SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 043/2012
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 15 DE JUNHO DE 2012
Dispõe sobre alteração curricular no curso de Letras/Português/Inglês.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 15 de junho de 2012, Ata 038, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002667/2012-97,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a alteração curricular do curso de Letras/Português/Inglês, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS INGLÊS
1. Criação de novo QSL para o curso de Letras / Português / Inglês: (anexo 1) e (anexo 2).
2. Inclusão das disciplinas já existentes no novo QSL, conforme quadro abaixo:
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
09437 |
Elementos Sociológicos da Educação |
09781 |
Didática |
09782 |
Elementos Filosóficos da Educação |
09783 |
Políticas Públicas da Educação |
06496 |
Produção Textual |
06497 |
LIBRAS I |
06498 |
LIBRAS II |
10518 |
Psicologia da Educação |
06251 |
Gramática do Português Contemporâneo |
06449 |
Linguística da Enunciação |
06451 |
Tópicos Avançados em Fonologia |
3. Criação e inclusão de disciplinas obrigatórias no novo QSL do curso, conforme abaixo:
1º SEMESTRE
Nome: ESTUDO DO TEXTO I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Concepções de leitura e escrita. Análise e interpretação de textos de diversas naturezas. Leitura e ensino. Texto e discurso.
Nome: LÍNGUA LATINA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 30h
CH semanal: 2aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Origem e história da Língua Latina. Classes do nome. Declinações.
Nome: LINGUÍSTICA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Nome: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Literatura: conceito, natureza e função. Os gêneros literários: o dramático, o lírico, o épico. Teoria do texto teatral. Teoria da poesia: os níveis fônicos, lexical, sintático e semântico.
Nome: LÍNGUA INGLESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não há
Ementa: Introdução a estruturas elementares: ênfase nos tempos verbais do modo simples. Leitura de textos originais e facilitados na língua alvo. Análise e produção de cartas e e-mails formais e informais. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Nome: COMPREENSÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA INGLESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não há
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção orais em nível básico a pré-intermediário. Reflexão sobre a utilização da língua oral de forma adequada a diferentes contextos, situações e como elemento de construção social. Trabalho de conscientização linguística e cultural referente ao uso, ensino e aprendizagem da língua inglesa.
2º SEMESTRE
Nome: ESTUDO DO TEXTO II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 45h
CH semanal: 3aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudo do Texto I
Ementa: Texto em seus aspectos linguísticos, discursivos e sociointerativos.
Nome: LÍNGUA LATINA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Latina I
Ementa: Verbos, etimologia e vocabulário da Língua Latina.
Nome: LINGUÍSTICA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Linguística gerativa e suas implicações teóricas e metodológicas.
Nome: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários I
Ementa: Teoria da narrativa. O conto: o conto tradicional e o conto moderno. O romance: o enredo, o espaço, o tempo, a personagem e o foco narrativo. A crônica: tipologia da crônica.
Nome: LÍNGUA INGLESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa I
Ementa: Introdução a estruturas elementares: ênfase nos tempos verbais dos modos contínuo e perfeito. Leitura de textos originais e facilitados na língua alvo. Análise e produção de cartas e e-mails formais e informais. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Nome: COMPREENSÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA INGLESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Compreensão e Expressão em Língua Inglesa I
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção escritas em nível básico a pré-intermediário. Reflexão sobre a utilização da língua escrita de forma adequada a diferentes contextos, situações e como elemento de construção social. Trabalho de conscientização linguística e cultural referente ao uso, ensino e aprendizagem da língua inglesa.
3º SEMESTRE
Nome: LINGUÍSTICA III
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I e Linguística II
Ementa: Linguística funcionalista, suas implicações teóricas e metodológicas. Linguística e suas relações com a significação.
Nome: FONOLOGIA DO PORTUGUÊS I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Estudo e descrição dos sons do português brasileiro, sob o ponto de vista articulatório e com ênfase nas variantes regionais. Princípios que regulam a estrutura sonora da língua.
Nome: MORFOSSINTAXE I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Estudos teóricos e aplicados sobre os aspectos morfológicos da língua portuguesa classe, estrutura e formação de palavras, em diferentes perspectivas teóricas. Interface Morfologia e Sintaxe.
Nome: SOCIOLINGUÍSTICA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Estudo das relações entre língua e sociedade, visando à compreensão do fenômeno da variação e da mudança linguística e suas causas sociais, à fundamentação teórica de propostas para o ensino da língua portuguesa e à introdução da pesquisa sociolinguística variacionista.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Formação da literatura brasileira. Período colonial. Projeto de literatura nacional e seu desdobramento na poesia e na prosa do Romantismo. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários II
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.
