Nº 460

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

ATA 460

 

Aos dezesseis dias do mês de maio do ano de dois mil e oito, às quatorze horas, reuniu-se ordinariamente o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, sob a presidência do Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin, com a presença dos seguintes membros: Aline Guerra Dytz, Antenor Ferreira Moraes, Antonio Carlos Mousquer, Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Carlos Alexandre Baumgarten, Celso Luiz Lopes Rodrigues, César Serra Bonifácio Costa, Cezar Augusto Burkert Bastos, Claudio Renato Moraes da Silva, Cleuza Maria Sobral Dias, Dário de Araújo Lima, Darlene Torrada Pereira, Derocina Campos Sosa, Ednei Gilberto Primel, Eliane da Silveira Meirelles Leite, Ernesto Luiz Casares Pinto, Humberto Calloni, Ioni Gonçalves Colares, João Moreno Pomar, José Carlos Resmini Figurelli, José Vanderlei Silva Borba, Luiz Augusto Andreoli de Moraes, Luiz Carlos Schmitz, Luiz Eduardo Maia Nery, Mara Regina Santos da Silva, Mário Roberto Chim Figueiredo, Marta Riegert Borba, Myriam de las Mercedes Salas Mellado, Silvia Silva da Costa Botelho, Solismar Fraga Martins, Suzana de Oliveira Malta, Carolina Costa, Débora Cadaval, Kayo Cezar Freitas Soares e Talita Krepelka. O secretário, a pedido do Senhor Presidente, registrou a presença dos conselheiros substitutos, indicando o motivo da substituição: Marilice Magroski Gomes da Costa, coordenadora substituta da ComCur de Medicina (titular afastada a serviço da Universidade); Paulo Roberto Munhoz, coordenador substituto da ComCur de Psicologia (titular afastada a serviço da Universidade); Débora Pereira Laurino, coordenadora substituta da ComCur de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (titular afastada a serviço da Universidade); José Henrique Muelbert, representando a ComCur de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica (titular e substituto afastados a serviço da Universidade) e Décio Bittencourt Dolci, representando a supervisão pedagógica do CTI (titular afastado a serviço na Universidade). Justificaram a ausência os conselheiros: Humberto Camargo Piccoli, afastado a serviço da Universidade; Ana Luiza Muccillo-Baisch, Jorge Alberto Vieira Costa, André Tavares da Cunha Guimarães e Adalto Bianchini, em virtude de terem assumido anteriormente compromissos inadiáveis na Universidade; os representantes estudantis Rafael Martins Pinheiro, Fábio Espíndola Cozza e Rodrigo Ferreira Bastos, afastados a serviço da Universidade. Compareceram como convidados, após a aprovação do plenário: Adriana Kivanski de Senna, Leandro Sebben Bellincanta, Beatriz Thiesen, Mário Rocha Retamoso, Raul Torres de Bem Júnior, Amilques de Souza Rodrigues, Cristina Maria Loyola Zardo (SUPAP) e Leila Mara Barbosa Costa Valle (SUPAAC). Ausentes sem justificativa: Alexandre Costa Quintana, Cleber Palma Silva, Luiz Carlos Krug, Méri Rosane Santos da Silva, Michael John Chapman e Pedro Salomão Dias. Ao iniciar a reunião, o Senhor Presidente solicitou ao plenário uma alteração na pauta, colocando a Indicação que solicita homologação do Ato Executivo nº 018/2008 como primeiro ponto a ser analisado, devido à precedência do assunto. O plenário acatou a solicitação. Na seqüência, colocou em discussão a ordem do dia, conforme segue: 1º) Indicação do Cons. João Carlos Brahm Cousin (Homologação do Ato Executivo 018/2008 – Alteração no Calendário de Reuniões do COEPE) – O referido ato alterou o Calendário de Reuniões do COEPE, cancelando a reunião ordinária do mês de abril, agendada para o dia 18. A indicação foi lida por seu autor. Após a leitura o Senhor Presidente colocou o assunto em discussão. Não havendo manifestações a esse respeito, o Senhor Presidente colocou a Indicação em votação, sendo esta aprovada por unanimidade; 2º) Aprovação da ata nº 459 - Tendo em vista que a ata foi disponibilizada antecipadamente aos conselheiros, o Senhor Presidente perguntou aos presentes se havia alguma manifestação a esse respeito. Não havendo, a ata nº 459 foi colocada em votação e aprovada por unanimidade; 3º) Parecer nº 005/2008 da 1ª Câmara - Proc. 23116.001228/08-81 – Proposta de criação do curso de graduação em Matemática Aplicada – O processo teve como relator o Cons. Luiz Augusto Andreoli de Moraes, que, após análise da documentação que instrui o processo, votou por aprovar a proposta de criação do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e o seu Projeto Político Pedagógico – PPP. A câmara aprovou o voto do relator. O parecer foi lido pelo relator. Logo após a leitura, o Senhor Presidente agradeceu ao grupo que desenvolveu o projeto desse curso de Matemática Aplicada, e, aproveitando a presença dos professores Leandro Sebben Bellincanta e Mário Rocha Retamoso, perguntou por que o curso não permanece com o nome de Matemática Industrial, o qual foi dado ao início do projeto. O Prof. Leandro disse que houve uma discussão por parte do grupo com relação a isso e acabaram determinando que seria chamado de Matemática Aplicada, apesar da sua grande proximidade em termos de conteúdo com outro curso existente no país, cuja denominação é Matemática Industrial. Disse que outros cursos nessa área já foram criados com a denominação de Matemática Aplicada, justificando que dessa forma se possibilita um leque bem maior de aplicações para aqueles que nele se formarem. Disse que isso inclusive terá  reflexo direto com relação aos procedimentos dos avaliadores que analisarão o curso no futuro. O Prof. Mário Retamoso acrescentou que ao início da discussão viram que o corpo docente da FURG nessa área era bastante parecido com o existente na Universidade Federal do Paraná, porém o objetivo traçado foi o de criar um curso na FURG chamado de Matemática Aplicada. O Cons. Ernesto disse que o projeto, como está delineado, tem aplicação em qualquer tipo de indústria. O Cons. Antenor disse que a aplicabilidade da Matemática Aplicada é bem maior do que aquela caracterizada pelo curso chamado de Matemática Industrial. O Prof. Leandro disse, em resposta ao Cons. Mário Chim, que não existem disciplinas aproveitadas do curso de Matemática já existente, principalmente porque este sofrerá uma reformulação curricular logo em seguida. O Senhor Presidente, agradecendo aos professores Mário Retamoso e Leandro Bellincanta pelo projeto apresentado, afirmou que a FURG está respondendo a uma necessidade concreta do país neste momento. Não havendo mais manifestações a respeito do assunto, o voto da câmara foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, sendo saudada a aprovação do novo curso com uma salva de palmas dos presentes; 4º) Parecer nº 007/2008 da 5ª Câmara - Proc. 23116.001225/08-47 – Proposta de criação do curso de graduação em Arqueologia – O processo teve como relator o Cons. Antonio Carlos Mousquer, que, após análise da documentação que instrui o processo, votou por aprovar a proposta de criação do curso de Bacharelado em Arqueologia e o seu Projeto Político-Pedagógico – PPP. A câmara aprovou o voto do relator. O parecer foi lido pelo relator. Logo após a leitura o Senhor Presidente colocou o assunto em discussão, quando foram registradas as seguintes manifestações: A Profª. Beatriz, questionada sobre a real aplicabilidade do curso proposto, explicou que a arqueologia busca estudar a sociedade a partir da sua cultura material. O Senhor Presidente elogiou o trabalho realizado no sentido da apresentação deste novo projeto, salientando particularmente o envolvimento do DBH em responder a essa necessidade. Ressaltou também o esforço dos integrantes da PROGRAD, principalmente pelo curto espaço de tempo que tiveram para auxiliar na elaboração desta e das demais propostas de cursos novos. Não havendo mais manifestações a respeito do assunto, o voto da câmara foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, sendo saudada a aprovação do novo curso com uma salva de palmas dos presentes; 5º) Parecer nº 002/2008 da 4ª Câmara - Proc. 23116.001223/08-58 – Proposta de criação do curso de graduação em Arquivologia – O processo teve como relator o Cons. Claudio Renato Moraes da Silva, que, após análise da documentação que instrui o processo, votou por aprovar a proposta de criação do curso de Bacharelado em Arquivologia e o seu Projeto Político-Pedagógico – PPP. A câmara aprovou o voto do relator. O parecer foi lido pelo relator. Logo após a leitura o Senhor Presidente elogiou o relatório bem detalhado do relator, o qual dá uma idéia geral da formação do profissional dessa área. Na seqüência colocou o assunto em discussão, quando foram registradas as seguintes manifestações: A Profª. Adriana Senna explicou que a falta de algumas ementas dá-se pelo fato de que os departamentos devem ainda definir se as competências são relativas a alguma disciplina já existente no quadro ou não. A Cons. Cleuza explicou que as negociações com o DCJ e com o DECC já foram concluídas e que serão imediatamente complementadas no referido projeto. O Cons. Carlos Baumgarten questionou a respeito de qual atrativo teriam os interessados no referido curso já que o seu processo seletivo será realizado no final de um ano, para se ter o ingresso somente a partir do segundo semestre do ano seguinte. Defendeu ao final que a Universidade ofereça vestibular de inverno para esses cursos com ingresso no segundo semestre. A Cons. Cleuza informou que já há conversações a esse respeito com alguns grupos. Disse que realizar dois processos durante o ano exigiria uma logística muito grande. Informou que o grupo da Matemática está estudando o reflexo de demanda que haveria caso ocorresse sobreposição com ingresso no meio do ano e posteriormente no início do ano seguinte. A Cons. Cleuza fez um agradecimento especial à Profª. Adriana Senna, por esta ter sabido agregar o trabalho desenvolvido pelas equipes responsáveis pela criação dos dois novos cursos da área com o trabalho dos cursos já em funcionamento junto ao DBH. Não havendo mais manifestações a respeito do assunto, o voto da câmara foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, sendo saudada a aprovação do novo curso com uma salva de palmas dos presentes; 6º) Parecer nº 003/2008 da 1ª Câmara - Proc. 23116.001221/08-69 – Proposta de criação do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – O processo teve como relatora a Cons. Silvia Silva da Costa Botelho, que, após análise da documentação que instrui o processo, votou por aprovar a proposta de criação do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o seu Projeto Político-Pedagógico – PPP. A câmara aprovou o voto do relator. O parecer foi lido pela relatora. Logo após a leitura o Senhor Presidente colocou o assunto em discussão, quando foram registradas as seguintes manifestações: O Cons. Décio, em resposta ao Cons. Pomar, disse que o curso está proposto no período noturno em virtude de se tratar de um curso superior destinado a um público específico, o qual naturalmente tem suas atividades profissionais concentradas no período diurno. O Cons. Ernesto salientou o fato de este ser o primeiro curso de Tecnólogo a ser aprovado no âmbito da FURG. A Cons. Cleuza também agradeceu o empenho e a dedicação do grupo docente do CTI na elaboração dessa proposta inovadora. Não havendo mais manifestações a respeito do assunto, o voto da câmara foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, sendo saudada a aprovação do novo curso com uma salva de palmas dos presentes; 7º) Parecer nº 002/2008 da 6ª Câmara - Proc. nº 23116.001775/08 – Proposta de Edital para o Processo Seletivo 2008 de Inverno - O processo teve como relator o Cons. Celso Luiz Lopes Rodrigues, que, após análise da documentação que instrui o processo, votou por aprovar o Edital do Processo Seletivo 2008 de Inverno, conforme a minuta apresentada pela PROGRAD, com as alterações propostas no presente relatório. A câmara aprovou o voto do relator. O parecer foi lido pelo relator. Logo após a leitura do parecer e da minuta do Edital, o Senhor Presidente colocou o assunto em discussão, quando foram registradas as seguintes manifestações: A Superintendente Leila deu alguns esclarecimentos com relação aos itens em que a Câmara propôs alterações à minuta original e sugeriu ao final que permanecesse a data de 25/05/2008, pela manhã, para a solicitação de matrícula. Os membros da câmara, após consulta do Senhor Presidente, concordaram em manter a data original proposta pela COPERVE/PROGRAD. Após algumas intervenções a respeito da forma de divulgação da lista de classificados, houve o consenso do plenário em acrescentar ao final do texto do item 8 do Edital e na penúltima linha do Anexo II, o seguinte trecho: “e na página de informações da FURG/COPERVE na Internet, www.coperve.furg.br”. O plenário também concordou com a supressão do trecho “das questões e” na penúltima linha do item 10.10 do Edital. Não havendo mais manifestações a respeito do assunto, o voto da câmara, com as alterações aprovadas pelo plenário na minuta apresentada, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade; 8º) Assuntos gerais: a) Indicação do Cons. João Carlos Brahm Cousin (Homologação do Ato Executivo 016/2008 – Alteração no Calendário Administrativo 2008-2009) – O referido ato alterou o Calendário Administrativo 2008-2009, passando o período de entrada de processos de revalidação de diplomas de graduação obtidos no exterior, para 05 a 09 de maio de 2008. A indicação foi lida por seu autor. Após a leitura o Senhor Presidente colocou o assunto em discussão, quando foi registrada a manifestação da Cons. Cleuza, informando que no período proposto ingressaram dezesseis solicitações de revalidação na área da Medicina, duas na área da Enfermagem e uma solicitação na área da Psicologia. Não havendo mais manifestações a esse respeito, o Senhor Presidente colocou a Indicação em votação, sendo esta aprovada por unanimidade; b) Outros assuntos – O Cons. Celso perguntou sobre a possibilidade de a Universidade contar com serviço de protocolo no período noturno. O Cons. Vanderlei informou que o assunto está sendo tratado, com a promessa de que a partir de julho de 2008 o referido serviço esteja centralizado no Campus Carreiros, tendo em vista tratativas que estão sendo realizadas com a empresa de Correios. Justificou a dificuldade em resolver tal situação também em virtude da saída de quatro servidores do serviço de protocolo nos últimos tempos por aposentadoria, o que atrasou ainda mais uma solução rápida para a questão. A Superintendente Cristina, em resposta ao Cons. Celso, citou que a PROGRAD e o servidor Mozart encontram-se à disposição daqueles que tiverem alguma dificuldade em inserir os dados no sistema E-MEC. A Cons. Cleuza chamou a atenção para o fato de que os coordenadores deverão utilizar os mesmos dados em um outro sistema do INEP e para isso deverão receber outra senha, aconselhando que mantenham os dados armazenados. O Cons. Ernesto enfatizou que os coordenadores devem utilizar a SAI, pois esta foi criada para assessorar os processos de avaliação institucional. A Superintendente Leila lembrou que um novo sistema de registro acadêmico está sendo implantado na FURG e disse que será realizada uma reunião no dia 19/05, no Pavilhão 4 do Campus Carreiros, com a presença do pessoal do CPD, para informações a respeito do tema aos coordenadores. A Cons. Cleuza enfatizou que o sistema estará em pleno funcionamento a partir do segundo semestre deste ano. A Superintendente Cristina fez o registro de agradecimento especial aos professores Humberto Camargo Piccoli e Adilson Scott Hood do Amaral, os quais contribuíram muito na leitura inicial de todos os projetos dos cursos novos aprovados nesta oportunidade, lembrando a condição de aposentado do Prof. Adilson, que nem por isso deixa de colaborar com a FURG. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente, com a anuência do plenário, registrou que a ata será disponibilizada a todos para apreciação e aprovação em próxima oportunidade e encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente Ata, que vai assinada pelo Senhor Presidente e por mim, Jorge Augusto da Silveira Bastos, que secretariei a reunião.

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

Jorge Augusto da Silveira Bastos

SECRETÁRIO