SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 008/2014
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
5ª CÂMARA CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 20 DE MAIO DE 2014
Dispõe sobre alteração curricular do curso de Mestrado Profissional em História.
O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidenta da 5ª Câmara do COEPEA - CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 21 de maio de 2014, em conformidade ao constante no processo nº 23116.007233/2013-64,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar a criação e inclusão das disciplinas abaixo relacionadas no curso de Mestrado Profissional em História.
Docência orientada
LOTAÇÃO: ICHI DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 02 Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013
EMENTA: Acompanhamento do professor durante o desenvolvimento da disciplina para obtenção de uma melhor visão sobre a atividade docente, produção de material didático, assim como orientação e supervisão de atividades de pesquisa dos discentes.
Trabalho individual
LOTAÇÃO: ICHI DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA: 30 horas CRÉDITOS: 02 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 02 Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013
EMENTA: validação de produções de pesquisa e socialização do conhecimento veiculadas e publicadas em periódicos científicos impressos ou eletrônicos avaliados na CAPES com qualis mínimo de B5. Submissão de artigos para periódicos científicos com qualis mínimo B5, como requisito mínimo para defesa do Trabalho de Conclusão do Mestrado TCM. Entrega de comprovação da submissão na secretaria do PPGH juntamente com cópia do TCM para defesa.
Tópicos especiais em Ensino de História I
LOTAÇÃO: ICHI DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA: 45 horas CRÉDITOS: 03 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01 Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014
EMENTA: A partir de tópicos elencados discutir novas metodologias de pesquisa em ensino de História, assim como propostas teóricas amplas.
Tópicos especiais em Ensino de História II
LOTAÇÃO: ICHI DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA: 45 horas CRÉDITOS: 03 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01 Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2013
EMENTA: A partir de tópicos elencados discutir novas metodologias de ensino de História, assim como propostas teóricas amplas de trabalho em sala de aula.
Identidades, Docência e tensões curriculares
LOTAÇÃO: ICHI DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA: 45 horas CRÉDITOS: 03 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01 Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013
EMENTA: A competição em torno das verdades curriculares na atualidade não se limita ao acadêmico ou estatal, suas configurações são endossadas pelos sujeitos da ação educativa: docentes e educandos. Aliado a esse cenário, o currículo oficial está cada vez mais pressionado pelos coletivos populares, que exigem o direito de ver suas narrativas pronunciadas na escola. Embalados por uma ampla mobilização de afirmação, os movimentos identitários articulam aos seus direitos à escola, à ocupação de espaços definidores da política educacional e, com isso, pressionam o currículo oficial para incorporar suas demandas. Isso não significa que a oficialidade perdeu sua força reguladora, mas algo realmente inaugurou-se: a possibilidade de que as histórias-memórias dos coletivos populares sejam contadas nos currículos. Assim, não se trata de uma vitória dos movimentos sociais sobre o Estado, mas de uma estratégia que tem reconfigurado a escolarização. Essa situação tem ameaçado o currículo oficial, uma vez que se origina no seu interior algo maior que ele mesmo: a ação dos movimentos sociais. Isso justifica a forte reação estatal que busca regular a escola e essa potência advinda dos movimentos sociais: os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Provinha Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outras.
Currículo de História e livros didáticos na produção de sentidos
LOTAÇÃO: ICHI DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: optativa/EAD CARGA HORÁRIA: 45 horas CRÉDITOS: 03 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01 Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013
EMENTA: Debater a organização dos conteúdos históricos no currículo de História para o ensino fundamental, médio e superior; suas relações com as propostas de distribuição dos conteúdos históricos nos livros didáticos e a participação dos intelectuais na base de orientação dessa relação entre currículo e livros didáticos que tem sido estabelecida de forma dialética num processo de retroalimentação que não permite o avanço, mas a reprodução de estruturas imutáveis no ensino de História. A oferta dessa disciplina será pela plataforma moodle.
Art. 2º Aprovar a inclusão das disciplinas abaixo relacionadas no curso de Mestrado Profissional em História.
História do Ensino de História
LOTAÇÃO: ICHI CÓDIGO: 10150P DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01 Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014
EMENTA: A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.
Didática da História: Trajetória, Desafios e Perspectivas
LOTAÇÃO: ICHI CÓDIGO: 10151P DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01
Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014
EMENTA: Didática da história como campo de pesquisa e disciplina acadêmica. Trajetória de construção da Didática de História. Diferentes concepções de didática e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de história. Planejamento e Avaliação em História. A sala de aula de História. Recursos didáticos como suportes do conhecimento histórico recontextualizado em objeto de ensino. Papéis e usos do livro didático em sala de aula. Escola como espaço de formação do professor de História.
Ensino de História e a Questão das Temporalidades
LOTAÇÃO: ICHI CÓDIGO: 10153P DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01
Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014
EMENTA: Tempo histórico como elemento estruturante da produção do conhecimento histórico. Conceito de tempo histórico em diferentes matrizes teóricas. O tempo histórico: duração, ritmo, sucessão, simultaneidade, permanências e continuidades. Ensino de história e regimes de historicidade. Desafios pedagógicos na recontextualização didática do tempo histórico. Conceitos como: narrativa histórica, identidade narrativa e consciência histórica. Tempo histórico e história ensinada: propostas curriculares, livros didáticos, narrativas de professores e alunos em sala de aula.
Educação Patrimonial e Ensino de História
LOTAÇÃO: ICHI CÓDIGO: 10158P DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01
Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014
EMENTA: O ensino de História e o campo do Patrimônio Cultural material e imaterial. Exploração das conexões das instituições de memória com os campos da cultura, do mercado, da ciência e da educação. A partir de estudos de caso e de levantamentos gerais sobre a situação dos museus brasileiros, são examinadas as novas concepções de ensino de História nos museus trazidas pela discussão contemporânea sobre patrimônio, memória, identidade cultural e educação.
Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador
LOTAÇÃO: ICHI CÓDIGO: 10154P DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01
Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014
EMENTA: O método de pesquisar História e o método de ensinar História. A pesquisa histórica no ensino de História. A importância do professor-pesquisador. A importância dos alunos-pesquisadores. A utilização de oficinas em sala de aula. A pesquisa e a internet. Elaboração de projetos específicos.
Produção de Material Didático e o Universo Virtual
LOTAÇÃO: ICHI CÓDIGO: 10157P DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 cr
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01
Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014
EMENTA: Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica.
Art. 3º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. Danilo Giroldo
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
Profª. Drª. Gabriela Medeiros Nogueira
PRESIDENTA DA 5ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES