SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 024/2008
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 19 DE DEZEMBRO DE 2008
Dispõe sobre a criação do curso de especialização Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura na modalidade a distância.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 19 de dezembro de 2008, Ata 003,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a criação do curso de especialização Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura na modalidade a distância no âmbito da UAB, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO RIO GRANDE DO SUL: SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, A SER OFERECIDO A PARTIR DE 2009
1- Vagas
Na implementação do curso serão oferecidas 100 vagas para os pólos presenciais no âmbito da UAB onde atua a FURG.
2- Docentes
Docentes efetivos |
Função |
Lotação |
Adriana Kivanski de Senna, doutora, professora efetiva da FURG, (ICHI) |
Responsável pelas disciplinas População e sociedade no Rio Grande do Sul e Gênero e narrativa e colaboradora na disciplina Metodologia do Ensino e Pesquisa em Ciências Humanas. |
ICHI |
Derocina Alves Campos Sosa, doutora, professora efetiva da FURG, (ICHI) |
Coordenadora e responsável pelas disciplinas Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense II e Metodologia do Ensino em Ciências Humanas e colaboradora na disciplina Gênero e narrativa. |
ICHI |
Claudio Omar Yahnke Nunes, doutor, professor efetivo da FURG,(ICHI) |
Responsável pela disciplina Leitura e sociedade no Rio Grande do Sul |
ICHI |
Francisco das Neves Alves, doutor, professor efetivo da FURG, (ICHI) |
responsável pelas disciplinas Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense I e Discurso e Historiografia no Rio Grande do Sul e colaborador na disciplina Gênero e narrativa. |
ICHI |
Adriana Kivanski de Senna, Derocina Alves Campos Sosa, Claudio Omar Yahnke Nunes, Daniel Porciúncula Prado, Francisco das Neves Alves, e Renata Braz Gonçalves, professores efetivos da FURG, (ICHI) |
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Mauro Nicola Póvoas, doutor, professor efetivo da FURG, (ILA) |
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Docentes colaboradores |
Função |
|
Renata Braz Gonçalves, professor efetivo da FURG, (ICHI) |
Colaboradora na disciplina Leitura e Sociedade no Rio Grande do Sul |
ICHI |
3-Disciplinas
Disciplina (1)- Alfabetização Digital
Carga horária - 60 horas-aula
Créditos - 4
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Perspectiva histórica da informática. Uso do console e digitação de textos. Conceitos de sistemas de arquivos. Elementos de ambientes gráficos. Fundamentos da Internet e seus serviços. Utilização de aplicativos e recursos digitais: editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação e outros. Ambientes virtuais de aprendizagem. Contexto atual da educação utilizando tecnologias digitais
Disciplina (2)-Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Estudo da formação sul-rio-grandense sob o prisma político, levando em conta a época colonial e a gênese da organização político-administrativa gaúcha, a formação da elite política, o papel do militarismo e da questão fronteiriça; o período imperial, desde os primórdios das organizações partidárias e a eclosão revolucionária até a fundamentação dos partidos políticos e o processo de decadência da forma monárquica de governo; e a época da República Velha, desde a transição, passando pela crise revolucionária, pela consolidação do modelo castilhista-borgista e chegando à crise dos anos vinte com a desagregação deste regime.
Disciplina (3)- Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense II
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - As influências políticas da República Velha para a história do RS. A Revolução de 1930 como marco de mudança nas estruturas regionais. A gauchização da política nacional no período pós-1930. A cultura e a identidade regional.A industrialização do RS antes e depois de 1930.O Estado Novo e suas repercussões no RS.A estruturação político-partidária gaúcha de 1945 a 1964.A polarização da política regional na história do RS.A economia política rio-grandense nas últimas décadas.
Disciplina (4)- População e sociedade no Rio Grande do Sul
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos - 3
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Povoamento do Rio Grande do Sul: ocupação e diferenciação do espaço; áreas de núcleos coloniais; procedência e localização dos imigrantes. Estruturas sociais e fundiárias; inserção do imigrante na economia gaúcha. Padrões demográficos das comunidades de origem luso-brasileira: nupcialidade e família.
