Nº 115

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

ATA 115

Aos vinte e cinco dias, do mês de junho, de dois mil e vinte e um, às nove horas, reuniu-se, ordinariamente, por intermédio de wefconferência, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, sob a presidência do Prof. Danilo Giroldo e com a participação dos seguintes membros: André Luis Castro de Freitas, Adriana Elisa Ladeira Pereira, Alice Teixeira Meirelles Leite, Amanda Silveira, Anderson Orestes Cavalcante Lobato, Antonio Luis Schifino Valente, Audrei Fernandes Cadaval, Cesar Serra Bonifácio Costa, Cezar Augusto Burkert Bastos, Cláudia Mentz Martins, Cláudio Moss da Silva, Cleusa Maria Lucas de Oliveira, Cristiana Andrade Poffal, Daiane Teixeira Gautério, Daiani Modernel Xavier, Daniel Porciúncula Prado, Danúbia Bueno Espíndola, Diego D’Ávila da Rosa, Éder Leandro Bayer Maier, Eduardo Resende Secchi, Eduardo Saldanha Vogelmann, Edison Luis Devos Barlem, Elaine Nogueira da Silva, Emily Silva da Matta, Felipe Kessler, Gilberto Vitório Rech, Guilherme Lerch Lunardi, Hugo Ariel Lombardi Rodriguez, Jean Lucas de Oliveira Arias, Lucia de Fátima Socoowski de Anello, Marina Scarlet Meira Tramontina, Marcia Borges Umpierre, Maurício de Oliveira Silva, Rafael Gonzales Rocha, Raquel Pereira Quadrado, Renato Duro Dias, Rillari Ferreira Castro e Silva, Sibele da Rocha Martins, Stella Minasi de Oliveira, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Vinícius Menezes de Oliveira. O Secretário, a pedido do Senhor Reitor, registrou a presença dos substitutos e o motivo da substituição: Fabiano Ezequiel Barbosa, suplente de Zélia de Fátima Seibt do Couto, representante dos servidores TAE (titular afastada a serviço da Universidade); Eder Mateus Nunes Gonçalves, Vice-Diretor do C3 (titular afastado por motivo de força maior). Justificaram ausência: Fabiane Simioni e Raphael Albuquerque de Boer, respectivamente, titular e suplente representantes da 7ª Câmara (SVP), por motivo de força maior. Ausentes sem justificativa: Daniel Loebmann, Diretor do ICB; Fabiane Aguiar dos Anjos Gatti, representante da 6ª Câmara; Nathalia Luiza Andreazza e Nícolas Cardoso Setti, representantes dos estudantes da graduação. Participaram, na condição de convidados, após a aprovação do plenário: Luiza Machado da Silva (Diretora da DIADG); Jozeneide Costa Machado (Diretora da DIPLAN); Maria Rozana Rodrigues de Almeida (SITC) – Secretária de Integridade, transparência e Controle Social; as relatoras Daiane Pias Machado (CCCiências Contábeis) e Vilásia Guimarães Martins (CCPGECA). Ao iniciar a reunião, o Senhor Presidente colocou em discussão a ordem do dia, conforme segue: 1º) Aprovação da Ata 114 – Tendo em vista que a ata fora disponibilizada, antecipadamente, aos conselheiros, o Senhor Reitor perguntou aos presentes se havia alguma manifestação a respeito dessa ata. Não havendo manifestações a respeito, a ata n°114 foi colocada em votação e aprovada por unanimidade; 2º) Indicação do Cons. Danilo Giroldo – Homologação do AE 026/2021 – Luto oficial na FURG pelo falecimento do acadêmico Juan Lucas Silva Fogaça – O referido Ato Executivo declarou luto oficial na Universidade Federal do Rio Grande por motivo de falecimento do acadêmico Juan Lucas Silva Fogaça, ocorrido em 23/04/2021, o qual frequentava o curso de Engenharia de Produção no campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha. A Indicação foi lida pelo Senhor Presidente, o qual solicitou ao plenário 1 (um) minuto de silêncio em homenagem ao estudante; após, colocou o assunto em discussão. Não havendo manifestações a esse respeito, a Indicação foi aprovada por unanimidade; 3º) Indicação do Cons. Cláudio Moss da Silva – Solicitação de excepcionalidade para realização de concurso público na FaMed para contratação de docente com exigência mínima da titulação de Residência Médica e/ou Especialização em qualquer especialidade, para atuar nas disciplinas de Anatomia Humana – A Indicação propõe a solicitação de excepcionalidade na realização de Concurso Público para contratação de docente com exigência mínima da titulação de Residência Médica e/ou Especialização em qualquer especialidade, para atuar na Faculdade de Medicina, nas disciplinas de Anatomia Humana. A indicação foi lida pelo autor. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. O Cons. Cláudio Moss justificou o motivo dessa indicação e das duas seguintes, em razão da dificuldade pela Faculdade de Medicina em encontrar profissionais nessas áreas com mestrado e/ou doutorado, além do fato da ocorrência de aposentadorias e exonerações que aconteceram recentemente. Não havendo mais manifestações a esse respeito, a Indicação foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade; 4º) Indicação do Cons. Cláudio Moss da Silva – Solicitação de excepcionalidade para realização de concurso público na FaMed para contratação de docente com exigência mínima da titulação de Residência Médica e/ou Especialização, para atuar na área de Cirurgia no curso de Medicina – A Indicação propõe a solicitação de excepcionalidade na realização de Concurso Público para contratação de docente com exigência mínima da titulação de Residência Médica e/ou Especialização para atuar na área de Cirurgia no curso de Medicina. A indicação foi lida pelo autor. Não havendo manifestações a esse respeito, a Indicação foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade; 5º) Indicação do Cons. Cláudio Moss da Silva – Solicitação de excepcionalidade para realização de concurso público na FaMed para contratação de 4 (quatro) docentes com exigência mínima da titulação de Residência Médica e/ou Especialização em Clínica Médica, Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Reumatologia, Nefrologia, Infectologia, Neurologia, Dermatologia, Hematologia, Urgência e Emergência, para atuar na Faculdade de Medicina, nas disciplinas de Clínica Médica – A Indicação propõe a solicitação de excepcionalidade na realização de Concurso Público para contratação de docente com exigência mínima da titulação de Residência Médica e/ou Especialização em Clínica Médica, Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Reumatologia, Nefrologia, Infectologia, Neurologia, Dermatologia, Hematologia, Urgência e Emergência, para atuar na Faculdade de Medicina, nas disciplinas de Clínica Médica. A indicação foi lida pelo autor. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. Não havendo manifestações a esse respeito, a Indicação foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade; 6º) Indicação do Cons. Danilo Giroldo – Homologação do AE 028/2021 – Prorrogação excepcional por mais 6 (seis) meses do prazo para as defesas de dissertações e teses na pós-graduação stricto sensu da FURG – A Indicação propõe a solicitação de prorrogação de excepcionalidade por mais 6 (seis) meses no prazo para as defesas de dissertações e teses na pós graduação stricto sensu da FURG. A indicação foi lida pelo Senhor Presidente, que colocou o assunto em discussão. O Cons. Eduardo Secchi explicou que tem acompanhado, desde o início da pandemia, o desenvolvimento dos estudantes e foi possível perceber alguma dificuldade para conseguirem concluir os cursos. Disse que o Programa de Pós-Graduação (PPG) avalia a demanda de cada estudante, juntamente com o acompanhamento minucioso de cada coordenador. O Cons. César Serra perguntou se existe uma avaliação nacional a respeito dos reflexos nos PPGs. O Cons. Eduardo Secchi disse que existe, sim, uma ideia de consenso entre os coordenadores e a própria CAPES de que a avaliação deva ser realizada por cada programa. O Senhor Presidente disse que existe uma preocupação geral entre os programas com relação aos impactos que essas prorrogações vão demandar com relação ao tempo de conclusão de cada curso. Não havendo mais manifestações a esse respeito, a Indicação foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade; 7º) Parecer 003/2021 da 3ª Câmara – Processo nº 23116.005248/2018-01 – Homologação dos atos e resultado do Concurso Público realizado pela EE – Edital nº 16/2018 – 2 (duas) vagas para o campus de Santo Antônio da Patrulha, para professor Adjunto-A, Classe A, Nível 1, 40h/DE; na área de conhecimento: Engenharia de Produção; para a(s) matéria(s)/disciplina(s): Introdução à Engenharia de Produção; Prática em Engenharia de Produção; Pesquisa em Engenharia de Produção; Gerência da Qualidade; Engenharia da Qualidade; Sistemas de Gestão da Qualidade; Manutenção e Confiabilidade, Engenharia do Produto I e II; Ergonomia; Projeto de Fábrica e Leiaute; Trabalho de Diplomação em Engenharia de Produção I e II – O processo teve como relatora a Cons. Vilásia Martins, a qual, após análise da documentação que instrui o processo, votou pela homologação dos atos e resultado do Concurso Público, o qual teve como aprovados, em ordem de classificação: (1º lugar) Marlon Soliman, (2º lugar) Diego Augusto de Jesus Pacheco, (3º lugar) Fernanda Araújo Pimentel Peres, (4º lugar) Beniamin Achilles Bondarczuk, (5º lugar) Daniela Fischer e (6º lugar) Daniel Antônio Kapper Fabrício, indicando para a contratação os candidatos Marlon Soliman e Diego Augusto de Jesus Pacheco. O parecer foi lido pela autora. Após a leitura, o Senhor Presidente elogiou o parecer da relatora e colocou o assunto em discussão. O Cons. Cezar Bastos falou que, finalmente, saiu uma decisão definitiva para que o concurso viesse ao COEPEA. Disse que essa experiência serviu como aprendizado para os próximos concursos da Escola de Engenharia com relação à comprovação do título de doutorado dos candidatos. Comentou que, infelizmente, levou quase três anos para a conclusão do processo, sendo que o curso para o qual serão alocados, já está em andamento. O Cons. Eduardo Secchi completou dizendo que olhou os currículos dos dois aprovados e ficou bem feliz em ver que ambos têm uma boa produção científica e irão colaborar em muito para a área de engenharia de produção. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o voto da Câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade; 8º) Parecer 005/2021 da 2ª Câmara - Processo nº Processo nº 23116.003836/2020-16 – Alteração Curricular no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas – O processo teve como relatora a Cons. Stella Minasi, a qual, após análise da documentação que instrui o processo, votou pela aprovação da alteração curricular no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. O parecer foi lido por mim, Jorge Bastos, secretário. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. A Convidada Luiza Machado, Diretora da DIADG, parabenizou a relatora pelo trabalho. Discorreu que essa alteração irá modernizar o currículo do curso com a semestralização das disciplinas. A Cons. Sibele Martins afirmou que se trata de uma alteração bem profunda no curso, apesar de diminuir a carga horária total. Disse que algum ajuste, ainda, será necessário e será realizado no 1º semestre de 2022. O Senhor Presidente declarou que, por ser professor do ICB, essa alteração foi bastante discutida e que teve a oportunidade de acompanhar os debates. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o voto da Câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. O Senhor Presidente parabenizou o ICB, o coordenador do curso, a DIADG e também a PROGRAD pelo trabalho realizado; 9º) Parecer 004/2021 da 6ª Câmara – Processo nº 23116.001184/2021-66 – Regimento Interno da Secretaria de Integridade, Transparência, e Controle Social – SITC (revoga a Deliberação nº 151/2014 – COEPEA sobre Regimento da Ouvidoria) – O processo teve como relatora a Cons. Daiane Pias Machado, a qual, após análise da documentação que instrui o processo, votou pela aprovação do Regimento Interno da Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social – SIT, revogando a Deliberação nº 151/2014 do COEPEA sobre o Regimento da Ouvidoria. O parecer foi lido pela autora e a proposta de resolução lida por mim, Jorge Bastos, secretário. O Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. O Senhor Presidente parabenizou a relatora Daiane Pias pelo parecer e a mim pela leitura da proposta, após, explicou que a criação da SITC foi um dos primeiros atos desta gestão da FURG, sendo criada no início deste ano como ajuste organizacional da gestão, citou a criação da nova Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (PROITI), dando um novo caráter ao NTI e ao OCEANTEC, citou, também, a criação da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, que, em breve, irá publicizar todo o seu planejamento em relação a essa coordenação. Disse que as funções da SITC vinham sendo feitas pela Ouvidoria, assim, sendo discutida a importância de um espaço mais robusto e estruturado para esse campo, por isso, foi um tema bastante debatido durante o período de transição da gestão, dando ênfase à transparência e ao controle dos dados abertos e do campo da integridade que dizem respeito ao zelo com a coisa pública, falou que a gestão tinha a meta de aprovar esse Regimento ainda no primeiro semestre; dando, assim, mais fluxo nos procedimentos que são amplos e complexos. Disse que a TAE Maria Rozana é a atual secretária e acumula a função de ouvidora e que o Regimento Interno da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD) está sendo debatido e deve ser trazido ao COEPEA em seguida. Explicou que o Comitê de Tratamento de Denúncia (CTD), no momento, não será criado em função das discussões