Nº 116

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

  1. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 

 

  • ATA 116

 

 

Aos vinte e sete dias, do mês de agosto, de dois mil e vinte e um, às nove horas, reuniu-se, ordinariamente, por intermédio de wefconferência, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, sob a presidência do Prof. Danilo Giroldo e com a participação dos seguintes membros: André Luis Castro de Freitas, Adriana Elisa Ladeira Pereira, Adriano Velasqui Werhli, Alice Teixeira Meirelles Leite, Amanda Silveira, Anderson Orestes Cavalcante Lobato, Audrei Fernandes Cadaval, Cesar Serra Bonifácio Costa, Cezar Augusto Burkert Bastos, Cláudia Mentz Martins, Cláudio Moss da Silva, Cleusa Maria Lucas de Oliveira, Cristiana Andrade Poffal, Daiane Teixeira Gautério, Daniel Porciúncula Prado, Danúbia Bueno Espíndola, Diego D’Ávila da Rosa, Éder Leandro Bayer Maier, Eduardo Resende Secchi, Eduardo Saldanha Vogelmann, Edison Luis Devos Barlem, Elaine Nogueira da Silva, Fabiane Simioni, Felipe Kessler, Gilberto Vitório Rech, Guilherme Lerch Lunardi, Hugo Ariel Lombardi Rodriguez, Jean Lucas de Oliveira Arias, Lucia de Fátima Socoowski de Anello, Marina Scarlet Meira Tramontina, Marcia Borges Umpierre, Maurício de Oliveira Silva, Rafael Gonzales Rocha, Raquel Pereira Quadrado, Renato Duro Dias, Sibele da Rocha Martins, Vinícius Menezes de Oliveira, Zélia de Fátima Seibt do Couto. O Secretário, a pedido do Senhor Reitor, registrou a presença dos substitutos e o motivo da substituição: Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer, vice-diretor do IE (titular afastada a serviço da Universidade); Darlene Arlete Webler, vice-diretora do campus de SAP (titular afastado por motivo de força maior). Justificaram ausência: Emily Silva da Matta e Gabriela Tavares de Pinho, respectivamente titular e suplente da representação dos estudantes de graduação (ambas por motivo de força maior). Ausentes sem justificativa: Daniel Loebmann, diretor do ICB; Daiani Modernel Xavier, representante da 2ª Câmara; Fabiane Aguiar dos Anjos Gatti, representante da 6ª Câmara; Nathalia Luiza Andreazza, Nícolas Cardoso Setti, Rillari Ferreira Castro e Silva, representantes dos estudantes de graduação. Participaram, na condição de convidados, após a aprovação do plenário: Eduardo Pitrez de Aguiar Correa (coordenador do GT que elaborou a proposta de RI da CPPAD); Aléssio Almada da Costa (Coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas) e Fabiane Binsfeld dos Santos (Diretora de Gestão Acadêmica). Ao iniciar a reunião, o Senhor Presidente colocou em discussão a ordem do dia, conforme segue: 1º) Aprovação da Ata 115Tendo em vista que a ata fora disponibilizada, antecipadamente, aos conselheiros, o Senhor Presidente perguntou aos presentes se havia alguma manifestação a respeito dessa ata. Não havendo manifestações a respeito, a ata n°115 foi colocada em votação e aprovada por unanimidade; 2º) Indicações do Cons. Danilo Giroldo – Homologação dos Atos Executivos 031, 034, 030, 032, 035, 036, 029, 033, 037, 038/2021 – respectivamente luto oficial pelo falecimento dos servidores Docentes aposentados: Hilda Orquídea Hartmann Lontra, Luiz Augusto Pinto Lemos;  dos servidores Técnico-administrativos em Educação aposentados Luiz Fernando Carvalhedo da Silva, Eneida Maria de Quadros Martins, Immaculada Maria de Souza Ferreira, Isnarte Costa; da servidora técnico-administrativa Juliane Cantero Alcalde; dos estudantes Sérgio Nunes Pinheiro, Pedro Felipe de Oliveira Oliveira, Michele Peixoto da Silva Os referidos Atos Executivos declararam luto oficial na Universidade Federal do Rio Grande por motivo de falecimento dos servidores docentes aposentados: Hilda Orquídea Hartmann Lontra, ocorrido em 27/06/2021, a qual atuou por dez anos e um mês; Luiz Augusto Pinto Lemos, ocorrido em 13/07/2021, o qual atuou por trinta e sete anos; dos servidores TAE aposentados Luiz Fernando Carvalhedo da Silva, ocorrido em 19/06/2021, o qual atuou como Assistente em Administração por nove anos e nove meses; Eneida Maria de Quadros Martins, ocorrido em 28/06/2021, a qual atuou como Auxiliar de Laboratório por trinta e cinco anos e seis meses; Immaculada Maria de Souza Ferreira, ocorrido em 12/07/2021, a qual atuou como Assistente em Administração por treze anos e um mês; Isnarte Costa, ocorrido em 11/07/2021, o qual atuou como Porteiro por trinta anos e cinco meses; da servidora TAE Juliane Cantero Alcalde, ocorrido em 06/08/2021, a qual atuou como Técnica em Segurança do Trabalho por sete anos e dez meses; dos estudantes Sérgio Nunes Pinheiro, ocorrido em 29/05/2021, o qual frequentava o curso de Especialização EaD em Ciências de Dados no campus da FURG em Rio Grande; Pedro Felipe de Oliveira Oliveira, ocorrido em 09/07/2021, o qual frequentava o curso de Licenciatura em Educação do Campo no campus da FURG em São Lourenço do Sul, Michele Peixoto da Silva, ocorrido em 20/07/2021, a qual frequentava o curso de Doutorado em Enfermagem no campus da FURG em Rio Grande. As Indicações foram lidas pelo Senhor Presidente, o qual solicitou ao plenário 1 (um) minuto de silêncio em homenagem aos estudantes, técnicos e docentes falecidos; após, colocou o assunto em discussão. A Cons. Adriana Pereira demonstrou tristeza com tantos Atos Executivos de luto, disse, em particular, que gostaria de prestar homenagem ao professor Luiz Augusto do IMEF, completou dizendo que foi um professor que colaborou muito com o Instituto e com a Universidade. Falou, também, com tristeza sobre o falecimento da servidora Juliane Cantero, citando sua colaboração nos estudos dos mapas de risco, dando muito apoio e contribuição nesse trabalho, em especial. O Senhor Presidente disse que o professor Luiz Augusto foi uma grande referência na Universidade, sendo um servidor íntegro, que o ensinou muito; lamentou, também, o falecimento da servidora Juliane. O Cons. Edison Barlem informou que o Banco de Alimentos de Rio Grande, a partir de agora, leva o nome do professor Luiz Augusto Pinto Lemos, ficando uma homenagem pela sua participação fundamental nesta área. O Cons. Vinícius Menezes disse que o professor Luiz foi uma pessoa muito importante na criação do curso de Engenharia da Computação, mesmo fugindo um pouco da sua área. Disse que gostaria de deixar registrado os sentimentos pela perda desse grande profissional e de grande importância para a Engenharia de Computação na FURG, completou dizendo que, além de seu professor, era seu grande amigo. Externou seus sentimentos, também, pelos demais falecimentos listados. A Cons. Lúcia Anello disse ser importante reverenciar sempre quem partiu, apesar da tristeza do momento. Lembrou de todo auxílio que a servidora Juliane prestou à FURG e que sempre demonstrou o compromisso que tinha com a sua atividade, como na equipe de segurança do trabalho. Disse que a servidora Juliane era, exatamente, o perfil da PROGEP, mulher, jovem, recém formando sua família e tinha todo um futuro pela frente. Completou dizendo que toda a equipe ficou muito abalada com a perda da colega. O Cons. Eduardo Saldanha manifestou seus sentimentos em razão dos diversos Atos Executivos de luto, em especial, o do estudante de SLS, do curso de Educação do Campo, o qual tinha uma história muito difícil de vida e todos ajudavam o Pedro Felipe. Disse que o campus de São Lourenço do Sul ficou muito abalado e o Conselho instituiu o dia 9 de julho como data a se refletir sobre todo o tipo de preconceito. Agradeceu o apoio da PRAE nessa situação. A Cons. Elaine Nogueira citou a perda da professora Hilda Lontra, disse que, apesar de aposentada, ela havia deixado um legado importante para a Universidade, concluiu dizendo que todos gostavam muito dela. Não havendo mais manifestações a esse respeito, as Indicações foram  aprovadas por unanimidade; 3º) Indicação da Cons. Sibele da Rocha Martins - Indicação da excepcionalidade no ingresso de estudantes indígenas e quilombolas, que ultrapasse o limite de 25 % da carga-horária do período letivo A Indicação propõe que: a) Excepcionalmente, para o ano de 2021, fique autorizado o ingresso dos estudantes indígenas e quilombolas, que ultrapasse o limite de 25% da carga-horária do período letivo; b) Tendo em vista esta excepcionalidade, indique-se a reposição de conteúdos e de avaliações para os estudantes que ingressaram por meio deste Processo Seletivo Específico. A Indicação foi lida pela autora. Após, o Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. A Cons. Sibele Martins explicou que o processo foi aprovado no final de 2020, por um pedido do PROAAf (Programa de Ações Afirmativas), para que fosse, antes do resultado da eleição, para a Reitoria e que foi feita uma previsão para