Nº 003 - Dispõe sobre regulamentação do Regime Escolar do Curso de Pedagogia.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 003/2007

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

5ª CÂMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 04 DE ABRIL DE 2007

 

 

 

Dispõe sobre a Regulamentação do Regime Escolar do Curso de Pedagogia.

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e o Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 04 de abril de 2007,

 

 

 

D E L I B E R A M:

 

 

 

Art. 1º         Aprovar a Regulamentação do Regime Escolar do Curso de Pedagogia – Licenciatura, conforme características em anexo.

 

Art. 4º         A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

Prof. Dr. Antonio Carlos Mousquer

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

 

 

a)    O Detalhamento do Núcleo de Estudos

 

1° Ano

Núcleo de Estudos Básicos

Situa o ser social no tempo e no espaço presente, diante de questões relevantes da educação, estabelecendo articulações com o passado, o presente e o futuro. Favorece o conhecimento das realidades em que se insere o processo educativo. Fomenta reflexões que possibilitem pensar proposições e perspectivas educativas desde o começo do curso.

 

2° Ano

Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos

Considera a atividade docente como um trabalho inserido em diferentes contextos de mundo e num cotidiano escolar. Analisa este cotidiano tomando por referência as práticas e metodologias educativas realizadas na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e na Gestão Educacional. Retoma as discussões contidas no Núcleo de Estudos Básicos articulando com o cotidiano pedagógico.

 

3° Ano

Núcleo de Estudos Integradores

Discute as experiências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, considerando a real situação destas etapas de ensino da Educação Básica através do seu histórico. Ressalta os desafios atuais no sentido de gestar proposições educacionais.

 

4° Ano

Núcleo de Proposições e Perspectivas Educativas

Discute propostas educativas a partir das reflexões e estudos feitos nos anos anteriores e analisa o fazer pedagógico. Propõe perspectivas de atuação do Pedagogo, sua inserção nos múltiplos contextos de mundo, no cotidiano educacional e no trabalho docente, configurando-se em projetos educacionais.

 

 

b) O Quadro de pré-requisitos

 

Disciplina a ser cursada

 

Pré-requisito(s)

Código

Disciplina

09459

Psicologia da Infância e da Adolescência

09435 – Psicologia da Educação

09592

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I

09591 – Infâncias, Culturas e Educação

09593

Metodologia do Ensino das Ciências Sociais

09455 – História da Educação Brasileira

09595

Didática II – Pedagogia

09590 – Didática I – Pedagogia

09469

História e Metodologia da Alfabetização II

06165 – Psicolingüística e 09466 – História e Metodologia da Alfabetização I

09600

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II

09592 – Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I

09602

Gestão Educacional

09436 – Políticas Públicas da Educação

09608

Estágio na Educação Infantil

Ter cursado e concluído com aprovação todas as disciplinas dos Núcleos de Estudos Básicos, de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e de Estudos Integradores.

09609

Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

09608 – Estágio na Educação Infantil

09610

Formação Docente

09602 – Gestão Educacional

09605

Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia

09608 – Estágio na Educação Infantil

 

 

c) As Práticas Pedagógicas

 

Código

 

Disciplina

 

CH de Prática Pedagógica

 

CH Total

da Disciplina

09283

Filosofia da Educação

10h

120h/a

09282

Sociologia da Educação

10h

120h/a

09435

Psicologia da Educação

10h

120h/a

09455

História da Educação Brasileira

10h

90h/a

09590

Didática I – Pedagogia

20h

90h/a

09591

Infâncias, Culturas e Educação

20h

120h/a

09592

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I

20h

90h/a

09593

Metodologia do Ensino das Ciências Sociais

15h

120h/a

09459

Psicologia da Infância e da Adolescência

10h

60h/a

06165

Psicolingüística

15h

45h/a

09464

Educação de Jovens e Adultos

15h

60h/a

09594

Jogos, Brinquedos e Culturas

10h

60h/a

09595

Didática II – Pedagogia

20h

90h/a

09460

Corporeidade e Movimento

10h

60h/a

09596

Fundamentos e Metodologia da Pesquisa em Educação

15h

60h/a

09466

História e Metodologia da Alfabetização I

15h

60h/a

09469

História e Metodologia da Alfabetização II

15h

60h/a

09597

Metodologia do Ensino da Matemática

15h

120h/a

09598

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

15h

120h/a

09599

Metodologia do Ensino das Ciências Naturais

15h

120h/a

09600

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II

15h

90h/a

09601

Estudo Sócio-Antropológico da Infância e da Juventude

15h

60h/a

09602

Gestão Educacional

20h

60h/a

09603

Cotidiano na Educação Infantil

15h

90h/a

09462

Psicologia da Educ. dos Portadores de Necessidades Especiais

10h

60h/a

09606

Ética e Educação

15h

60h/a

09519

Oficinas de Brinquedos

10h

60h/a

09610

Formação Docente

20h

90h/a