Nº 316

 

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ATA 316

 

Aos dez dias do mês de outubro de mil novecentos e noventa e sete, reuniu-se EXTRAORDINARIAMENTE, o CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, após a Reunião Ordinária, na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento - Campus Carreiros, sob a Presidência do Professor Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia e contando com a presença dos seguintes Conselheiros: João Carlos Brahm Cousin, Ernesto Luiz Casares Pinto, José Carlos Resmini Figurelli, Sérgio Soares da Cunha, Claudio Renato Moraes da Silva, Moacir Langoni de Souza, Anita Úrsula Gudrum Görgen, Leila Mara Costa Valle, José Vicente de Freitas, Maria Antonieta Lavoratti, Evandro Costa, Luiz Fernando Minasi, Eliane do Amaral Campello, Paulo Cesar Vergne de Abreu, César Augusto Ávila Martins, José Carlos Pinto Leivas, Jaime Carlos Bech Nappi, Nelson Lopes Duarte Filho, Waldir Terra Pinto, Tarcísio Praciano Pereira, Fernando Amarante Silva, Walter Augusto Ruiz, Lauro Júlio Calliari, Luiz Fernando Machado, Ricardo Freitas Vergara e Anelise Assumpção Cordeiro. AUSENTES: Conselheiros Luis Dias Almeida - Coordenador da ComCur de Física, Cleuza Ivety Ribes de Almeida - Coordenador da ComCur de Engª Civil, Eva Lizety Ribes - Coordenadora da ComCur de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Marcos Bernardes, Roberto Cavalcanti Barbosa Filho, Cristiane Cavalcante de Albuquerque - Representantes discentes e Humberto Calloni, convidado, representante da APROFURG. Dando início à reunião, o Sr. Presidente registrou a presença dos conselheiros substitutos, indicando os motivos da substituição: Professores: Elton Collares - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (afastamento do titular a serviço da Universidade), Eliane Bacchiari Duarte - Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Titular em férias), Sérgio Marley Modesto Monteiro - Coordenador Substituto da ComCur de Ciências Econômicas (afastamento do titular a serviço da Universidade), Gilberto Fillmann - Coordenador Substituto da ComCur de Oceanologia (afastamento do titular a serviço da Universidade), Michael John Chapman - Coordenador Substituto da ComCur de Educação Artística (afastamento do titular a serviço da Universidade), Sílvia Machado dos Santos - Coordenadora Substituta da ComCur de Medicina (afastamento do titular a serviço da Universidade), Luiz Alberto Oliveira Rocha - Coordenador Substituto da ComCur de Engª Mecânica (afastamento do titular a serviço da Universidade), Roni de Azevedo e Souza - Coordenador Substituto da ComCur de Administração (Titular Afastado), Alexandre Costa Quintana - Coordenador Substituto da ComCur de Ciências Contábeis (afastamento do titular a serviço da Universidade). Continuando à reunião extraordinária do COEPE, o Sr. Presidente solicitou autorização do plenário, para que a Profa. Susana Salum Rangel participasse da reunião, na qualidade de convidada. O plenário concedeu a autorização solicitada. A seguir foi colocado em discussão o parecer 13/97 da 1a. Câmara do COEPE, que trata do instrumento de avaliação docente pelos discentes e o momento de aplicação do referido instrumento. Relatou o processo a Profa. Susana Rangel. A relatora, após consultar ampla documentação referente à matéria e após ouvir coordenadores de comissões de curso, apresentou a proposta de instrumento que se encontra anexada a esta ata, como parte integrante do parecer citado e votou por: 1. Aplicar o Instrumento de Avaliação Docente pelos Discentes, anexo, a todos os Docentes do Magistério de Ensino Superior e do Magistério de Primeiro e Segundo Graus da FURG, a partir do segundo semestre de 1997; 2. Delegar à Pró-Reitoria de Graduação a coordenação de todas as etapas do processo; 3. Aplicar o Instrumento na primeira quinzena de junho e novembro para os docentes de disciplinas semestrais e primeira quinzena de novembro para os docentes de disciplinas anuais; 4. Responsabilizar as Comissões de Curso e a Direção do Colégio Técnico Industrial pela aplicação do Instrumento de Avaliação Docente pelos Discentes; 5. Sugerir a avaliação da validade do Instrumento aprovado, após a primeira aplicação. O Cons. Moacir leu o parecer da Câmara. O assunto foi colocado em discussão, oportunidade em que o Cons. Ernesto manifestou aos presentes a necessidade de aplicar na FURG a avaliação docente pelos discentes. Falando sobre o instrumento proposto, salientou que, no seu entender, ele está bem elaborado. Por outro lado, o Cons. Ernesto frisou que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis também devem estar envolvidas no processo. Outros dois pontos, com os quais o Cons. Ernesto manifestou preocupação, dizem respeito: 1) à aplicação do questionário, que ainda não foi testado e, segundo o parecer, deve gerar efeitos imediatos, para fins de progressão docente e 2) à comissão de avaliação institucional, que segundo explicou, deve sair do CONSUN. O Cons. Lauro, falando sobre os prazos para aplicação do instrumento, explicou que os cursos de pós-graduação em Engenharia Oceânica e em Oceanografia Física, Química e Geológica possuem disciplinas trimestrais, que não foram contempladas pela proposta. A Profa. Susana manifestou-se favoravelmente à inclusão da PROPESP e da PROACE no processo; quanto ao prazo para aplicação do questionário, explicou que a câmara pretendeu atender ao determinado pelo CONSUN. O Cons. Bech-Nappi salientou a necessidade de agir coercitivamente sobre os alunos, fazendo com que o maior número deles responda ao instrumento. Os conselheiros César e Bech Nappi manifestaram-se contrários à aplicação do instrumento proposto, para alunos de pós-graduação, considerando-o inadequado à realidade daqueles cursos. A Consa. Sílvia frisou que a CPPD, ao preocupar-se em estabelecer critérios para a progressão docente que levassem em consideração a avaliação dos professores pelos discentes, procurou reforçar a importância e a filosofia da avaliação institucional. O Cons. Fernando Amarante destacou, como aspectos preocupantes da proposta a validação do instrumento; a motivação dos respondentes e o retorno do questionário. O Cons. Tarcísio, com a palavra, solicitou que ficasse registrado, no processo de avaliação, o momento em que este processo está se desenvolvendo. Um momento difícil, em que os professores não têm as mínimas condições de ministrar as suas aulas. O Cons. Luiz Fernando manifestou-se favoravelmente à avaliação proposta e sugeriu que os alunos tenham acesso aos dados obtidos. A Consa. Eliane Campello sugeriu que o instrumento aplicado não fosse anônimo, mas que o aluno se identificasse, tornando o processo mais justo, a exemplo da avaliação discente, procedida pelos docentes. O Cons. Cousin defendeu a proposta, frisando que o processo global de avaliação é importante e deve estar fundamentado na cultura e na responsabilidade institucional. Em vista das manifestações, a Profa. Susana explicou que se o plenário não concorda com o prazo constante no parecer da câmara, deve solicitar prorrogação do mesmo ao CONSUN, que foi quem o estipulou. Após as discussões, chegou-se ao consenso de que o questionário poderia ser aplicado no prazo (15/11/97), mas não deveria gerar efeitos imediatos, para fins de progressão funcional. O Cons. Amarante sugeriu que o trabalho de motivação seja feito por turmas, procurando esclarecer professores e alunos. Em vista das discussões, a câmara alterou o seu voto, para: Item 1 - Aplicar o Instrumento de Avaliação Docente pelos Discentes, anexo, a todos os Docentes do Magistério de Ensino Superior e do Magistério de Primeiro e Segundo Graus da FURG, no 2o. semestre de 1997, para validação do instrumento; Item 2 - Delegar às Pró-Reitorias a coordenação de todas as etapas do processo. Itens 3 e 4 - permaneceram inalterados; Item 5 - Solicitar ao CONSUN, que a avaliação docente pelos discentes passe a vigir, para fins de progressão funcional, a partir do 1o. semestre de 1998. A seguir o plenário passou a tratar do instrumento proposto. O Cons. Tarcísio manifestou-se dizendo julgar a primeira questão muito abrangente. O Cons. Nelson, ao contrário, argumentou que a primeira questão é muito restrita, permitindo aos alunos que avaliem o professor somente com o grau máximo ou com o mínimo. Foi explicado que o objetivo desta questão era o de avaliar se o professor apresentou o plano de ensino da disciplina. Após as discussões, a questão 1 foi alterada para: O professor apresentou, discutiu e implementou o Plano de Ensino da Disciplina: ementa; conteúdo a ser desenvolvido; objetivos da disciplina; método de ensino (atividades discentes e docentes); bibliografia (indicação de fontes de consulta ou estudo); sistema e instrumentos de avaliação da aprendizagem. A questão 7 foi alterada para: O professor promove o interesse dos alunos pela disciplina, incentivando-os à investigação teórica e/ou prática, ao questionamento, à realização de leituras complementares, à participação em grupos de estudo, encontros, congressos e outras atividades extra-classe. Foi corrigida, ainda, a redação da questão 8, substituindo-se ‘os conteúdos desenvolvidos’ por o conteúdo desenvolvido. A Consa. Eliane Campello reforçou sua posição, no sentido de que o instrumento contenha a identificação do respondente. A Profa. Susana explicou que a literatura recomenda que não se exija a identificação do respondente. O assunto foi debatido pelos conselheiros: Evandro, Paulo, Figurelli, Ernesto, Waldir, Moacir, Tarcísio e pela Profa. Susana. Durante as discussões, foram destacadas as diferenças dos processos de avaliação discente e docente. Após os debates a Câmara manteve o seu voto, no que se refere a identificação do respondente, no entanto, foi ressalvado que o questionário identificado não deveria ser anulado. O parecer da Câmara, com as alterações relatadas nesta Ata, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. A Consa. Antonieta, com a palavra, agradeceu à Profa. Susana que, mesmo aposentada, colaborou com a Câmara na preparação do parecer que foi submetido ao plenário. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a reunião, da qual foi lavrada a presente Ata que lida e aprovada vai assinada pelo Sr. Presidente e por mim, Secretária da reunião.

 

 

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia

PRESIDENTE

 (a via original encontra-se assinada)

 

 

 

Maria Cecília Lopes de Bem

SECRETÁRIA

 (a via original encontra-se assinada)