acerca do novo Regimento da CPPAD, que será aprovado por este conselho, e implantará novos procedimentos para o juízo de admissibilidade das denúncias e que precisam ser melhor amadurecidos antes da implantação ou remodelamento do CTD. Parabenizou a convidada Maria Rozana e toda a equipe da SITC pela produção do documento. A Convidada Maria Rozana, secretária da SITC e ouvidora, agradeceu o convite à relatora pelo parecer apresentado, como também a mim pela leitura da proposta. Disse que o Regimento representa um instrumento extremamente importante para o direcionamento de todas as ações da secretaria, comentou sobre o plano de integridade que está sendo implantado e deverá ser atualizado em breve. Citou o conselho de usuários que, também, está sendo trabalhado. Quanto ao CTD, disse que ainda está sendo trabalhado para se definir onde ficará lotado e como será operacionalizado. Finalizou dizendo que está à disposição de todos para esclarecimentos. A Cons. Marcia Borges Umpierre afirmou que foi discutida com alguns companheiros a falta de um tempo maior para análise da proposta, a fim de poder dialogar com a base das categorias. Não quis dizer que é contrária ao Regimento Interno apresentado, mas, apenas, quis registrar que gostaria de um tempo maior para debater o tema. O Senhor Presidente explicou que o assunto, uma vez aprovado, pode, e se necessário, deve continuar em discussão, podendo ser aprimorado a qualquer tempo. Disse que a proposta cumpriu todas as normas regimentais existentes e foi encaminhada ao plenário no tempo correto, completou dizendo que, se alguma categoria vier a encontrar questões que não estejam adequadas no Regimento, e que podem ser aprimoradas, essas devem ser encaminhadas e retornarem ao conselho em um segundo momento. A Cons. Marcia Borges Umpierre falou que não se referiu ao pouco tempo por não ter cumprido algum prazo, mas, apenas, no sentido de se ter mais tempo para discutir alguns assuntos com a comunidade, já que foi eleita pela categoria dos docentes para representá-los. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o voto da Câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por maioria, contando com a abstenção da Cons. Márcia Umpierre; 10º) Parecer 005/2021 da 6ª Câmara – Processo nº 23116.001254/2021-86 – Distribuição orçamentária para o ano de 2021 – O processo teve como relator o Cons. Vinícius Menezes, o qual, após análise da documentação que instrui o processo, votou pela aprovação da proposta de distribuição orçamentária para o ano de 2021. O parecer foi lido pelo autor. O Senhor Presidente parabenizou o relator pelo parecer e colocou o assunto em discussão. O Cons. Vinícius Menezes disse que o processo se trata de um material extremamente técnico e que recebeu o suporte da PROPLAD por intermédio do Cons. Diego D’Ávila para que pudesse realizar um parecer que os conselheiros conseguissem entender minimamente. O Senhor Presidente agradeceu ao relator pela síntese do parecer apresentado, destacando os pontos centrais. O Cons. Diego D’Ávila elogiou o relatório do conselheiro. Lembrou que é importante destacar que, atualmente, melhorou bastante o fluxo de processamento financeiro das notas empenhadas em relação ao início do ano. Citou que ¾ dos valores bloqueados nas dotações de pessoal, no início do exercício, foram liberados. Disse que os bloqueios ainda continuam, mas estão menores. O Senhor Presidente colocou que o parecer espelhou o compromisso que a administração tinha de trazê-lo ao conselho para discussão. O Cons. Cesar Serra perguntou, com relação aos recursos captados pelas fundações, se eles estarão à disposição ainda este ano. A Cons. Adriana Pereira também pediu orientação à PROPLAD sobre isso. O Cons. Diego D’Ávila explicou que, geralmente, aparecem dentro do orçamento de cada Unidade e que é possível executar em custeio, mas em capital não, porque não há liberação da fonte própria de capital. O Senhor Presidente disse que está gerando um problema gravíssimo nas Universidades a não execução da fonte de capital própria, citou que está em discussão a aprovação de uma PL de recomposição de orçamento de capital no próprio MEC. Acredita que essa fonte deve ser desbloqueada a qualquer momento. Sugeriu uma reunião específica com o IMEF sobre o assunto. A Cons. Adriana Pereira explicou que esse contato já foi realizado com a PROPLAD. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o voto da Câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. O Senhor Presidente agradeceu ao relator e à PROPLAD pelo trabalho neste momento de dificuldades, pela proposta e pela relatoria; 11º) Assuntos gerais: O Senhor Presidente agradeceu muito às Unidades Acadêmicas e Administrativas pela colaboração no processo de vacinação e à comunidade universitária. Parabenizou à PROGEP pela condução da atividade em parceria com as demais Pró-Reitorias e aos voluntários pelo cuidado que tiveram. Disse que foi uma articulação muito positiva de todas as Unidades. A Cons. Lúcia Anello disse que foi uma demonstração de pertencimento que a nossa comunidade possui. Falou que vai haver uma segunda chamada para quem não compareceu. Lembrou-nos dos estagiários que atuam em atividades que podem ser consideradas essenciais e dos alunos de pós-graduação, afirmou que está se fazendo um levantamento para ser levado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para aceleração na vacinação desses discentes. Destacou o comprometimento da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) em parceria com a PROEXC e com a PRAE. Disse que foi um processo de demonstração da emoção das pessoas, de reencontros e de uma função social muito intensa. Foi um exemplo para a SMS de como fazer um processo de vacinação sem aglomerações e com arrecadação de alimentos. Sobre a UNIMED, disse que foi muito difícil a renovação do convênio, já que queriam 7% de correção e conseguiram negociar em 4%. Disse que o argumento da empresa é centrado na semestralidade e no desequilíbrio econômico-financeiro devido à pandemia. Disse que as carteirinhas já estão disponíveis no aplicativo. Pediu que os demais conselheiros ajudassem na divulgação. O Cons. Diego D’Ávila completou, dizendo que foram feitas três reuniões bem tensas para decidir sobre o reajuste, apesar de terem insistido para que não houvesse correção. A Cons. Lúcia Anello disse que há um prazo para informar ao Ministério da Economia sobre a demanda de formação continuada e informou que houve uma pequena adequação nos procedimentos, envolvendo mais os administradores e gestores das Unidades e tornando o processo mais eficiente. Falou sobre dois encontros chamados “café com o gestor” para que ocorram contribuições das Unidades dentro desse processo de formação continuada; conseguindo-se, assim, absorver os elementos para incluir conteúdos e procedimentos no processo formativo. A Cons. Suzane Gonçalves agradeceu à Reitoria pela ação desenvolvida junto à SMS, por ter proporcionado uma vacinação sem aglomeração, em defesa do SUS e da ciência. Agradeceu, também, a toda a equipe da PROGEP. A Cons. Adriana Pereira, em nome do IMEF, agradeceu, pela ação coletiva da vacinação, à Reitoria e à PROGEP pela condução do evento de uma forma digna e concluiu que o momento ficará na história da FURG. O Cons. Vinícius Menezes disse ter sido uma postura correta da administração, colocando a FURG em seu devido lugar, porque ela estava reduzida a um “asterisco” no planejamento da SMS. Disse que a FURG foi colocada como destaque e se mostrou protagonista, tanto que foi procurada pela SMS para ver como se faz um processo desse porte. A Cons. Márcia Umpierre parabenizou a administração pelo momento proporcionado pela FURG, que demonstrou ser fundamental a sua participação e de toda a comunidade. Comentou que a cidade de Rio Grande é um dos municípios mais atrasados no processo de vacinação e, depois desse momento, a movimentação para vacinação aumentou na cidade, completou, dizendo que o papel da FURG, nesse processo, foi fundamental. O Senhor Presidente agradeceu à SMS pela parceria demonstrada, porque poderia ter sido diferente em razão da disponibilidade de vacinas. Disse que a FURG está podendo colaborar mais com a SMS, apesar de sempre ter se colocado à disposição do município. A Cons. Cleusa de Oliveira disse estar com muito orgulho da FURG pelo processo de vacinação, parabenizou a todos os envolvidos. A Cons. Daiane Gautério falou sobre o processo de acolhida cidadã, agradeceu a todas as Unidades Acadêmicas e Entidades envolvidas, disse que contou com 45 projetos de Unidades Acadêmicas e 7 de outras Entidades, totalizando quase 300 atividades, 57 cursos envolvidos e que todos os campi da Universidade participaram. Falou que a PRAE está promovendo cerca de 30 encontros diretos com os alunos, apresentando toda a Pró-Reitoria. Comentou a importância dos editais abertos sendo um eles o “chip de internet”, o qual fecha as inscrições no dia 30 de junho, disse que são 