Nº 008 - Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol, na modalidade a distância.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 008/2011

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 04 DE FEVEREIRO DE 2011

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol, na modalidade a distância.

 

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 04 de fevereiro de 2011, Ata 025,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 



 

Art.1º         Aprovar a criação do curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol, na modalidade a distância, conforme estrutura anexa.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA


 

ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS/ESPANHOL A DISTÂNCIA

 

1. Caracterização do curso

           

Regime Acadêmico

Matrícula por Disciplina

Turno de Funcionamento

Noite

N° de Vagas/Ano

50 em cada um dos 5 Polos, totalizando 250

N° de Turmas

1 em cada Polo, totalizando 5

Titulação Proposta

Licenciatura

 

 

2. Objetivo do curso:

Formar profissionais competentes e críticos, capazes de desenvolver atividades de ensino na área de Letras, para atender às necessidades do magistério nas séries finais da Educação Fundamental e do Ensino Médio com competência teórica e técnica, imbuídos do espírito de incentivarem o desenvolvimento da pesquisa e de promoverem atitudes investigativas, bem como de desenvolverem nas comunidades a vivência de valores éticos, sociais e humanos. 

 

3. Princípios metodológicos

O curso está organizado na modalidade a distância e prevê, também, atividades presenciais. As interações a distância serão efetivadas via ambiente virtual (plataforma Moodle) e videoconferências. Os alunos terão acesso aos Pólos para desenvolver atividades de produção autônoma: estudos individuais, pesquisa, resolução de problemas-desafios, apropriação da tecnologia; busca de informações na Internet; troca de dados e informações pela rede; estudo de software, entre outros. Serão realizados no mínimo dois encontros presencias no início e final de cada disciplina. O primeiro encontro objetiva integrar o estudante e educadores, apresentar a proposta da disciplina, o ambiente virtual e discutir a organização e programação dos estudos ao longo do Curso. No segundo encontro, buscar-se-á discutir as atividades desenvolvidas, apresentação de produções realizadas e avaliação do curso.

 

 3.1 Avaliação da aprendizagem

A avaliação do curso seguirá as orientações determinadas nas Deliberações 38/1990 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário, respectivamente.

Quanto à metodologia de avaliação da aprendizagem, a mesma integrará todos os momentos do processo ensino-aprendizagem. Assim, os instrumentos utilizados deverão ser capazes de verificar não apenas o domínio dos conhecimentos teóricos, mas a capacidade do Aluno de articular o saber escolar às suas atividades docentes, tornando-se um momento de reflexão sobre a sua própria prática. 

A avaliação de cada disciplina é parte integrante dos processos de ensino e aprendizagem e pode variar em função da orientação dos Professores/Formadores e dos Professores/Pesquisadores.

Os Alunos realizarão nos polos avaliações presenciais por semestre. Estas serão aplicadas pelos Professores/Formadores da disciplina. Durante o curso, serão desenvolvidas avaliações a distância na forma de trabalhos e exercícios que serão corrigidos pelos Tutores. Além disso, cada Aluno realizará outras avaliações durante o curso, para que ele possa refletir sobre o seu próprio desempenho nas disciplinas. Abaixo, segue o quadro de avaliação da aprendizagem:

 

 

 

 

Item

Atividade a ser avaliada

Peso

1

1ª Avaliação Escrita: Problemas a serem resolvidos pelos Alunos de forma presencial.

20%

2

2ª Avaliação Escrita: Problemas a serem resolvidos pelos Alunos de forma presencial.

20%

 

3

Parecer do Professor/Formador e Tutores Presenciais e Itinerantes: Com base nas atividades desenvolvidas pelo Aluno durante toda a disciplina.

 

20%

 

4

Participação na Plataforma: Monitoramento de acesso do Aluno nos diferentes ambientes da plataforma (participação nos fóruns, chats, acessos, e outros).

 

10%

5

Auto-avaliação: Parecer do próprio Professor/Aluno sobre o seu desempenho.

10%

6

Avaliações a Distância: Atividades práticas individuais e em grupo proposta pela disciplina.

20%

Total

 

100%

 

3.2 Estágios

Essas atividades serão realizadas através de encontros presenciais e investigações em contextos escolares/educativos. Nesse momento, inicia-se um processo de pesquisa que viabilizará a construção do projeto de estágio. É imprescindível que a (o) acadêmica (o) faça as investigações na instituição educativa em que realizará todos os estágios. A sua carga horária semanal deverá ser oferecida em um único turno, possibilitando a realização de ações pedagógicas. Cabe ressaltar que a dinâmica dessas atividades deve contemplar a teorização e análise dos dados.

