SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 041/2012
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 15 DE JUNHO DE 2012
Dispõe sobre alteração curricular no curso de Letras/Português/Espanhol.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 15 de junho de 2012, Ata 038, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002666/2012-42,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a alteração curricular do curso de Letras/Português/Espanhol, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS ESPANHOL
(Noturno e Diurno)
1. Criação de novo QSL para o curso de Letras / Português / Espanhol: (anexo 1) e (anexo 2).
2. Inclusão das disciplinas já existentes no novo QSL do curso, conforme quadro abaixo:
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
09437 |
Elementos Sociológicos da Educação |
09781 |
Didática |
09782 |
Elementos Filosóficos da Educação |
09783 |
Políticas Públicas da Educação |
06496 |
Produção Textual |
06497 |
LIBRAS I |
06498 |
LIBRAS II |
10518 |
Psicologia da Educação |
06251 |
Gramática do Português Contemporâneo |
06449 |
Linguística da Enunciação |
06451 |
Tópicos Avançados em Fonologia |
3. Criação e inclusão de disciplinas obrigatórias no novo QSL do curso, conforme abaixo:
1º SEMESTRE
Nome: ESTUDO DO TEXTO I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Concepções de leitura e escrita. Análise e interpretação de textos de diversas naturezas. Leitura e ensino. Texto e discurso.
Nome: LÍNGUA LATINA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Origem e história da Língua Latina. Classes do nome. Declinações.
Nome: LINGUÍSTICA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Histórico dos estudos pré-saussureanos; a Linguística saussureana e suas implicações teóricas e metodológicas.
Nome: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 1
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Literatura: conceito, natureza e função. Os gêneros literários: o dramático, o lírico, o épico. Teoria do texto teatral. Teoria da poesia: os níveis fônicos, lexical, sintático e semântico.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
EMENTA: Desenvolvimento, em nível básico, do sistema fonético/fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático da língua espanhola em contraste com seus correspondentes no português. Iniciação na compreensão leitora e no uso da competência comunicativa oral e escrita. Noções básicas de cultura hispânica.
Nome: COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS EM LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
EMENTA: Iniciação à leitura e audição de textos. Desenvolvimento de práticas de compreensão leitora e auditiva em língua espanhola a nível básico.
2º SEMESTRE
Nome: ESTUDO DO TEXTO II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudo do Texto I
Ementa: Texto em seus aspectos linguísticos, discursivos e sociointerativos.
Nome: LÍNGUA LATINA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Latina I
Ementa: Verbos, etimologia e vocabulário da Língua Latina.
Nome: LINGUÍSTICA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Linguística gerativa e suas implicações teóricas e metodológicas.
Nome: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 2
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários I
Ementa: Teoria da narrativa. O conto: o conto tradicional e o conto moderno. O romance: o enredo, o espaço, o tempo, a personagem e o foco narrativo. A crônica: tipologia da crônica.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: 2º semestre
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola I
EMENTA: Aperfeiçoamento, em nível básico, do sistema fonético-fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático da língua espanhola em contraste com seus correspondentes no português. Desenvolvimento da compreensão leitora e da competência comunicativa oral e escrita. Ampliação dos conhecimentos da cultura hispânica.
Nome: COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS EM LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Compreensão de Textos Orais e Escritos em Língua Espanhola I
EMENTA: Desenvolvimento das habilidades linguísticas de compreensão leitora e auditiva em língua espanhola a nível básico.
3º SEMESTRE
Nome: LINGUÍSTICA III
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I e Linguística II
Ementa: Linguística funcionalista, suas implicações teóricas e metodológicas. Linguística e suas relações com a significação.
Nome: FONOLOGIA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Estudo e descrição dos sons do português brasileiro, sob o ponto de vista articulatório e com ênfase nas variantes regionais. Princípios que regulam a estrutura sonora da língua.
Nome: MORFOSSINTAXE I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Estudos teóricos e aplicados sobre os aspectos morfológicos da língua portuguesa classe, estrutura e formação de palavras, em diferentes perspectivas teóricas. Interface Morfologia e Sintaxe.
Nome: SOCIOLINGUÍSTICA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30h
CH semanal: 2h
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Estudo das relações entre língua e sociedade, visando à compreensão do
fenômeno da variação e da mudança linguística e suas causas sociais, à
fundamentação teórica de propostas para o ensino da língua portuguesa e à
introdução da pesquisa sociolinguística variacionista.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários II
Ementa: Formação da literatura brasileira. Período colonial. Projeto de literatura nacional e seu desdobramento na poesia e na prosa do Romantismo. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários II
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA III
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola II
EMENTA: Desenvolvimento, em nível intermediário, do sistema fonético-fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático da língua espanhola em contraste com seus correspondentes no português. Aprimoramento do uso da competência comunicativa oral e escrita. Tópicos da cultura hispânica.
4º SEMESTRE
Nome: FONOLOGIA DO PORTUGUÊS II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Descrição do sistema fonológico do português brasileiro com ênfase nas variantes regionais. Princípios que regulam a estrutura sonora da língua. Relação do sistema fonológico e do sistema ortográfico.
Nome: MORFOSSINTAXE II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe I
Ementa: Estudos da estrutura e funcionamento das classes morfológicas com base em diferentes teorias linguísticas. Classes de palavras, gramática tradicional e ensino. Interface morfologia e sintaxe.
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudos do Texto I e II, Linguística I, Morfossintaxe I
Ementa: Fundamentação linguística do ensino de Língua Portuguesa como língua
materna, visando a introduzir uma perspectiva funcional, com ênfase no
desenvolvimento da competência comunicativa.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira I
Ementa: Estéticas pós-românticas. Prosa realista e naturalista. Poesia parnasiana e simbolista. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 4
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Portuguesa I
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Barroco e Arcadismo.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA IV
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola III
EMENTA: Aperfeiçoamento, em nível intermediário, do sistema fonético-fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático da língua espanhola em contraste com seus correspondentes no português. Aperfeiçoamento do uso da competência comunicativa oral e escrita. Ampliação dos conhecimentos da cultura hispânica.
5º SEMESTRE
Nome: MORFOSSINTAXE III
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe II
Ementa: Estudo das relações gramaticais e das categorias sintáticas, com base na Gramática Tradicional e nas teorias linguísticas, considerando a produção dos sentidos nos textos. Estabelecimento de relações entre sintaxe, semântica e pragmática. Sintaxe e ensino.
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Estudo do texto II; Morfossintaxe II; Sociolinguística
Ementa: Reflexões sobre a natureza da gramática ensinada na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de língua portuguesa. Abordagens atuais sobre análise linguística, leitura e produção de textos. Análise de livros didáticos.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA III
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira II
Ementa: Pré-Modernismo e suas complexidades dentro do sistema historiográfico-literário brasileiro; marcas temáticas; relações com o romance naturalista e com o romance regionalista; novo conceito de regionalismo. Modernismo brasileiro e suas questões de nacionalidade; a Semana de Arte Moderna e suas ideias estético-literárias; o romance modernista e suas inovações; a poesia modernista e suas inovações. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA III
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
Carga horária total: 30 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Portuguesa II
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Romantismo, Realismo-Naturalismo e Simbolismo. Relações entre a história e a produção literária. Império e diásporas.
Nome: PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira II
Ementa: Integração do referencial teórico, crítico e histórico dos estudos literários com a prática pedagógica em Literatura nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA V
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola IV
EMENTA: Desenvolvimento, em nível avançado, do sistema fonético-fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático da língua espanhola em contraste com seus correspondentes no português. Aperfeiçoamento do uso da competência comunicativa oral e escrita. Tópicos da cultura hispânica.
Nome: LITERATURA ESPANHOLA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários II
Ementa: Visão diacrônica da literatura espanhola do medievo até o século XVIII. Estudo de textos e autores significativos que dão perfil a esse conjunto literário.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Ensino Fundamental
Lotação: IE
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 105h
CH semanal: 7 aulas
Créditos: 7
Sistema de avaliação: II
Ementa: Conhecimento do âmbito escolar, a gestão escolar, discussão do plano político-pedagógico da escola (nível fundamental).
6º SEMESTRE
Nome: MORFOSSINTAXE IV
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe III
Ementa: Estudo dos processos sintáticos de coordenação e subordinação, considerando as funções e relações estabelecidas entre as palavras, sintagmas, orações e períodos na configuração do texto como unidade de sentido. Estabelecimento de relações entre sintaxe, semântica e pragmática. Sintaxe e ensino.
Nome: LITERATURA BRASILEIRA IV
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 6
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Brasileira III
Ementa: Romance de 30 em suas expressões urbanas e regionalistas; recursos temáticos e formais. Poesia de 30 e suas relações com o ideário modernista da década de 20; novos conceitos de brasilidade; inovações formais. Experimentalismo radical: a prosa urbana e a prosa regionalista; a poesia experimental. Estudo de obras e autores representativos.
Nome: LITERATURA PORTUGUESA IV
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 6
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Portuguesa III
Ementa: Poesia, narrativa e teatro em Portugal: Modernismo e Pós-Modernismo. Identidade nacional. Autoritarismo e produção literária. Literatura de emigração e exílio. Portugal e a globalização.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA VI
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola V
EMENTA: Consolidação do sistema fonético-fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático da língua espanhola em contraposição com seus correspondentes no português. Estratégias retóricas e argumentativas na escrita e na expressão oral. Aspectos da cultura hispânica.
Nome: LITERATURA ESPANHOLA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 6° semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Espanhola I
Ementa: Visão diacrônica da literatura espanhola do século XIX até a contemporaneidade. Estudo de textos e autores significativos que dão perfil a esse conjunto literário.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Ensino Médio
Lotação: IE
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 105h
CH semanal: 7 aulas
Créditos: 7
Sistema de avaliação: II
Ementa: Conhecimento do âmbito escolar, a gestão escolar, discussão do plano político-pedagógico da escola (nível médio).
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
EMENTA: Introdução à problemática da interdisciplinaridade linguística aplicada ao ensino do espanhol como língua estrangeira, explorando as dimensões culturais, metodológicas, fonético-fonológicas, morfossintáticas, lexicossemânticas e pragmáticas. Discussão dos conceitos de diversidade linguística e línguas em contato.
Nome: METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 45 h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola V
EMENTA: Perspectiva dos diferentes métodos, técnicas e meios usados no ensino de línguas estrangeiras. Estudo dos procedimentos metodológicos em uma aula gravada e transcrita.
7º SEMESTRE
Nome: ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe IV
Ementa: Fundamentação teórica sobre questões semânticas da e na língua portuguesa.
Análise de textos.
