Nº 436

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

ATA 436

 

Aos nove dias do mês de junho do ano de dois mil e seis, às oito horas, reuniu-se ordinariamente o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, sob a presidência do Prof. Msc. Ernesto Luiz Casares Pinto, com a presença dos seguintes membros: Adalto Bianchini, Adriana Gava, Antenor Ferreira Moraes, Antônio Carlos Mousquer, Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Carlos Alexandre Baumgarten, Celso Luiz Lopes Rodrigues, Claudete Rodrigues Teixeira Gravinis, Claudinei Terra Brandão, Cláudio Omar Iahnke Nunes, Cleuza Maria Sobral Dias, Ioni Gonçalves Colares, Isabel Cristina de Oliveira Netto, João Sarkis Yunes, Jorge Alberto Vieira Costa, José Carlos Resmini Figurelli, José Henrique Muelbert, José Vanderlei Silva Borba, Luís Dias Almeida, Luiz Augusto Andreoli de Moraes, Luiz Carlos Krug, Luiz Carlos Schmitz, Luiz Eduardo Maia Nery, Mara Regina Santos da Silva, Marcos Barros de Souza, Marta Maria Marquezan Augusto, Maurice Boulos Halal, Pedro Eduardo Almeida da Silva, Solismar Fraga Martins, Suzana de Oliveira Malta e Wilson Danilo Lunardi Filho. O Secretário, a pedido do Senhor Presidente, registrou a presença dos conselheiros substitutos, indicando o motivo da substituição: Carla de Imaraya Meyer de Felipe, representando a Comissão de Curso de Pedagogia como membro mais antigo do colegiado no magistério superior (titular e substituta afastadas a serviço da Universidade); José Francisco Almeida de Souza, representando a Comissão de Curso de Engenharia Civil como membro mais antigo do colegiado no magistério superior (titular e substituto afastados a serviço da Universidade); Sebastião Cícero Pinheiro Gomes, coordenador substituto da Comissão de Curso de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (titular afastado a serviço da Universidade); Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer, coordenador substituto da Comissão de Curso de Educação Física (titular afastada a serviço da Universidade) e Arion de Castro Kurtz dos Santos, representando a Comissão de Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental, como membro mais antigo do colegiado no magistério superior (titular afastada a serviço da Universidade). Pelas unidades convidadas, compareceram: Cristina Maria Loyola Zardo (SUPAP) e Leila Mara Barbosa Costa Valle (SUPAAC). O Senhor Presidente justificou a ausência do Magnífico Reitor em função de este encontrar-se participando de reunião com o Deputado Beto Albuquerque, tratando de assuntos de interesse da Instituição, principalmente com relação ao Hospital Universitário. Ausentes: Darlene Torrada Pereira, Derocina Alves Campos Sosa, José Antonio Vieira Flores e Ronaldo Olivera Cavalli. Justificaram a ausência os novos representantes discentes, Joaquim Neves da Silva Ribeiro, acadêmico do curso de Oceanologia e Josencler Luís Ribas Ferreira, acadêmico do curso de Ciências Biológicas, por encontrarem-se em saída de campo nessa data. O Senhor Presidente deu início à reunião, colocando em discussão a ordem do dia, conforme segue: 1º) Aprovação da ata da reunião anterior. Tendo em vista que a ata foi disponibilizada antecipadamente aos conselheiros, o Senhor Presidente questionou aos presentes se havia alguma manifestação. Não havendo, a ata nº 435 foi aprovada por unanimidade; 2º) Parecer nº 001/2006 da 4ª Câmara - Processo 23116.3804/2006 - Proposta de alteração curricular no curso de Biblioteconomia. O processo foi analisado e relatado pela Cons. Claudete Rodrigues Teixeira Gravinis, a qual, após considerar o exposto nos documentos que compõem o processo, votou pela aprovação da alteração do turno de oferecimento do Curso de Biblioteconomia para o turno da manhã, a partir do ano de 2007. A Câmara aprovou o voto da relatora. O parecer foi lido pela relatora. Após a leitura o Senhor Presidente colocou o assunto em discussão, quando foram registradas as seguintes manifestações: a Superintendente Cristina esclareceu que a alteração vem ao encontro de um anseio dos próprios estudantes que surgiu no seminário de avaliação do curso. Disse que, uma vez que a alteração curricular e o PPP não alteraram outras informações do edital do Processo Seletivo 2007, teriam o prazo de envio à SUPAP até setembro. Por isso se desvinculou a alteração de turno do restante da reforma curricular. Não havendo mais manifestações a respeito do assunto, o voto da câmara foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. Após a votação o Cons. Cláudio Omar manifestou seu agradecimento pela posição tomada pelo Conselho e citou ainda a Superintendente Cristina como a responsável pela sugestão de que fosse feita a alteração dessa forma, o que acabou contemplando as necessidades de adequação no curso.  Registrou também que o novo currículo significará na prática uma mudança do foco no acervo para o foco no maior acesso ao público e que também permitirá, por exemplo, flexibilidade em torno de quarenta e cinco por cento no currículo, o que antes era de apenas cinco por cento. Por fim agradeceu a colaboração recebida da Pró-Reitora Cleuza Dias e da Superintendente Cristina; 2º) Assuntos gerais: o Senhor Presidente informou que ontem fez uma palestra sobre Capacitação Tecnológica no Setor do Petróleo, Gás e Energia, no Seminário da FENADOCE “O Conhecimento e o Desenvolvimento Regional”, e que o Professor Marcelo D’Oca estará palestrando hoje, às 10 horas. Disse ter visitado o estande da FURG e que ficou muito satisfeito com o trabalho realizado, parabenizando aqueles que participaram da organização, principalmente a PROACE/SUPEXT. O Senhor Presidente ressaltou a importância do momento que estamos vivendo em termos de Avaliação Institucional. Disse que no início de 2005 tínhamos muito pouco e hoje, com a realização do 1º Ciclo Avaliativo, o qual culminou com o I Congresso de Auto-Avaliação, foi evidenciado um extenso e qualificado material que agora terá que ser trabalhado para produzir melhorias no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. Parabenizou as ComCurs pelo envolvimento no processo, principalmente pela realização dos Seminários. No entanto, lamentou a ausência da maioria dos coordenadores no Congresso, pois estes teriam muito a contribuir na discussão. Registrou o excelente trabalho que vem sendo realizado pela CPA e pela SAI, citando o Prof. Piccoli, o Prof. Roni e o técnico Dalbon, sendo extremamente importante que façamos um grande esforço para ajudá-los. Para exemplificar a importância da Auto-Avaliação, citou o caso da ComCur de Biblioteconomia, a primeira a realizar o Seminário, pois o Prof. Cláudio Omar aceitou o desafio numa reunião da CPA, e os seus resultados indicaram a necessidade de alteração no Projeto Político-Pedagógico do curso. O Cons. Schmitz falou sobre o relacionamento dos coordenadores com os demais interessados a respeito da matriz de horários que deve ser preenchida no sistema neste momento. Disse estar satisfeito com a inserção do web mail na página eletrônica da FURG, porém, com relação à política de filtragem de mensagens exercida pelo CPD, está descontente, pois entende que isso deve fazer parte de uma política da Instituição e deve passar por uma avaliação interna para que todos tenham conhecimento e possam participar com sugestões. Voltando ao assunto “matriz de horários”, disse que está um pouco difícil a situação, pois entende que a administração desse serviço deveria se dar por outra autoridade e não apenas ficar a decisão entre coordenadores e chefes de departamentos. Fez referência ao problema de reservas de salas, que continua a existir na Instituição. O Senhor Presidente disse entender que o Comitê de Graduação também deve tratar do assunto “matriz de horários”, juntamente com a PROGRAD. Com relação ao CPD, citou alguns grupos que já estão trabalhando no sentido de melhorar os serviços prestados. Disse que o Comitê Gestor de Informática está atuando no sentido de melhorar a relação com os usuários do sistema inclusive com relação à política de filtros a ser utilizada pelo CPD. O Cons. Schmitz sugeriu que talvez fosse o caso de o usuário participar dessa discussão para que se estabeleça quais os tipos de filtros devemos utilizar no sistema da Universidade. O Cons. Sarkis declarou que talvez tenha contribuído com a decisão de colocarem os filtros no sistema, pois já há algum tempo vinha sugerindo ao CPD a utilização destes em função da grande incidência de mensagens contaminadas com vírus na rede. O Cons. José Muelbert afirmou que também há algum tempo o problema se apresentava de forma inversa em função da grande quantidade de mensagens indesejadas que transitavam na rede e talvez por isso hoje existam tantos filtros instalados pelo CPD. A Superintendente Leila disse que a questão de reserva de salas deve ser tratada também pelo Comitê de Graduação e citou que por vezes acontece de algum professor utilizar uma sala sem a ter reservado, o que acaba causando transtorno para quem fez a reserva do mesmo local. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente Ata, que, após lida e aprovada, vai assinada pelo Senhor Presidente e por mim, Jorge Augusto da Silveira Bastos, que secretariei a reunião.

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz casares Pinto

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

Jorge Augusto da Silveira Bastos

SECRETÁRIO