SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 008/2011
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 04 DE FEVEREIRO DE 2011
Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol, na modalidade a distância.
O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 04 de fevereiro de 2011, Ata 025,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a criação do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol, na modalidade a distância, conforme estrutura anexa.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL A DISTÂNCIA
1. Caracterização do curso
Regime Acadêmico |
Matrícula por Disciplina |
Turno de Funcionamento |
Noite |
N° de Vagas/Ano |
50 em cada um dos 5 Polos, totalizando 250 |
N° de Turmas |
1 em cada Polo, totalizando 5 |
Titulação Proposta |
Licenciatura |
2. Objetivo do curso:
Formar profissionais competentes e críticos, capazes de desenvolver atividades de ensino na área de Letras, para atender às necessidades do magistério nas séries finais da Educação Fundamental e do Ensino Médio com competência teórica e técnica, imbuídos do espírito de incentivarem o desenvolvimento da pesquisa e de promoverem atitudes investigativas, bem como de desenvolverem nas comunidades a vivência de valores éticos, sociais e humanos.
3. Princípios metodológicos
O curso está organizado na modalidade a distância e prevê, também, atividades presenciais. As interações a distância serão efetivadas via ambiente virtual (plataforma Moodle) e videoconferências. Os alunos terão acesso aos Pólos para desenvolver atividades de produção autônoma: estudos individuais, pesquisa, resolução de problemas-desafios, apropriação da tecnologia; busca de informações na Internet; troca de dados e informações pela rede; estudo de software, entre outros. Serão realizados no mínimo dois encontros presencias no início e final de cada disciplina. O primeiro encontro objetiva integrar o estudante e educadores, apresentar a proposta da disciplina, o ambiente virtual e discutir a organização e programação dos estudos ao longo do Curso. No segundo encontro, buscar-se-á discutir as atividades desenvolvidas, apresentação de produções realizadas e avaliação do curso.
3.1 Avaliação da aprendizagem
A avaliação do curso seguirá as orientações determinadas nas Deliberações 38/1990 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário, respectivamente.
Quanto à metodologia de avaliação da aprendizagem, a mesma integrará todos os momentos do processo ensino-aprendizagem. Assim, os instrumentos utilizados deverão ser capazes de verificar não apenas o domínio dos conhecimentos teóricos, mas a capacidade do Aluno de articular o saber escolar às suas atividades docentes, tornando-se um momento de reflexão sobre a sua própria prática.
A avaliação de cada disciplina é parte integrante dos processos de ensino e aprendizagem e pode variar em função da orientação dos Professores/Formadores e dos Professores/Pesquisadores.
Os Alunos realizarão nos polos avaliações presenciais por semestre. Estas serão aplicadas pelos Professores/Formadores da disciplina. Durante o curso, serão desenvolvidas avaliações a distância na forma de trabalhos e exercícios que serão corrigidos pelos Tutores. Além disso, cada Aluno realizará outras avaliações durante o curso, para que ele possa refletir sobre o seu próprio desempenho nas disciplinas. Abaixo, segue o quadro de avaliação da aprendizagem:
Item |
Atividade a ser avaliada |
Peso |
1 |
1ª Avaliação Escrita: Problemas a serem resolvidos pelos Alunos de forma presencial. |
20% |
2 |
2ª Avaliação Escrita: Problemas a serem resolvidos pelos Alunos de forma presencial. |
20% |
3 |
Parecer do Professor/Formador e Tutores Presenciais e Itinerantes: Com base nas atividades desenvolvidas pelo Aluno durante toda a disciplina. |
20% |
4 |
Participação na Plataforma: Monitoramento de acesso do Aluno nos diferentes ambientes da plataforma (participação nos fóruns, chats, acessos, e outros). |
10% |
5 |
Auto-avaliação: Parecer do próprio Professor/Aluno sobre o seu desempenho. |
10% |
6 |
Avaliações a Distância: Atividades práticas individuais e em grupo proposta pela disciplina. |
20% |
Total |
100% |
3.2 Estágios
Essas atividades serão realizadas através de encontros presenciais e investigações em contextos escolares/educativos. Nesse momento, inicia-se um processo de pesquisa que viabilizará a construção do projeto de estágio. É imprescindível que a (o) acadêmica (o) faça as investigações na instituição educativa em que realizará todos os estágios. A sua carga horária semanal deverá ser oferecida em um único turno, possibilitando a realização de ações pedagógicas. Cabe ressaltar que a dinâmica dessas atividades deve contemplar a teorização e análise dos dados.
3.3 Atividades Complementares
Visando a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, favorecendo assim o aprofundamento teórico-prático em áreas específicas de interesse dos Acadêmicos, essas atividades deverão ser realizadas ao longo do curso.
O aproveitamento das horas das Atividades Complementares deverá ser solicitado pelos Acadêmicos à Coordenação do Curso, mediante preenchimento de formulário específico na Divisão de Protocolo com a devida comprovação de realização da(s) ação(ões) educativa(s). Após o encaminhamento de solicitação de aproveitamento de horas de Atividades Complementares, esta será apreciada pela Coordenação do Curso.
3.4 Critérios de aprovação
Será considerado aprovado o aluno que concluir todas as atividades previstas do Projeto Pedagógico do Curso, incluindo disciplinas, estágios, além de comprovar o cumprimento das 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, completando assim 3820 (três mil oitocentas e vinte) horas que constituem a carga horária do presente curso.
Para aprovação, o aluno deverá ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete), com uma freqüência de, no mínimo, 75 % (setenta e cinco por cento) nas atividades. Caso o aluno não atinja esta média terá direito a uma recuperação terapêutica. O período de recuperação terapêutica deverá ter duração de no mínimo 20% da carga horária da disciplina. Durante o período de recuperação o aluno contará com o acompanhamento do professor e/ou tutor. Ao final do período de recuperação o aluno realizará uma prova no pólo. Para aprovação o aluno deverá obter nota igual ou superior a sete nesta prova. Esta nota passará a ser a nota final do aluno substituindo a média final obtida anteriormente. Se ainda assim o aluno não alcançar média 7,0 (sete) na disciplina terá direito ao exame. O exame será realizado, no pólo, ao final das disciplinas do semestre. O calendário de exames será elaborado pelos coordenadores de curso. O aluno submetido ao exame deverá atingir média igual ou superior a cinco (5,0).
Se ainda assim o aluno não atingir o desempenho mínimo na disciplina será considerado reprovado, o que implicará no seu desligamento do curso.
4. Estrutura e Funcionamento do curso
4.1 Quadro geral da carga horária do curso
Disciplinas |
Carga Horária Mínima e Obrigatória |
Número de Créditos |
Obrigatórias |
2820 |
188 |
Estágio Curricular Supervisionado |
405h |
027 |
Atividades Complementares |
200h |
|
TOTAL |
3.425h |
215 |
4.2 Tempo de integralização do curso
O Curso, com oferta única, terá uma duração de quatro anos, divididos em oito semestres e terá início no segundo semestre de 2011 e término no primeiro semestre de 2015.
4.3 Processo seletivo
O curso terá duas modalidades de ingresso: Plataforma Freire e Processo Seletivo a ser proposto pela PROGRAD e deliberado pelo COEPEA.
4.4 Plano de implementação das disciplina
Disciplinas |
Localização nos Blocos |
Anos |
Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola I |
1° |
2011 |
Língua Espanhola I |
1° |
2011 |
Língua Portuguesa I |
1° |
2011 |
Introdução aos Estudos Literários |
1° |
2011 |
Língua e Cultura Latina |
1° |
2011 |
Alfabetização Digital |
1° |
2011 |
Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola II |
2º |
2012 |
Língua Espanhola II |
2º |
2012 |
Língua Portuguesa II |
2º |
2012 |
Teoria da Literatura |
2º |
2012 |
Introdução aos Estudos Linguísticos I |
2º |
2012 |
Metodologia do Ensino e da Pesquisa Científica |
2º |
2012 |
Fundamentos da Educação I |
3o |
2012 |
Fonética e Fonologia de Língua Espanhola |
3º |
2012 |
Língua Espanhola III |
3º |
2012 |
Língua Portuguesa III |
3º |
2012 |
Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira I |
3º |
2012 |
Introdução aos Estudos Linguísticos II |
3º |
2012 |
Teorias da Educação |
3º |
2012 |
Fundamentos da Educação II |
4o |
2013 |
Lingüística Aplicada: Ensino de Língua Espanhola |
4º |
2013 |
Língua Espanhola IV |
4º |
2013 |
Língua Portuguesa IV |
4º |
2013 |
Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira II |
4º |
2013 |
Psicologia da Educação |
4º |
2013 |
Estudo da Língua Brasileira de Sinais |
4º |
2013 |
Língua Espanhola V |
5º |
2013 |
Língua Portuguesa V |
5º |
2013 |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
5º |
2013 |
Introdução ao Estudo de Literaturas de Língua Espanhola |
5º |
2013 |
Introdução ao Estudo de Literatura Portuguesa |
5º |
2013 |
Didática |
5º |
2013 |
Metodologia do Ensino de Língua Espanhola |
6º |
2014 |
Estudos Culturais de Língua Espanhola |
6º |
2014 |
Língua Espanhola VI |
6º |
2014 |
Língua Portuguesa VI |
6º |
2014 |
Literatura Espanhola |
6º |
2014 |
Estágio |
6º |
2014 |
Políticas Públicas de Educação I |
6º |
2014 |
Língua Espanhola VII |
7º |
2014 |
Língua Portuguesa VII |
7º |
2014 |
Literatura Hispano-americana |
7º |
2014 |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I |
7º |
2014 |
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I |
7º |
2014 |
Língua Espanhola VIII |
8º |
2015 |
Língua Portuguesa VIII |
8º |
2015 |
Políticas Públicas |
8º |
2015 |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II |
8º |
2015 |
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II |
8º |
2015 |
4.5 Caracterização e ementa das disciplinas
Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola I
Lotação: Instituto de Letras e Artes - ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Primeiro Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Práticas comunicativas de compreensão e produção oral e escrita em língua espanhola em contextos significativos. Perguntas e opiniões pessoais. Estratégias argumentativas. Iniciação à produção de textos em língua espanhola.
Língua Espanhola I
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Primeiro Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: A língua espanhola no mundo. Aspectos culturais do universo hispânico. Estruturas linguísticas e comunicativas de nível básico pertencentes aos registros culto e coloquial, tanto do espanhol escrito quanto da língua oral. Desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola. Trabalho orientado para a prática das seguintes habilidades: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita.
Língua Portuguesa I
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Primeiro Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo da fonologia da Língua Portuguesa. Conceitos básicos de fonema e alofone. Os fonemas vocálicos e consonantais da Língua Portuguesa. Relação entre fonética, fonologia e ortografia.
Introdução aos Estudos Literários
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Primeiro Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: A constituição dos estudos literários. A literariedade como objeto da teoria literária; multissignificação e mimese. Língua, cultura e literatura. Características do discurso literário.
Língua e Cultura Latina
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Primeiro Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Gramática básica do Latim Clássico: morfologia nominal e verbal, sintaxe, leitura de textos clássicos.
Alfabetização digital
Lotação: Centro de Ciências Computacionais C3
Código: 01188D
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Primeiro Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Perspectiva histórica da informática. Uso do console e digitação de textos. Conceitos de sistemas de arquivos. Elementos de ambientes gráficos. Fundamentos da Internet e seus serviços. Formatação de textos (hipertextos e documentos). Programas de desenho.
Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola II
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Segundo Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estratégias de leitura. Dificuldades e problemas de leitura e produção de textos. Estudo dirigido ao texto e os seus elementos estruturantes. Práticas e exercícios.
Língua Espanhola II
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Segundo Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Ampliação do estudo das estruturas linguísticas e comunicativas de nível básico pertencentes aos registros culto e coloquial, tanto do espanhol escrito quanto da língua oral. Diferenças morfossintáticas que oferecem dificuldades aos luso-falantes. Desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola. Trabalho orientado para a prática das seguintes habilidades: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita.
Língua Portuguesa II
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Segundo Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo e reflexão sobre os componentes mórficos e morfológicos da Língua Portuguesa. Mecanismos que presidem a organização das unidades significativas da Língua Portuguesa. Classes de palavras.
Teoria da Literatura
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Segundo Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Teoria da literatura: origem, natureza, finalidades. Os conceitos de literatura: o fenômeno literário e as correntes da teoria da literatura. Os gêneros literários. A periodização literária.
Introdução aos Estudos Linguísticos I
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Segundo Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Breve histórico dos estudos pré-saussureanos. A contribuição de Saussure e suas decorrências teóricas e metodológicas. As correntes linguísticas pós-saussureanas. Estudo crítico das gramáticas normativas.
Metodologia do Ensino e da Pesquisa Científica
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Segundo Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Ciência e cientificidade. A natureza do método científico. Elaboração de referências bibliográficas, segundo a ABNT. Fichamento. Resumo. Resenha. Elaboração de trabalhos científicos em Seminários de Pesquisa. Normas técnicas para elaboração de trabalhos de pesquisa em seminários e eventos científicos. A pesquisa científica e sua aplicação ao ensino de línguas.