Nome: TEORIA DA LITERATURA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 7
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Introdução aos Estudos Literários II
Ementa: A teoria literária: surgimento e concepções. Percursos da reflexão teórica sobre a atividade literária. Aproximação a teorias recentes. Principais correntes teóricas do século XX. Estudo de conceitos teóricos básicos para a análise do literário. A questão do cânone. Relação entre as teorias literárias atuais e a historiografia, a crítica e a literatura comparada.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA VII
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola VI
EMENTA: Desenvolvimento, em nível superior, do sistema fonético-fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático da língua espanhola em contraste com seus correspondentes no português. Sistematização do uso da competência comunicativa oral e escrita. Tópicos da cultura hispânica.
Nome: LITERATURA HISPANO-AMERICANA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 7° semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1Pré-requisito: Introdução aos estudos Literários II
Ementa: Conceito de literatura hispano-americana. Processo de formação da literatura hispano-americana. Literatura do século XIX. O modernismo hispano-americano. Estudo de obras e autores significativos.
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45 h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola I
EMENTA: Desenvolvimento da linguística aplicada ao ensino do espanhol como língua estrangeira, explorando as dimensões culturais, metodológicas, fonético-fonológicas, morfossintáticas, lexicossemânticas e pragmáticas. Debate sobre os conceitos de interlíngua e das principais teorias de aprendizagem de línguas estrangeiras.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: ANUAL
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 7/8
CH total: 120h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: II
Ementa: Projeto de estágio, planejamento de aulas, execução do estágio.
8º SEMESTRE
Nome: ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 60h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudos da Significação I
Ementa: Fundamentação teórica sobre questões estilísticas da e na língua portuguesa.
Análise de textos.
Nome: LITERATURA HISPANO-AMERICANA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: obrigatório
Localização no QSL: 8° semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Hispano-americana I
Ementa: Processo de transformação da narrativa e da lírica contemporâneas. Estudo de obras e autores significativos.
Nome: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV LÍNGUA ESPANHOLA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: anual
Caráter: obrigatória
Localização no QSL: semestre 7/8
CH total: 120h
CH semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Língua Espanhola VI, Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira I
EMENTA: Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Marco Comum Europeu de Referência. Leitura, análise e discussão sobre aspectos metodológicos de ensino de espanhol como língua estrangeira. Práticas reflexivas sobre atividade como docente de língua estrangeira. Elaboração de um projeto de ensino, escrita de planos de aula. Prática docente em regência de classe em escola de ensino fundamental e médio. Escrita de relatório sobre a prática docente.
Nome: LÍNGUA ESPANHOLA VIII
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatório
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 90 h
CH semanal: 6 aulas
Créditos: 6
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola VII
EMENTA: Aprofundamento em nível superior com ênfase na correção de interferências persistentes na produção em língua espanhola (em todos os níveis: ortografia, pronúncia, interação, morfossintaxe, léxico), em contraste com seus correspondentes no português. Aprimoramento do estudo de estruturas linguísticas complexas e das funções comunicativas em língua espanhola. Exames de proficiência em língua espanhola. Estudo de aspectos socioculturais e literários das comunidades falantes de língua espanhola.
4. Criação e inclusão de disciplinas optativas no novo QSL do curso, conforme abaixo:
Nome: FILOLOGIA ROMÂNICA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 1
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Conceito, objeto, método e histórico dos estudos filológicos. Latim clássico, Latim vulgar e romanização da península ibérica.
Nome: FILOLOGIA ROMÂNICA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 2
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Filologia Românica I
Ementa: Estudos diacrônicos da fonologia e da estrutura verbal.
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM FONOLOGIA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 45h
CH semanal: 3h
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Fonologia I e II
Ementa: Fonologia linear e não-linear: alguns modelos teóricos; a organização estrutural dos segmentos: a sílaba, o acento, regras e processos fonológicos do português; os constituintes prosódicos.
Nome: GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito - Estudo do Texto II
Ementa: Tratamento de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros textuais na escola. Gêneros textuais e formação de professores de língua.
Nome: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Estudos do Texto II
Ementa: Reflexão sobre o impacto das novas tecnologias nas práticas de linguagem. Gêneros digitais no processo de ensino aprendizagem. O papel do professor/aluno em contextos de ensino mediados por computador.
Nome: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisitos: Fonologia II; Morfossintaxe IV
Ementa: Aquisição da fonologia, aquisição da morfologia e aquisição da sintaxe. Desenvolvimento da narração infantil. Aprendizagem da leitura e escrita.
Nome: GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Morfossintaxe IV
Ementa: Linguagem, texto e contexto. Metafunções da linguagem e sua realização léxico-gramatical: Metafunção Textual, Metafunção Interpessoal e Metafunção Ideacional. Análise de textos na perspectiva sistêmico-funcional.
Nome: REDAÇÃO ACADÊMICA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Organização e elaboração de trabalho acadêmico. Artigo, ensaio, resenha, resumo.
Nome: TÓPICOS EM LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Estudo de temas emergentes específicos da área, focalizando fatos da língua em uso.
Nome: TÓPICOS EM LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa I
Ementa: Estudo de temas emergentes específicos da área, focalizando fatos da língua em uso.
Nome: TÓPICOS DE ANÁLISE DO DISCURSO
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Estudo do quadro epistemológico da Análise do Discurso e de suas principais noções.
