os casos omissos e excepcionais serão resolvidos pela CCPG.