Disciplina (5)- Formação Literária Sul-rio-grandense
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ILA
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - O período de formação da literatura sul-rio-grandense: a literatura oral. A literatura escrita: importância da imprensa literária e a publicação dos primeiros livros. O grupo Partenon Literário e a unificação do processo literário sul-rio-grandense. O Regionalismo literário: gênese e perspectivas assumidas. A produção poética: importância do Simbolismo. O Modernismo no Rio Grande do Sul. A literatura sul-rio-grandense contemporânea: a poesia e a narrativa. A História do Rio Grande do Sul como tema literário: o romance histórico contemporâneo.
Disciplina (6)- História e Ambiente no Rio Grande do Sul
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa A disciplina tem por objetivo principal pensar a História do Rio Grande do Sul utilizando-se da variável ambiental. Entende-se que a análise ambiental não pode ser reduzida a apenas um ramo do conhecimento humano, mas sim, faz parte integrante de um projeto inter e multidisciplinar. Tal problemática envolve as complexas relações do mundo físico-químico bem como os condicionantes sociais. A partir deste enfoque, entende-se que a ciência histórica deve dar sua contribuição ao aprofundamento da problemática ambiental. No caso específico do Rio Grande do Sul, o estado gaúcho, ao longo de sua recente história, passou e ainda atravessa uma história de devastações e crimes ambientais sem precedentes, em contrapartida, tem este estado constituído-se no celeiro do movimento ambiental no Brasil, justificando-se por estas razões a proposta de estudo desta disciplina.
Disciplina (7)- Gênero e narrativa
Carga horária - 60 horas-aula
Créditos - 4
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa Os estudos de gênero e as discussões recentes na historiografia. Formas de exclusão: social, racial, sexual, ideológica e religiosa. As inter-conexões sociais a partir das exclusões: o caso do gênero.
Disciplina (8)- Leitura e sociedade no Rio Grande do Sul
Carga horária 60 horas-aula
Créditos - 4
Lotação - ILA
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa Concepções de leitura. As relações da leitura com a História: leitura e investigação histórica e História e investigação da leitura. A leitura como hábito e como prática social. Inovações tecnológicas e leitura: permanência e transição.
Disciplina (9)- Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Humanas
Carga horária 45 horas-aula
Créditos - 3
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa Concepções de leitura. As relações da leitura com a História: leitura e investigação histórica e História e investigação da leitura. A leitura como hábito e como prática social. Inovações tecnológicas e leitura: permanência e transição.
Disciplina (10)- Seminário de Orientação
Carga horária 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Orientação, elaboração e articulações pertinentes à confecção de monografia de conclusão do curso.
Disciplina (11)- Discurso e historiografia no Rio Grande do Sul
Carga horária 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Estudo da historiografia a partir de construções discursivas, levando em conta a formação histórica sul-rio-grandense e as diversas versões/interpretações/descrições entabuladas a seu respeito, perpassando desde a virada do século até o presente, pela consolidação do status de historiador, pela edificação de um discurso historiográfico oficial, pelas várias tendências revisionistas e pelas rupturas e continuidades em relação ao discurso de cunho historiográfico.
Disciplina (12)- Trabalho de conclusão do curso
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Ementa - Monografia ou Artigo sobre os assuntos apresentados nas disciplinas sob a orientação dos professores do curso ou convidados. Revisão e apresentação do TCC.
4-Ingresso
· Requisitos: serão admitidos portadores de diploma de curso superior em História e demais interessados, graduados nas diversas áreas das Ciências Humanas, Sociais, e Sociais Aplicadas.
· Critérios de seleção: serão selecionados até 100 candidatos, sendo que esse processo ficará a cargo dos professores do curso.
5- Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:
61-Integralização de 24 créditos (360 horas-aula)
62-Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina
63-Aprovação de monografia que será avaliada por banca designada pela Comissão Coordenadora do Curso
64-Mínimo de 75% de freqüência em cada disciplina