Fonética e Fonologia de Língua Espanhola
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Terceiro Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo dos sistemas fonético e fonológico da língua espanhola. Contrastes entre a língua espanhola e o português: dificuldades para os luso-falantes. Atividades de percepção e produção que incluam aspectos específicos da fonologia e fonética espanhola, desde as unidades mínimas à frase.
Língua Espanhola III
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Terceiro Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Classe, estrutura e formação de palavras em língua espanhola. Formação do vocabulário espanhol. Processos de criação lexical e identificação das unidades lexicais. Desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas. Aprofundamento na aquisição de estratégias de compreensão e expressão oral e escrita.
Língua Portuguesa III
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Terceiro Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Aplicação da morfossintaxe: relações morfológicas e sintáticas entre as palavras. Funções sintáticas e análise sintática interna da oração. Sintaxe de concordância e sintaxe de colocação.
Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira I
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Terceiro Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Literatura colonial: Barroco e Arcadismo. Literatura nacional: características gerais do Romantismo, projeto de literatura nacional, as três gerações poéticas do romantismo: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves. O romance romântico: um novo gênero no Brasil, o projeto Alencariano e o Brasil: romance urbano, romance histórico-indianista e romance regionalista, o dissidente Manuel Antonio de Almeida e o romance picaresco. O Naturalismo de Adolfo Caminha, com Bom-Crioulo. O Impressionismo e Raul Pompéia, com O Ateneu. O Realismo e a prosa inconfundíveis de Machado de Assis: Dom Casmurro. A poesia do fim do século: Parnasianismo e Bilac. Simbolismo e Cruz e Souza.
Introdução aos Estudos Linguísticos II
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Terceiro Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Fundamentação linguística do ensino de Língua Portuguesa como língua materna. A língua em uso e os padrões do discurso. A competência linguística, a competência pragmática e a competência comunicativa. A aula de língua portuguesa sob a perspectiva funcional.
Teorias da Educação
Lotação: Instituto de Educação - IE
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Terceiro Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo de algumas das principais abordagens teóricas referentes ao processo de ensino e aprendizagem; análise da relação professor/aluno destacando a importância da fundamentação teórica para a prática docente e demonstrando a relação indissolúvel entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual o discente se insere.
Fundamentos da Educação I
Lotação: Instituto de Educação IE
Código: 09618D
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Terceiro Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Teorias sociológicas da educação. Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar, educação e mercado.
Linguística Aplicada: Ensino de Língua Espanhola
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quarto Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Localização do ensino de línguas dentro da ciência de linguística aplicada. Estudo de pressupostos do ensino contemporâneo de línguas e de teorias recentes de aquisição de segunda língua e língua estrangeira. Apresentação de aspectos teóricos e práticos relacionados à interlíngua de aprendizes de línguas.
Língua Espanhola IV
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Quarto Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Desenvolvimento das estruturas intermediárias da língua espanhola, necessárias à comunicação no idioma, envolvendo leitura e compreensão de textos escritos, bem como à produção oral e escrita. Enriquecimento do vocabulário. Desenvolvimento de conhecimentos de fonética e fonologia.
Língua Portuguesa IV
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quarto Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: A sintaxe da oração. Classificação das orações e estrutura do período: relação de coordenação e subordinação entre períodos.
Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira II
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quarto Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Pré-modernismo no Brasil: características contrastivas em relação à época anterior autores: Lima Barreto, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato. Semana de Arte Moderna; pressupostos básicos, vanguardas européias, contextualização sócio-políticas do Brasil e o evento da Semana.
Psicologia da Educação
Lotação: Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quarto Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
Estudo da Língua Brasileira de Sinais
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quarto Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática.
Fundamentos da Educação II
Lotação: Instituto de Educação IE
Código: 09623D
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quarto Semestre
Carga Horária Total: 60h - Teórica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosófico-sociológicas; categorias que orientam o ato pedagógico; relação entre filosofia e prática pedagógica. Antropologia filosófica e educação. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas.
Língua Espanhola V
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Quinto Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Aperfeiçoamento do caráter receptivo e produtivo da Língua, preocupando-se com o desenvolvimento das habilidades linguísticas como um todo em nível médio e avançado.
Língua Portuguesa V
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quinto Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo das estruturas sintáticas da língua portuguesa de acordo com a proposta estruturalista e gerativista e funcionalista respectivamente.
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Lotação: Instituto de Letras e Artes - ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quinto Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: O ensino da Língua Portuguesa e da Literatura: questões epistemológicas. O processo ensino-aprendizagem como processo e como sistema; dimensões política, técnica e humana do ensino da Língua Portuguesa e da Literatura. A língua portuguesa e a literatura e a formação do leitor.
Introdução ao Estudo de Literaturas de Língua Espanhola
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quinto Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Introdução ao estudo do texto literário hispânico. Procedimentos específicos de poesia, prosa, teatro e ensaio. Figuras do discurso literário. Panorama histórico da literatura espanhola e hispano-americana, com leitura e análise de obras representativas.
Introdução ao Estudo de Literatura Portuguesa
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quinto Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Literatura Portuguesa: das origens ao Pré-Romantismo, com ênfase na poesia e na narrativa.
Didática
Lotação: Instituto de Educação - IE
Código: a determinar
Duração: semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Quinto Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Organização do projeto político-pedagógico (níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo (paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise critica das orientações curriculares nacionais para a educação.
Metodologia do Ensino de Língua Espanhola
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Sexto Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Apresentação dos diferentes métodos, técnicas e meios usados no ensino de línguas estrangeiras. Diferentes concepções do ensino da Língua Estrangeira Moderna e a percepção da identidade cultural. O momento da reflexão linguística. Análise do ensino de Línguas Espanhola na realidade educacional brasileira. Alternativas metodológicas e desenvolvimento de atividades práticas.
Estudos Culturais de Língua Espanhola
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Sexto Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Visão de conjunto do processo de identidade da cultura hispânica com ênfase em seus traços definidores, assim como em diversas manifestações de sua cultura artística e seu pensamento, para uma caracterização geral deste amplo universo cultural.
Língua Espanhola VI
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Sexto Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Aperfeiçoamento do caráter receptivo, produtivo e comunicativo da língua. Desenvolvimento das habilidades linguísticas com um todo em nível avançado. Ampliação do estudo de questões fonológicas, morfossintáticas e semântico-pragmáticas da língua espanhola. Análise de aspectos específicos da gramática do espanhol e contraste com a da língua portuguesa.
Língua Portuguesa VI
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Sexto Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo da sintaxe da língua portuguesa de acordo com o modelo sistêmico-funcional.
Literatura Espanhola
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Sexto Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Visão diacrônica da literatura espanhola do medievo até hoje, com ênfase na modernidade literária. Estudo de textos que dão perfil a esse conjunto literário.
Estágio
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 7
Localização no QSL: Sexto Semestre
Carga Horária Total: 105h
Carga Horária Semanal: 7h/a
Sistema de Avaliação: II
Ementa: Relação dialógica teoria-prática e realidade. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental e Médio. A práxis do docente. O papel da avaliação e da pesquisa no processo de formação do professor.
Língua Espanhola VII
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Sétimo Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Sistema semântico-pragmático do espanhol. Aprimoramento no uso das estratégias de compreensão e expressão oral e escrita.
Língua Portuguesa VII
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Sétimo Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo das diversas correntes da semântica e suas aplicações no ensino; análise semântica de textos.
Literatura Hispano-americana
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Sétimo Semestre
Carga Horária Total: 60h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Visão de conjunto do processo de integração da literatura hispano-americana e das principais tendências da modernidade literária, com ênfase no estudo de figuras e textos representativos da literatura contemporânea.
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 5
Localização no QSL: Sétimo Semestre
Carga Horária Total: 75h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: II
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de português e literatura. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Vivência no ensino de português e literatura. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental. Planejamento, execução e avaliação de aulas de português e literatura e relatório.
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 5
Localização no QSL: Sétimo Semestre
Carga Horária Total: 75h
Carga Horária Semanal: 5h/a
Sistema de Avaliação: II
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de espanhol como língua estrangeira. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua estrangeira. Vivência no ensino de espanhol como língua estrangeira. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental. Planejamento, execução e avaliação de aulas de espanhol como língua estrangeira e relatório.
Língua Espanhola VIII
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Localização no QSL: Oitavo Semestre
Carga Horária Total: 90h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Análise contrastiva da gramática do português e do espanhol: da ideia à língua. A tradução.
Língua Portuguesa VIII
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Oitavo Semestre
Carga Horária Total: 60h Prática Pedagógica
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo da estilística da língua portuguesa. Análise estilística de textos.
Políticas Públicas da Educação I
Lotação: Instituto de Educação - IE
Código: 09620D
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: Sexto Semestre
Carga Horária Total: 60h - Prática
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: I
Ementa: Análise e discussão das políticas públicas de educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e sua articulação com as demais políticas sociais.
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 5
Localização no QSL: Oitavo Semestre
Carga Horária Total: 75h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: II
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de português e literatura. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Vivência no ensino de português e literatura. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Médio. Planejamento, execução e avaliação de aulas de português e literatura e relatório.
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II
Lotação: Instituto de Letras e Artes ILA
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória
Créditos: 5
Localização no QSL: Oitavo Semestre
Carga Horária Total: 75h
Carga Horária Semanal: 4h/a
Sistema de Avaliação: II
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de espanhol como língua estrangeira. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua estrangeira. Vivência no ensino de espanhol como língua estrangeira. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Médio. Planejamento, execução e avaliação de aulas de espanhol como língua estrangeira e relatório.
5. Quadro de sequência lógica do curso
QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA DE LETRAS LICENCIATURA EM PORTUGUÊS E EM ESPANHOL A DISTÂNCIA
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (conteúdos curriculares)..................................................................................2.820 h ATIVIDADES COMPLEMENTARES.......................................................................................................................200 h ESTÁGIOSUPERVISIONADO................................................................................................................................405 h PRÁTICASPEDAGÓGICAS...................................................................................................................................(400) h TOTAL....................................................................................................................................................................3..425 h |
|||||||||
Primeiro Semestre |
Segundo Semestre |
Terceiro Semestre |
Quarto Semestre |
Quinto Semestre |
Sexto Semestre |
Sétimo Semestre |
Oitavo Semestre |
||
Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola I 60h (obrigatória) |
Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola II 60h (obrigatória) |
Fonética e Fonologia de Língua Espanhola 60h (obrigatória) |
Linguística Aplicada: Ensino de Língua Espanhola 60h (obrigatória) |
Introdução ao Estudo de Literaturas de Língua Espanhola 60h (obrigatória) |
Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 60h (obrigatória) |
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I 75h (obrigatória) |
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II 75h (obrigatória) |
||
Língua Espanhola I 90h (obrigatória) |
Língua Espanhola II 90h (obrigatória) |
Língua Espanhola III 90h (obrigatória) |
Língua Espanhola IV 90h (obrigatória) |
Língua Espanhola V 90h (obrigatória) |
Língua Espanhola VI 90h (obrigatória) |
Língua Espanhola VII 90h (obrigatória) |
Língua Espanhola VIII 90h (obrigatória) |
||
Alfabetização Digital 60h (obrigatória) |
Metodologia do Ensino e da Pesquisa Científica 60h (obrigatória) |
Teorias de Educação 60h (obrigatória) |
Psicologia da Educação 60h (obrigatória) |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura 60h (obrigatória) |
Estudos Culturais de Língua Espanhola 60h (obrigatória) |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I 75h (obrigatória) |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II 75h (obrigatória) |
||
Língua Portuguesa I 60h (obrigatória) |
Língua Portuguesa II 60h (obrigatória) |
Língua Portuguesa III 60h (obrigatória) |
Língua Portuguesa IV 60h (obrigatória) |
Língua Portuguesa V 60h (obrigatória) |
Língua Portuguesa VI 60h (obrigatória) |
Língua Portuguesa VII 60h (obrigatória) |
Língua Portuguesa VIII 60h (obrigatória) |
||
Introdução aos Estudos Literários 60h (obrigatória) |
Teoria da Literatura 60h (obrigatória) |
Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira I 60h (obrigatória) |
Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira II 60h (obrigatória) |
Introdução ao Estudo de Literatura Portuguesa 60h (obrigatória) |
Literatura Espanhola 60h (obrigatória) |
Literatura Hispano-americana 60h (obrigatória) |
|||
Língua e Cultura Latina 60h (obrigatória) |
Introdução aos Estudos Lingüísticos I 60h (obrigatória) |
Introdução aos Estudos Linguísticos II 60h (obrigatória) |
Estudo da Língua Brasileira de Sinais 60h (obrigatória) |
Didática 60h (obrigatória) |
Estágio 100h (obrigatória) |
||||
Fundamentos da Educação I 60h (obrigatória) |
Fundamentos da Educação II 60h (obrigatória) |
Políticas Públicas da Educação I 60h (obrigatória) |
|||||||