Nº 015

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 015/2012

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 10 DE FEVEREIRO DE 2012

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Programa de PósGraduação em História e do curso de mestrado profissional em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação.

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 10 de fevereiro de 2012, Ata 035, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002846/2011-43,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 



 

Art.1º         Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em História e do curso de mestrado profissional em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, conforme estrutura anexa.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 


Mestrado profissional em História do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI

 

 

A)   Estrutura curricular:

 

Teoria e metodologia da pesquisa no ensino de história

Caráter: Obrigatória

Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo das diferentes vertentes teórico-historiográficas e metodológicas aplicadas à pesquisa e ao ensino de história.

 

Memória e práticas na formação de professores

Caráter: Obrigatória

Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem

Carga Horária: 45h

Créditos:3

Código: a definir

Oferta: 1°/ semestre 2013

Ementa: Estudo das relações entre memória, metodologias e práticas na formação de professores. A pesquisa como atividade da prática docente.

 

Campos, conceitos e linguagens da História

Caráter: Obrigatória

Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem

Carga Horária: 45h

Créditos:3

Código: a definir

Oferta: 1°/ semestre 2013

Ementa: Estudo dos campos de atuação do historiador, história política, econômica, social, cultural e demográfica, assim como, da legislação e da normatização dos conteúdos e conceitos básicos do conhecimento histórico para o ensino de História na escolaridade básica.

 

Seminário do Trabalho de Conclusão de Mestrado

Caráter: Obrigatória

Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2013

Ementa: Seminário de orientação para a escrita do projeto de pesquisa-ação para a qualificação e a apresentação do mesmo entre os colegas e para o colegiado de professores responsáveis pela disciplina.

 

Seminário de orientação

Caráter: Obrigatória

Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2013

Ementa: Seminário de orientação para escrita da dissertação, suas etapas da pesquisa, assim como, coleta e análise de dados.

 

Disciplinas Eletivas

História e gênero na sala de aula

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo do conceito de gênero no discurso historiográfico, seu papel na construção cultural, mudanças e permanências entre a representação e a vivência do masculino e do feminino nas sociedades e no contexto escolar.

 

Projetos de Educação Histórica

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo do conceito de Educação Histórica e da metodologia de projetos em Educação Histórica voltados para os níveis de ensino, tanto em espaços formais, quanto informações.

 

A formação do espaço público na escola brasileira

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo da natureza da educação pública no Brasil, a partir da análise da formação do espaço público brasileiro com a construção da República.

 

A imprensa como fonte para ensinar e pesquisar a História

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos:3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo da utilização da imprensa nas aulas de História, como fontes de informação para a produção de conhecimentos com base em diferentes atividades ou formas de interação.

 

Os livros didáticos e a Historiografia

Caráter: Optativ

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo dos livros didáticos de História não apenas como instrumentos pedagógicos, mas, em relação à historiografia vigente do Brasil e do Rio Grande do Sul, também como fontes que são produtos de grupos sociais e contextos históricos.

 

O meio ambiente e o ensino de História

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo do meio ambiente como estratégia para a construção do conhecimento histórico pelos alunos e professores.

 

Cartografia e o ensino de História por meio de mapas

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre 2012

Ementa: Estudo de aspectos teóricos e metodológicos de estudos em Cartografia Histórica, destacando os aspectos históricos, geopolíticos, espaciais e simbólicos da Cartografia Histórica e possibilidades de utilização dos mapas no ensino de História.

 

Cultura material e paisagem como campo da História

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre

Ementa: Estudo das diferentes concepções de territórios, bem como a construção social e a patrimonialização dos espaços, das paisagens e da cultura material em geral.

 

Identidades, história e os saberes em sala de aula

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre

Ementa: Estudo da história regional sul-rio-grandense em suas articulações, intersecções e contraposições com a história nacional. Aplicações na sala de aula.

 

História e cultura afro-brasileira no ensino de História

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre

Ementa: Estudo da história e a cultura dos povos africanos e a contribuição dos povos afrodescendentes para a formação da sociedade e da cultura brasileira atual, tanto no âmbito nacional quanto na perspectiva regional.

 

História e cultura indígena no ensino de História

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a definir

Oferta: 2°/ semestre

Ementa: Estudo da história dos povos indígenas brasileiros e sul-riograndenses, suas culturas e manifestações.

 

B)   Requisitos para obtenção do título de Mestre em História (Mestrado profissional) da Universidade Federal do Rio Grande:

  1. Ingresso mediante processo seletivo a ser realizado por Comissão de Seleção;
  2. Tempo máximo de integralização do curso: trinta (30) meses (conforme consta no Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da FURG);
  3. Obtenção de vinte e quatro (24) créditos em disciplinas mais 6 (seis) créditos no Trabalho de conclusão de Mestrado.