Nome: PSICOLINGUÍSTICA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Linguística I
Ementa: Relações entre as estruturas linguísticas da mensagem e os estados psíquicos e/ou cognitivos dos parceiros na comunicação. Componentes fonológicos, sintático e semântico da gramática da língua. Processos de aquisição e produção da linguagem.
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Práticas de Ensino I; Morfossintaxe III
Ementa: Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa. Tecnologias de informação e ensino de leitura, análise linguística e produção de textos. O papel da avaliação no ensino de língua portuguesa. Parâmetros Curriculares Nacionais e avaliação. Desenvolvimento e aplicação de atividades práticas de ensino.
Nome: IDENTIDADE DOCENTE
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Ementa: Processos identitários na formação do professor de línguas. A discursivização da(s) identidade(s). A construção de identidades na escola.
Nome: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Princípios da Análise de Discurso Crítica. Discurso como prática social. Análise de Discurso Crítica e ensino de leitura.
Nome: DISCURSO E GÊNERO SOCIAL
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Ementa: Representações de gênero e docência. Gênero e avaliação. Gênero e leitura em sala de aula.
Nome: FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola II
EMENTA: Introdução ao estudo da fonética e fonologia da língua espanhola. Conhecimento teórico e prático, aplicação gramatical e comparações com o português.
Nome: FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Fonética e Fonologia da Língua Espanhola I
EMENTA: Estudos complementares da língua espanhola através de atividades de recepção e reprodução que incluam aspectos específicos da fonologia e fonética espanhola, desde as unidades mínimas à frase. Estudo dos elementos fônicos da língua espanhola a partir de sua função na comunicação linguística e a partir de sua produção, de sua constituição acústica e de sua percepção.
Nome: CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola IV
EMENTA: Desenvolvimento da expressão oral. Conversação dirigida sobre temas do cotidiano.
Nome: CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Conversação em Língua Espanhola I
EMENTA: Aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, através de situações prático-discursivas da língua espanhola e de estruturas léxico-gramaticais e aspectos socioculturais e interculturais das comunidades falantes desta língua. Conversação dirigida sobre temas de interesse atual.
Nome: TRADUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola IV
EMENTA: Noções básicas para uma reflexão teórica e prática sobre o processo de versão e tradução técnicas. Consolidação do estudo das estruturas simples da Língua Espanhola em seus aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais e pragmáticos, desenvolvendo habilidades compreensão e expressão oral e escrita.
Nome: TRADUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Tradução de Textos em Língua Espanhola I
EMENTA: Estudo dos problemas específicos da tradução através de análise contrastiva entre português e espanhol. Noções básicas para uma reflexão teórica e prática sobre o processo de interpretação. O problema da significação (falsos cognatos, assimetrias semânticas, etc.).
Nome: PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola II
EMENTA: Introdução à leitura, análise e produção escrita de textos de diferentes tipologias em língua espanhola.
Nome: PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Produção de Textos em Língua Espanhola I
EMENTA: Desenvolvimento da leitura, análise e produção escrita de textos de diferentes tipologias em língua espanhola.
Nome: LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola II
EMENTA: Iniciação a estratégias de leitura e produção de textos autênticos e originais, de tipologia variada, em língua espanhola.
Nome: LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Leitura de Textos em Língua Espanhola I
EMENTA: Desenvolvimento de estratégias de leitura e produção de textos autênticos e originais, de tipologia variada, em língua espanhola.
Nome: ESTUDOS LINGUÍSTICOS DE TEXTOS LITERÁRIOS EM ESPANHOL
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 5
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola IV
EMENTA: Análise linguística de textos literários contemporâneos em língua espanhola. Estudo do contexto sociocultural e histórico das obras analisadas.
Nome: METODOLOGIA DE ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 7
CH total: 45 h
CH semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira I
EMENTA: Análise de estratégias metodológicas e elaboração de material didático para planejamento de unidades didáticas de língua e literatura. Prática de situações escolares e de outros ambientes de aprendizagem de língua espanhola.
Nome: O MODERNISMO NA LITERATURA DE LÍNGUA ESPANHOLA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestres 7 ou 8
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa:
Visão de conjunto da estética do Modernismo, assim como dos autores mais destacados da renovação modernista. Estudo de obras representativas: lírica, narrativa e ensaio.
Nome: SEMINÁRIO DE CULTURA HISPÂNICA I
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 3
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Língua Espanhola II
EMENTA: Introdução ao estudo de aspectos socioculturais dos países de fala espanhola, suas manifestações artísticas e sua visão de mundo. Leitura e discussão de textos e recursos audiovisuais diversificados.
Nome: SEMINÁRIO DE CULTURA HISPÂNICA II
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 4
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: Cultura Hispânica I
EMENTA: Desenvolvimento do estudo de aspectos socioculturais dos países de fala espanhola, suas manifestações artísticas e suas visões de mundo. Leitura e discussão de textos e recursos audiovisuais diversificados.
Nome: TRADUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LÍNGUA ESPANHOLA
Lotação: ILA
Código: a definir
Duração: Semestral
Caráter: Optativa
Localização no QSL: semestre 6
CH total: 30 h
CH semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: Tradução de Textos em Língua espanhola II
EMENTA: Noções básicas para uma reflexão teórica e prática sobre o processo de versão e tradução literárias. Consolidação do estudo das estruturas simples da Língua Espanhola em seus aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais e pragmáticos, desenvolvendo habilidades compreensão e expressão oral e escrita.