Nome: LÍNGUA INGLESA III
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa II
Ementa: Introdução a estruturas pré-intermediárias: estudo dos tempos verbais do modo simples, contínuo e perfeito; e modais. Estudo do discurso direto e indireto. Leitura de textos autênticos e adaptados na língua alvo. Análise e produção de resenhas e relatórios. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
4º SEMESTRE
Nome: FONOLOGIA DO PORTUGUÊS II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Fonologia do Português I
Ementa: Descrição do sistema fonológico do português brasileiro com ênfase nas variantes regionais. Princípios que regulam a estrutura sonora da língua. Relação do sistema fonológico e do sistema ortográfico.
Nome: MORFOSSINTAXE II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe I
Ementa: Estudos da estrutura e funcionamento das classes morfológicas com base em diferentes teorias linguísticas. Classes de palavras, gramática tradicional e ensino. Interface morfologia e sintaxe.
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudos do Texto I e II, Linguística I, Morfossintaxe I
Ementa: Fundamentação linguística do ensino de Língua Portuguesa como língua materna, visando a introduzir uma perspectiva funcional, com ênfase no desenvolvimento da competência comunicativa.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira I
Ementa: Estéticas pós-românticas. Prosa realista e naturalista. Poesia parnasiana e simbolista. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Portuguesa I
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Barroco e Arcadismo.
Nome: LÍNGUA INGLESA IV
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa III
Introdução a estruturas pré-intermediárias: voz ativa e passiva; e verbos frasais. Leitura de textos autênticos e adaptados na língua alvo. Análise e produção de resenhas e relatórios. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
5º SEMESTRE
Nome: MORFOSSINTAXE III
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe II
Ementa: Estudo das relações gramaticais e das categorias sintáticas, com base na Gramática Tradicional e nas teorias linguísticas, considerando a produção dos sentidos nos textos. Estabelecimento de relações entre sintaxe, semântica e pragmática. Sintaxe e ensino.
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Estudo do texto II; Morfossintaxe II; Sociolinguística
Ementa: Reflexões sobre a natureza da gramática ensinada na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de língua portuguesa. Abordagens atuais sobre análise linguística, leitura e produção de textos. Análise de livros didáticos.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA III
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 5° semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira II
Ementa: Pré-Modernismo e suas complexidades dentro do sistema historiográfico-literário brasileiro; marcas temáticas; relações com o romance naturalista e com o romance regionalista; novo conceito de regionalismo. Modernismo brasileiro e suas questões de nacionalidade; a Semana de Arte Moderna e suas ideias estético-literárias; o romance modernista e suas inovações; a poesia modernista e suas inovações. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA III
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 30 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Portuguesa II
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Romantismo, Realismo-Naturalismo e Simbolismo. Relações entre a história e a produção literária. Império e diásporas.
Nome: PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira II
Ementa: Integração do referencial teórico, crítico e histórico dos estudos literários com a prática pedagógica em Literatura nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Nome: LÍNGUA INGLESA V
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa IV
Ementa: Introdução a estruturas intermediárias: comparativos e superlativos; e conectivos. Leitura de textos autênticos e adaptados na língua alvo. Análise e produção de ensaios descritivos e comparativos. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Nome: LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários II
Ementa: Visão panorâmica da produção literária na Grã-Bretanha desde o período anglo-saxão até a Era Vitoriana. Estudo e análise de obras literárias de escritores representativos, a partir de categorias e abordagens da Teoria da Literatura.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Ensino Fundamental
Lotação: IE
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 105h
CH semanal: 7 aulas
Créditos: 7
Sistema de avaliação: II
Ementa: Conhecimento do âmbito escolar, a gestão escolar, discussão do plano político-pedagógico da escola (nível fundamental).
6º SEMESTRE
Nome: MORFOSSINTAXE IV
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe III
Ementa: Estudo dos processos sintáticos de coordenação e subordinação, considerando as funções e relações estabelecidas entre as palavras, sintagmas, orações e períodos na configuração do texto como unidade de sentido. Estabelecimento de relações entre sintaxe, semântica e pragmática. Sintaxe e ensino.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA IV
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 6° semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira III
Ementa: Romance de 30 em suas expressões urbanas e regionalistas; recursos temáticos e formais. Poesia de 30 e suas relações com o ideário modernista da década de 20; novos conceitos de brasilidade; inovações formais. Experimentalismo radical: a prosa urbana e a prosa regionalista; a poesia experimental. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA IV
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 6º semestre
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Portuguesa III
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Modernismo e Pós-Modernismo. Identidade nacional. Autoritarismo e produção literária. Literatura de emigração e exílio. Portugal e a globalização.
Nome: LÍNGUA INGLESA VI
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa V
Ementa: Introdução a estruturas intermediárias: orações relativas e condicionais; e colocação verbal. Leitura de textos autênticos e adaptados na língua alvo. Análise e produção de ensaios de causa e efeito. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Nome: LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 6º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literaturas de Língua Inglesa I
Ementa: Visão panorâmica da produção literária inglesa desde a Era Vitoriana até o presente. Estudo de obras literárias de escritores representativos. A literatura e a expansão colonial. A literatura de países pertencentes ao Commonwealth. Modernismo e Pós-Modernismo. Literatura pós-colonial.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Ensino Médio
Lotação: IE
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 105h
CH semanal: 7 aulas
Créditos: 7
Sistema de avaliação: II
Ementa: Conhecimento do âmbito escolar, a gestão escolar, discussão do plano político-pedagógico da escola (nível médio).
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: Sistema 1
Pré-requisito: Língua Inglesa V
Ementa: Estudo das principais abordagens, teorias, métodos e técnicas para o ensino do inglês como língua estrangeira.
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Ementa: História e definições da Linguística Aplicada. Linguística Aplicada e aprendizagem/ensino de línguas. Aquisição de Segunda Língua (L2). Análise do erro. Teoria mentalista da aprendizagem de línguas. Teoria behaviorista da aprendizagem de línguas. Interlíngua e transferência. Gramática Universal. Idade e aprendizagem de línguas.
7º SEMESTRE
Nome: ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe IV
Ementa: Fundamentação teórica sobre questões semânticas da e na língua portuguesa.
Análise de textos.
Nome: TEORIA DA LITERATURA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 7º semestre
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários II
Ementa: A teoria literária: surgimento e concepções. Percursos da reflexão teórica sobre a atividade literária. Aproximação a teorias recentes. Principais correntes teóricas do século XX. Estudo de conceitos teóricos básicos para a análise do literário. A questão do cânone. Relação entre as teorias literárias atuais e a historiografia, a crítica e a literatura comparada.
Nome: LÍNGUA INGLESA VII
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa VI
Ementa: Estudo de estruturas avançadas: contraste dos tempos verbais do modo simples, contínuo e perfeito; modais; e verbos frasais. Análise e produção de ensaios argumentativos. Exploração multimodal de diversos gêneros textuais. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Nome: LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA III
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literaturas de Língua Inglesa II
Ementa: Panorama da literatura norte-americana de língua inglesa do período colonial até o século XIX. Estudo e análise de obras literárias de escritores representativos, a partir de categorias e abordagens da Teoria da Literatura. Relações entre literatura, história, sociedade e cultura.
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa I
Ementa: Língua, Pensamento e Cultura. Língua e Gênero. World Englishes. Identidades. Investimento e Motivação. Crenças. Imperialismo Linguístico, Globalização e Expansão Mundial da Língua Inglesa.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: anual
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 7/8
CH total: 120h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Práticas de Ensino de Língua Portuguesa I, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna
Ementa: Projeto de estágio, planejamento de aulas, execução do estágio.
8º SEMESTRE
Nome: ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudos da Significação I
Ementa: Fundamentação teórica sobre questões estilísticas da e na língua portuguesa.
Análise de textos.
Nome: LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA IV
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 8º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literaturas de Língua Inglesa III
Ementa: Panorama da literatura norte-americana do final do século XIX até o presente. Estudo de obras literárias de escritores representativos. A fundação da modernidade. A pós-modernidade. A literatura das minorias. Relações entre literatura, história, sociedade e cultura.
Nome: LÍNGUA INGLESA VIII
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 90h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa VII
Ementa: Estudo de estruturas avançadas: comparação entre registro oral e escrito; expressões idiomáticas; e inversões. Exploração multimodal de diversos gêneros textuais. Análise e produção de ensaios argumentativos. Compreensão e expressão orais adaptadas a diferentes níveis de adequação. Reflexão da prática docente voltada ao uso, ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV LÍNGUA INGLESA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: anual
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 7/8
CH total: 120h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Práticas de Ensino de Língua Inglesa, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, Língua Inglesa VI
Ementa: Projeto de estágio, planejamento de aulas, execução do estágio.
4. Criação e inclusão de disciplinas Optativas no novo QSL do curso, conforme abaixo:
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Práticas de Ensino I; Morfossintaxe III
Ementa: Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa. Tecnologias de informação e ensino de leitura, análise linguística e produção de textos. O papel da avaliação no ensino de língua portuguesa. Parâmetros Curriculares Nacionais e avaliação. Desenvolvimento e aplicação de atividades práticas de ensino.
Nome: FILOLOGIA ROMÂNICA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Conceito, objeto, método e histórico dos estudos filológicos. Latim clássico, Latim vulgar e romanização da península ibérica.
Nome: FILOLOGIA ROMÂNICA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Filologia Românica I
Ementa: Estudos diacrônicos da fonologia e da estrutura verbal.
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM FONOLOGIA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 45h
CH semanal: 3h
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Fonologia I e II
Ementa: Fonologia linear e não-linear: alguns modelos teóricos; a organização estrutural dos segmentos: a sílaba, o acento, regras e processos fonológicos do português; os constituintes prosódicos.
