SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
DELIBERAÇÃO No 014/93
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 21 DE JUNHO DE 1993
Dispõe sobre Ficha de Consulta aos Alunos, como um dos Instrumentos para avaliação dos docentes.
O Reitor da Universidade do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 14 de maio de 1993, nesta data,
D E L I B E R A:
Artigo 1o -
Aprovar a Ficha de Consulta aos Alunos, como dos instrumentos para avaliação dos docentes, em anexo.
Artigo 2º -
A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.
Universidade do Rio Grande
em 21 de junho de 1993.
Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann
PRESIDENTE DO COEPE
(a via original encontra-se assinada)
A N E X O I
FICHA DE CONSULTA AOS ALUNOS
INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE DOCENTES
PREZADO ALUNO
: O objetivo deste questionário é colher informações dos alunos sobre seus professores. Com isso, o professor poderá Ter informações adicionais para analisar criticamente seu desempenho, procurar corrigir eventuais falhas e melhorar o ensino.
Responde na grade de respostas anexa
. Expressa a tua opinião livremente, em nenhuma hipótese tua avaliação poderá influenciar as tuas notas.
Se imparcial
. Na medida que tuas respostas visem somente agradar ou desagradar o professor, elas serão inúteis para ele e teu tempo terá sido perdido. Medita um instante em cada questão e suas alternativas e dá a resposta que te parecer a mais adequada: Como vais observar, elas estão escalonadas em ordem decrescente e cada alternativa é mais favorável que a seguinte, mesmo que aparentemente digam a mesma coisa. Se tiveres, ao final, algo mais a dizer, escreve no verno da grade-resposta.
Assinala somente na grade de respostas a alternativa escolhida para cada item. Antes de entregar, verifica se não deixaste nenhuma questão em branco. Devolve o questionário junto com a grade de resposta. Utiliza o verso da grade se tiveres algum comentário a fazer.
Questões: não assinales nada no questionário para que ele seja reaproveitado em outras turmas.
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR:
1 - Estimula o interesse do aluno pela matéria?
- Sempre
- Geralmente
- Ocasionalmente
- Não estimula, mas não diminui o interesse
- Nunca estimula e ainda diminui o interesse
2 - Domina o conteúdo que esta ensinando?
- Parece ter domínio excepcional
- Parece ter domínio muito firme
- As vezes parece ter domínio, mas as vezes não
- Parece ter deficiências de domínio
- Parece não ter domínio
3 - Apresenta a matéria?
- De modo excelente
- Geralmente bem
- Apresenta bem, mas as vezes é confuso
- Geralmente de maneira confusa
- Sempre apresenta mal a matéria
4 - Explica princípios e conceitos básicos de conteúdo?
- É excepcionalmente claro e elucidativo
- É muito claro
- Geralmente é claro mas as vezes se confunde
- Não parece ser muito claro
- Geralmente não é claro, deixa o aluno sempre em dúvida
5 - É bem humorado? Procura manter a aula num clima de otimismo e entusiasmo?
- Sempre
- Moderadamente
- Nem sempre
- Raramente
- Nunca
6 - Mostra como um determinado tópico se encaixa no topo da disciplina?
- Sempre
- Geralmente
- Ocasionalmente
- Raramente
- Nunca
7 - Procura informar-se dos conhecimentos prévios do aluno ao expor um tópico?
- Sempre
- Geralmente
- Ocasionalmente
- Raramente
- Nunca se preocupa com isso, porque parece admitir que isso não é problema dele
8 - demonstra preocupação de que os alunos aprendam?
- Sempre
- Quase sempre
- Ocasionalmente
- Raramente
- Nunca se preocupa com isso, porque parece admitir que isso não é problema dele
9 - Demonstra organização das atividades que desenvolve em aula?
- Sempre
- Geralmente
- As vezes
- Raramente
- Nunca
10 - Ajuda os alunos que tem maior dificuldade?
- Procura sempre identificar estes alunos e ajudá-los
- Geralmente ajuda
- Ocasionalmente ajuda
- Raramente faz isto
- Nunca se propõe a ajudá-los
11 - Aceita o ponto de vista do aluno?
- Esta sempre pronto a aceitá-lo
- Geralmente aceita
- As vezes aceita, outras não
- Raramente aceita
- Nunca aceita
12 - Estimula o aluno a participar da aula?
- Sempre
- Geralmente
- As vezes
- Raramente aceita
- Nunca aceita
13 - Exige raciocínio dos alunos?
- Sempre
- Geralmente
- Ocasionalmente
- Raramente
- Nunca
14 - Estimula perguntas dos alunos?
- Sempre
- Geralmente
- As vezes
- Raramente
- Nunca
15 - É seguro ao responder perguntas?
- Sempre
- Geralmente
- Responde adequadamente, mas nem sempre com segurança
- Raramente
- É sempre inseguro
16 - Estabelece relações entre teoria e prática?
- Sempre
- Geralmente
- Ocasionalmente
- Raramente
- Nunca
17 - Procura estabelecer relações entre matéria de ensino e situações da vida real:
- Sempre
- Geralmente
- Ocasionalmente
- Raramente
- Nunca
18 - É capaz de admitir que desconhece determinado item do assunto abordado em aula?
- Sempre
- Geralmente
- Ocasionalmente
- Raramente
- Nunca
19 - Gosta de dar aulas?
- Parece gostar muito
- Geralmente parece gostar
- As vezes parece gostar, mas nem sempre
- Parece não gostar
- Parece estar sendo obrigado a dar aula
20 - Aceita o aluno como pessoa?
- Acima de tudo, vê o aluno como pessoa
- Geralmente vê o aluno como pessoa
- Nem sempre parece ver o aluno como pessoa
- Raramente parece considerar o aluno como pessoa
- Ignora o aluno como pessoa, parece considerá-lo um mero receptor de informações
21 - É acessível aos alunos?
- É sempre
- Geralmente
- Nem sempre
- Raramente
- Nunca
22 - É justo na atribuição de notas?
- Sempre justo
- Geralmente parece ser justo
- As vezes parece ser justo, outras vezes não
- Freqüentemente parece não ser justo
- É sempre injusto
23 - É pontual?
- Sempre
- Geralmente
- Nem sempre
- Raramente
- Nunca
24 - é assíduo?
- Sempre
- Geralmente
- As vezes
- Raramente
- Nunca
25 - É sensível (tem consideração) com relação aos problemas gerais extra classe dos alunos?
- Tem ótima sensibilidade
- Geralmente
- As vezes
- Raramente
- Nunca
26 - Utiliza exemplos e ilustrações ao expor a matéria?
- Sempre
- Geralmente
- As vezes
- Deficientemente
- Nunca
27 - Utiliza bem o quadro de giz e/ou outros recursos didáticos?
- Sempre
- Geralmente
- As vezes
- Raramente
- Nunca
28 - Elabora provas compatíveis (coerentes) com os conteúdos dados?
- As provas são muito bem elaboradas e compatíveis com os conteúdos dados
- As provas são bastante boas
- As provas são parcialmente boas
- As provas mal elaboradas, mas ainda compatíveis com os conteúdos dados
- As provas são muito mal elaboradas e incompatíveis com os conteúdos dados
29 - Como ministra a disciplina?
- Muito bem
- Bem
- Razoavelmente
- Sofrivelmente
- Muito mal
30 - Se meus colegas pedissem minha opinião sobre matricular-se com este professor, Eu:
- Recomendaria fortemente
- Recomendaria
- Recomendaria com reservas
- Desaconselharia
- Desaconselharia fortemente