SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 043/011
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 22 DE JULHO DE 2011
Dispõe sobre a criação do curso de pós-graduação em Educação, nível mestrado acadêmico.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 22 de julho de 2011, Ata 029,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de pós-graduação em Educação, nível mestrado acadêmico, a ser ofertado a partir do 1º semestre de 2012, conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
1. Disciplinas a serem criadas:
Disciplina (1): CURRÍCULO, CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: Estuda as articulações entre currículo, cultura, identidade, enfocando a formação inicial e continuada dos professores, assim como os saberes construídos em diferentes espaços e tempos das trajetórias de vida. Discute as práticas educativas expressas nos currículos escolares.
Disciplina (2): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: Ensino superior: fundamentos e organização. Indissociabilidade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Trabalho e saberes docentes. Ensino e aprendizagem. Elementos do processo didático: currículo, planejamento, conteúdos, metodologias e avaliação.
Disciplina (3): DOCÊNCIA, SALA DE AULA E ALTERIDADE
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: Estudos sobre docência e a desnaturalização do conceito, com ênfase na complexidade do tema e na sua interface com a discência, sala de aula, histórias de vida, etc. Compreensão do espaço sala de aula como lugar de acontecimentos, no qual professores e estudantes são vistos como sujeitos aprendentes. Destaque para a categoria alteridade, percebida como uma forma social concreta cujos contornos explicitam a intencionalidade do fazer pedagógico.
Disciplina (4): ESTUDOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA INFÂNCIA
Carga Horária: 45 h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: Busca-se refletir sobre os estudos sócio-antropológicos da infância visando apontar caminhos para a produção de conhecimento sobre a infância e crianças a partir da sua realidade social como expressão da complexidade do fenômeno a estudar. Para tanto focaliza-se metodologias interpretativas com asa crianças e suas culturas a fim de mapear a multiplicidade dos sentidos, vozes, diferentes escalas, espaços e campos do saber a partir do qual se parte. Discute-se o campo em diferentes países, abrangendo proximidade entre teorias e princípios, bem como percursos diferentes de correntes das suas correntes e perspectivas de análise. Identifica-se desafios teórico-metodológicos, como a necessidade de acumular e cruzar estudos empíricos e teóricos nas pesquisas da infância, a articulação de diferentes enfoques metodológicos e o diálogo com outros campos do saber.
Disciplina (5): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: Estudos sobre a docência e a desnaturalização do conceito, com ênfase na complexidade.
Disciplina (6): IDENTIDADE, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Obrigatória
Lotação: IE
Ementa: Identidade docente. Histórias e memórias de professores. Percursos de formação inicial e continuada de professores. Narrativas autobiográficas em processos de formação de professores. Saberes e fazeres da docência.
Disciplina (7): METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Obrigatória
Lotação: IE
Ementa: Esta disciplina objetiva contribuir na formação do Professor Pesquisador. Estuda e desenvolve temáticas relativas a: construção de projetos de pesquisa; natureza da ciência; planejamento de pesquisa; desenvolvimento da argumentação; produção de conhecimento; produção de documentos; paradigmas nas abordagens de pesquisa, processos reflexivos sobre a constituição do educador pesquisador, mediados por exercícios de escrita.
Disciplina (8): SEMINÁRIO CULTURAS, DIVERSIDADES E PERTENCIMENTOS
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: estudo analítico das questões das culturas, dos diferentes modos de vida e da multiplicidade de pertencimentos no mundo contemporâneo. Interfaces entre cultura, espaço, ambiente e processos educativos.
Disciplina (9): TEORIAS DA APRENDIZAGEM EPROCESSOS COGNITIVOS
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: A disciplina se propõe a discutir os estudos da aprendizagem na área da Educação sob a luz dos aspectos cognitivos envolvidos. A proposta procura contemplar a análise das relações que a produção cultural, a economia afetiva e as interações sociais estabelecem com os processos de pensamento no âmbito da aprendizagem em Ciências.
Disciplina (10): TEORIAS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária: 45h (3 créditos)
Código: a determinar
Caráter: Optativa
Lotação: IE
Ementa: Trata de estudar as epistemologias que fundamentam a prática docente: estudo da perspectiva clássica, medieval e moderna; demonstra as implicâncias diretas na constituição e formação do educador; apresenta os desafios metodológicos a partir do contexto do pensamento pós-moderno e pós-metafísico. Propicia o debate e o entendimento sobre as diferentes roupagens que a educação assume em determinados períodos históricos nunca sendo neutra, mas sempre orientada por uma epistemologia; desse modo, possibilita a percepção das práticas educativas como integrante de aspectos históricos e políticos, demonstrando suas intervenções nas práticas educativas; Apresenta também algumas alternativas e desafios para as pesquisas em Educação.
Disciplina (11): SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO
Carga Horária:
Código: a determinar
Caráter: Obrigatória
Lotação: IE
Ementa: Formação de professores. Pesquisa em educação. Constitui-se em atividades desenvolvidas pelo estudante e seu orientador, juntamente com os demais orientandos, para a elaboração de seus projetos de dissertação.
2. Requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação:
a) Ingresso mediante processo seletivo a ser realizado por Comissão de Seleção;
b) Tempo máximo de integralização do curso: trinta (30) meses (conforme Artigo 27º do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação);
c) Obtenção de vinte e quatro (24) créditos, sendo seis (06) créditos em Seminário de Dissertação.