Nº 302

 

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

ATA 302

Aos vinte e cinco dias do mês de setembro do ano de dois mil e um, às oito horas, reuniu-se o Conselho Universitário sob a presidência da Profª. Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry, contando com a presença dos Senhores membros do Conselho, conforme assinaturas no Livro de Presenças. Ausentes: Conselheiros Carlos Hartmann – Chefe do Departamento de Geociências, Paulo Antonio Pinto Juliano – Coordenador da ComCur de Administração, Jaime Carlos Bech Nappi – Coordenador da ComCur de Pós-Graduação em Clínica Médica, Carlos Alberto Eiras Garcia – Ex-Reitor, Alexandre Cougo de Cougo - Representante Discente, Fábio Dias Ribeiro – Representante Discente, Katya dos Santos Schmitt – Representante Discente, Luiz Sequeira Laurino - Representante Discente, Rodrigo Andrade de Bem – Representante Discente, Oswaldo Alves Contreira – Representante da Área do Comércio e Ildefonso Mário Caminha Poester – Representante da Área da Indústria. Ausentes, também, os convidados Manoel Luís Martins da Cruz – APROFURG, Edgar da Rosa - APTAFURG, Nilton Dario Monteiro da Silva - CPD, Vicente Mariano da Silva Pias – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO e Lauro Jesus Barcellos – MUSEU OCEANOGRÁFICO. Dando início à reunião, a Senhora Presidente registrou a presença dos Conselheiros Substitutos, indicando o motivo da substituição: Profª Marta Maria Marquezan Augusto - Coordenadora Substituta da ComCur de Engenharia de Alimentos (titular afastado a serviço da Universidade), Profª Vera Lúcia Susin - Representante, em exercício, dos Biólogos (titular afastado a serviço da Universidade), Profª Marisa Porto do Amaral – Coordenadora Substituta da ComCur de Letras (Titular afastada para tratamento de Saúde), Prof. Mário Medeiros – Respondendo pela ComCur de Ciências Contábeis como membro mais antigo do Magistério Superior na ComCur (Titular afastado para tratamento de saúde) e Profª Adriana Elisa Ladeira Pereira – Coordenadora Substituta da ComCur de Matemática (Titular afastado a serviço da Universidade). Todos participaram da reunião com direito a voz e voto. Apresentou o Prof. Horácio Augusto de Miranda Brum, que passa a integrar os Conselhos Superiores na qualidade de Coordenador da ComCur de Medicina. A Srª Presidente deu boas vindas aos Prof. Horácio. Justificou as ausências dos Conselheiros Carlos Rodolfo Brandão Hartmann – Reitor e Presidente do Conselho (Afastado para participar de reunião da ANDIFES em Brasília), João Carlos da Silva Strauch – Coordenador da ComCur de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (Afastado para tratamento de saúde), Adriana Kivanski de Senna – Coordenadora da ComCur de História (Afastada em Licença de Nojo) e do convidado Prof. Luiz Oscar Monteiro de Topim – Diretor da ESANTAR (Afastado a serviço da Universidade). Dando continuidade, a Srª Presidente submeteu a aprovação do plenário convite feito pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. José Carlos Henrique Duarte dos Santos, para que o Prof. Carlos Ademir Gonçalves de Lima – Superintendente de Administração Acadêmica participasse da reunião, em função da análise do Calendário Escolar 2002-2003. O plenário aceitou o convite. Após, autorizada pelo plenário, a Srª. Presidente inverteu a pauta, colocando como primeiro assunto à análise, a segunda Indicação constante de Assuntos Gerais. A Indicação que tem por autor o Cons. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann, trata de proposta de homologação do Ato Executivo nº 028/2001 que transfere a reunião do mês de setembro do Conselho Universitário, para o dia 19, alterando o Calendário de Reuniões aprovado por este Conselho. A Indicação foi lida pela Consª Maria Elisabeth e obteve aprovação unânime. A Srª Presidente também obteve a autorização do plenário para incluir na pauta a proposta de homologação do Ato Executivo nº 030/2001, que transfere a reunião do Conselho Universitário do dia 19 para o dia 25 do corrente, em função do afastamento do Presidente do Conselho a serviço da Universidade e do afastamento da Vice-Presidente do Conselho por estar em Licença de Saúde. A proposta foi aprovada por unanimidade. PARECER Nº 005/2001 DA 2ª CÂMARA, Processo nº 23116.000611/2001-91, que trata da escolha da profissão liberal que será representada junto ao Conselho Universitário no biênio 2001/2003. O processo foi analisado e relatado pela Consª Vera Signorini que emitiu seu voto por indicar os profissionais da categoria Médico Veterinário pela importância destes profissionais nas questões ambientais, sanitárias e representatividade da classe no nosso Município. O Parecer foi lido pela Relatora. Após a leitura, a Srª Presidente colocou o assunto em discussão e não houve manifestações. Em votação a proposta da Câmara obteve aprovação unânime. PARECER Nº 004/2001 DA 1ª CÂMARA, Processo nº 23116.001173/2001-32, que trata de solicitação da Srª Presidente em Exercício da Comissão Permanente do Pessoal Docente, Profª Zani da Cunha Prado, de providências por parte deste Conselho para o desenvolvimento do processo eleitoral de composição da Comissão Permanente do Pessoal Docente para o biênio 2002/2003, conforme prevê a Resolução-CONSUN nº 009/99. O processo foi analisado e relatado pelo Cons. Cláudio Renato Dias que, com base na legislação que trata do tema emitiu seu voto por: 1) A eleição para composição da Comissão Permanente do Pessoal Docente dar-se-á na primeira e segunda semanas do mês de outubro, primeiro e segundo turnos, respectivamente, conforme art. 9º da Resolução-CONSUN nº 009/2001 e 2) Propor, para compor a Comissão Eleitoral de 2001, os docentes: Mário Roberto Chim Figueiredo (Doc), Sueli Zappas (DENF) e Melik Emílio Castanheira Curi (DMC). O parecer foi lido pelo Relator. Após a leitura, a Srª Presidente colocou o assunto em discussão e não houve manifestações. Em votação, a proposta da Câmara obteve aprovação unânime. PARECER Nº 006/2001 DA 3ª CÂMARA, Processo nº 23116.006102/2001-26, que trata de solicitação do Prof. Paulo Antonio Pinto Juliano de dispensa como representante do CONSUN junto a Comissão Institucional de Avaliação de Desempenho Docente. O processo foi analisado e relatado pelo Cons. Ernesto Luiz Casares Pinto. Votou por dispensar o Prof. Paulo Antonio Pinto Juliano como representante do CONSUN junto a CIADD e Indicar o Prof. José Carlos Pinto Leivas como representante do CONSUN, junto a CIADD. O Parecer foi lido pelo Relator. Após a leitura, a Srª Presidente colocou o assunto em discussão e não houve manifestações. Em votação, a proposta da Câmara foi aprovada por unanimidade. PARECER Nº 005/2001 DA 1ª CÂMARA, Processo nº 23116.001426/2001-78 que trata de proposta de Calendário Escolar 2002-2003. O processo foi analisado e Relatado pela Consª Cleuza Almeida. A Relatora emitiu seu voto por aprovar a proposta de Calendário Escolar com a eliminação da folha 5 e inclusão da folha 7, incluindo, ainda, o termo "feriado" nos eventos: Fevereiro 2003 – 02 Nossa Senhora dos Navegantes (Feriado) e Março 2003 – 04 – Março – Carnaval (Feriado). O Parecer foi lido pela Relatora. Durante a leitura da proposta, a Consª Cleuza Almeida com base na Portaria Ministerial nº 009 de 19 de janeiro de 2001, procedeu as seguintes correções: Na conclusão do voto – Fevereiro 2003 – 02 – Nossa Senhora dos Navegantes (dia não letivo), Março de 2003 – 04 – Carnaval (dia não letivo); Na proposta de Calendário – Abril 2002 – 21 – Tiradentes (Feriado) e Novembro 2002 – 02 - Finados (dia não letivo). Após a leitura a Srª Presidente colocou o assunto em discussão, oportunidade em que o Cons. Ernesto Pinto tendo em vista o período excepcional de greve e em função do qual haverá reprogramação do Calendário Escolar 2001-2002, encaminhou no sentido de que não se discuta esta proposta até que o Calendário Escolar 2001-2002 seja reprogramado. O Cons. Luiz Carlos Schmitz acompanhou o encaminhamento do Cons. Ernesto. A Consª Cleuza Almeida salientou que o Calendário Escolar 2001-2002 está em vigor e o que