Nº 005

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 005/2021

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

4ª CÂMARA – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EM 27 DE JULHO DE 2021



Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. 



O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 4ª Câmara do COEPEA – CÂMARA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 27 de julho de 2021, em conformidade ao constante no processo nº 23116. 001064/2021-69,



D E L I B E R A M:




Art. 1º Aprovar alteração curricular no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, conforme anexo.



Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data






Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE DO COEPEA





Prof. Dr. Guilherme Lerch Lunardi

PRESIDENTE DA 4ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

 

Anexo da Deliberação 005/2021 da 4ª Câmara do COEPEA



  1. Criar e incluir a disciplina Tópicos Contemporâneos de Gestão Financeira, conforme características abaixo:

 

Linha de Pesquisa

Controladoria e Controle Gerencial

Caráter

Eletiva

Carga horária

45 horas

Créditos

3

Sistema de avaliação

II

Ementa

Campo de estudo das finanças empresariais. Conceito e papel da administração financeira de curto e longo prazos. A relação risco e retomo. Principais decisões de investimento e suas ferramentas de análise. Instrumentos de funding e as decisões de estrutura de capital. Políticas de distribuição dos resultados.



  1. Incluir a disciplina Controladoria e Controle Gerencial (07117P)



  1. Alterar o texto das ementas das disciplinas abaixo relacionadas:

 

Linha de Pesquisa

Educação e Pesquisa em Contabilidade

Ementa

Conceitos, fatos, pesquisas e situações reais em que o foco é a adoção da tecnologia como componente de processos educacionais, incluindo as Tecnologias Assistivas (TA) as quais englobam recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, melhoria da autonomia, da independência, da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência no ensino e pesquisa em Ciências Contábeis. Fundamentos pedagógicos e andragógicos no que diz respeito à idealização, construção e aplicação de métodos alternativos apoiados em recursos computacionais. Criação de espaço para reconhecimento e capacitação tecnológica sobre recursos computacionais como apoio ao ensino presencial e não presencial.



Linha de Pesquisa

Educação e Pesquisa em Contabilidade

Ementa

Processos de ensino e aprendizagem. Procedimentos avaliativos e metacognição. Educação, contabilidade e processos formativos. Formação docente e prática reflexiva. Dimensões do processo didático: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Práticas Educativas, saberes interdisciplinares e relação teoria-prática. Alfabetização científica e tecnológica. Organização e planejamento do trabalho docente. Ressignificação do exercício da docência universitária. Inovação e recursos metodológicos do professor universitário.



  1. Excluir a disciplina Pesquisa Operacional (07124P).