FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
ATA 350
Aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro do ano de dois mil, reuniu-se, o CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, às oito horas, na Sala de Reuniões da PROPLAN - Campus Carreiros, sob a Presidência do Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia e contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Fernando Amarante Silva, Volnei Andersson, Edda Maurente Machado, César Serra Bonifácio Costa, Cleuza Ivety Ribes de Almeida, Cláudio Rodrigues Olinto, Anita Úrsula Gudrum Görgen, Ivone Regina Porto Martins Medeiros, Luiz Carlos Krug, Solismar Fraga Martins, Celso Luís Lopes Rodrigues, Paulo Antonio Pinto Juliano, Humberto Camargo Piccoli e Luiz Antônio de Almeida Pinto. AUSENTES: Zani da Cunha Prado Coordenadora Substituta da ComCur de Direito, Pablo Elias Martinez Coordenador Substituto da ComCur de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, João Sarkis Yunes Coordenador Substituto da ComCur de Pós-Graduação em Oceanologia Física, Química e Geológica, Luís Dias Almeida Coordenador da ComCur de Física, Jusseli Maria de Barros Rocha Coordenadora da ComCur de Ciências-Química, Alexandre costa Quintana Coordenador da ComCur de Ciências contábeis, Jaime Carlos Bech Nappi Coordenador da ComCur de Pós-Graduação em Clínica Médica, Marcos Henrique Mattos de Sá Respondendo pela ComCur de Medicina como membro mais antigo do Magistério Superior na ComCur (Titular e Substituta em férias) e Normélia Maria Parise, representante da APROFURG (CONVIDADA). Dando início a reunião, o Sr. Presidente registrou a presença dos Conselheiros substitutos indicando o motivo da substituição: Antonio Carlos Sampaio Dalbon Pró-Reitor de Administrativo em Exercício (Titular em férias), Waldir Terra Pinto Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em Exercício (Titular em férias), Helena Vaghetti Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis em Exercício (Titular em férias), Cleusa Helena Peralta Pró-Reitora de Graduação (Titular em férias), Francisco das Neves Alves Coordenador Substituto da ComCur de História (Titular em férias), Omar Fernandez Gonzales Coordenador Substituto da ComCur de Engenharia Química e de Alimentos (Titular em férias), Virgínia Christ Coordenadora Substituta da ComCur de Biblioteconomia (Titular em férias), Geraldo Roberto da Silva Respondendo pela ComCur de Educação Artística como membro mais antigo do Magistério Superior na ComCur (Titular e Substituta em férias), Hélio Ricardo Alves Respondendo pela ComCur de Ciências Econômicas como membro mais antigo do Magistério Superior na ComCur (Titular e Substituto em férias), Rosa Maria Fernandes de Albernaz Coordenadora Substituta da ComCur de Letras (Titular em férias), Adriana Dora da Fonseca Respondendo pela ComCur de Enfermagem como membro mais antigo do Magistério Superior na ComCur (Titular e Substituta em férias) e Maria Ines Copello Danzzi de Levy Coordenadora Substituta da ComCur de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Titular em férias). Todos participaram da reunião com direito a voz e voto. Registrou, também, a presença de Rosaura Alves da Conceição Superintendente de Administração Acadêmica em exercício e José Rafael Schiavon Coordenador Substituto da ComCur de Matemática, que participam da reunião como convidados. Após, o Sr. Presidente submeteu à análise o PARECER Nº 001/2000 DA 3ª CÂMARA. Processo nº 23116.007032/99-84 que trata de proposta de instituição na Fundação Universidade Federal do Rio Grande de Matrícula Complementar, apresentada pelos Professores Celso Luís Lopes Rodrigues, Cleuza Ivety Ribes de Almeida e Leila Mara Barbosa Costa Valle. O Processo teve como Relator o Cons. Juliano que após análise dos aspectos considerados pelos proponentes, votou pela aprovação da proposta de Deliberação anexa ao presente Parecer. Após leitura do Parecer por parte de seu Relator, o Sr. Presidente colocou o assunto em discussão, oportunidade em que a Consª Cleusa Peralta sugeriu que esta Norma passe a vigorar a partir do 2º semestre de 2000, para que não prejudique as matrículas do 1º semestre que já foram concluídas. Os proponentes e a Câmara acataram a sugestão. Após, os Conselheiros Krug e Cleuza Ivety salientaram a necessidade de normatização por parte da Pró-Reitoria de Graduação em função do número de vagas a serem oferecidas. Os Conselheiros Krug e Cleusa Peralta parabenizaram a iniciativa dos proponentes, salientando que representa um grande avanço para a Instituição. Não havendo mais manifestações, o Sr. Presidente colocou a proposta da Câmara em votação, tendo a mesma recebido aprovação unânime. Em ASSUNTOS GERAIS, o Sr. Presidente falou a respeito do resultado da avaliação dos Cursos realizada pelo MEC, lamentando que o Ministério tenha divulgado os resultados primeiramente à imprensa. Após falou a respeito dos conceitos recebidos pela Engenharia Mecânica, informando que no Relatório do MEC está expresso que a estrutura da Universidade prejudicou a avaliação e que há necessidade da criação do Departamento de Engenharia Mecânica. Informou, após, que em contato com o Prof. Luiz Roberto Liza Curi, Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior do MEC, que há duas maneiras da Universidade recorrer da decisão da Comissão de Avaliação. Uma seria encaminhar pedido de reconsideração e a segunda a solicitação da vinda de uma nova Comissão de Avaliação, sendo que a Universidade optou pela vinda de uma nova Comissão de Avaliação que deverá ocorrer no final do mês de março. Os Conselheiros Cláudio e Cleuza Ivety manifestaram-se sobre o assunto ressaltando as dificuldades no tipo de avaliação feita pela Comissão, considerada objetiva, a necessidade da mudança do formulário eletrônico utilizado e a necessidade , no momento da avaliação, de expor nossa estrutura e defendê-la. Após, o Cons. Juliano informou que está em andamento o processo de inscrições para o Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial Nível Especialização. Por solicitação do Coordenador do Curso traz a este Conselho solicitação de ampliação do numero de vagas para serem destinadas aos servidores, que seriam 3 (três) vagas para a FURG e 3 (três) vagas para a UFPel. O Sr. Presidente questionou o plenário a respeito da solicitação e não houve nenhuma manifestação contrária. Esta decisão será oficializada "ad referendum" e posteriormente encaminhada a este Conselho para homologação. Após, a Consª Cleusa Peralta manifestou-se a respeito dos Cursos Seqüenciais de Destinação Individual, informando o andamento das inscrições e a triagem de disciplinas que deverá ser feita com a colaboração dos Chefes de Departamentos e Coordenadores de Curso. Após, o Cons. Krug solicitou providências da administração no sentido da manutenção da divulgação das ações da FURG através da Home Page, relatando as dificuldades encontradas na divulgação do novo currículo do Curso de Oceanologia aprovado por este Conselho, tendo sido sua manifestação reforçada pelo Cons. Juliano que informou, também, das dificuldades encontradas na divulgação do Curso de Gestão Empresarial. O Sr. Presidente reconheceu as dificuldades encontradas neste setor e informou a respeito do Projeto Universidade Virtual Pública em que a FURG está participando, dando amplos esclarecimentos a respeito do Projeto e que até março deveremos ter definição do mesmo. A Consª Cleusa Peralta manifestou a necessidade de inserir a proposta de educação à distância como prioridade no projeto pedagógico da Instituição. Os Conselheiros Waldir e Virgínia salientaram que esta questão é mais ampla, há a necessidade de um cadastro geral de docentes e de técnicos-administrativos e da definição de uma política de informação. Após, a Consª Cleuza Ivety manifestou-se a respeito da avaliação docente pelos discentes, lembrando que este Conselho aprovou o documento de avaliação determinando que a PROPLAN fizesse ampla divulgação para aplicação do questionário em 1999 o que até o presente momento não aconteceu. O Cons. Volnei em resposta citou problemas internos da Instituição e que está na dependência do Projeto de Avaliação Institucional em andamento. O Sr. Presidente complementou dizendo que o Programa de Avaliação Institucional será apresentado aos Conselhos Superiores para ser aplicado ainda em 2000. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente Ata, que lida e aprovada vai assinada pelo Sr. Presidente e por mim, Secretária da reunião.
Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia
PRESIDENTE
(a via original encontra-se assinada)
Elaine Maria Garcia Vianna
SECRETÁRIA
(a via original encontra-se assinada)