abril, porém, naquele momento, o Rio Grande do Sul estava no sistema de bandeira preta por conta da pandemia. Disse que foram feitas reuniões com as lideranças (indígenas e quilombolas) e determinou-se quais municípios sediariam os processos de seleção, porém, quando se estava terminando a realização do processo, ocorreu a mudança no Rio Grande do Sul do sistema de bandeiras para o sistema de regiões, não havendo condições de colocar os processos no mesmo final de semana, além do fato de se contar com apenas uma equipe para a realização dos processos. Isso acarretou o ingresso dos indígenas e dos quilombolas uma semana após o prazo estipulado. Afirmou que a PRAE fez contato com estes estudantes e eles estão sendo acompanhados pela equipe. Disse que, por toda essa dificuldade na realização do processo seletivo, acabou acontecendo com que fosse ultrapassado o limite de 25%. A Cons. Daiane Gautério disse que foi um grande desafio, mas conseguiram aplicar as provas e manter o edital. Agradeceu a todos que colaboraram, inclusive, aos bolsistas, apesar das dificuldades enfrentadas. Informou que todos os estudantes estão inseridos nos auxílios e têm acompanhamento. Disse que essa indicação permite que os coordenadores interajam diretamente com os seus discentes. O Senhor Presidente disse que, apesar do cenário de incertezas, foi um trabalho muito intenso e agradeceu a todos que participaram da demanda, tratando-se de um grupo muito sensível, com um grande risco de evasão. Agradeceu às Unidades Acadêmicas que estão recebendo estes estudantes. Reforçou que sempre se preserva o diálogo com as lideranças para garantir essa importante política de Ações Afirmativas. A Cons. Adriana Pereira parabenizou o trabalho da PRAE e da PROGRAD pelo excelente trabalho realizado, mas ressaltou a necessidade de comunicação aos professores. Citou que um professor do IMEF foi surpreendido com a presença de um aluno indígena só em 23 de agosto na sua disciplina, o que acabou acarretando que o aluno trancasse a disciplina por não conseguir acompanhar desde o início. A Cons. Sibele Martins concordou que isso, infelizmente, aconteceu em alguns casos e já está procurando corrigir essa situação, através de uma forma de comunicação mais eficiente. O Cons. Hugo Ariel Rodriguez falou em relação ao AVA, disse que tem percebido que ocorre alguma demora no registro dos alunos, merecendo alguma correção nesse sentido. A Cons. Danúbia Espíndola explicou que, quando se finaliza o vínculo do aluno, isso reflete no AVA, mas entende que pode ser melhorado. Não havendo mais manifestações a esse respeito, a Indicação foi aprovada por unanimidade; 3º) Parecer 006/2021 da 6ª Câmara – Processo nº 23116.001782/2021-35 – Regimento Interno para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG – INNOVATIO O processo teve como relator o Cons. Vinícius Menezes, o qual, após análise da documentação que instrui o processo, votou pela aprovação do Regimento Interno para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG – INNOVATIO. O Parecer foi lido pelo autor. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. O Senhor Presidente parabenizou o relator Vinícius Menezes pelo parecer, disse que, quando foi criada a Incubadora, o Cons. Vinícius era o Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, sendo muito responsável por tudo que vem sendo desenvolvido. Explicou que se optou por, apenas, um comitê para tomar conta da INNOVATIO e do OCEANTEC. A Cons. Danúbia Espíndola disse ser muito importante ter a Incubadora dentro da estrutura do OCEANTEC, com isso, potencializando o ambiente de Inovação Tecnológica. Disse que a INNOVATIO e o OCEANTEC tinham um comitê cooperativo, e que, agora, estão unidos em um único comitê operativo no OCEANTEC. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o voto da Câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. O Convidado Aléssio Almada da Costa, Coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas, saudou a todos e agradeceu pelo apoio para continuar a desenvolver esse trabalho de organização da incubadora. O Senhor Presidente parabenizou o convidado Aléssio e a Cons. Danúbia pelo trabalho feito para que se pudesse ajustar toda a parte organizacional, assim, desenvolvendo a proposta de gestão, falou que se tem trabalhado bastante para a regularização dos Regimentos e o comprometimento de todos têm sido muito importante, conseguindo-se trazer os documentos bem amadurecidos aos Conselhos; 4º) Parecer 007/2021 da 6ª Câmara – Processo nº 23116.001783/2021-80  – Regimento Interno para o Parque Científico e Tecnológico da FURG - OCEANTEC   O processo teve como relator o Cons. Vinícius Menezes, o qual, após análise da documentação que instrui o processo, votou pela aprovação do Regimento Interno para o Parque Científico e Tecnológico da FURG - OCEANTEC. O Parecer foi lido pelo autor. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão, parabenizando o relator Vinícius Menezes pelo parecer e pelo envolvimento no tema. A Cons. Danúbia Espíndola agradeceu ao relator e disse que o Regimento do OCEANTEC reflete os investimentos nessa política de representações de bases tecnológicas. O Senhor Presidente fez um breve histórico sobre a criação do OCEANTEC e lembrou que apenas 30% das Universidades possuem Unidades EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Acha que o tema está bem alinhado com a política e se culminou na aprovação destes dois Regimentos Internos. O Cons. Vinícius Menezes lembrou que, ainda, em 2010, na gestão do Ex-Reitor João Carlos Cousin junto com o professor Ernesto Casares Pinto, foi colocado o desafio de a FURG implementar um Parque Tecnológico e deixou registrada a importância de se acreditar e lutar para alcançar os objetivos traçados. Lembrou de empresas que já se destacaram em nível nacional e são oriundas do Parque Tecnológico da FURG. É um trabalho de dez, doze anos e gostaria de fazer referência à iniciativa dos professores Ernesto Pinto e João Cousin naquela época. Comentou o sucesso que tem sido a startup “ANOTAÍ”, sendo uma das três startup’s de maior potencial no Brasil, criada dentro da nossa Universidade, e disse ser uma grande alegria. O Senhor Presidente destacou, também, as empresas encubadas e outras já se destacando, citando a empresa “ANOTAÍ”, que lida com pequenos empreendimentos, prestando um serviço de alta qualidade. Falou do trabalho do professor Artur Gibbon, Diretor da OCEANTEC, que, nesta oportunidade, não pode estar presente na reunião do COEPEA, disse que ele é, também, o Presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Parques Tecnológicos e que estava em compromisso relacionado a essa presidência. O Cons. Guilherme Lunardi parabenizou todos os envolvidos, citou, também, a empresa ANOTAÍ, lembrando a trajetória de alguns estudantes que a criaram, disse que foi professor destes alunos, comentou que eles foram para o exterior através de intercâmbio, voltaram e cursaram mestrado. O Senhor Presidente parabenizou todos os envolvidos. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o voto da Câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade; 5º) Parecer 008/2021 da 6ª Câmara – Processo nº 23116.001778/2021-77 – Regimento Interno para a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar - CPPAD da FURG O processo teve como relatora a Cons. Daiane Pias Machado, a qual, após análise da documentação que instrui o processo, votou pela aprovação do Regimento Interno para a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar - CPPAD da FURG. O Parecer foi lido pela autora. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão, parabenizando a relatora Daiane Pias pela síntese realizada sobre a proposta, ficando de forma bem didática. Lembrou, também, a presença do professor Eduardo Pitrez que coordenou esse trabalho. Falou que a CPPAD nunca teve um Regimento Interno, disse que vinha sendo nomeada seguidamente, desde quando foi criada, e se amparava, apenas, nos procedimentos da legislação, dificultando bastante o trabalho das comissões, por isso destacava a importância de se contar com esse Regimento. Disse que a PROGEP vai ter uma atuação, nesse processo, para que os documentos cheguem à Comissão. Afirmou ser um tema que diz respeito a todos e não só à Reitoria. Afirmou, ainda, que haverá a necessidade de se ter um Regimento direcionado aos estudantes, portanto a importância da participação das Unidades Acadêmicas, pois esse que está em análise para aprovação diz respeito, apenas, aos servidores. Conforme Parecer muito bem relatado e com riqueza de detalhes feito pela Cons. Daiane Dias, o Senhor Presidente perguntou ao plenário se era necessária a leitura de toda proposta, pois entendia que apenas a síntese da relatora já seria suficiente, sendo a sugestão aceita por todos. O Cons. Claudio Moss fez uma referência à necessidade de correção de texto junto ao Art. 14. O Professor Eduardo Pitrez parabenizou a relatora pelo trabalho realizado. O Senhor Presidente disse ter sido muito importante a reunião com os Diretores, apesar do tema complexo, mas muito necessário e importante. Lembrou a importância de se ter um documento robusto e bem fundamentado, com procedimentos bem estabelecidos, por causa da implantação de corregedorias externas nas Instituições por iniciativa da CGU, sendo que as Universidades têm sido resistentes a isso, justificando a necessidade de se terem concretizadas as instâncias de gestão de risco, de integridade e de governança para se manter a autonomia Universitária. O Cons. Rafael Gonzales parabenizou os envolvidos na proposta e, também, a relatora. Chamou atenção para o previsto no Art. 2º, da deliberação que revoga os incisos III, IV e V, do art. 16, e os artigos 17, 18 e 19, da Deliberação 107/2016, que regulamenta o Controle Patrimonial da FURG. Falou que isso remetia ao TCA (Termo Circunstanciado Administrativo) e que a deliberação se mantém íntegra nos demais artigos. O Senhor Presidente citou que, ainda, vai ser aprovado o Regimento Interno da Auditoria Interna, que, hoje, está vinculado ao CONSUN e, naturalmente, este conselho deve aprovar o seu Regimento Interno. Com isso, se consolidam bem as instâncias de integridade e controle interno. Finalizou parabenizando todos os integrantes do GT (Grupo de Trabalho) na pessoa do professor Eduardo Pitrez. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o voto da Câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade; 6º) Indicação do Cons. Cláudio Moss da Silva – Solicitação de excepcionalidade para realização de concurso público na FaMed para contratação de docente com exigência mínima da titulação de Especialização e/ou Residência Médica em Otorrinolaringologia, para atuar na área de Cirurgia no Curso de Medicina.A Indicação propõe a solicitação de excepcionalidade na realização de Concurso Público para contratação de docente com exigência mínima de Especialização e/ou Residência Médica em Otorrinolaringologia, para atuar na área de Cirurgia no Curso de Medicina. A indicação foi lida pelo autor. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. O Cons. Cláudio Moss justificou o motivo dessa indicação, disse que a FaMed vem enfrentando muita dificuldade em encontrar interessados em atuar na docência e tiveram, recentemente, a exoneração do único professor com esta especialidade, a qual é extremamente restrita, por isso a necessidade dessa solicitação de excepcionalidade para exercer a atividade docente na FaMed. A Cons. Adriana Pereira perguntou como está o andamento da realização dos concursos para professores efetivos na FURG. A Cons. Lúcia Anello explicou que estão todos prontos e, possivelmente, na próxima segunda-feira, serão divulgados os editais e que os processos ocorrerão de forma presencial. Disse que serão cinco ou seis editais com 28 ou 32 vagas.  Não havendo mais manifestações a esse respeito, a Indicação foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade; 7º) Assuntos gerais: O Senhor Presidente fez breve explanação e síntese sobre a situação orçamentaria das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior). Disse que o MEC está se comprometendo com a reposição orçamentária. Completou dizendo que deve ser reativada, em seguida, a comissão para tratar do tema para realizar a distribuição entre as Unidades Acadêmicas. Falou que a proposta orçamentária para 2022 foi definida sobre a base de 2021, e que a questão de capital/investimento tem uma proposta ainda pior do que se esperava e que será um grande desafio. O Cons. Renato Duro disse que participou da reunião da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) na data de ontem, e representantes do MEC relataram movimento de esforço para a recomposição orçamentária das Universidades para 2021. Disseram que, em setembro, serão realizados levantamentos de gastos nos ministérios e, só após, terão como saber sobre a recomposição, mas que estão fazendo um esforço para isso. Os representantes do MEC, Wagner e Vitor, disseram que parlamentares garantiram que não haveria cortes para a Educação, mas não garantem que