600 chips de Internet à disposição para os alunos de baixa renda da graduação e da pós-graduação, pediu para os conselheiros divulgarem a informação. Falou sobre o edital de “auxílio de inclusão digital”, que são as parcelas em pecúnia de 200 reais mensais, também, para alunos de baixa renda, finalizou, falando sobre o terceiro edital, que é o “auxílio alimentação emergencial” que está aberto para inscrição até dia 23 de julho. Agradeceu a todos pela divulgação e aos envolvidos no trabalho incrível que está acontecendo na acolhida cidadã. A Cons. Elaine Nogueira reforçou os agradecimentos pelo processo de vacinação à PROGEP e à Reitoria. Citou que estão abertas inscrições aos editais dos projetos para línguas estrangeiras do Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE) de 24 a 29 de junho. O Senhor Presidente agradeceu às conselheiras pelas informações e citou que participou de alguns encontros da acolhida com estudantes e está observando uma boa adesão. Exaltou o processo de envolvimento de todos na acolhida dos novos calouros. O Cons. Renato Duro relatou sobre algumas ações do Comitê de Enfrentamento, que tem se reunido, semanalmente, discutido e atendido algumas solicitações, como o pedido de formandos para acesso a espaços físicos da Universidade para fotos. Disse se preocupar bastante com o nível baixo de adesão da população ao distanciamento, aliado ao fato da incompreensão de alguns governantes que têm permitido a abertura de alguns espaços. Disse estarem pensando de forma orquestrada para que campanhas institucionais entre os IFEs sejam realizadas por meio de “lives”, campanhas mais massivas sobre a importância dos protocolos de distanciamento, porque isso é muito importante. Reforçou a necessidade de atenção a todos os protocolos existentes, porque o momento ainda é muito complexo. O Senhor Presidente disse que essa ação coordenada entre as instituições é muito importante, porque o alerta principal é quanto às condições sanitárias. O Cons. Antonio Valente afirmou que não poderia deixar de registrar a importância da contratação dos dois docentes para o curso de Engenharia de Produção com os devidos currículos, já que irão contribuir muito para o campus de SAP, comentou que o campus sempre teve uma ótima interação com a comunidade e que está envolvido com muitos projetos. O Cons. Daniel Prado disse que, hoje, seria o ultimo dia de inscrição para as bolsas de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura (EPEC). Lembrou, também, que, dia 30 de junho, encerram as inscrições para o edital de fomento da Extensão Universitária, que faz parte do programa de fortalecimento da extensão universitária. A Cons. Sibele Martins lembrou sobre a 2ª edição do Programa de Mobilidade Virtual em Rede (PROMOVER) da Andifes, em que a FURG ofertou 125 turmas, ocorrendo uma procura em 122 disciplinas. Disse que houve 1667 alunos inscritos e que das 535 vagas foram aprovadas e selecionadas 418. A Convidada Maria Rozana colocou a SITC à disposição de todas as Unidades para qualquer dúvida sobre o Regimento Interno da SICT e, também, para esclarecimentos. O Senhor Presidente citou a aula inaugural no dia 6 de julho às 19h30min, com a participação do músico do Teatro Mágico Fernando Anitelli, em que ele e o Cons. Renato Duro estarão presentes para relatar sobre a vivência universitária; lembrou, ainda, que a aula será transmitida pelo canal da FURG no YouTube. O Cons. Fabiano Barbosa agradeceu, também, ao pessoal da PROGEP pela vacinação e à PRAE pela iniciativa dos editais de ajuda aos estudantes em dificuldades de acesso à Internet. O Cons. Felipe Kessler agradeceu, em nome da EQA, pela vacinação e perguntou sobre os concursos para docentes. A Cons. Lúcia Anello explicou que já existem 28 processos de concursos na PROGEP e, após parecer da Procuradoria Federal, já se iniciaram as publicações dos respectivos editais para docentes e para técnicos. O Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e avisou que deverá ocorrer uma reunião extraordinária em seguida. Após, desejou um ótimo final de semana aos participantes. Nada mais havendo a tratar, às 11h58min, o Senhor Presidente encerrou a reunião. A ata será disponibilizada a todos para apreciação e aprovação, em próxima oportunidade, e irá assinada pelo Senhor Presidente e por mim, Jorge Augusto da Silveira Bastos, que secretariei a reunião.

 

 

Prof. Dr. Danilo Giroldo
PRESIDENTE DO COEPEA

 


Adm. Me. Jorge Augusto da Silveira Bastos
SECRETÁRIO