 

3.3 Atividades Complementares

Visando a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, favorecendo assim o aprofundamento teórico-prático em áreas específicas de interesse dos Acadêmicos, essas atividades deverão ser realizadas ao longo do curso.

O aproveitamento das horas das Atividades Complementares deverá ser solicitado pelos Acadêmicos à Coordenação do Curso, mediante preenchimento de formulário específico na Divisão de Protocolo com a devida comprovação de realização da(s) ação(ões) educativa(s). Após o encaminhamento de solicitação de aproveitamento de horas de Atividades Complementares, esta será apreciada pela Coordenação do Curso.

 

3.4 Critérios de aprovação

Será considerado aprovado o aluno que concluir todas as atividades previstas do Projeto Pedagógico do Curso, incluindo disciplinas, estágios, além de comprovar o cumprimento das 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, completando assim 3820 (três mil oitocentas e vinte) horas que constituem a carga horária do presente curso.

Para aprovação, o aluno deverá ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete), com uma freqüência de, no mínimo, 75 % (setenta e cinco por cento) nas atividades. Caso o aluno não atinja esta média terá direito a uma recuperação terapêutica. O período de recuperação terapêutica deverá ter duração de no mínimo 20% da carga horária da disciplina. Durante o período de recuperação o aluno contará com o acompanhamento do professor e/ou tutor. Ao final do período de recuperação o aluno realizará uma prova no pólo. Para aprovação o aluno deverá obter nota igual ou superior a sete nesta prova. Esta nota passará a ser a nota final do aluno substituindo a média final obtida anteriormente. Se ainda assim o aluno não alcançar média 7,0 (sete) na disciplina terá direito ao exame. O exame será realizado, no pólo, ao final das disciplinas do semestre. O calendário de exames será elaborado pelos coordenadores de curso. O aluno submetido ao exame deverá atingir média igual ou superior a cinco (5,0).

Se ainda assim o aluno não atingir o desempenho mínimo na disciplina será considerado reprovado, o que implicará no seu desligamento do curso.

 

4. Estrutura e Funcionamento do curso

 

4.1 Quadro geral da carga horária do curso

 

Disciplinas

Carga Horária Mínima e Obrigatória

Número de Créditos

Obrigatórias

2820

188

Estágio Curricular Supervisionado

405h

027

Atividades Complementares

200h

 

TOTAL

3.425h

215

 

4.2 Tempo de integralização do curso

O Curso, com oferta única, terá uma duração de quatro anos, divididos em oito semestres e terá início no segundo semestre de 2011 e término no primeiro semestre de 2015.

 

4.3 Processo seletivo

O curso terá duas modalidades de ingresso: Plataforma Freire e Processo Seletivo a ser proposto pela PROGRAD e deliberado pelo COEPEA.

 

4.4 Plano de implementação das disciplina

Disciplinas

Localização nos Blocos

Anos

Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola I

2011

Língua Espanhola I

2011

Língua Portuguesa I

2011

Introdução aos Estudos Literários

2011

Língua e Cultura Latina

2011

Alfabetização Digital

2011

Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola II

2012

Língua Espanhola II

2012

Língua Portuguesa II

2012

Teoria da Literatura

2012

Introdução aos Estudos Linguísticos I

2012

Metodologia do Ensino e da Pesquisa Científica

2012

Fundamentos da Educação I

3o

2012

Fonética e Fonologia de Língua Espanhola

2012

Língua Espanhola III

2012

Língua Portuguesa III

2012

Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira I

2012

Introdução aos Estudos Linguísticos II

2012

Teorias da Educação

2012

Fundamentos da Educação II

4o

2013

Lingüística Aplicada: Ensino de Língua Espanhola

2013

Língua Espanhola IV

2013

Língua Portuguesa IV

2013

Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira II

2013

Psicologia da Educação

2013

Estudo da Língua Brasileira de Sinais

2013

Língua Espanhola V

2013

Língua Portuguesa V

2013

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

2013

Introdução ao Estudo de Literaturas de Língua Espanhola

2013

Introdução ao Estudo de Literatura Portuguesa

2013

Didática

2013

Metodologia do Ensino de Língua Espanhola

2014

Estudos Culturais de Língua Espanhola

2014

Língua Espanhola VI

2014

Língua Portuguesa VI

2014

Literatura Espanhola

2014

Estágio

2014

Políticas Públicas de Educação I

          

2014

Língua Espanhola VII

2014

Língua Portuguesa VII

2014

Literatura Hispano-americana

2014

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I

2014

Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I

2014

Língua Espanhola VIII

2015

Língua Portuguesa VIII

2015

Políticas Públicas

2015

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II

2015

Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II

2015

 

4.5 Caracterização e ementa das disciplinas

Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola I

Lotação: Instituto de Letras e Artes - ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Primeiro Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Práticas comunicativas de compreensão e produção oral e escrita em língua espanhola em contextos significativos. Perguntas e opiniões pessoais. Estratégias argumentativas. Iniciação à produção de textos em língua espanhola.

 

Língua Espanhola I

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Primeiro Semestre

Carga Horária Total: 90h  – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: A língua espanhola no mundo. Aspectos culturais do universo hispânico. Estruturas linguísticas e comunicativas de nível básico pertencentes aos registros culto e coloquial, tanto do espanhol escrito quanto da língua oral. Desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola. Trabalho orientado para a prática das seguintes habilidades: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita.

 

Língua Portuguesa I

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Primeiro Semestre

Carga Horária Total: 60h  – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo da fonologia da Língua Portuguesa. Conceitos básicos de fonema e alofone. Os fonemas vocálicos e consonantais da Língua Portuguesa. Relação entre fonética, fonologia e ortografia.

 

Introdução aos Estudos Literários

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Primeiro Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: A constituição dos estudos literários. A literariedade como objeto da teoria literária; multissignificação e mimese. Língua, cultura e literatura. Características do discurso literário.

 

Língua e Cultura Latina

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Primeiro Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Gramática básica do Latim Clássico: morfologia nominal e verbal, sintaxe, leitura de textos clássicos.

 

Alfabetização digital

Lotação: Centro de Ciências Computacionais – C3

Código: 01188D

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Primeiro Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Perspectiva histórica da informática. Uso do console e digitação de textos. Conceitos de sistemas de arquivos. Elementos de ambientes gráficos. Fundamentos da Internet e seus serviços. Formatação de textos (hipertextos e documentos). Programas de desenho.

 

Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola II

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Segundo Semestre

Carga Horária Total: 60h  – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estratégias de leitura. Dificuldades e problemas de leitura e produção de textos. Estudo dirigido ao texto e os seus elementos estruturantes. Práticas e exercícios.

 

Língua Espanhola II

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Segundo Semestre

Carga Horária Total: 90h  – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Ampliação do estudo das estruturas linguísticas e comunicativas de nível básico pertencentes aos registros culto e coloquial, tanto do espanhol escrito quanto da língua oral. Diferenças morfossintáticas que oferecem dificuldades aos luso-falantes. Desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola. Trabalho orientado para a prática das seguintes habilidades: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita.

 

Língua Portuguesa II

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Segundo Semestre

Carga Horária Total: 60h  – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo e reflexão sobre os componentes mórficos e morfológicos da Língua Portuguesa. Mecanismos que presidem a organização das unidades significativas da Língua Portuguesa. Classes de palavras.

 

Teoria da Literatura

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Segundo Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Teoria da literatura: origem, natureza, finalidades. Os conceitos de literatura: o fenômeno literário e as correntes da teoria da literatura. Os gêneros literários. A periodização literária.

 

Introdução aos Estudos Linguísticos I

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Segundo Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Breve histórico dos estudos pré-saussureanos. A contribuição de Saussure e suas decorrências teóricas e metodológicas. As correntes linguísticas pós-saussureanas. Estudo crítico das gramáticas normativas. 

 

Metodologia do Ensino e da Pesquisa Científica

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Segundo Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Ciência e cientificidade. A natureza do método científico. Elaboração de referências bibliográficas, segundo a ABNT. Fichamento. Resumo. Resenha. Elaboração de trabalhos científicos em Seminários de Pesquisa. Normas técnicas para elaboração de trabalhos de pesquisa em seminários e eventos científicos. A pesquisa científica e sua aplicação ao ensino de línguas.

 

Fonética e Fonologia de Língua Espanhola

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Terceiro Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo dos sistemas fonético e fonológico da língua espanhola. Contrastes entre a língua espanhola e o português: dificuldades para os luso-falantes. Atividades de percepção e produção que incluam aspectos específicos da fonologia e fonética espanhola, desde as unidades mínimas à frase.

 

Língua Espanhola III

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Terceiro Semestre

Carga Horária Total: 90h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Classe, estrutura e formação de palavras em língua espanhola. Formação do vocabulário espanhol. Processos de criação lexical e identificação das unidades lexicais.  Desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas. Aprofundamento na aquisição de estratégias de compreensão e expressão oral e escrita.

 

Língua Portuguesa III

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Terceiro Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Aplicação da morfossintaxe: relações morfológicas e sintáticas entre as palavras. Funções sintáticas e análise sintática interna da oração. Sintaxe de concordância e sintaxe de colocação.

 

Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira I

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Terceiro Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Literatura colonial: Barroco e Arcadismo. Literatura nacional: características gerais do Romantismo, projeto de literatura nacional, as três gerações poéticas do romantismo: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves. O romance romântico: um novo gênero no Brasil, o projeto Alencariano e o Brasil: romance urbano, romance histórico-indianista e romance regionalista, o dissidente Manuel Antonio de Almeida e o romance picaresco. O Naturalismo de Adolfo Caminha, com Bom-Crioulo. O Impressionismo e Raul Pompéia, com O Ateneu. O Realismo e a prosa inconfundíveis de Machado de Assis: Dom Casmurro. A poesia do fim do século: Parnasianismo e Bilac. Simbolismo e Cruz e Souza. 

 

Introdução aos Estudos Linguísticos II

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Terceiro Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Fundamentação linguística do ensino de Língua Portuguesa como língua materna. A língua em uso e os padrões do discurso. A competência linguística, a competência pragmática e a competência comunicativa.  A aula de língua portuguesa sob a perspectiva funcional. 

 

Teorias da Educação

Lotação: Instituto de Educação - IE

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Terceiro Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo de algumas das principais abordagens teóricas referentes ao processo de ensino e aprendizagem; análise da relação professor/aluno destacando a importância da fundamentação teórica para a prática docente e demonstrando a relação indissolúvel entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual o discente se insere.

 

Fundamentos da Educação I

Lotação: Instituto de Educação – IE

Código: 09618D

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Terceiro Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Teorias sociológicas da educação. Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar, educação e mercado.

 

Linguística Aplicada: Ensino de Língua Espanhola

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quarto Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Localização do ensino de línguas dentro da ciência de linguística aplicada. Estudo de pressupostos do ensino contemporâneo de línguas e de teorias recentes de aquisição de segunda língua e língua estrangeira. Apresentação de aspectos teóricos e práticos relacionados à interlíngua de aprendizes de línguas.

 

Língua Espanhola IV

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Quarto Semestre

Carga Horária Total: 90h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Desenvolvimento das estruturas intermediárias da língua espanhola, necessárias à comunicação no idioma, envolvendo leitura e compreensão de textos escritos, bem como à produção oral e escrita. Enriquecimento do vocabulário. Desenvolvimento de conhecimentos de fonética e fonologia.

 

Língua Portuguesa IV

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quarto Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: A sintaxe da oração. Classificação das orações e estrutura do período: relação de coordenação e subordinação entre períodos.

 

Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira II

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quarto Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Pré-modernismo no Brasil: características contrastivas em relação à época anterior – autores: Lima Barreto, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato. Semana de Arte Moderna; pressupostos básicos, vanguardas européias, contextualização sócio-políticas do Brasil e o evento da Semana.

 

Psicologia da Educação

Lotação: Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quarto Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

 

Estudo da Língua Brasileira de Sinais

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quarto Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática. 

 

Fundamentos da Educação II

Lotação: Instituto de Educação – IE

Código: 09623D

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quarto Semestre

Carga Horária Total: 60h - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosófico-sociológicas; categorias que orientam o ato pedagógico; relação entre filosofia e prática pedagógica. Antropologia filosófica e educação. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas.

 

Língua Espanhola V

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Quinto Semestre

Carga Horária Total: 90h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Aperfeiçoamento do caráter receptivo e produtivo da Língua, preocupando-se com o desenvolvimento das habilidades linguísticas como um todo em nível médio e avançado.

 

Língua Portuguesa V

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quinto Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo das estruturas sintáticas da língua portuguesa de acordo com a proposta estruturalista e gerativista e funcionalista respectivamente.

 

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Lotação: Instituto de Letras e Artes - ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quinto Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: O ensino da Língua Portuguesa e da Literatura: questões epistemológicas. O processo ensino-aprendizagem como processo e como sistema; dimensões política, técnica e humana do ensino da Língua Portuguesa e da Literatura. A língua portuguesa e a literatura e a formação do leitor.

 

Introdução ao Estudo de Literaturas de Língua Espanhola

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quinto Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Introdução ao estudo do texto literário hispânico. Procedimentos específicos de poesia, prosa, teatro e ensaio. Figuras do discurso literário. Panorama histórico da literatura espanhola e hispano-americana, com leitura e análise de obras representativas.

 

Introdução ao Estudo de Literatura Portuguesa

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quinto Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Literatura Portuguesa: das origens ao Pré-Romantismo, com ênfase na poesia e na narrativa.   

 

Didática

Lotação: Instituto de Educação - IE

Código: a determinar

Duração: semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Quinto Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Organização do projeto político-pedagógico (níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo (paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise critica das orientações curriculares nacionais para a educação.

 

Metodologia do Ensino de Língua Espanhola

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Sexto Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Apresentação dos diferentes métodos, técnicas e meios usados no ensino de línguas estrangeiras. Diferentes concepções do ensino da Língua Estrangeira Moderna e a percepção da identidade cultural. O momento da reflexão linguística. Análise do ensino de Línguas Espanhola na realidade educacional brasileira. Alternativas metodológicas e desenvolvimento de atividades práticas.

 

 

Estudos Culturais de Língua Espanhola

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Sexto Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Visão de conjunto do processo de identidade da cultura hispânica com ênfase em seus traços definidores, assim como em diversas manifestações de sua cultura artística e seu pensamento, para uma caracterização geral deste amplo universo cultural.

 

Língua Espanhola VI

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Sexto Semestre

Carga Horária Total: 90h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Aperfeiçoamento do caráter receptivo, produtivo e comunicativo da língua. Desenvolvimento das habilidades linguísticas com um todo em nível avançado. Ampliação do estudo de questões fonológicas, morfossintáticas e semântico-pragmáticas da língua espanhola. Análise de aspectos específicos da gramática do espanhol e contraste com a da língua portuguesa.

 

Língua Portuguesa VI

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Sexto Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo da sintaxe da língua portuguesa de acordo com o modelo sistêmico-funcional.

 

Literatura Espanhola

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Sexto Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Visão diacrônica da literatura espanhola do medievo até hoje, com ênfase na modernidade literária. Estudo de textos que dão perfil a esse conjunto literário.

 

Estágio

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 7

Localização no QSL: Sexto Semestre

Carga Horária Total: 105h

Carga Horária Semanal: 7h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Relação dialógica teoria-prática e realidade. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental e Médio. A práxis do docente. O papel da avaliação e da pesquisa no processo de formação do professor.

 

Língua Espanhola VII

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Sétimo Semestre

Carga Horária Total: 90h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Sistema semântico-pragmático do espanhol. Aprimoramento no uso das estratégias de compreensão e expressão oral e escrita.

 

Língua Portuguesa VII

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Sétimo Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo das diversas correntes da semântica e suas aplicações no ensino; análise semântica de textos.

 

Literatura Hispano-americana

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Sétimo Semestre

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Visão de conjunto do processo de integração da literatura hispano-americana e das principais tendências da modernidade literária, com ênfase no estudo de figuras e textos representativos da literatura contemporânea.

 

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 5

Localização no QSL: Sétimo Semestre

Carga Horária Total: 75h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de português e literatura. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Vivência no ensino de português e literatura. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental. Planejamento, execução e avaliação de aulas de português e literatura e relatório.

 

Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 5

Localização no QSL: Sétimo Semestre

Carga Horária Total: 75h

Carga Horária Semanal: 5h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de espanhol como língua estrangeira. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua estrangeira. Vivência no ensino de espanhol como língua estrangeira. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental. Planejamento, execução e avaliação de aulas de espanhol como língua estrangeira e relatório.

 

Língua Espanhola VIII

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Localização no QSL: Oitavo Semestre

Carga Horária Total: 90h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Análise contrastiva da gramática do português e do espanhol: da ideia à língua. A tradução.

 

Língua Portuguesa VIII

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Oitavo Semestre

Carga Horária Total: 60h – Prática Pedagógica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo da estilística da língua portuguesa. Análise estilística de textos.

 

Políticas Públicas da Educação I

Lotação: Instituto de Educação - IE

Código: 09620D

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Sexto Semestre

Carga Horária Total: 60h  - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: I

Ementa: Análise e discussão das políticas públicas de educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e sua articulação com as demais políticas sociais.

 

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 5

Localização no QSL: Oitavo Semestre

Carga Horária Total: 75h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de português e literatura. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Vivência no ensino de português e literatura. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Médio. Planejamento, execução e avaliação de aulas de português e literatura e relatório.

 

Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II

Lotação: Instituto de Letras e Artes – ILA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 5

Localização no QSL: Oitavo Semestre

Carga Horária Total: 75h

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de espanhol como língua estrangeira. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua estrangeira. Vivência no ensino de espanhol como língua estrangeira. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Médio. Planejamento, execução e avaliação de aulas de espanhol como língua estrangeira e relatório.


5. Quadro de sequência lógica do curso

QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA DE LETRAS LICENCIATURA EM PORTUGUÊS E EM ESPANHOL A DISTÂNCIA

 


 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (conteúdos curriculares)..................................................................................2.820   h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES.......................................................................................................................200   h

ESTÁGIOSUPERVISIONADO................................................................................................................................405   h

PRÁTICASPEDAGÓGICAS...................................................................................................................................(400)  h

                                                                          TOTAL....................................................................................................................................................................3..425 h

   

Primeiro Semestre

Segundo Semestre

Terceiro Semestre

Quarto Semestre

Quinto Semestre

Sexto Semestre

Sétimo Semestre

Oitavo Semestre

Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola I

60h (obrigatória)

Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola II

60h

(obrigatória)

Fonética e Fonologia de Língua Espanhola

60h

(obrigatória)

Linguística Aplicada: Ensino de Língua Espanhola

60h

(obrigatória)

Introdução ao Estudo de Literaturas de Língua Espanhola

60h

(obrigatória)

Metodologia do Ensino de Língua Espanhola

60h

(obrigatória)

Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I

75h

(obrigatória)

Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II

75h

(obrigatória)

Língua Espanhola I

90h

(obrigatória)

Língua Espanhola II

90h

(obrigatória)

Língua Espanhola III

90h

(obrigatória)

Língua Espanhola IV

90h

(obrigatória)

Língua Espanhola V

90h

(obrigatória)

Língua Espanhola VI

90h

(obrigatória)

Língua Espanhola VII

90h

(obrigatória)

Língua Espanhola VIII

90h

(obrigatória)

Alfabetização  Digital 60h (obrigatória)

Metodologia do Ensino e da Pesquisa Científica

60h

(obrigatória)

Teorias de Educação

60h

(obrigatória)

Psicologia da Educação

60h

(obrigatória)

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

60h

(obrigatória)

Estudos Culturais de Língua Espanhola

60h

(obrigatória)

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I

75h

(obrigatória)

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II

75h

(obrigatória)

Língua Portuguesa I

60h

(obrigatória)

Língua Portuguesa II

60h

(obrigatória)

Língua Portuguesa III

60h

(obrigatória)

Língua Portuguesa IV

60h

(obrigatória)

Língua Portuguesa V

60h

(obrigatória)

Língua Portuguesa VI

60h

(obrigatória)

Língua Portuguesa VII

60h

(obrigatória)

Língua Portuguesa VIII

60h

(obrigatória)

Introdução aos Estudos Literários

60h

(obrigatória)

Teoria da Literatura

60h

(obrigatória)

Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira I

60h

(obrigatória)

Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira II

60h

(obrigatória)

Introdução ao Estudo de Literatura

Portuguesa

60h

(obrigatória)

Literatura Espanhola

60h

(obrigatória)

Literatura Hispano-americana

60h

(obrigatória)

 

Língua e Cultura Latina

60h

(obrigatória)

Introdução aos Estudos Lingüísticos I

60h

(obrigatória)

Introdução aos Estudos Linguísticos II

60h

(obrigatória)

Estudo da Língua Brasileira de Sinais

60h

(obrigatória)

Didática

60h

(obrigatória)

Estágio

100h

(obrigatória)

   
   

Fundamentos da Educação I

60h

(obrigatória)

Fundamentos da Educação II

60h

(obrigatória)

 

Políticas Públicas da Educação I 60h

(obrigatória)