a situação seria melhor. Para o orçamento de 2022, os representantes alertaram que já estão fazendo diálogo constante com o congresso para a PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), e firmaram um compromisso de não haver nenhum corte de recurso orçamentário para a educação. Completou que são palavras de compromisso, mas não garantem, efetivamente, que a situação irá melhorar. O Cons. Diego D’Ávila disse que existem, ainda, bloqueios ao orçamento de 2021, como o de fontes próprias. Disse que o maior desafio para o ano que vem será o capital/investimentos muito abaixo para este ano. O Senhor Presidente disse que, nessa reunião com a ANDIFES, comentou-se a retomada das atividades presenciais e que a ANDIFES acompanhou uma explanação muito boa sobre o tema e sobre o surgimento de novas variantes do vírus, além da variante Delta, então, não se sabe como isso vai ocorrer, é este o cenário, de incertezas. Disse que algumas Universidades estão trabalhando no sentido de organizar o retorno. Disse que, aqui no Rio Grande do Sul, há um GT voltado a organizar isso de maneira coordenada. Falou sobre a previsão de vacinação dos servidores para início de setembro. Afirmou que nada vai ser feito sem ter bastante discussão e envolvimento de todos. Ao mesmo tempo, não se pode desconsiderar as perdas que estão ocorrendo como a retenção, disciplinas práticas, por exemplo. O Cons. Renato falou sobre a criação do GT formado por servidores da área da saúde e estão fazendo uma análise do documento já existente, como a Portaria da FURG e, também, de outras Universidades. A ideia do GT é tornar o Plano de contingência mais robusto. Algumas Universidades estão considerando a retomada gradual das atividades presenciais. Disse que, na FURG, se está avaliando o que pode retornar de forma gradual e de que forma pode ocorrer. Falou que se está numa fase, ainda, embrionária. Têm-se algumas experiências como da área da saúde e que fornece um bom suporte e, assim que existir um plano mais consolidado isso será divulgado, ressaltou que, sempre, respeitando os protocolos sanitários. Disse que, infelizmente, mesmo em 2022, a expectativa é de que se conviva com um cenário de cuidados, mesmo com o ciclo vacinal completo. A Cons. Adriana Pereira ressaltou, apenas, a ansiedade da comunidade sobre como ocorrerá o retorno, se será de forma híbrida ou não. O Senhor Presidente disse que, na ANDIFES, falaram sobre a questão tecnológica que vem sendo aplicada nas escolas, parte presencial, parte remota, sendo um cenário inviável para as universidades federais, pois não se tem nenhuma condição de se promover esse tipo de atualização tecnológica em Universidades, devido ao grande porte, disse que o senso comum é de que não existe segurança jurídica para uma tomada de decisão, em razão da obrigatoriedade da vacinação. O Cons. Cezar Bastos disse achar que se deve iniciar um planejamento conjunto e entende que isso deve inviabilizar um segundo semestre mesmo de forma híbrida. Espera que se tenham marcos para o retorno das atividades administrativas e para o retorno de rotinas acadêmicas dentro das Unidades Acadêmicas. O Cons. Cesar Costa disse entender que a FURG deverá se preparar para ter um sistema de testagem, apesar de depender de recursos para que se possa garantir as atividades, já que casos poderão surgir. O Senhor Presidente citou estudo piloto feito em Porto Alegre sobre a testagem de todos que estão participando de atividades presenciais, com o auxílio da prefeitura, assim, poderá se ter uma ideia de como agir. Falou que a Reitoria da UFRGS comentou que esse tipo de teste é muito difícil de se conseguir manter, pois demanda muito recurso e condição orçamentária, e isso não se tem. Disse que, talvez, se tivermos a reposição do orçamento, seja possível a realização de testagem em nossa comunidade, lembrando que, na FURG, seriam, em torno, de 15 mil testes. Nada mais havendo a tratar, às 11h47min, o Senhor Presidente encerrou a reunião. A ata será disponibilizada a todos para apreciação e aprovação, em próxima oportunidade, e irá assinada pelo Senhor Presidente e por mim, Jorge Augusto da Silveira Bastos, que secretariei a reunião.






Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE DO COEPEA





Adm. Me. Jorge Augusto da Silveira Bastos

SECRETÁRIO




Adm. Me. Jorge Augusto da Silveira Bastos

SECRETÁRIO