Nº 327

 

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ATA 327

 

Aos vinte e seis dias do mês de junho de mil novecentos e noventa e oito, reuniu-se, extraordinariamente, o CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, às oito horas, na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento - Campus Carreiros, sob a Presidência do Professor Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia e contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Sérgio Soares da Cunha, José Carlos Resmini Figurelli, Ernesto Luiz Casares Pinto, Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu, Cleuza Ivety Ribes de Almeida, Cláudio Rodrigues Olinto, Evandro Costa, Luís Dias Almeida, Jusseli Maria de Barros Rocha, Anita Úrsula Gudrum Görgen, Luiz Fernando Minasi, Antonio Carlos Mousquer, Pedro José Castelli Vieira, Cleusa Helena Guaita Peralta, Alexandre Costa Quintana, José Carlos Pinto Leivas, Paulo Antonio Pinto Juliano, Celso Luís Lopes Rodrigues, Eva Lizety Ribes, Waldir Terra Pinto, Tarcísio Praciano Pereira, Luiz Antonio de Almeida Pinto e Ricardo Freitas Vergara. AUSENTES: Conselheiros João Carlos Brahm Cousin – Vice-Reitor, Cláudio Renato Moraes da Silva – Coordenador da ComCur de Biblioteconomia, José Carlos Vieira Ruivo – Coordenador Substituto da ComCur de História, Paulo Renato Lessa Pinto – Coordenador da ComCur de Ciências Econômicas, Jaime Carlos Bech Nappi – Coordenador da ComCur de PG em Clínica Médica (ausência justificada), Vinícius Menezes de Oliveira (representante discente), Roberto Cavalcanti Barbosa Filho (representante discente), Cristiane Cavalcante de Albuquerque (representante discente), Felipe Massia Pereira (representante discente) e Anelise Assumpção Cordeiro (representante discente). Ausente, ainda, o Prof. Humberto Calloni, Convidado, representante da APROFURG. Dando início à reunião, o Sr. presidente registrou a presença dos Conselheiros substitutos, indicando os motivos da substituição: Débora Thomé Sayão – Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis (titular afastado a serviço da Universidade), Marta Regina Cezar Vaz – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, em exercício (titular afastado a serviço da Universidade), Katia Teresinha Ott Tavares – Coordenadora Substituta da ComCur de Enfermagem (titular afastada a serviço da Universidade), Ana Luiza Muccillo Baisch – Respondendo pela ComCur de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (titular afastado a serviço da Universidade). Todos participaram da reunião com direito a voz e voto. Antes de submeter ao plenário a análise do 1º assunto, o Sr. Presidente solicitou autorização para que as Professoras Sônia Tissot – Secretária Municipal de Educação de São José do Norte e Ivane Almeida Duvoisin – Superintendente de Apoio Acadêmico da FURG participassem da reunião para esclarecimentos, se fossem necessários. O plenário foi favorável. Após, foi colocado em pauta o PARECER 011/98, DA 1ª CÂMARA, que trata de proposta de oferecimento do Curso de Pedagogia em São José do Norte, para professores que atuam naquele Município. O processo teve como Relatora a Consª Eva Lizety, que após análise detalhada da proposta votou pela aprovação da mesma, conforme Minuta de Deliberação anexa ao presente Parecer. Durante a leitura da proposta, a Consª Eva Lizety, com a aprovação da Câmara, alterou a redação do artigo 4o da Minuta de Deliberação, que passou a Ter a seguinte redação: "A clientela será constituída de professores leigos atuantes nas redes públicas de ensino que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, com atuação docente em escola pública em tempo superior a um ano, tendo sido classificado em processo seletivo". Concluída a leitura da proposta, a mesma foi colocada em discussão, tendo o Cons. Minasi informado que a previsão da ComCur para a carga horária do Curso era de 2610 horas com 1100 horas de ensino a distância, razão pela qual solicitou a inclusão das seguintes alterações: BLOCO UM – Etapa em serviço/Observação das relações na escola – 90 horas, totalizando a carga horária do BLOCO UM em 270 horas; BLOCO QUATRO – Etapa em serviço, inclusão do item Práticas de Ensino, com carga horária de 30 horas, totalizando a carga horária do BLOCO QUATRO em 300 horas. BLOCO OITO – Seminário de Avaliação das Práticas de Ensino – 45 horas, totalizando a carga horária do BLOCO OITO em 300 horas. Procedeu-se, após, as devidas alterações de carga horária no Quadro Sumário do Curso. A Câmara acatou a solicitação. A seguir, o Cons. Leivas falou a respeito da inclusão da Matemática nas séries iniciais. Disse que o Departamento de Matemática deveria ser ouvido em termos de conteúdos. Registrou que deve ser repensado o ensino da Matemática nas séries iniciais. A Profª Ivane manifestou-se a respeito do assunto dizendo que desde 1997, quando aconteceram diversas reuniões, inclusive com a participação da Profª Sônia, a solicitação de oferecimento deste tipo de curso não atendesse somente a séries iniciais. Apesar de vários contatos com diversas áreas, na oportunidade só foi possível sensibilizar a área de Pedagogia. Com relação a Matemática informou da falta de profissionais que atenda a séries iniciais. O Cons. Cesar falou das preocupações aqui manifestadas com relação a Letras e Matemática, salientando o enfoque das ciências que são lecionadas às séries iniciais e a presença das diferentes áreas de conhecimento, principalmente as vinculadas a geografia, presentes no Bloco Quatro. A Consª Eva Lizety disse que no seu entendimento foi prudente iniciar o Curso com o oferecimento de Pedagogia e que as demais áreas devem ser implantadas gradativamente. Salientou a necessidade de valorizar-se o trabalho de 1ª a 4ª série. O Cons. Ernesto relatou como se deu este processo. Informou que em reunião do COREDE-Sul tomou conhecimento que a Universidade Federal de Pelotas oferecia cursos para professores leigos, aprovados pelo Conselho Nacional de Educação e, a partir daí, começaram as ações para que a nossa Universidade implantasse este tipo de programa, sendo esta uma ação que vem a atender o artigo 87 da LDB. Informou, também, que várias outras ações estão sendo desenvolvidas na FURG, inclusive na área da saúde. Finalizou, parabenizando a relatora e a câmara pelo trabalho realizado, bem como a ComCur de Pedagogia e o Departamento de Letras e Artes. Após, o Cons. Juliano falou da importância do atendimento aos anseios da comunidade e dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela FURG na área da saúde. Não havendo mais manifestações, o Sr. Presidente colocou em votação a proposta da Câmara com as devidas alterações, tendo sido a mesma aprovada por unanimidade. A Profª Sônia retirou-se da reunião agradecendo a todos e manifestando sua satisfação pelo Programa ora aprovado. Dando continuidade a reunião, o Sr. Presidente, devido ao próximo assunto da pauta, solicitou ao plenário autorização para que o Prof. Raul Torres de Bem Júnior – Membro da COPERVE e o Servidor João Carlos Dias Medeiros da PROGRAD participassem da reunião para esclarecimentos, se necessário. O plenário aprovou a solicitação. O Sr. Presidente submeteu a apreciação o PARECER Nº 007/98 DA 3ª CÂMARA, que trata de proposta de operacionalização do Vestibular 1999 da FURG. O Relator, Cons. Juliano, após análise da proposta constituída do Edital e de Atividades Complementares, votou pela aprovação da mesma, conforme Anexo I e Anexo II do presente Parecer. Durante a leitura da proposta, foram anotados os destaques e o Relator procedeu as seguintes alterações: Anexo I - Item 3.4.1 – Na cidade do Rio Grande...inscrições. Item 3.4.2 – "...exclusivamente no período de 14/09 a 09/10/98". Item 4.1 – "...no período de 28/09 a 02/10, ...". Item 9.3 – "O candidato com deficiência física e/ou que ....das provas". No Cronograma – o período de 21/09 a 16/10/98 passa para 14/09 a 09/10/98. Após, passou-se à análise dos destaques. Item 3 – INSCRIÇÃO – Os Conselheiros debateram amplamente o item 3.2 – Inscrição via INTERNET e, devido a dúvidas surgidas quanto a ficha de inscrição e pagamento de taxa, o Sr. Presidente propôs que fossem analisados os demais destaques para posteriormente retornarmos a este item. Item 3.6 - COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO - Suprimida a expressão "até divulgação de Listagem Preliminar de Inscritos". Item 3.8.4 - Suprimido. Item 3.9 - Inversão na numeração dos sub-itens: 3.9.1 passa a ser 3.9.2; 3.9.2 passa a ser 3.9.3 e 3.9.3 passa a ser 3.9.1. Após, o plenário passou a debater o Item 5 - PROVA ESPECÍFICA DE APTIDÃO. O Cons. Leivas salientou a necessidade de rever a forma de aplicação deste tipo de prova, se a mesma deve continuar a ser aplicada ou não, pelos critérios que estão sendo utilizados. A Consª Cleuza Ivety disse que quando da aprovação por parte deste Conselho da aplicação deste tipo de prova, o objetivo era de avaliar a aptidão do aluno para o ensino de artes plásticas. No seu entendimento, o tipo de prova aplicado hoje, representa uma punição ao candidato que submete-se a uma prova de leitura e interpretação que não avalia aptidão para a área. A Consª Cleusa Peralta disse que não há consenso na área de Educação Artística da necessidade desta prova. Disse que esta modalidade de prova foi criada por duas razões: 1ª - ingresso de alunos no Curso, pois muitos ingressavam em 2ª opção e havia muita evasão e 2ª - com o objetivo de melhorar a qualidade do Curso. Após, relatou como são aplicadas as provas prática e teórica, salientando que o objetivo da prova é avaliar se o aluno tem senso crítico. O conteúdo da prova teórica versa sobre História da Arte e Arte-Educação. O plenário passou a debater o assunto, oportunidade em que foi salientada a necessidade de discussão de como fazer este tipo de prova para que a mesma passe por uma avaliação do candidato em sua capacidade crítica e no que for específico das artes plásticas, a necessidade de avaliação deste tipo de prova em seu objetivo inicial que era a sondagem vocacional, a necessidade da Comissão de Curso reavaliar o instrumento utilizado para a sondagem vocacional, sendo, ainda, ressaltada a falta de acesso a conhecimentos no 1º e 2º graus. O Sr. Presidente disse que deve ser reavaliada, também, a idéia de manter a Prova Específica ou não. Item 6.3 - CALENDÁRIO - Será impedido ....que comparecer após às 8 horas. Item 9 - DISPOSIÇÕES GERAIS - 9.3 - O candidato com deficiência física e/ou que necessite...para realização das provas. 9.4 - A Consª Leila alertou para os cuidados que devem ser tomados na operacionalização dos procedimentos utilizados na "rigorosa vistoria dos candidatos", prevista neste item. O Cons. Ernesto informou que são realizadas reuniões prévias para treinamento dos fiscais de prova, onde são informados os critérios a serem utilizados. CRONOGRAMA: 21/09 à 21/10/98 - Acesso na INTERNET; 21/09 a 23/10 - Inscrições no Banco do Brasil; 03/02/99 - Das 8 às 11 horas - Enfermagem, ..... e Oceanologia; Das 14 às 17 horas - Administração, ..... e Ciências Econômicas. 04/02/99 - Das 8 às 11 horas - Direito (diurno e noturno) ..... e Letras - Português/Inglês; Das 14 às 17horas - Engenharia Civil..... e Engenharia Química. 05/02/99 - Das 8 às 11 horas - Educação Artística, .....e Pedagogia Pré-Escola; Das 14 às 17 horas - Ciências Licenciatura..... e História (Lic. e Bach.). CURSOS: Direito Noturno3, Direito Diurno3, Educação Artística - Lic. Plena Hab. Artes Plásticas3, Engenharia de Computação4, Letras-Português/Espanhol(D)4, Letras-Português/Espanhol(N)4 e Matemática-Lic.Plena2. Anexo II - Proposta Complementar I - META: Divulgar a Instituição na Região Sul. Justificativa: A divulgação na mídia...informando a população da Região Sul e do Estado, e não apenas a da Zona Sul. A COPERVE...em particular. Após, o plenário retornou a análise do Item 3 - INSCRIÇÃO, interrompido a reunião por alguns minutos para que a Câmara procedesse as alterações necessárias no que se refere a inscrição via INTERNET. Reiniciada a reunião, o Relator, Cons. Juliano apresentou a proposta da Câmara para o item 3: 3.1 - Para o Concurso Vestibular 1999, as inscrições serão efetuadas no Banco do Brasil S.A., no período de 21/09 a 23/10/98, no horário de expediente bancário. 3.2 - Informações sobre as inscrições ao Vestibular 1999, poderão ser obtidas no endereço http:\\www.furg.br., das 10 h do dia 21/09 até as 24 horas do dia 21/10/98. No mesmo endereço, o candidato poderá retirar a ficha de inscrições. 3.3.4 - Suprimido. 3.4.3 - O candidato que optar por preencher a ficha de inscrição via INTERNET receberá, após o pagamento de R$ 50,00 (cinqüenta reais) no Banco do Brasil, referentes a inscrição, o Kit-Vestibular (Manual do Candidato impresso, a Revista e o Vídeo do Vestibulando), no endereço indicado na Ficha de Inscrição. Não havendo mais manifestações, o Sr. Presidente colocou em votação a proposta da Câmara com as devidas alterações, tendo sido a mesma aprovada por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a reunião da qual foi lavrada a presente Ata, que lida e aprovada vai assinada pelo Sr. Presidente e por mim, Secretária da reunião.

 

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia

PRESIDENTE

 (a via original encontra-se assinada)

 

Elaine Maria Garcia Vianna

SECRETÁRIA

 (a via original encontra-se assinada)