está previsto pode e deve ser executado. Disse que aprovar o Calendário 2002-2003 não causa impedimento de posteriormente o mesmo ser reajustado. O Cons. Euclydes dos Santos Filho manifestou-se favorável ao encaminhamento do Cons. Ernesto e entende ser um contracenso a aprovação do Calendário 2002-2003. Manifestou-se após com relação a previsão de férias coletivas, expressa na fundamentação do voto, dizendo que apesar de ser uma previsão, antecipa sua opinião contrária a férias coletivas, assunto que deve ser discutido pelos Chefes de Departamentos e Coordenadores das Comissões de Curso. Considerando as manifestações do plenário, a Consª Vera Signorini propôs que o processo baixasse em diligência para que seja analisado juntamente com o Calendário 2001-2002 quando de sua reprogramação. Não havendo mais manifestações, a Srª Presidente colocou em votação a proposta dos Conselheiros Vera e Ernesto para que o processo baixe em diligência. A proposta recebeu aprovação unânime. Em ASSUNTOS GERAIS, a Srª Presidente colocou a análise do plenário a Indicação do Cons. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann que trata de proposta de homologação do Ato Executivo nº 024/2001 que altera o Calendário Escolar 2000-2001, antecipando o período de realização do Processo Seletivo de 2002 para 18 a 21/12/2001. A Indicação foi lida pela Consª Maria Elisabeth. Após a leitura a Srª Presidente colocou o assunto em discussão, tendo o Cons. Luiz Carlos Schmitz salientado que em função do encaminhamento dado pelo Cons. Ernesto Pinto na análise do assunto anterior e de comentários surgidos na Assembléia de Docentes de que o grupo de professores encarregado da elaboração da prova específica para os candidatos ao Curso de Educação Artística, não iriam proceder a referida elaboração, apresentava proposta para que esta Indicação não fosse aprovada até que se decidisse os rumos da greve. O Cons. Ernesto disse que seu raciocínio com relação a análise do processo anterior nada tem a ver com a questão da antecipação do período de realização do Processo Seletivo, tema já aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Consª Raquel Souza manifestou-se com relação ao desenvolvimento da prova específica para candidatos ao Curso de Educação Artística, dizendo que esta questão já está sendo reescalonada dentro da área. A Consª Cleuza Almeida disse que a não aprovação desta Indicação cria uma questão legal, pois o COEPE aprovou a antecipação do período de realização do Processo Seletivo, quando não podia fazê-lo, com encaminhamento posterior de Indicação ao Conselho Universitário para sanar esta falha. Não havendo mais manifestações, a Srª Presidente colocou a Indicação em votação, tendo sido a mesma aprovada com o voto contrário do Cons. Luiz Carlos Schmitz. Após, o Cons. Milton Asmus deu conhecimento ao plenário do andamento do processo do Fundo dos Fundos e de como serão utilizados os recursos que foram destinados à FURG. Após explanação, a Consª Vera Signorini expressou o interesse do Departamento de Patologia em ter uma cópia do projeto em seu formato final. O Cons. Milton informou que por problemas técnicos que surgiram, foi impossível disponibilizar o projeto em sua íntegra na página da FURG. A seguir, o Cons. Luís Almeida informou ter tomado conhecimento de uma Portaria Ministerial que trata da avaliação dos Cursos e dos critérios que serão utilizados para fechamento de Cursos e, ao comparar com o nível de aprovação do projeto do Fundo dos Fundos chegou a conclusão que a Universidade deve tomar alguns cuidados se quiser manter-se como Universidade Pública. Não havendo mais manifestações e nada mais havendo a tratar, a Senhora Presidente encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente Ata, que lida e aprovada vai assinada pela Senhora Presidente e por mim, Secretária da reunião.

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

PRESIDENTE

(a via original encontra-se assinada)

 

Elaine Maria Garcia Vianna

SECRETÁRIA

(a via original encontra-se assinada)