Nome: GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito - Estudo do Texto II
Ementa: Tratamento de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros textuais na escola. Gêneros textuais e formação de professores de língua.
Nome: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudos do Texto II
Ementa: Reflexão sobre o impacto das novas tecnologias nas práticas de linguagem. Gêneros digitais no processo de ensino aprendizagem. O papel do professor/aluno em contextos de ensino mediados por computador.
Nome: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisitos: Fonologia II; Morfossintaxe IV
Ementa: Aquisição da fonologia, aquisição da morfologia e aquisição da sintaxe. Desenvolvimento da narração infantil. Aprendizagem da leitura e escrita.
Nome: GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe IV
Ementa: Linguagem, texto e contexto. Metafunções da linguagem e sua realização léxico-gramatical: Metafunção Textual, Metafunção Interpessoal e Metafunção Ideacional. Análise de textos na perspectiva sistêmico-funcional.
Nome: REDAÇÃO ACADÊMICA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Organização e elaboração de trabalho acadêmico. Artigo, ensaio, resenha, resumo.
Nome: TÓPICOS EM LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I, II e III, Morfossintaxe IV
Ementa: Estudo de temas emergentes específicos da área, focalizando fatos da língua em uso.
Nome: TÓPICOS EM LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa I
Ementa: Estudo de temas emergentes específicos da área, focalizando fatos da língua em uso.
Nome: TÓPICOS DE ANÁLISE DO DISCURSO
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Estudo do quadro epistemológico da Análise do Discurso e de suas principais noções.
Nome: PSICOLINGUÍSTICA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Relações entre as estruturas linguísticas da mensagem e os estados psíquicos e/ou cognitivos dos parceiros na comunicação. Componentes fonológicos, sintático e semântico da gramática da língua. Processos de aquisição e produção da linguagem.
Nome: IDENTIDADE DOCENTE
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Processos identitários na formação do professor de línguas. A discursivização da(s) identidade(s). A construção de identidades na escola.
Nome: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Princípios da Análise de Discurso Crítica. Discurso como prática social. Análise de Discurso Crítica e ensino de leitura.
Nome: DISCURSO E GÊNERO SOCIAL
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Representações de gênero e docência. Gênero e avaliação. Gênero e leitura em sala de aula.
Nome: SEMINÁRIO DE CULTURA BRASILEIRA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 1
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo da cultura no Brasil, desde a sua constituição como Nação, no século XIX, até a década de 1970, nas diferentes áreas: Artes Plásticas, Cinema, Literatura, Música e Teatro.
Nome: SEMINÁRIO DE CULTURA BRASILEIRA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 2
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Seminário de Cultura Brasileira I
Ementa: Estudo da cultura no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, e no século XXI, nas diferentes áreas: Artes Plásticas, Cinema, Literatura, Música e Teatro. Análise da influência dos meios de comunicação de massa (rádio, cinema, televisão e histórias em quadrinhos) na Cultura Brasileira.
Nome: LITERATURA OCIDENTAL I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo, discussão e análise de autores e obras que constituem o cânone da literatura ocidental nos gêneros épico, lírico e dramático, da Antiguidade ao século XVIII.
Nome: LITERATURA OCIDENTAL II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Ocidental I
Ementa: Estudo, discussão e análise de autores e obras que constituem o cânone da literatura ocidental nos gêneros épico, lírico e dramático, do século XIX ao XXI.
Nome: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 5
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Caracterização da literatura infantil e juvenil. Evolução histórica da literatura infantil e juvenil. Características estruturais dos textos narrativos e da produção poética. O surgimento da literatura infantil e juvenil no Brasil. Consolidação da literatura infantil e juvenil brasileira.
Nome: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 6
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Infantil e Juvenil I
Ementa: A evolução da literatura infantil e juvenil brasileira. A produção narrativa, poética e dramática contemporânea. Elementos visuais: teoria e evolução. A literatura Infantil e juvenil e a escola.
Nome: LITERATURA DO RIO GRANDE DO SUL I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Formação histórica, social, econômica e cultural do Rio Grande do Sul. Relatos de viajantes. As primeiras manifestações literárias. Sociedade Partenon Literário. Poesia, ficção e crítica no Romantismo. Regionalismo. Teatro no século XIX.
Nome: LITERATURA DO RIO GRANDE DO SUL II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura do Rio Grande do Sul I
Ementa:
A poesia do Parnasianismo, do Simbolismo e do Modernismo. A ficção do Pré-Modernismo e do Modernismo. A poesia e a ficção contemporâneas. O teatro nos séculos XX e XXI.
Nome: DRAMATURGIA BRASILEIRA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo de textos teatrais brasileiros significativos: das origens à contemporaneidade.
Nome: DRAMATURGIA PORTUGUESA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo de textos teatrais portugueses significativos: das origens à contemporaneidade.
Nome: TEORIA DO DRAMA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Diferentes perspectivas filosóficas acerca da natureza, historicidade e estrutura da tragédia grega. A permanência do trágico na modernidade, no século XIX e na contemporaneidade.
Nome: PANORAMA DO CONTO BRASILEIRO
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Noções teóricas sobre o conto. Estudo da constituição do conto como gênero literário no Brasil. Leitura e análise de obras e autores representativos do gênero, do século XIX até a contemporaneidade.
Nome: SEMINÁRIO DE ESTUDO DE AUTOR
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo, discussão e análise de obras literárias de autor representativo da literatura de língua portuguesa ou da literatura ocidental. Inserção do escritor no contexto cultural e literário de seu país.
Nome: LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Literatura colonial e anticolonial. Poesia, conto e romance. Periódicos literários. Confluências literárias. Sociedade e história. Oratura e letramento. Formação da nação e literatura. Etnicidade. Raça. Religiosidades. Mitos. Identidades culturais. Literatura pós-colonial. Espaço africano e globalização.
Nome: LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GOA, MACAU E TIMOR LESTE
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Processos históricos coloniais e pós-coloniais. Estudo da lírica e da narrativa de língua portuguesa em Goa, Macau e Timor Leste.
Nome: FICÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Modernidade, contemporaneidade e pós-modernidade. Crônica e conto: aproximações. A modernidade e seus laços complexos: a crise do homem, contração espaço-tempo, retorno ao mito, saídas de emergência. O Brasil nos anos 1960 e 1970 e o golpe militar: censura e crise de identidade. Ficção contemporânea brasileira: situação do conto e do romance. Escritores contemporâneos.
Nome: FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Panorama sociocultural português a partir do Estado Novo. O Neo-Realismo e as tendências contemporâneas. O novo romance português.
Nome: POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo da poesia brasileira contemporânea. Pressupostos teóricos da contemporaneidade. Tendências e estilos. Lírica contemporânea e música. Autores e obras.
Nome: LÍRICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Expressão poética portuguesa da década de 1940 até o presente. Surrealismo e abordagem dialética da realidade. Grupos de vanguarda. Realismo social e experimentalismo poético. Poetas contemporâneos.
Nome: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA LITERATURA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: A literatura enquanto objeto de teorização. A conceituação de história da literatura. A periodização na historiografia literária. A cultura e a literatura ao longo do tempo. O cânone literário e a crítica literária.
Nome: FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa II
Ementa: Estudo dos aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa em nível introdutório, focalizando aspectos segmentais e supra-segmentais da fala: sistemas vocálico e consonantal, acentuação, ritmo e entoação.
Nome: FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa III
Ementa: Estudo dos aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa em nível intermediário, focalizando formas desviantes durante a produção oral em inglês. Formação do professor de línguas para o ensino comunicativo de pronúncia.
Nome: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM INGLÊS
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Inglesa III
Ementa: Leitura, planejamento e produção de textos acadêmicos: ensaios; resenhas; resumos e pôsteres. Noções fundamentais sobre a estrutura e conteúdo: coesão, coerência, clareza, informatividade e adequação. Revisão e reescrita orientada dos textos produzidos.
Nome: PRÁTICA DE CONVERSAÇÃO EM INGLÊS
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 45h/a
CH semanal: 3h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: Sistema I
Pré-requisito: Língua Inglesa I
Ementa: Prática das habilidades de recepção e produção em inglês em nível pré-intermediário e intermediário
Nome: PRÁTICA AVANÇADA DE CONVERSAÇÃO EM INGLÊS
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h/a
CH semanal: 3h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: Sistema I
Pré-requisito: Língua Inglesa VI
Ementa: Prática das habilidades de recepção e produção em inglês em nível avançado.
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: Sistema I
Pré-requisito: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa I
Ementa: Papel da Linguística Aplicada na investigação de um contexto superior tecnológico. Especificidades, propósitos e características do ensino de línguas estrangeiras para fins específicos.
Nome: SEMINÁRIO DE CULTURA DE LÍNGUA INGLESA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo da cultura, história e sociedade de países de língua inglesa, voltado à formação de professores de Inglês como língua estrangeira. A Grã-Bretanha. O Império Britânico e a expansão colonial. Commonwealth. A América do Norte: Estados Unidos e Canadá. A língua inglesa no contexto mundial.
Nome: LITERATURA CANADENSE
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Panorama da literatura canadense de língua inglesa. Estudo de obras literárias e autores representativos. A literatura indígena. As duas solidões. A explosão verbal em língua inglesa. Colonialismo e pós-colonialismo. Multiculturalismo.
Nome: TÓPICOS EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo de autores e movimentos estéticos significativos na literatura de expressão inglesa.
Nome: TÓPICOS EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudos dos gêneros literários nas literaturas de língua inglesa.
5. Carga Horária total, obrigatória e optativa
|
Curso Novo |
Carga horária das disciplinas obrigatórias |
2685 |
Carga horária total das disciplinas optativas |
165 |
Atividades complementares |
200 |
Práticas Pedagógicas* |
400* |
Estágio Curricular Supervisionado |
450 |
Carga horária total |
3500 |
2.5. Práticas Pedagógicas distribuídas nas seguintes disciplinas
Língua Inglesa - I II - III - IV |
15 horas cada |
60 horas |
Morfossintaxe - I II III - IV |
15 horas cada |
60 horas |
Fonologia do Português |
|
15 horas |
Produção de Textos em Inglês |
|
15 horas |
Linguística - II III |
15 horas cada |
30 horas |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna |
|
15 horas |
Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês |
|
15 horas |
Produção Textual |
|
15 horas |
Literatura Brasileira - I II |
15 horas cada |
30 horas |
Literatura Portuguesa - I II |
15 horas cada |
30 horas |
Literatura de Língua Inglesa I, II, III |
15 horas cada |
45 horas |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa |
|
15 horas |
Literatura Infantil e Juvenil |
|
15 horas |
Prática de Ensino da Língua Portuguesa |
|
20 horas |
Conversação em Inglês |
|
20 horas |
|
400 horas |
2.6. Tempo de integralização do curso
- tempo mínimo para conclusão: 4 (quatro) anos
- tempo máximo para conclusão: 7 (sete) anos
- turno de funcionamento: manhã
- número de vagas: 25 (vinte e cinco) estudantes
2.7. Regime Acadêmico: matrícula por disciplina.
2.8. Plano de implementação das alterações
· Data da entrada em vigor: 1º semestre letivo de 2013;
· Plano de enquadramento dos alunos antigos:
a) Os alunos formandos que ingressaram no curso até o ano de 2010 permanecerão no QSL antigo, os demais deverão se adaptar ao novo QSL;
b) Os alunos que ingressaram pelos Processos Seletivos a partir de 2011 estarão automaticamente inseridos no novo QSL.
· Plano de equivalência de disciplinas e/ou atividades
CÓD. |
DISC. ATUAL |
CÓD. |
NOVA DISC. |
QSL |
CRÉD. |
TIPO |
06299 |
Língua Portuguesa I |
a definir |
Estudo do Texto I |
1ºsem. |
3 cada |
obrigatória |
Estudo do Texto II |
2ºsem. |
3 cada |
obrigatória |
|||
06365 |
Linguística I |
a definir |
Linguística I |
1ºsem. |
2 cada |
obrigatória |
Linguística II |
2ºsem. |
|||||
06347 |
Produção textual |
a definir |
Produção textual |
2º sem |
4 |
obrigatória |
06356 |
Metodologia do Trabalho Científico |
a definir |
Redação Acadêmica |
3º sem |
3 |
optativa |
06355 |
Metodologia do Ensino do Português I |
a definir |
Prática de Ensino de Língua Portuguesa I
|
5º sem |
3 |
obrigatória |
06450 |
Metodologia do Ensino do Português I |
a definir |
Prática de Ensino de Língua Portuguesa II
|
6º sem |
2 |
obrigatória |
06233 |
Língua Latina |
a definir |
Língua Latina I |
1ºsem. |
2 cada |
obrigatória |
Língua latina II |
2ºsem. |
|||||
06366 |
Teoria da Literatura I |
a definir |
Introdução aos estudos Literários II |
2º sem |
2 |
obrigatória |
09438 |
Elementos Filosóficos da Educação |
09782 |
Elementos Filosóficos da Educação |
1º sem |
2 |
obrigatória |
06370 |
Língua Inglesa I |
a definir |
Língua Inglesa I
|
1º sem |
6 cada |
obrigatória |
Língua Inglesa II
|
2º sem |
|||||
06371 |
Língua Inglesa II |
a definir |
Língua Inglesa III
|
3º sem |
6 cada |
obrigatória |
Língua Inglesa IV
|
4º sem |
|||||
06398 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês |
a definir |
Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira I
|
6º sem |
2 |
obrigatória |
Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira II
|
7º sem |
3 |
||||
06362 |
Língua Portuguesa II |
a definir |
Morfossintaxe I
|
3º sem |
4 cada |
obrigatória |
Morfossintaxe II
|
4º sem |
|||||
06225 |
Linguística II |
a definir |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna
|
7º sem |
2 |
obrigatória |
06367 |
Teoria da Literatura II |
a definir |
Introdução aos estudos Literários I
|
1º sem |
2 |
obrigatória |
06300 |
Fonologia do Português |
a definir |
Fonologia I
|
3º sem |
2 cada |
obrigatória |
Fonologia II
|
4º sem |
|||||
09435 |
Psicologia da Educação |
10518 |
Psicologia da Educação
|
2º sem |
4 |
obrigatória |
09436 |
Políticas Públicas da Educação |
09783 |
Políticas Públicas da Educação |
1º sem |
4 |
obrigatória |
06363 |
Língua Portuguesa III |
a definir |
Morfossintaxe III
|
5º sem |
4 cada |
obrigatória |
Morfossintaxe IV |
6º sem |
|||||
06378 |
Linguística III |
a definir |
Sociolinguística |
3º sem |
2 |
obrigatória |
06236 |
Literatura do RS |
a definir |
Literatura do RS I
|
7º sem |
3 cada |
optativa |
Literatura do RS II
|
8º sem |
|||||
06372 |
Língua Inglesa III |
a definir |
Língua Inglesa V
|
5º sem |
6 cada |
obrigatória |
Língua Inglesa VI
|
6º sem |
|||||
06257 |
Literatura Americana |
a definir |
Literaturas de Língua Inglesa III |
7º sem |
3 cada |
obrigatória
obrigatória |
Literaturas de Língua Inglesa III
|
8º sem |
|||||
06229 |
Literatura Brasileira I |
a definir |
Literatura Brasileira I
|
3º sem |
3 cada |
obrigatória |
Literatura Brasileira II
|
4º sem |
|||||
06231 |
Literatura Portuguesa I |
a definir |
Literatura Portuguesa I
|
3º sem |
2 cada |
obrigatória |
Literatura Portuguesa II
|
4º sem |
|||||
09434 |
Didática |
09781 |
Didática
|
4º sem |
4 |
obrigatória |
06400 |
Estágio Curricular Supervisionado I |
a definir |
Estágio Curricular Supervisionado I
|
5º sem |
100h |
obrigatória |
a definir |
Estágio Curricular Supervisionado II
|
6º sem |
100h |
|||
06364 |
Língua Portuguesa IV |
a definir |
Estudos da Significação I
|
7º sem |
4 cada |
obrigatória |
a definir |
Estudos da Significação I
|
8º sem |
||||
06373 |
Língua Inglesa IV |
a definir |
Língua Inglesa VII |
7º sem |
6 cada |
obrigatória |
Língua Inglesa VIII |
8º sem |
|||||
06258 |
Literatura Inglesa
|
a definir |
Literaturas de Língua Inglesa I
|
5º sem |
3 cada |
obrigatória |
Literaturas de Língua Inglesa II
|
6º sem |
|||||
06230 |
Literatura Brasileira II |
a definir |
Literatura Brasileira III
|
5º sem |
3 cada |
obrigatória |
Literatura Brasileira IV
|
6º sem |
|||||
06232 |
Literatura Portuguesa II |
a definir |
Literatura Portuguesa III
|
5º sem |
2 cada |
obrigatória |
Literatura Portuguesa IV
|
6º sem |
|||||
06403 |
Estágio Curricular Supervisionado Língua Inglesa |
A definir |
Estágio Curricular Supervisionado IV - Língua Inglesa |
7/8º sem |
100h |
Obrigatória |
06448 |
Estágio Curricular Supervisionado Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
A definir |
Estágio Curricular Supervisionado III - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
7/8º sem |
100h |
Obrigatória |
06379 |
Linguística IV |
a definir |
Psicolinguística |
6º sem |
3 |
Optativa
|
06195 |
Seminário de Cultura Brasileira |
a definir |
Seminário de Cultura Brasileira I |
1º sem |
3 cada |
optativa |
Seminário de Cultura Brasileira I |
2º sem |
|||||
06248 |
Ficção Brasileira Contemporânea |
a definir |
Ficção Brasileira Contemporânea |
7º/8º sem |
3 |
optativa |
06247 |
Ficção Portuguesa Contemporânea |
a definir |
Ficção Portuguesa Contemporânea |
7º/8º sem |
3 |
optativa |
06241 |
Lírica Portuguesa Contemporânea |
a definir |
Lírica Portuguesa Contemporânea |
7º/8º sem |
3 |
optativa |
06243 |
Teoria do Drama |
a definir |
Teoria do Drama |
3º sem |
3 |
optativa |
06303 |
Poesia Brasileira Contemporânea |
a definir |
Poesia Brasileira Contemporânea |
7º sem 8º sem |
3 |
optativa |
06250 |
Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa |
a definir |
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
7º sem |
3 |
optativa |
06237 |
Literatura Infanto-juvenil Brasileira |
a definir |
Literatura Infantil e Juvenil I
|
5º sem |
3 cada |
optativa |
Literatura Infantil e Juvenil II
|
6º sem |
|||||
06386 |
LIBRAS |
06497 |
LIBRAS I
|
7º sem |
3 cada |
obrigatória |
06498 |
LIBRAS II
|
8º sem |
||||
06235 |
Filologia Românica |
a definir |
Filologia Românica I
|
2º sem |
2 cada |
optativa |
Filologia Românica II
|
3º sem |
|||||
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa |
a definir |
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa |
6º sem |
3 |
obrigatória |
|
06263 |
Noções Básicas de Fonética da Língua Inglesa |
a definir |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa I |
3º sem |
3 |
optativa |
06299 |
Prática de Conversação em Inglês I |
a definir |
Prática de Conversação em Inglês |
3º sem |
3 |
optativa |
06384 |
Tópicos em Literatura de Língua Inglesa |
a definir |
Tópicos em Literatura de Língua Inglesa I |
7º ou 8º sem |
3 |
optativa |
06308 |
Produção de Textos em Inglês |
a definir |
Leitura e Produção de Textos em Inglês |
4º sem |
3 |
optativa |
2.9. Tabela de pré-requisitos
DISCIPLINA |
PRÉ-REQUISITO |
Estudos do Texto II |
Estudos do Texto I |
Língua Latina II |
Língua Latina I |
Linguística II |
Linguística I |
Linguística III |
Linguística I e II |
Fonologia do Português I |
Linguística I |
Fonologia do Português II |
Fonologia do Português I |
Morfossintaxe I |
Linguística I |
Morfossintaxe II |
Morfossintaxe I |
Morfossintaxe III |
Morfossintaxe II |
Morfossintaxe IV |
Morfossintaxe III |
Estudos do Significado I |
Morfossintaxe IV |
Estudos do Significado II |
Estudos do Significado I |
Sociolingüística |
Linguística I |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa I |
Estudos do Texto II, Morfossintaxe II, Sociolingüística |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa II |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa I |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna |
Estudos do Texto I e II, Morfossintaxe I, Linguística I |
Psicolinguística |
Linguística I |
Estágio Curricular Supervisionado III |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa I, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna; Morfossintaxe IV, Estágio Curricular I e II, Prática de Ensino de Literatura.
|
Estágio Curricular Supervisionado IV |
Práticas de Ensino de Língua Inglesa, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa I, Língua Inglesa VI |
Filologia Românica II |
Filologia Românica I |
Tópicos Avançados em Fonologia |
Fonologia do Português I e II |
Gêneros Textuais e Ensino |
Estudos do Texto II |
Letramento Digital e Formação de Professores |
Estudos do Texto II |
Aquisição da Linguagem |
Fonologia II, Morfossintaxe IV |
Gramática Sistêmico-funcional |
Morfossintaxe IV |
Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa I |
Linguística I, II e III, Morfossintaxe IV |
Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa II |
Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa I |
Língua Inglesa II |
Língua Inglesa I |
Língua Inglesa III |
Língua Inglesa II |
Língua Inglesa IV |
Língua Inglesa III |
Língua Inglesa V |
Língua Inglesa IV |
Língua Inglesa VI |
Língua Inglesa V |
Língua Inglesa VII |
Língua Inglesa VI |
Língua Inglesa VIII |
Língua Inglesa VII |
Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira |
Língua Inglesa V |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa I |
Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa II |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa I |
Compreensão e Expressão em Língua Inglesa II |
Compreensão e Expressão em Língua Inglesa I |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa I |
Língua Inglesa II |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa II |
Língua Inglesa III |
Leitura e Produção de Textos em Inglês |
Língua Inglesa III |
Prática de Conversação em Inglês |
Língua Inglesa IV |
Prática Avançada de Conversação em Inglês |
Língua Inglesa VI |
Tópicos Especiais em Linguística Aplicada |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa I |
Introdução aos Estudos Literários II |
Introdução aos Estudos Literários I |
Literatura Portuguesa I |
Introdução aos Estudos Literários II |
Literatura Portuguesa II |
Literatura Portuguesa I |
Literatura Portuguesa III |
Literatura Portuguesa II |
Literatura Portuguesa IV |
Literatura Portuguesa III |
Literatura Brasileira I |
Introdução aos Estudos Literários II |
Literatura Brasileira II |
Literatura Brasileira I |
Literatura Brasileira III |
Literatura Brasileira II |
Literatura Brasileira IV |
Literatura Brasileira III |
Prática de Ensino de Literatura |
Literatura Brasileira II |
Teoria da Literatura |
Introdução aos Estudos Literários II |
Seminário de Cultura Brasileira II |
Seminário de Cultura Brasileira I |
Literatura Infantil e Juvenil II |
Literatura Infantil e Juvenil I |
Literatura do Rio Grande do Sul II |
Literatura do Rio Grande do Sul I |
Literatura Ocidental II |
Literatura Ocidental I |
Literaturas de Língua Inglesa I |
Introdução aos Estudos Literários II |
Literaturas de Língua Inglesa II |
Literaturas de Língua Inglesa I |
Literaturas de Língua Inglesa III |
Literaturas de Língua Inglesa II |
Literaturas de Língua Inglesa IV |
Literaturas de Língua Inglesa III |