FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
CONSELHO DEPARTAMENTAL
ATA 275
Aos vinte dias do mês de abril do ano de dois mil e um, reuniu-se o CONSELHO DEPARTAMENTAL, às oito horas, na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento - Campus Carreiros, sob a Presidência do Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann e contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Carlos Kalikowski Weska Pró-Reitor Administrativo, Vidal Áureo Mendonça, - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Milton Lafourcade Asmus Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Luiz Lima de Azevedo Diretor do Colégio Técnico Industrial "Prof. Mario Alquati", José Rafael Rodrigues Schiavon Chefe do Departamento de Matemática, Luiz Antonio de Almeida Pinto Chefe do Departamento de Química, Ernesto Luiz Casares Pinto Chefe do Departamento de Física, Cláudio Renato Rodrigues Dias Chefe do Departamento de Materiais e Construção, Carlos Hartmann Chefe do Departamento de Geociências, Raquel Rolando de Souza Chefe do Departamento de Letras e Artes, Paulo Renato Lessa Pinto Chefe do Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Adilson Scott Hood do Amaral Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Luiz Henrique Torres Chefe do Departamento de Biblioteconomia e História, Norton Mattos Gianuca Chefe do Departamento de Oceanografia, Miguel Ângelo Martins de Castro Chefe do Departamento de Cirurgia, Jaime Idel Goldberg Chefe do Departamento Materno-Infantil, Cleber Palma Silva Chefe do Departamento de Ciências Morfo-Biológicas, Iára Maria Azenha Chefe do Departamento de Enfermagem, Leane da Rosa Domingues Representante Discente e Luciano Vieira Barbosa Representante discente. Ausente: Katya dos Santos Schmitt Representante Discente. Dando início a reunião, o Sr. Presidente registrou a presença dos conselheiros substitutos, indicando o motivo das substituições: Alfredo da Silva Schlorke Chefe Substituto do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (Titular afastada a serviço da Universidade), Antonio Cardoso Sparvoli Chefe Substituto do Departamento de Medicina Interna (Titular afastada a serviço da Universidade) e Gilma Santos Trindade Chefe Substituta do Departamento de Ciências Fisiológicas (Titular em Licença de Saúde). Todos participaram da reunião com direito a voz e voto. Registrou a presença, também, dos Professores Carlos Ademir Gonçalves de Lima que responde pela Pró-Reitoria de Graduação (Titular em atividade na sede da Instituição), Carmen Vera Juliano Prado Responde de Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Titular em atividade na sede da Instituição) e Dilma Torres Caetano Chefe Substituta do Departamento de Patologia (Titular afastada para tratar de assuntos pessoais), que participaram da reunião com direito a voz. Justificou a ausência da Vice-Reitora, Profª Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry que se encontra em Porto Alegre Palácio Piratini - para participar das discussões sobre a Universidade Estadual. Após, leu e-mail recebido na Secretaria dos Conselhos e encaminhado a esta Presidência, no qual o Cons. Alexandre Cougo de Cougo justifica sua ausência na presente reunião. Dando continuidade, submeteu a análise do plenário o PARECER NÚMERO UM DE DOIS MIL E UM DA SEGUNDA CÂMARA, Processo nº 23116.005552/2001-00, que trata de recurso interposto pelo estudante do Curso de Medicina Jader Luís Barlem da Silva, contra decisão do Colegiado do Departamento de Medicina Interna que homologou o julgamento da Banca Revisora da prova de Exame Final da disciplina de Clínica Médica. O Recurso foi detalhadamente analisado pela Consª Raquel tendo a mesma emitido seu voto, conforme expresso no presente Parecer. O Parecer foi lido pela Relatora. O Sr. Presidente colocou o assunto em discussão e não houve nenhuma manifestação. Em votação, a proposta da Câmara foi aprovada com o voto contrário da Consª Leane. Em ASSUNTOS GERAIS a Consª Raquel relatou a situação do Departamento de Letras e Artes em função do término do contrato do Prof. Substituto do Curso de Francês. O Sr. Presidente disse não haver novidades com relação a legislação que trata da contratação de professor substituto. Disse que a Administração orienta no sentido da continuidade dos processos de seleção para Professor Substituto. Após, esclareceu ao Cons. Schiavon que a Universidade não tem autorização do MEC para realização de concursos públicos para o quadro efetivo. Entretanto, verificará se existe nova orientação neste sentido. Informou ao Cons. Adilson que a publicação no Diário Oficial da nomeação das seis vagas autorizadas pelo MEC está prevista para