Nome: SEMINÁRIO DE CULTURA BRASILEIRA I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo da cultura no Brasil, desde a sua constituição como Nação, no século XIX, até a década de 1970, nas diferentes áreas: Artes Plásticas, Cinema, Literatura, Música e Teatro.
Nome: SEMINÁRIO DE CULTURA BRASILEIRA II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Seminário de Cultura Brasileira I
Ementa: Estudo da cultura no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, e no século XXI, nas diferentes áreas: Artes Plásticas, Cinema, Literatura, Música e Teatro. Análise da influência dos meios de comunicação de massa (rádio, cinema, televisão e histórias em quadrinhos) na Cultura Brasileira.
Nome: LITERATURA OCIDENTAL I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo, discussão e análise de autores e obras que constituem o cânone da literatura ocidental nos gêneros épico, lírico e dramático, da Antiguidade ao século XVIII.
Nome: LITERATURA OCIDENTAL II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Ocidental I
Ementa: Estudo, discussão e análise de autores e obras que constituem o cânone da literatura ocidental nos gêneros épico, lírico e dramático, do século XIX ao XXI.
Nome: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 5
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Caracterização da literatura infantil e juvenil. Evolução histórica da literatura infantil e juvenil. Características estruturais dos textos narrativos e da produção poética. O surgimento da literatura infantil e juvenil no Brasil. Consolidação da literatura infantil e juvenil brasileira.
Nome: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 6
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura Infantil e Juvenil I
Ementa: A evolução da literatura infantil e juvenil brasileira. A produção narrativa, poética e dramática contemporânea. Elementos visuais: teoria e evolução. A literatura Infantil e juvenil e a escola.
Nome: LITERATURA DO RIO GRANDE DO SUL I
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Formação histórica, social, econômica e cultural do Rio Grande do Sul. Relatos de viajantes. As primeiras manifestações literárias. Sociedade Partenon Literário. Poesia, ficção e crítica no Romantismo. Regionalismo. Teatro no século XIX.
Nome: LITERATURA DO RIO GRANDE DO SUL II
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Pré-requisito: Literatura do Rio Grande do Sul I
Ementa: A poesia do Parnasianismo, do Simbolismo e do Modernismo. A ficção do Pré-Modernismo e do Modernismo. A poesia e a ficção contemporâneas. O teatro nos séculos XX e XXI.
Nome: DRAMATURGIA BRASILEIRA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo de textos teatrais brasileiros significativos: das origens à contemporaneidade.
Nome: DRAMATURGIA PORTUGUESA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo de textos teatrais portugueses significativos: das origens à contemporaneidade.
Nome: TEORIA DO DRAMA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Diferentes perspectivas filosóficas acerca da natureza, historicidade e estrutura da tragédia grega. A permanência do trágico na modernidade, no século XIX e na contemporaneidade.
Nome: PANORAMA DO CONTO BRASILEIRO
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 3
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Noções teóricas sobre o conto. Estudo da constituição do conto como gênero literário no Brasil. Leitura e análise de obras e autores representativos do gênero, do século XIX até a contemporaneidade.
Nome: SEMINÁRIO DE ESTUDO DE AUTOR
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 4
Carga horária total: 30 h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo, discussão e análise de obras literárias de autor representativo da literatura de língua portuguesa ou da literatura ocidental. Inserção do escritor no contexto cultural e literário de seu país.
Nome: LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 7
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Literatura colonial e anticolonial. Poesia, conto e romance. Periódicos literários. Confluências literárias. Sociedade e história. Oratura e letramento. Formação da nação e literatura. Etnicidade. Raça. Religiosidades. Mitos. Identidades culturais. Literatura pós-colonial. Espaço africano e globalização.
Nome: LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GOA, MACAU E TIMOR LESTE
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: semestre 8
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Processos históricos coloniais e pós-coloniais. Estudo da lírica e da narrativa de língua portuguesa em Goa, Macau e Timor Leste.
Nome: FICÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Modernidade, contemporaneidade e pós-modernidade. Crônica e conto: aproximações. A modernidade e seus laços complexos: a crise do homem, contração espaço-tempo, retorno ao mito, saídas de emergência. O Brasil nos anos 1960 e 1970 e o golpe militar: censura e crise de identidade. Ficção contemporânea brasileira: situação do conto e do romance. Escritores contemporâneos.
Nome: FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Panorama sociocultural português a partir do Estado Novo. O Neo-Realismo e as tendências contemporâneas. O novo romance português.
Nome: POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Estudo da poesia brasileira contemporânea. Pressupostos teóricos da contemporaneidade. Tendências e estilos. Lírica contemporânea e música. Autores e obras.
Nome: LÍRICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: Expressão poética portuguesa da década de 1940 até o presente. Surrealismo e abordagem dialética da realidade. Grupos de vanguarda. Realismo social e experimentalismo poético. Poetas contemporâneos.
Nome: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA LITERATURA
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Código: a definir
Duração: semestral
Caráter: optativa
Localização no QSL: a partir do 7º semestre
Carga horária total: 45 h
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Ementa: A literatura enquanto objeto de teorização. A conceituação de história da literatura. A periodização na historiografia literária. A cultura e a literatura ao longo do tempo. O cânone literário e a crítica literária.
5. Resumo da carga horária total, obrigatória e optativa, conforme quadro abaixo:
|
Curso Novo |
Carga horária das disciplinas obrigatórias |
2685 |
Carga horária total das disciplinas optativas |
165 |
Atividades complementares |
200 |
Práticas Pedagógicas* |
400* |
Estágio Curricular Supervisionado |
450 |
Carga horária total |
3500 |
De acordo com a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, Art. 1º, a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns:
I 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;
II 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;
III 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;
IV 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.
* As 400h de práticas pedagógicas serão distribuídas ao longo do curso, nas seguintes disciplinas:
Língua Espanhola - I - II III IV |
15 horas cada língua |
60 horas |
Morfossintaxe - I - II III IV |
15 horas cada língua |
60 horas |
Fonética e Fonologia do Espanhol |
|
15 horas |
Fonologia do Português |
|
15 horas |
Linguística II |
|
15 horas |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna |
|
15 horas |
Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol |
|
15 horas |
Produção Textual |
|
15 horas |
Literatura Brasileira - I II |
15 horas cada literatura |
30 horas |
Literatura Portuguesa - I II |
15 horas cada literatura |
30 horas |
Seminário de Cultura Hispânica |
|
15 horas |
Literatura Espanhola I |
|
15 horas |
Literatura Hispano-americana I |
|
15 horas |
Literatura Infantil e Juvenil |
|
15 horas |
Psicolinguística |
|
15 horas |
Produção de Textos em Língua Espanhola |
|
15 horas |
Metodologia do Ensino de Espanhol Língua estrangeira |
|
20 horas |
Prática de Ensino de Língua Portuguesa |
|
20 horas |
TOTAL |
|
400h |
6. Tempo de Integralização do Curso e Regime Acadêmico
- tempo mínimo para conclusão: 4 (quatro) anos
- tempo máximo para conclusão: 7 (sete) anos
- turno de funcionamento: manhã ou noite
- número de vagas: 25 (vinte e cinco) estudantes para o turno da manhã e 25 (vinte e cinco) estudantes para o turno da noite.
Regime Acadêmico: matrícula por disciplina.
7. Plano de implementação das alterações:
· Data da entrada em vigor: 1º semestre letivo de 2013;
· Plano de enquadramento dos alunos antigos:
a) Os alunos formandos que ingressaram no curso até o ano de 2010 permanecerão no QSL antigo, os demais deverão se adaptar ao novo QSL;
b) Os alunos que ingressaram pelos Processos Seletivos a partir de 2011 estarão automaticamente inseridos no novo QSL.
· Plano de equivalência de disciplinas e/ou atividades
CÓD. |
DISC. ATUAL |
CÓD. |
NOVA DISC. |
QSL |
CRÉD. |
TIPO |
06299 |
Língua Portuguesa I |
a definir |
Estudo do Texto I |
1ºsem. |
3
|
Obrigatória |
Estudo do Texto II |
2ºsem. |
3 |
Obrigatória |
|||
06365 |
Linguística I |
a definir |
Linguística I |
1ºsem. |
2 |
Obrigatória |
Linguística II |
2ºsem. |
|||||
06347 |
Produção textual |
06496 |
Produção textual |
2º sem |
4 |
Obrigatória |
06356 |
Metodologia do Trabalho Científico |
a definir |
Redação Acadêmica |
3º sem |
3 |
Optativa |
06355 |
Metodologia do Ensino do Português I |
a definir |
Prática de Ensino de Língua Portuguesa I |
5º sem |
3 |
Obrigatória |
06450 |
a definir |
Prática de Ensino de Língua Portuguesa II |
6º sem |
2 |
obrigatória |
|
06233 |
Língua Latina |
a definir |
Língua Latina I |
1ºsem. |
2 |
obrigatória |
Língua latina II |
2ºsem. |
|||||
06366 |
Teoria da Literatura I |
a definir |
Introdução aos estudos Literários II |
2º sem |
2 |
obrigatória |
09438 |
Elementos Filosóficos da Educação |
09782 |
Elementos Filosóficos da Educação |
1º sem |
2 |
obrigatória |
06362 |
Língua Portuguesa II |
a definir |
Morfossintaxe I |
3º sem |
4 cada |
obrigatória |
a definir |
Morfossintaxe II |
4º sem |
||||
06225 |
Linguística II |
a definir |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna |
7º sem |
2 |
obrigatória |
06300 |
Fonologia do Português |
a definir |
Fonologia do Português I |
3º sem |
2 cada |
obrigatória |
a definir |
Fonologia do Português II |
4º sem |
||||
06235 |
Filologia Românica |
a definir |
Filologia Românica I |
2º sem |
2 cada |
optativa |
Filologia Românica II |
3º sem |
|||||
06367 |
Teoria da Literatura II |
a definir |
Introdução aos estudos Literários I |
1º sem |
2 |
Obrigatória |
09435 |
Psicologia da Educação |
10518 |
Psicologia da Educação |
2º sem |
4 |
Obrigatória |
09436 |
Políticas Públicas da Educação |
09783 |
Políticas Públicas da Educação |
1º sem |
4 |
obrigatória |
06195 |
Seminário de Cultura Brasileira |
a definir |
Seminário de Cultura Brasileira I |
1º sem |
3 cada |
optativa |
Seminário de Cultura Brasileira I |
2º sem |
|||||
06363 |
Língua Portuguesa III |
a definir |
Morfossintaxe III |
5º sem |
4 cada |
obrigatória |
Morfossintaxe IV |
6º sem |
|||||
06378 |
Linguística III |
a definir |
Sociolinguística |
3º sem |
2 |
obrigatória |
06236 |
Literatura do RS |
a definir |
Literatura do RS I |
7º sem |
3 cada |
optativa |
Literatura do RS II |
8º sem |
|||||
06229 |
Literatura Brasileira I |
a definir |
Literatura Brasileira I |
3º sem |
3 cada |
obrigatória |
Literatura Brasileira II |
4º sem |
|||||
06231 |
Literatura Portuguesa I |
a definir |
Literatura Portuguesa I |
3º sem |
2 cada |
obrigatória |
Literatura Portuguesa II |
4º sem |
|||||
09434 |
Didática |
09781 |
Didática |
4º sem |
4 |
Obrigatória |
06400 |
Estágio Curricular Supervisionado I |
a definir |
Estágio Curricular Supervisionado I |
5º sem |
100h |
obrigatória |
a definir |
Estágio Curricular Supervisionado II |
6º sem |
100h |
|||
06364 |
Língua Portuguesa IV |
a definir |
Estudos da Significação I |
7º sem |
4 cada |
obrigatória |
a definir |
Estudos da Significação I |
8º sem |
||||
06230 |
Literatura Brasileira II |
a definir |
Literatura Brasileira III |
5º sem |
3 cada |
obrigatória |
Literatura Brasileira IV |
6º sem |
|||||
06232 |
Literatura Portuguesa II |
a definir |
Literatura Portuguesa III |
5º sem |
2 cada |
obrigatória |
Literatura Portuguesa IV |
6º sem |
|||||
06379 |
Linguística IV |
a definir |
Psicolinguística |
6º sem |
3 |
optativa |
06248 |
Ficção Brasileira Contemporânea |
a definir |
Ficção Brasileira Contemporânea |
7º/8º sem |
3 |
optativa |
06247 |
Ficção Portuguesa Contemporânea |
a definir |
Ficção Portuguesa Contemporânea |
7º/8º sem |
3 |
optativa |
06241 |
Lírica Portuguesa Contemporânea |
a definir |
Lírica Portuguesa Contemporânea |
7º/8º sem |
3 |
optativa |
06243 |
Teoria do Drama |
a definir |
Teoria do Drama |
3º sem |
3 |
Optativa |
06303 |
Poesia Brasileira Contemporânea |
a definir |
Poesia Brasileira Contemporânea |
7º sem 8º sem |
3 |
optativa |
06250 |
Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa |
a definir |
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
7º sem |
3 |
optativa |
06237 |
Literatura Infanto-juvenil Brasileira |
a definir |
Literatura Infantil e Juvenil I |
5º sem |
3 cada |
optativa |
Literatura Infantil e Juvenil II |
6º sem |
|||||
06386 |
LIBRAS |
06497 |
LIBRAS I |
7º sem |
3 cada |
obrigatória |
06498 |
LIBRAS II |
8º sem |
||||
06448 |
Estágio Curricular Supervisionado II - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
a definir |
Estágio Curricular Supervisionado III - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
7º/8º sem |
100h |
obrigatória |
06402 |
Estágio Curricular Supervisionado II - Língua Espanhola |
a definir |
Estágio Curricular Supervisionado IV - Língua Espanhola |
7º/8º sem |
100h |
obrigatória |
06358 |
Língua Espanhola I |
a definir |
Língua Espanhola I |
1º sem |
6 cada |
obrigatória |
Língua Espanhola II |
2º sem |
|||||
06359 |
Língua Espanhola II |
a definir |
Língua Espanhola III |
3º sem |
6 cada |
|
Língua Espanhola IV |
4º sem |
|||||
06392 |
Língua Espanhola III |
a definir |
Língua Espanhola V |
5º sem |
6 cada |
obrigatória |
Língua Espanhola VI |
6º sem |
|||||
06361 |
Língua Espanhola IV |
a definir |
Língua Espanhola VII |
7º sem |
6 cada |
obrigatória |
Língua Espanhola VIII |
8º sem |
|||||
06287 |
Literatura Espanhola |
a definir |
Literatura Espanhola I |
5º sem |
3 cada |
obrigatória |
Literatura Espanhola II |
6º sem |
|||||
06249 |
Literatura Hispano-americana |
a definir |
Literatura Hispano-americana I |
7º sem |
3 cada |
obrigatória |
Literatura Hispano-americana II |
8º sem |
|||||
06345 |
Metodologia de Ensino de Língua Espanhola |
a definir |
Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira I |
6º sem |
3 cada |
obrigatória |
Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira II |
7º sem |
optativa |
||||
06298 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola |
a definir |
Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira I |
6º sem |
2
|
obrigatória |
a definir |
Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira II |
7º sem |
3 |
|||
06312 |
Leitura de Textos em Espanhol |
a definir |
Leitura de Textos em Língua Espanhola I |
3º sem |
2 cada |
optativa |
a definir |
Leitura de Textos em Língua Espanhola II |
4º sem |
||||
06313 |
Produção de Textos em Espanhol |
a definir
|
Produção de Textos em Língua Espanhola I |
3º sem |
2 cada |
optativa |
a definir |
Produção de Textos em Língua Espanhola II |
4º sem |
||||
06294 |
Cultura Hispânica |
a definir |
Seminário de Cultura Hispânica I |
3º sem |
2 cada |
optativa |
a definir |
Seminário de Cultura Hispânica II |
4º sem |
||||
06292 |
Tradução de Textos em Espanhol |
a definir |
Tradução de Textos em Língua Espanhola I |
5º sem |
2 cada |
optativa |
a definir |
Tradução de Textos em Língua Espanhola II |
6º sem |
||||
06353 |
Conversação em Espanhol I |
a definir |
Conversação em Língua Espanhola I |
5º sem |
2 cada |
optativa |
a definir |
Conversação em Língua Espanhola II |
6º sem |
||||
06311 |
Fonética e Fonologia de Língua Espanhola |
a definir |
Fonética e Fonologia de Língua espanhola I |
3º sem |
2 cada |
optativa |
a definir |
Fonética e Fonologia de Língua espanhola II |
4º sem |
||||
06314 |
O Modernismos na Literatura Hispânica |
a definir |
O Modernismo na Literatura de Língua Espanhola |
7º ou 8º sem |
3 |
optativa |
TABELA DE PRÉ-REQUISITOS
DISCIPLINA |
PRÉ-REQUISITO |
Estudos do Texto II |
Estudos do Texto I |
Língua Latina II |
Língua Latina I |
Linguística II |
Linguística I |
Linguística III |
Linguística I e II |
Fonologia do Português I |
Linguística I |
Fonologia do Português II |
Fonologia do Português I |
Morfossintaxe I |
Linguística I |
Morfossintaxe II |
Morfossintaxe I |
Morfossintaxe III |
Morfossintaxe II |
Morfossintaxe IV |
Morfossintaxe III |
Estudos do Significado I |
Morfossintaxe IV |
Estudos do Significado II |
Estudos do Significado I |
Sociolinguística |
Linguística I |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa I |
Estudos do Texto II, Morfossintaxe II, Sociolinguística |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa II |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa I |
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna |
Estudos do Texto I e II, Morfossintaxe I, Linguística I |
Psicolinguística |
Linguística I |
Filologia Românica II |
Filologia Românica I |
Tópicos Avançados em Fonologia |
Fonologia do Português I e II |
Gêneros Textuais e Ensino |
Estudos do Texto II |
Letramento Digital e Formação de Professores |
Estudos do Texto II |
Aquisição da Linguagem |
Fonologia II, Morfossintaxe IV |
Gramática Sistêmico-funcional |
Morfossintaxe IV |
Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa I |
Linguística I, II e III, Morfossintaxe IV |
Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa II |
Tópicos em Linguística e Língua Portuguesa I |
Língua Espanhola II |
Língua Espanhola I |
Língua Espanhola III |
Língua Espanhola II |
Língua Espanhola IV |
Língua Espanhola III |
Língua Espanhola V |
Língua Espanhola IV |
Língua Espanhola VI |
Língua Espanhola V |
Língua Espanhola VII |
Língua Espanhola VI |
Língua Espanhola VIII |
Língua Espanhola VII |
Compreensão em Língua Espanhola II |
Compreensão em Língua Espanhola I |
Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua estrangeira I |
Língua Espanhola V |
Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como língua estrangeira II |
Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como língua estrangeira I |
Estágio Curricular Supervisionado III |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa I, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna; Morfossintaxe IV, Estágio Curricular I e II, Prática de Ensino de Literatura. |
Estágio Curricular Supervisionado IV Língua Espanhola |
Língua Espanhola VI, Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira I |
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola I |
Língua Espanhola II |
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola II |
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola I |
Leitura de Textos em Língua Espanhola I |
Língua Espanhola II |
Leitura de Textos em Língua Espanhola II |
Leitura de Textos em Língua Espanhola I |
Produção de Textos em Língua Espanhola I |
Língua Espanhola II |
Produção de Textos em Língua Espanhola II |
Produção de Textos em Língua Espanhola I |
Cultura Hispânica I |
Língua Espanhola II |
Cultura Hispânica II |
Cultura Hispânica I |
Tópicos de Literatura de Língua Espanhola |
Língua Espanhola IV |
Tradução de Textos em Língua Espanhola I |
Língua Espanhola IV |
Tradução de Textos em Língua Espanhola II |
Tradução de Textos em Língua Espanhola I |
Tradução de Textos Literários em Língua Espanhola |
Tradução de Textos em Língua Espanhola II |
Conversação em Língua Espanhola I |
Língua Espanhola IV |
Conversação em Língua Espanhola II |
Conversação em Língua Espanhola I |
Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira II |
Metodologia de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira I |
Introdução aos Estudos Literários II |
Introdução aos Estudos Literários I |
Literatura Portuguesa I |
Introdução aos Estudos Literários II |
Literatura Portuguesa II |
Literatura Portuguesa I |
Literatura Portuguesa III |
Literatura Portuguesa II |
Literatura Portuguesa IV |
Literatura Portuguesa III |
Literatura Brasileira I |
Introdução aos Estudos Literários II |
Literatura Brasileira II |
Literatura Brasileira I |
Literatura Brasileira III |
Literatura Brasileira II |
Literatura Brasileira IV |
Literatura Brasileira III |
Literatura Ocidental II |
Literatura Ocidental I |
Seminário de Cultura Brasileira II |
Seminário de Cultura Brasileira I |
Literatura do Rio Grande do Sul II |
Literatura do Rio Grande do Sul I |
Literatura Infantil e Juvenil Brasileira II |
Literatura Infantil e Juvenil Brasileira I |
Prática de Ensino de Literatura |
Literatura Brasileira II |
Teoria da Literatura |
Introdução aos Estudos Literários II |