SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 004/2004
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
5ª CAMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 26 DE JULHO DE 2004
Dispõe sobre alteração no quadro de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.
A REITORA EM EXERCÍCIO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, na qualidade de Presidente em Exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e o Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 26 de julho de 2004,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Criar e incluir no quadro de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Curso de Mestrado, as disciplinas abaixo relacionadas, com suas respectivas características:
CURRÍCULO, CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC)
Código: a determinar
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Sistema de Avaliação: II
Caráter: Optativo
Oferecimento: a partir do 1º semestre de 2004
Responsáveis: Profª Dr.ª Cleuza Maria Sobral Dias Doutora em Educação PUC/RS
Profª. Dr.ª Paula Regina C. Ribeiro Doutora Ciências Biológica UFRGS
Ementa: Estuda as articulações entre currículo, cultura, identidade, enfocando a formação inicial e continuada dos professores, assim como os saberes construídos em diferentes espaços e tempos das trajetórias de vida. Discute as práticas educativas de Educação Ambiental expressas nos currículos escolares.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPLEXIDADE
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC)
Código: a determinar
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Sistema de Avaliação: II
Caráter: Optativo
Oferecimento: a partir do 1º semestre de 2004
Responsável: Prof. Dr. Humberto Calloni - Doutor Educação (UFRGS)
Ementa: A disciplina visa ao estudo e reflexão do paradigma da Complexidade a partir das contribuições de diversos autores, dentre os quais Edgar Morin. A característica transdisciplinar do pensamento complexo oportuniza a compreensão dos processos vitais e culturais enquanto conceitos enredados num movimento dialógico e dialético, onde a Educação tem um papel decisivo para a "reforma do pensamento" na mira de uma "ciência com consciência" e no horizonte de uma nova ética da solidariedade.
ECOLOGIA ONÍRICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÉTICO-ESTÉTICA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC)
Código: a determinar
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Sistema de Avaliação: II
Caráter: Optativo
Oferecimento: a partir do 1º semestre de 2005
Responsável: Prof. Dr. Victor Hugo Guimarães Rodrigues Doutor em Filosofia USP
Ementa: discussão filosófica do conceito, importância, limites e possibilidades da ecologia onírica, como ponta de convergência da educação ética, educação estética e educação ambiental. Investigação das experiências imaginárias utópicas concretas dos sujeitos sonhadores. Análise dos subsídios para o auto-conhecimento e o comprometismo dos pesquisadores nos espaços formais e informais de educação, visando a formação de seres integrais e a criação e invenção de um mundo novo.
Art. 2º - A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
em 26 de julho de 2004
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
José Vicente de Freitas
PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE
CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES