Nº 002 - Dispõe sobre alteração curricular no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã (QSL 238) e Noite (QSL 237).

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 002/2006

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

5ª CÂMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 5 DE JUNHO DE 2006

 

 

Dispõe sobre alteração curricular nos cursos de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã (QSL 238) e Noite (QSL 237).

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e a Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 5 de junho de 2006,

 

 

D E L I B E R A M:

 

 

Art. 1º                Aprovar a extinção da disciplina ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS – 09475 (semestral/obrigatória),a partir do 2º semestre de 2006, nos cursos de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã (QSL 238) e Noite (QSL 237).

 

Art. 2º                Aprovar a criação da disciplina ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS I no 2º semestre do 3º ano dos Cursos de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã (QSL 238) e Noite (QSL 237), a partir do 2º semestre de 2006, com as seguintes características:

Lotação: DECC

Código: a determinar

Duração: semestral

Caráter: obrigatória

Crédito: 2

Localização no QSL: 2º semestre / 3º ano

Carga horária semanal: 2h/a

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária da prática pedagógica: 10h/a

Sistema de avaliação: 1

Ementa: Princípios matemáticos básicos essenciais à construção de conceitos fundamentais nessa área. Questões sobre a construção do número e do sistema de numeração decimal numa abordagem teórico-metodológica inspirada nos estudos de Piaget, Kamii e no sócio-interacionismo.

 

Art. 3º                Aprovar a criação da disciplina ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS II no 1º semestre do 4º ano dos cursos de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã (QSL 238) e Noite (QSL 237), a partir do 1º semestre de 2007, com as seguintes características:

Lotação: DECC

Código: a determinar

Duração: semestral

Caráter: obrigatório

Créditos: 2

Localização no QSL: 1º semestre / 4º ano

Carga horária semanal:2h/a

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária da prática pedagógica: 10h/a

Sistema de avaliação: 1

Ementa: A matematização do sujeito, a função social da matemática e sua presença no cotidiano. As quatro operações, a resolução de problemas, as frações e a geometria numa relação intrínseca com a realidade. Aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos.

 

Art.4º                 Aprovar a criação de equivalência entre disciplinas conforme quadro abaixo:

 

Disciplinas

Equivalente a

XXXXX – Ensino de Matemática nos Anos Iniciais I (semestral/obrigatória)

XXXXX – Ensino de Matemática nos Anos Iniciais II (semestral/obrigatória)

 

09475 – Ensino de matemática nos Anos Iniciais (semestral/obrigatória)

 

 

Art. 5º                                   A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Susana Inês Molon

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES