Nº 300

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

CONSELHO DEPARTAMENTAL

ATA 300

Aos três dias do mês de dezembro do ano de dois mil e três, às oito horas, reuniu-se o CONSELHO DEPARTAMENTAL, na Sala 19 - Pavilhão 4 - Campus Carreiros, sob a Presidência do Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann e com a presença dos Senhores membros do Conselho conforme assinaturas no respectivo livro de presenças. Ausente O Prof. Manoel Luís Martins da Cruz - Convidado - Representante da AProfUrg. Dando início à reunião, o Sr. Presidente registrou a presença dos Conselheiros Substitutos, indicando o motivo da substituição: Rosenilda Lavadouro da Silva - Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis em Exercício (Titular em férias), Gilma Santos Trindade - Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em Exercício (Titular afastado a serviço da Universidade), Carlos Rodrigues Rocha - Diretor em Exercício do Colégio Técnico Industrial "Prof. Mario Alquati"(titular em férias), Alfredo da Silva Schlorke - Chefe Substituto do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (titular em férias), Pablo Elias Martinez - Chefe Substituto do Departamento de Ciências Fisiológicas (Titular em férias), Ivete Ghinato Daoud - Chefe Substituta do Departamento de Enfermagem (titular em férias), e Armindo de Pinho Maçada que responde pelo Departamento de Oceanografia como membro mais antigo do Magistério Superior no Colegiado do Departamento (Titular em férias). Todos participaram da reunião com direito a voz e voto. Registrou, ainda, a presença do Prof. Joaquim Vaz - Chefe Substituto do Departamento de Materiais e Construção que participa da reunião sem direito a voto, tendo em vista que o titular encontra-se em atividade na Instituição. Antes de colocar a análise o assunto da Ordem do Dia, o Sr. Presidente solicitou a autorização do plenário para que os membros da Comissão Permanente para Formulação e Acompanhamento da Política de Alocação Docente na FURG participasse da reunião para os necessários esclarecimentos. O plenário autorizou. A seguir o Sr. Presidente colocou em análise a INDICAÇÃO DO CONS. JOSÉ CARLOS HENRIQUE DUARTE DOS SANTOS, que trata de proposta de distribuição de vagas docentes, encaminhada pela Comissão Permanente para Formulação e Acompanhamento da Política de Alocação Docente na FURG. A Comissão apresenta proposta de distribuição de 32 (trinta e duas) vagas docentes para a realização imediata de concursos públicos e outras 5 (cinco) vagas a serem liberadas em seqüência. A Indicação foi lida por seu autor. Após a leitura, o Sr. Presidente colocou o assunto em discussão e não houve manifestações. Em votação a Indicação foi aprovada por unanimidade e com aclamação. O Sr. Presidente fez uso da palavra para elogiar e parabenizar o trabalho da Comissão. Disse que pela primeira vez foi realizado um trabalho que utilizou além de indicadores numéricos, informações contidas no Plano Institucional e nos Planos de Desenvolvimento dos Departamentos. Além disso, absteve-se de tratar o assunto considerando o Departamento como foco principal para, num processo inovador discutir a matéria tentando resolver os problemas por áreas de abrangência, permitindo que cada vaga viesse atender as necessidades de mais de um Curso. A participação de todos foi fundamental para o sucesso do trabalho. Manifestou sua satisfação como Reitor, em vista de uma matéria polêmica ter sido aprovada por unanimidade, o que demonstra a qualidade do trabalho realizado. Concluindo, parabenizou mais uma vez a Comissão e a todos que colaboraram para que se chegasse a este resultado que representa uma vitória para a Instituição. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a reunião da qual foi lavrada a presente Ata, que após lida e aprovada vai ser assinada pelo Sr. Presidente e por mim, Secretária da reunião.

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE

 

Elaine Maria Garcia Vianna

SECRETÁRIA