aproxima semana. A seguir, o Cons. Vidal reforçou a retomada da discussão do Planejamento Institucional, colocando exemplares do Plano a disposição daqueles que não tomaram conhecimento do mesmo. Com relação ao Detalhamento do Plano Institucional, o Sr. Presidente salientou que cada Chefe de Departamento deve revisar suas prioridades, para que se discuta, com o objetivo de definir as prioridades da Universidade. Ressaltou a importância do Planejamento Institucional para a Universidade para definição de um conjunto de ações. O Cons. Vidal salientou a necessidade de cada Departamento definir seu planejamento futuro, com a identificação dos pontos necessários a reestruturação e recomendou a realização de reuniões para discussões, com a participação da PROPLAN. O Cons. Cláudio Dias salientou as dificuldades para um planejamento futuro, já que se encontra em andamento a proposta de reformulação da estrutura da Universidade, sem que se saiba se a atual estrutura Departamental irá ou não ser substituída por outra. O Sr. Presidente manifestou-se a respeito da proposta da nova estrutura da Universidade e do andamento do processo junto à 2ª Câmara do CONSUN. Disse que a expectativa é que se consiga uma definição da proposta até o início do 2º semestre para que se dê início as discussões da alteração estatutária. Após, o Cons. Vidal falou da legislação que dispõe sobre o oferecimento de facilidades às pessoas portadoras de necessidades especiais e com isto há a obrigatoriedade de adaptação dos prédios da Instituição. O Cons. José Luiz informou da realização no período de 9 a 11 de maio do 1º Seminário Estadual para Implementação do Programa TEC-NEP (Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais). Informou, também, que é um Seminário de nível Estadual com envolvimento do Ministério da Educação. Comunicou que serão enviados convites para participação do Seminário. O Cons. Alfredo registrou os problemas arquitetônicos de nossas salas de aula. Após, o Sr. Presidente falou a respeito de: Orçamento. Disse que parte dos recursos solicitados ao MEC, possivelmente será repassada nos próximos dias. Reposição do Almoxarifado. Informou que foram feitas aquisições mínimas para que não zerasse o estoque. Solicitou, após, coerência nos gastos das Unidades. O Cons. Weska relatou os procedimentos de aquisição e registrou a difícil situação da Instituição hoje. O Sr. Presidente salientou a necessidade de se buscar recursos para a Instituição. Após, informou que a solicitação de aumento na velocidade de transmissão de dados da FURG não foi possível atender em função do alto custo. Entretanto, há a possibilidade, e providências estão sendo tomadas, para que se consiga recursos junto a CAPES para atendimento a esta solicitação. A seguir, o Cons. Schiavon relatou a utilização inadequada da Internet por parte dos Estudantes. No seu entendimento é necessário algum tipo de controle. A Consª Carmen Vera concorda que pode haver um controle mas não se pode impedir a utilização da Internet por parte do estudante. Manifestaram-se sobre o assunto os Conselheiros Carlos Hartmann, Milton e o Sr. Presidente onde foi ressaltada a necessidade de um trabalho de conscientização dos usuários. O Cons. Schiavon propôs que fosse centralizado no NID o local para consulta a Internet. O Sr. Presidente salientou ser difícil a definição de um local, não sendo no seu entendimento o NID o local ideal. O Cons. Luciano registrou a dificuldade de acesso a Internet para os estudantes da área da saúde. Informou que atualmente o Laboratório de Informática daquela área não está funcionando por falta de bolsistas. Falou que alguns Departamentos da área acadêmica e o DA de Medicina não estão sendo contemplados com pontos da Internet, ao passo que existem pontos instalados em salas de aula que só serão utilizados futuramente. O Sr. Presidente salientou a dificuldade de estabelecer-se regras gerais. No seu entendimento, cada Departamento deve estabelecer suas regras gerais que definam prioridades. O Cons. Luiz Antonio reforçou a necessidade de definição de regras internas em cada Departamento e a conscientização dos usuários. Manifestaram-se, ainda, sobre o assunto os Conselheiros Vidal, o Sr. Presidente, Sparvoli e Norton. O Cons. Luciano registrou suas desculpas pelo atraso na chegada à reunião. Não havendo mais manifestações e nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a reunião da qual foi lavrada a presente Ata, que lida e aprovada vai assinada por ele e por mim, Secretária da reunião.
Carlos Rodolfo Brandão Hartmann
PRESIDENTE
(a via original encontra-se assinada)
Elaine Maria Garcia Vianna
SECRETÁRIA
(a via original encontra-se assinada)